SóProvas


ID
2802427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo às metodologias de valoração econômica ambiental.


O valor econômico dos recursos ambientais é observável no mercado por meio de preços que refletem seu custo de oportunidade.

Alternativas
Comentários
  • O valor econômico dos recursos ambientais geralmente não é observável no mercado através de preços que refl itam seu custo de oportunidade. É derivado de todos os seus atributos e estes atributos podem estar ou não associados a um uso. Ou seja, o consumo de um recurso ambiental se realiza via uso e não-uso. Assim, é comum na literatura desagregar o valor econômico do recurso ambiental (VERA) em valor de uso (VU) e valor de não-uso (VNU).

  • quem inventou essa matéria ai putz...
  • Gámba ERRado

    De modo geral, o valor total de um bem ou serviço natural, também chamado Valor Econômico Total (VET) ou Valor Econômico do Recurso Ambiental (VERA), pode estar associado ao uso (valor de uso - VNU) ou ao não uso (valor de não uso - VU) do respectivo bem ou serviço. 

    fonte: pdf Estrátegia: economia ambiental

    Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

    salmo 126:6

  • Valor Econômico Total (VET) = Valor de Uso (VU) + Valor de Opção (VO) + Valor de Existência (VE).

    O valor de uso (VU) representa o valor atribuído pelas pessoas pelo uso, propriamente dito, dos recursos e serviços ambientais. O VU é composto pelo valor de Uso Direto (VUD) e pelo Valor de Uso Indireto (VUI). O VUD corresponde ao valor atribuído pelo indivíduo devido a utilização efetiva e atual de um bem ou serviço ambiental, por exemplo, extração, visitação ou alguma outra forma de atividade produtiva ou consumo direto, com relação às florestas, e VUI representa o benefício atual do recurso, derivado de funções ecossistêmicas como, por exemplo, a proteção do solo, a estabilidade climática e a proteção dos corpos d’água decorrentes da preservação das florestas.

    O Valor de Opção (VO) representa aquilo que pessoas atribuem no presente para que no futuro os serviços prestados pelo meio possam ser utilizados.

    O Valor de Existência (VE) se caracteriza como um valor de não-uso. Esta parcela representa um valor atribuído à existência de atributos do meio ambiente, independentemente, do uso presente ou futuro.

    Métodos Diretos de Valoração – Mensura o valor dos bens ou serviços ambientais a partir da disposição a pagar do consumidor (Método de Valor Contingente; Preços Hedônicos e Método de Custo Viagem)

    Métodos Indiretos de Valoração – Busca identificar o valor dos bens ou serviços ambientais a partir das alterações de produtos no mercado (Produtividade Marginal , Custos Evitados, Custos de Controle , Custos de Reposição, Custos de Oportunidade , Custo Irreversível )

    Método Custo de Oportunidade – busca estimar o uso alternativo do recurso natural, permitindo a valoração a partir o uso da área para outra finalidade, econômica, social ou ambiental. Mensura-se perdas de renda, por meio de recursos substitutos.

    Fontes:

    https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia23/AG01/arvore/AG01_29_299200692526.html#:~:text=De%20forma%20geral%2C%20o%20valor,Valor%20de%20Exist%C3%AAncia%20(VE).&text=O%20VU%20%C3%A9%20composto%20pelo,de%20Uso%20Indireto%20(VUI).

    http://escola.mpu.mp.br/conteudos-educacionais/cursos/aperfeicoamento/valoracao-economica-de-impactos-e-danos-socioambientais/texto-complementar_aula-2.pdf