SóProvas


ID
2801851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O crescente aumento no consumo de medicamentos psicotrópicos tem influenciado o estabelecimento de farmacodependência, que pode manifestar-se tanto sob o uso de drogas prescritas, quanto no uso de drogas não prescritas. Acerca dessa condição clínica, julgue o seguinte item.

Os fármacos antidepressivos tricíclicos podem causar dependência porque atuam como inibidores seletivos da recaptação de serotonina.

Alternativas
Comentários
  • ISRS são outros medicamentos. Os triciclicos, à exemplo da amitriptilina, nortriptilina e clomipramina não são seletivos para a serotonina.

  • A maioria dos antidepressivos tricíclicos inibe a recaptação de noradrenalina e serotonina, com poucos efeitos sofre a recaptação de dopamina.

  • Os ADT inibem tanto a recaptacao e NA e 5-HT

  • Tricíclicos não fazem parte do grupo ISRS

  • O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), e, em menor proporção dopamina (DA). Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de 5-HT e secundárias a de NE (Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000500006).

  • Gab E

    Os fármacos antidepressivos tricíclicos (ADTs) inibem a recaptação de serotonina, porém, não seletivamente, o que, por consequência, a impede de ser classificada como inibidor seletivo. Além disso, os ADTs exercem maior atividade na inibição da recaptação de norepinefrina comparada à serotonina.

  • são duas classes diferentes de antidepressivos

  • O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) E serotonina (5-HT), E em menor proporção dopamina (DA).

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44461999000500006