SóProvas


ID
2802412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito de estudos ambientais, zoneamento ambiental e caracterização e ocupação de biomas brasileiros, julgue o item subsequente.

São quatro as etapas essenciais para o desenvolvimento de um projeto de zoneamento ambiental: planejamento, diagnóstico, prognóstico e implementação.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Correto

     

    Segundo as diretrizes metodológicas para o Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil (MMA, 2006), O Projeto ZEE Brasil será executado através de quatro fases de trabalho que abrange o Planejamento do Projeto, o Diagnóstico, o Prognóstico e a Implementação.

  • Planejamento: Onde são definidos os objetivos e os horizontes do ZEE;

    Diagnóstico: Centrada nos levantamentos físico-bióticos, socioeconômicos e jurídico-institucionais;

    Prognósticos: Defini-se as áreas de intervenção e a formulação de cenários a partir das condições naturais, sociais e econômicas em conjunto com o contexto regional, nacional e global;

    Subsídios para a Implementação: se baseia nas relações institucionais definidas anteriormente na fase de planejamento em que o corpo executor deve dar apoio técnico aos formuladores de políticas públicas para que as políticas e a gestão do território decorram dos cenários propostos pelo ZEE.

  • zoneamento Ambiental – Você sabe o que é isso?

     

    O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), também chamado Zoneamento Ambiental, tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental. Este mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características (potencialidades e restrições) de cada uma delas.

    Palavra-chave: princípio do desenvolvimento sustentável. O ZEE tem como objeto de proteção o desenvolvimento sustentável.

    Em resumo, o Zoneamento Ambiental são as delimitações feitas pelo Poder Público para que o desenvolvimento sustentável possa acontecer.

    O ZEE é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, conforme inciso II do art. 9º da Lei n. 6.938/1981, e regulamentado pelo Decreto Federal n. 4.297/2002, que diz:

     

     

    Dessa forma, em um licenciamento ambiental, quando tratar-se de que atividade potencialmente causadora de significativa degradação ambiental, instalação de obra, ou até mesmo uma atividade que não seja de significativa degradação ambiental, mas houver um estudo, uma avaliação dos impactos ambientais, haverá a delimitação geográfica da área em que aquela atividade poderá ocorrer de forma que aconteça o crescimento social e econômico, mas com observância da legislação ambiental e com o foco na proteção ao meio ambiente.

    O ZEE tem o objetivo de estabelecer qual a delimitação geográfica causará menos degradação ao meio ambiente, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes.

     

     

    O novo Código Florestal (Lei federal n. 12.651/2012) estabelece um prazo de cinco anos (art. 13, § 2º) para que todos os estados elaborem e aprovem seus ZEEs, segundo metodologia unificada estabelecida em norma federal.

    Obs: Essa previsão não existe para os municípios, mas apenas para os estados.