SóProvas



Questões de Conceitos e Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável


ID
42952
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) adota a seguinte definição: "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações de satisfazerem suas necessidades".
Com tal definição o aludido órgão está apresentando o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Essa questão carece de maiores comentários. Hoje é patente a importância do meio-ambiente como preocupação política e econômica. Os países continuarão a se desenvolver e isso demanda uma maior exploração dos já escassos recursos naturais. Resumidamente, o conceito de desenvolvimento sustentável é o que aparece na pergunta.
  • Comissão Brundtland – 1987.
    No início da década de 1980, a ONU retomou o debate das questões ambientais. Indicada pela entidade, a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, chefiou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para estudar o assunto. O documento final desses estudos chamou-se Nosso Futuro Comum ou Relatório Brundtland. Apresentado em 1987, propõe o desenvolvimento sustentável, que é “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.

  • Candidato (a). Para resolver a questão você precisa saber que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.”

    Resposta: Letra B


ID
103573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um planeta aquecido, mantenha o refrigerador ligado.
A floresta amazônica há muito deixou de ser tratada como o pulmão
do mundo, mas ganhou status ainda mais importante, o de
ar-condicionado da Terra. A preservação da mata é fundamental no
combate ao aquecimento global, apontam especialistas.
O Globo. "Planeta Terra", nov./2009, p. 20 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
inserção da Amazônia no quadro de desenvolvimento sustentável,
julgue os itens que se seguem.

A ideia de desenvolvimento sustentável na Amazônia, a maior floresta tropical úmida do planeta, deve pressupor, entre diversas outras considerações, a substituição do uso desordenado de motosserras pelo exercício de aprender a extrair riqueza da floresta enquanto se garante sua preservação.

Alternativas
Comentários
  • Item correto. O diagrama abaixo resume os principais conceitos sobre desenvolvimento sustentável.


  • Com toda certeza Augusto Willer.

  • Certo.

     

    A ideia de desenvolvimento sustentável na Amazônia, 1 - a maior floresta tropical úmida do planeta, deve pressupor, entre diversas outras considerações, a 2 - substituição do uso desordenado de motosserras pelo exercício de aprender a 3 - extrair riqueza da floresta enquanto se garante sua preservação.

     

    1 - A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. 

    2 - A rede BBC apresentou provas de que a floresta amazônica, em vez de ser uma selva virgem, foi moldada pelos humanos há pelo menos 11 000 anos. As principais fontes de desmatamento na Amazônia são assentamentos humanos e o desenvolvimento da terra.

    3 - Vários métodos de reflorestamento, conservação da fauna e flora, entre outros.


ID
103579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um planeta aquecido, mantenha o refrigerador ligado.
A floresta amazônica há muito deixou de ser tratada como o pulmão
do mundo, mas ganhou status ainda mais importante, o de
ar-condicionado da Terra. A preservação da mata é fundamental no
combate ao aquecimento global, apontam especialistas.
O Globo. "Planeta Terra", nov./2009, p. 20 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
inserção da Amazônia no quadro de desenvolvimento sustentável,
julgue os itens que se seguem.

Na Amazônia, exemplo de desenvolvimento sustentável verifica-se no aumento do número de empresas e cooperativas extrativistas que exploram a madeira legalmente, isto é, recebem o selo que certifica a extração embasada na preservação dos recursos florestais.

Alternativas
Comentários
  • A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. ou seja, explorar o meio ambiente sem agredí-lo.
  • Certo.

     

    Realmente há um aumento do número de empresas e cooperativas extrativistas que exploram a madeira legalmente por haver maior fiscalização, mas ainda existem as "exploradoras ilegais".

  • A questão é de 2010. Para os padrões de hoje acredito que está desatualizada, pois, como disse a colega Mariana, ainda há extrativismo ilegal e outros fenômenos que deixam a Amazônia distante de ser um modelo de desenvolvimento sustentável. Inclusive a Noruega cortou os recursos para o Fundo Amazônia justamente pelo aumento do desmatamento em 2016.
  • Pra isso que existe a virgula o desenvolvimento sustentavel nao se refere a amazonia mas a exploracao regular. Pessoal ta caindo nessa imagine em LP.
  • Verdadeiro, como a prova que eu fiz eu acertei.


ID
183367
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A temática do desenvolvimento sustentável é um campo fértil de discussão de ideias, algumas das quais estão apresentadas abaixo.

I. O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 incorpora a ideia de desenvolvimento sustentável ao afirmar que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado como um bem de uso comum que deve ser preservado e defendido para as gerações presentes e futuras.

II. O desenvolvimento sustentável visa, entre outros objetivos, adequar a cadeia produtiva de forma a garantir a continuidade das atividades econômicas atuais, sem prejuízo das necessidades de recursos naturais das gerações futuras.

III. O desenvolvimento sustentável tem, entre outros objetivos, o de garantir a continuidade do crescimento econômico das gerações futuras por meio da manutenção do modelo de utilização de recursos naturais pelas gerações atuais.

IV. A incorporação da ideia de desenvolvimento sustentável, inclusive pelas políticas públicas, em um período de tempo relativamente curto, se deu menos por razões éticas que por motivações econômicas e de preservação da espécie humana.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III. O desenvolvimento sustentável tem, entre outros objetivos, o de garantir a continuidade do crescimento econômico das gerações futuras (presentes) por meio da manutenção do modelo de utilização de recursos naturais pelas gerações atuais. 

  • Gab.: C

    III. O desenvolvimento sustentável tem, entre outros objetivos, o de garantir a continuidade do crescimento econômico das gerações futuras por meio da manutenção do modelo de utilização de recursos naturais pelas gerações atuais

    Pelo contrário, o modelo predominante atual é o da exploração sem um equilíbrio com o meio ambiente, ainda estamos engatinhando nessa questão de termos empresas usando equipamentos que consumam menos energia, utilização de painéis solares para geração de energia elétrica própria, coleta seletiva em todas as casas,... Então o que se tem que fazer é mudar o modelo atual e não mantê-lo.

  • Caros, alguém pode explicar a IV?

  • Não entendi esse item IV


  • O item IV a meu ver refere-se ao seguinte: 

    A adesão à agenda sustentável está mais relacionada aos benefícios econômicos que ela pode trazer (consumo racional e, portanto, mais barato. Papel, por exemplo. Vai doer menos no bolso) e à preocupação com a sobrevivência humana afetada pelos impactos de uma lógica do "Desenvolvimento a qualquer custo". Desse modo, as razões éticas, isto é, se é certo ou errado reciclar ou comprar madeira certificada, acabam sendo menos importantes para a adesão à agenda sustentável.

    Espero ter ajudado.

    Deus seja com vocês!

  • IV- A incorporação do DS, deu-se mais por motivações econômicas e de preservação da espécie humana do por ética.

  • Para mim, parece mais uma opnião do que outra coisa o IV

  • Concordo plenamente com a Carminha. Foram subjetivos demais.

  • IV. O desenvolvimento sustentável deveria se dar por uma questão de consciência ética e não pelo medo de extinção da espécie humana, e; muito menos por questões de incentivos econômicos (poluir menos pode representar, por exemplo, redução de impostos em determinados contextos e países). Em outras palavras a ética não foi, nem de longe, a principal motivação do Desenvolvimento Sustentável.

  • No item IV esta dizendo que a ordem de prioridade se deu primeiramente pela PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA, depois vem os Motivos Econômicos e em último lugar veio a questão ética...

    Era pra ficar assim...

    A incorporação da ideia de desenvolvimento sustentável, inclusive pelas políticas públicas, em um período de tempo relativamente curto, se deu pela preservação da espécie humana, por motivações econômicas e por razões éticas. 


    A questão só embaralhou tudo, é mais uma questão de interpretação que de meio ambiente...

  • Acertei a questão fazendo leitura atenta ao item IV que pelo que percebi causou mais confusão. Mas Sonaly Rocha explicou muito bem de maneira resumida.


ID
541078
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A ideia de suprir as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras na satisfação de suas próprias necessidades.” Relatório Brundtland "Nosso Futuro Comum", de 1987, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.


ID
545539
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As Agendas 21 Nacionais têm como objetivo principal definir os parâmetros estratégicos para o desenvolvimento sustentável, por meio do estabelecimento das prioridades nacionais e da viabilização do uso sustentável dos recursos naturais. NÃO corresponde a um dos eixos temáticos adotados pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS), para a elaboração da Agenda 21 Brasileira, a(s)

Alternativas
Comentários
  • Em metodologia de trabalho aprovada pela CPDS selecionou as áreas temáticas e determinou a forma de consulta e construção do documento Agenda 21 Brasileira. A escolha dos temas centrais foi feita de forma a abarcar a complexidade do país e suas regiões dentro do conceito da sustentabilidade ampliada. Foram seis eixos temáticos que tomaram os nomes de Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Infra-estrutura e Integração Regional, Gestão dos Recursos Naturais, Redução das Desigualdades Sociais e Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.

  • Alterantiva "d" refere - se a:

     

    Política Nacional sobre Mudança do Clima


    A Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) oficializa o compromisso voluntário do Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de redução de emissões de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% das emissões projetadas até 2020. Ela foi instituída em 2009 pela Lei nº 12.187, buscando garantir que o desenvolvimento econômico e social contribuam para a proteção do sistema climático global. 

     

    Fonte: http://mma.gov.br/clima/politica-nacional-sobre-mudanca-do-clima

  • Só lembrar que a Agenda 21 envolve contestos sociais, econômicos e desenvolvimento sustentável.

ID
756820
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Defesa Civil, os desastres relacionados com ecossistemas urbanos e rurais têm como causa a falta de uma política de desenvolvimento sustentável e responsável e podem ser classificados em

Alternativas

ID
766861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação ao assunto tratado no texto e aos modelos apresentados nas figuras, julgue os itens a seguir.

O modelo C é permitido às Reservas de Fauna e à Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

Alternativas
Comentários
  • O modelo C aparenta ser de caça. Por isso marquei questão errada.


ID
766948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um fabricante de agrotóxicos, buscando maior conscientização do usuário, decidiu retirar as instruções de primeiros socorros para poder aumentar o símbolo de perigo na embalagem e, com isso, chamar mais a atenção do usuário. Para compensar a retirada das instruções de primeiros socorros da embalagem, o fabricante decidiu adicionar aos seus produtos um folheto explicativo fartamente ilustrado com instruções ainda mais detalhadas de primeiros socorros, bem como apresentar a forma correta de manipulação do produto e os riscos à saúde decorrentes de uma manipulação indevida.

Acerca da situação descrita e de agrotóxicos, julgue os itens a seguir.

De acordo com o conceito de sustentabilidade e minimização de resíduos, a lei que rege a matéria recomenda que os vasilhames sejam reutilizados, devendo os produtores agrícolas levá-los para os estabelecimentos comerciais para reembalagem, desde que seja utilizado o mesmo produto.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

    Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. 

    Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

    I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas; 

    LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989.

    Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências.

    Art. 6º As embalagens dos agrotóxicos e afins deverão atender, entre outros, aos seguintes requisitos:

    § 5 As empresas produtoras e comercializadoras de agrotóxicos, seus componentes e afins, são responsáveis pela destinação das embalagens vazias dos produtos por elas fabricados e comercializados, após a devolução pelos usuários, e pela dos produtos apreendidos pela ação fiscalizatória e dos impróprios para utilização ou em desuso, com vistas à sua reutilização, reciclagem ou inutilização, obedecidas as normas e instruções dos órgãos registrantes e sanitário-ambientais competentes.

    É permito: Reutilização, Reciclagem ou Inutilização. 

    Afirmativa: ERRADA

  • Para mim o erro está em "levá-los para os estabelecimentos comerciais para reembalagem"

  • Vasilhames ou qlq emabalagem contendo produtos agricolas ou combustiveis não devem ser reutilizados!


ID
1286059
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As fontes renováveis de energia — solar, eólica, da biomassa, do hidrogênio e a das marés — apresentam vantagens que podem tornar seu aproveitamento viável. 


Uma das vantagens do hidrogênio como uma fonte de energia renovável é o fato de que ele

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


ID
1358407
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A política de responsabilidade social de uma organização deve assegurar seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável.

Para tal, segundo a NBR 16001, essa política deve estar comprometida com os princípios da responsabilidade social, entre os quais NÃO se encontra o da(o)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D.


    E para matar a curiosidade, o significado de stakeholders:

    Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim,stakeholder também significa parte interessada ouinterveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicaçãoadministração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.

  • Amigos, letra "D" pois 'livre concorrência não tem nada a ver', né.
    Esta norma estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão de responsabilidade social, permitindo que a organização formule e implemente uma política e objetivos que levem em conta seus compromissos com:

      a) a responsabilização (accoutability) a transparência;

      b) o comportamento ético;

      c) o respeito pelos interesses das partes interessadas;

      d) o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização;

      e) o respeito às normas internacionais de comportamento;

      f)  o respeito aos direitos humanos e

      g) a promoção do desenvolvimento sustentável.


ID
1379368
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a NBR ISO 14031:2004, existem duas categorias gerais de indicadores que devem ser considerados na condução da Avaliação de Desempenho Ambiental, que são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta:

    a)

    Indicador de Condição Ambiental (ICA) e Indicador de Desempenho Ambiental (IDA)


ID
1493848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item.

A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte propiciou um grande desenvolvimento econômico na Amazônia, com a criação de postos de trabalho e de infraestrutura para a população próxima aos canteiros de obras, causando um impacto ambiental praticamente nulo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A usina de Belo Monte, que deveria se chamar "Belo Monstro" ou "Belo Morte", terá um impacto ambiental astronômico, inundando uma boa parte da floresta amazônica, gerando gases estufa como o metano, por exemplo. Além disso, há indígenas naquele local.

    E ainda tem pessoas que são a favor. 

  • GABARITO: ERRADO

    Considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção da Usina de Belo Monte será a terceira maior usina do mundo, localizada no Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.

    A usina deverá gerar 41,6 milhões de megawatts de energia por ano, o suficiente para atender o consumo de 20 milhões de pessoas no Brasil. Poderá ajudar também no desenvolvimento econômico da região, com a criação de empregos.

    Apesar destes aspectos positivos, a sua construção irá gerar muitos impactos ambientais também, como a inundação de áreas das cidades de Altamira e Vitória do Xingu em consequência da construção de dois canais, que irá desviar o leito original do rio e prejudicar os agricultores e a população local, já que a única forma de transporte desta região, o transporte fluvial, será interrompida, além de acarretar na redução da oferta de água. A travessia de um local ao outro é de grande importância para estes moradores, já que é dessa forma que eles têm acesso à médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.

    A diminuição da vazão do rio Xingu também afetará as terras indígenas de Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu, prejudicando os índios que vivem da pesca feita no rio. Além disso, o desmatamento na área poderá ser intensificado, além do aumento da ocupação desordenada do território, causando impacto sobre essas populações indígenas, condenando seus povos e sua cultura que sempre residiram ao longo de sua bacia.

    Além disso, a instalação da infraestrutura desta obra afetará também a flora e a fauna local, causando uma perda irreversível de centenas de espécies. Levando estes dados em consideração, a viabilidade econômica desta construção se torna contraditória.

    Por conta destes impactos, a construção desta usina já foi paralisada e retomada muitas vezes. É uma polêmica que já dura mais de 20 anos, mas que não impediu o andamento da sua construção, que segue até hoje.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/a-construcao-da-usina-de-belo-monte-e-seus-impactos-ambientais/

  • Os impactos ambientais foram nas mais variadas esferas, sejam elas ambiental, social ou econômica.

  • Belo Monte foi uma grande tragedia nacional. O empreendimento secou o rio Xingu, como muitos técnicos ambientais previram durante a fase de estudos de viablidade. Dizimou populacoes de peixes. Acabou com o meio de subsistencia dos povos ribeirinhos, que tinham na pesca sua principal atividade economica.

    As obras da hidreletrica atrairam um numero enorme de pessoas para a cidade de Altamira, que sem condicoes de comportar a mudança intensa de seu perfil demografico, se tornou uma das cidades mais violentas do Brasil.

    O empreendimento não cumpriu as medidas de compensacao, e a maioria das familias retiradas de suas casas não receberam a moradia prometida...

    Enfim, a lista de impactos negativos é extensa...

    Recomendo o documentario "River Silence" (no globoplay)para visualizar a extensao do problema.


ID
1493953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A terceira reunião anual do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Lorena teve como objetivo principal discutir o plano de manejo da UC federal e definir sua zona de amortecimento com a determinação do mapa da zona de amortecimento da UC.

                                                                            Internet: < www.icmbio.gov.br> (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas acima e a legislação pertinente, julgue o item subsequente.

Sendo consideradas UCs do grupo de uso sustentável, a reserva de desenvolvimento sustentável é gerida por um conselho deliberativo enquanto a floresta nacional, por um conselho consultivo.

Alternativas
Comentários
  • Anulada

    A utilização, na redação do item, do termo “gerida” prejudicou seu julgamento objetivo, motivo pelo qual se opta por sua anulação. 

    De qualquer forma,

    gerida por um Conselho Deliberativo: Reserva Extrativista, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva da Biosfera.

    Dispõem de Conselho Consultivo: As UC's do grupo de Proteção Integral e a Floresta Nacional.


ID
1493962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A terceira reunião anual do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Lorena teve como objetivo principal discutir o plano de manejo da UC federal e definir sua zona de amortecimento com a determinação do mapa da zona de amortecimento da UC.

Internet: < www.icmbio.gov.br> (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas acima e a legislação pertinente, julgue o item subsequente.

Por meio do conselho consultivo, representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais podem acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo da floresta nacional de Lorena.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Lei 9985/2000(SNUC)

    Art. 17

    § 5º A Floresta Nacional disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes.

    Art. 29. Cada unidade de conservação do grupo de Proteção Integral disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil, por proprietários de terras localizadas em Refúgio de Vida Silvestre ou Monumento Natural, quando for o caso, e, na hipótese prevista no § 2o do art. 42, das populações tradicionais residentes, conforme se dispuser em regulamento e no ato de criação da unidade.(Regulamento)

  • Há dois tipos de conselhos para UCs: conselho consultivo e conselho deliberativo. Os objetivos do conselho consultivo são: oferecer transparência para a gestão da UC por meio de controle social; contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo; e integrar a UC às comunidades, setor privado, instituições de pesquisa, ONGs, poder público, bem como às outras Áreas Protegidas situadas no entorno. Os conselhos deliberativos têm as seguintes funções adicionais: aprovar o Plano de Manejo e a contratação de Oscips para gestão compartilhada.

  • "Por meio do conselho consultivo, representantes da sociedade e dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais podem acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo da floresta nacional de Lorena"

    A lei não cita eles no conselho consultivo, principalmente com a questão indicando que é uma floresta NACIONAL, alguém sabe dizer pq diabos isso está certo?


ID
1524454
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi estabelecido para conceder créditos para projetos que reduzam ou evitem emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos países em desenvolvimento. A esse respeito, analise as assertivas a assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Os “créditos de carbono” são obtidos na forma de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) medidas em toneladas de dióxido de carbono equivalente.
II. Os critérios de elegibilidade dos projetos de MDL incluem: contabilização das emissões que ocorrem fora dos limites do projeto; promoção de benefícios mensuráveis, reais e de longo prazo, relacionados com a mitigação da mudança do clima; relação aos gases e setores definidos no Anexo A do Protocolo de Quioto ou que se refiram às atividades de projetos de reflorestamento e florestamento.
III. O Documento de Concepção do Projeto deverá incluir a descrição das metodologias para o cálculo da redução de emissões de gases de efeito estufa; para o estabelecimento dos limites das atividades de projeto; para o cálculo das fugas.
IV. O método de monitoramento do projeto deverá estar de acordo com metodologia previamente aprovada ou, se utilizada nova metodologia, esta deverá ser submetida à aprovação ou comprovar que tenha sido bem sucedida anteriormente.
V. Para que resultem em RCEs, as atividades de projeto do MDL devem, necessariamente, passar pelas seguintes etapas do ciclo do projeto: elaboração do documento de concepção do projeto; validação; aprovação, registro; monitoramento; verificação/certificação; emissão das RCEs.

Alternativas

ID
1592533
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O desenvolvimento sustentável inserido no ambiente organizacional provocam tentativas de

Alternativas
Comentários
  • B) 

    O Instituto Ethos, respeitada associação de empresas, responde:

    “Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define

    pela relação ética e transparente da empresa com todos os

    públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas

    empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da

    sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações

    futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das

    desigualdades sociais


ID
1623826
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Brasil 2012, do IBGE, as reservas de petróleo e gás natural podem ser classificadas como abundantes, suficientes e carentes, de acordo com sua disponibilidade de atender ao nível de produção atual em determinado horizonte de tempo. As reservas são classificadas como abundantes quando apresentam vida útil:

Alternativas
Comentários
  • As reservas são classificadas, em: abundantes (aquelas que apresentam vida útil acima de 25 anos), suficientes (apresentam vida útil entre 10 e 25 anos) e insuficientes (quando a vida útil da reserva é menor que 10 anos) (ANP, 2013).


ID
1623838
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de produção mais limpa, inicialmente designado como tecnologia limpa, foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e significa aplicar, de forma contínua e integrada, uma estratégia ambiental aos processos, produtos e serviços de uma indústria, a fim de aumentar a eficiência e reduzir os riscos ao meio ambiente e ao ser humano. As alternativas abaixo são resultados da adoção do conceito de tecnologia limpa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Achei estranha essa questão. Fiquei em dúvida entre a B e D, a B pelo "quando possível"... mas a maximização no uso de MP já evidencia um dos aspectos do P+L (eficiência). E a D não faz parte do processo produtivo em si, mas sim do gerenciamento dos resíduos.

  • 1º - Eliminação do uso de matérias-primas e de insumos que contenham substâncias perigosas;

    2º - Otimização das reações químicas, tendo como resultado a minimização do uso de matérias-primas e redução, no possível, da geração de resíduos;

    3º - Segregação, na origem, dos resíduos perigosos e não perigosos;

    4º - Eliminação de vazamentos e perdas no processo;

    5º - Promoção e estímulo ao reaproveitamento e à reciclagem interna;

    6º - Integração do processo produtivo em um ciclo que também inclua as alternativas para a destruição dos resíduos e a maximização futura do reaproveitamento dos produtos 

  • METODOLOGIA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA . Implementação da Produção mais Limpa.

    Com a P+L podemos evitar a geração de passivo ambiental e de custos ambientais , o que é de interesse da empresa; reduzir impactos ambientais, o que interessa aos órgãos ambientais e à sociedade e principalmente, melhorar a qualidade dos produtos, a saúde e a segurança dos trabalhadores. Conforme Valle (1995, p.69), com a adoção de tecnologias limpas, os processos produtivos utilizados na empresa devem passar por uma reavaliação e podem sofrer modificações que resultem em:

    - Eliminação do uso de matérias-primas e de insumos que contenham substâncias perigosas;

    - Otimização das reações químicas, tendo como resultado a minimização do uso de matérias-primas e redução, no possível, da geração de resíduos;

    - Segregação, na origem, dos resíduos perigosos e não perigosos;

    - Eliminação de vazamentos e perdas no processo;

    - Promoção e estímulo ao reaproveitamento e à reciclagem interna;

    - Integração do processo produtivo em um ciclo que também inclua as alternativas para a destruição dos resíduos e a maximização futura do reaproveitamento dos produtos .

  • Gabarito letra B


ID
1623841
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades. Leia as afirmativas expostas abaixo sobre a utilização de produtos e serviços baseados no desenvolvimento sustentável:


I. Os produtos e serviços devem atender às necessidades básicas da geração presente, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida, sem pôr em risco as necessidades das gerações futuras.


II. Uma ação de consumo sustentável é a introdução de novos hábitos de consumo, com a migração dos bens materiais para os serviços.


III. A proteção ambiental não pode ser alcançada à custa da inviabilização econômica da atividade produtiva.


IV. A proteção ambiental implica necessariamente no aumento de custos dos produtos e serviços.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I. Os produtos e serviços devem atender às necessidades básicas da geração presente, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida, sem pôr em risco as necessidades das gerações futuras. VERDADEIRA

    II. Uma ação de consumo sustentável é a introdução de novos hábitos de consumo, com a migração dos bens materiais para os serviços.VERDADEIRA

    III. A proteção ambiental não pode ser alcançada à custa da inviabilização econômica da atividade produtiva.VERDADEIRA

    IV. A proteção ambiental implica necessariamente no aumento de custos dos produtos e serviços.FALSA

  • Dava pra anular.

    Ação de consumo sustentável não é trocar bem material por serviço, é trocar seu consumo de bens ou de serviços usuais, por bens ou serviços que utilizem menos insumos, tenham melhores práticas de sustentabildiade etc.

    Questão mal feita


ID
1787161
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma ação que pode ser tomada para diminuir os impactos da atividade de marcenaria no meio ambiente.

Alternativas

ID
1867276
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Relatório Brundtland, intitulado Nosso Futuro Comum (Our Common Future), publicado em 1987, foi o primeiro documento a conceber e definir um conceito muito importante para a área ambiental.

Leia o fragmento a seguir que trata do conceito definido nesse relatório.

“_____ é aquele que satisfaz as necessidades _____, sem comprometer a capacidade das gerações _____ de suprir suas próprias necessidades”.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão é preciso ter noção do conceito de desenvolvimento sustentável e que seu objeto, em suma, é satisfazer as necessidades presentes sem comprometer com as futuras, dada o princípio da solidariedade, dentre outros.

    CF Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    Gabarito A - "Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades."

     

    Foco e fé.

  • Alguém sabe como encontrar mais questões de Desenvolvimento Sustentável?

  • Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades.

  • Sustentabilidade começou a ganhar corpo em 1968, quando um grupo de líderes da academia, indústria, diplomacia e sociedade civil se reuniu em Roma, Itália: Clube de Roma. A partir deste, o tema sustentabilidade foi pauta em conferências mundiais específicas em que se delinearam
    conceitos, ações, diretrizes e ementas na busca de promover o chamado desenvolvimento sustentável.

     

    A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento recomendou que criar nova declaração universal sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável: Relatório Brundtland, "our common future". O relatório trouxe à comunidade global o conceito de desenvolvimento sustentável e delineou medidas propostas para integrar a questão ambiental e o desenvolvimento econômico.

  • Candidato (a). Para resolver a questão você precisa saber que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.”

    Resposta: Letra A


ID
1871857
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As ações do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitos pelo(s)/pela:

Alternativas
Comentários
  • Vejam o que diz esse documento:

     

    Para uma grande indústria que possui um organizado Serviço Especializado de Segurança, a elaboração do programa não constitui nenhum problema, para um supermercado ou uma oficina de médio porte, que por lei não necessitam manter um SESMT, isto poderá vir a ser um problema.

     

    As opções para elaboração, desenvolvimento, implementação do PPRA são :

    Empresas com SESMT - neste caso o pessoal especializado do SESMT será responsável pelas diversas etapas do programa em conjunto com a direção da empresa.


    Empresas que não possuem SESMT - nesta situação a empresa deverá contratar uma firma especializada ou um Engenheiro de Segurança do Trabalho para desenvolvimento das diversas etapas do programa em conjunto com a direção da empresa.

     

    Fonte: INTRODUÇÃO À SAÚDE OCUPACIONAL. Prof. Leonardo Sapucaia

  • NR 9

    9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

  • Continuo discordando do gabarito, nem sempre a informação está disponível no órgão, conforme cita o colega Fabrício. Se o enunciado da questão colocasse "informação disponível" beleza... mas não foi o caso.


ID
1890955
Banca
Máxima
Órgão
IBIO - AGB Doce - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais – FHIDRO, podemos afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Lei Estadual nº 15.910, de 21 de dezembro de 2005.

    A) Art. 2º O FHIDRO tem por objetivo, em consonância com as Leis Federais nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, e com a Lei nº 13.199, de 29 de janeiro de 1999, dar suporte financeiro a programas, projetos e ações que visem:

    I – à racionalização do uso e à melhoria dos recursos hídricos, quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos;

    B) Art. 9º - O BDMG atuará como mandatário do Estado para contratar operação de financiamento com recursos reembolsáveis do FHIDRO e para efetuar a cobrança dos créditos concedidos, podendo, para tanto, recorrer às medidas judiciais cabíveis.

    C) Art. 4º - Poderão ser beneficiários de programas financiados pelo Fhidro, na forma do regulamento a ser baixado pelo Executivo:              

                II - pessoas jurídicas de direito privado e pessoas físicas usuárias de recursos hídricos, mediante financiamento reembolsável;

               

    D)  Art. 3º - São recursos do Fhidro:

            VII - 50% (cinqüenta por cento) da cota destinada ao Estado a título de compensação financeira por áreas inundadas por reservatórios para a geração de energia elétrica, conforme o disposto nas Leis Federais nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989, e nº 8.001, de 13 de março de 1990;


ID
1960228
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Terra Alta - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de degradação ambiental decorre do desenvolvimento humano desordenado e crescimento de grandes indústrias. A mudança deste panorama começa a se modificar a partir da aplicação e crescimento do conceito de desenvolvimento sustentável. Assim o uso dessa expressão em negrito tem o desígnio de:

Alternativas
Comentários
  • Propor a equitabilidade do desenvolvimento com os recursos, letra d.

    Pessoal, questão sobre desenvolvimento sustentável estará relacionado com a preservação do meio ambiente, ou seja, o uso do homem de forma consciente pensando na geração futura em prol da conservação dos meios.


ID
2058568
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A sustentabilidade do meio ambiente está diretamente ligada às florestas. Essa atribuição é decorrente dos resultados observados, como as mudanças climáticas, a melhora dos ambientes urbanos, promoção da produtividade do terreno e proteção dos recursos marítimos e litorâneos. São benefícios indiretos relacionados a florestas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os elementos listados na letra C referem-se aos benefícios DIRETOS relacionados às florestas.

  • BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA FLORESTA

    Os benefícios diretos da floresta são os seus produtos úteis ao homem, como madeira, resinas, óleos essenciais, plantas medicinais, frutos e mel.

    Os benefícios indiretos são os serviços que as árvores ou florestas prestam ao homem, como conseqüência das “influências florestais”.

    Os benefícios indiretos são em grande número, contribuindo para a conservação dos solos, o controle dos ventos, a qualidade de vida do homem nas cidades, a redução do risco de enchentes, a redução da poluição do ar e da água, a polinização, o controle biológico, entre outros.

    Os benefícios indiretos geralmente são pouco percebidos pelas pessoas e tornam-se mais apreciados somente quando escasseiam e as conseqüências indesejáveis aparecem.

    BENEFÍCIOS INDIRETOS DA FLORESTA:

    Liberação de oxigênio e seqüestro de carbono;

    Redução da poluição do ar;

    Proteção contra ruído;

    Quebra-ventos; 


ID
2219167
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre as ações que podem ser tomadas para diminuir o número de árvores cortadas no meio ambiente, pode-se citar:

Alternativas

ID
2336116
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Atente ao seguinte enunciado: “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”.
Assinale a opção cujos itens NÃO são exemplos de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Das alternativas a única que não condiz com o desenvolvimento sustentável é a letra 

    d) Descarte de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas no sistema regular de coleta de lixo e extração de recursos naturais desconsiderando os impactos ambientais. 

  • Tem questão que é simplesmente pra pessoa não zerar.

  • quem errar essa e acabar acertando a prova toda depois merece não passar! kkkk

    QUESTÃO DADA

  • Quem errou essa questão, possivelmente marcou errado sem querer kkkk


ID
2344969
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo os procedimentos consolidados na A3P, são medidas válidas para economizar papel, EXCETO:

Alternativas

ID
2345326
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São objetivos da A3P, EXCETO:

Alternativas

ID
2375623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca dos critérios e das diretrizes para a promoção do desenvolvimento sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal, assinale a opção correta com base no que dispõe a PNMC.

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    lei 12.187/09

    Art. 6o  São instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima:

    XII - as medidas existentes, ou a serem criadas, que estimulem o desenvolvimento de processos e tecnologiasque contribuam para a redução de emissões e remoções de gases de efeito estufa, bem como para a adaptação, dentre as quais o estabelecimento de critérios de preferência nas licitações e concorrências públicas, compreendidas aí as parcerias público-privadas e a autorização, permissão, outorga e concessão para exploração de serviços públicos e recursos naturais, para as propostas que propiciem maior economia de energia, água e outros recursos naturais e redução da emissão de gases de efeito estufa e de resíduos;

  • Gabarito letra B

    LETRA A) Lei 12.187/2009, Art. 6o,VIII - as linhas de crédito e financiamento específicas de agentes financeiros públicos e privados;

     

    LETRA B) Lei 12.187/2009 - Art 6o, XII - as medidas existentes, ou a serem criadas, que estimulem o desenvolvimento de processos e tecnologias, que contribuam para a redução de emissões e remoções de gases de efeito estufa, bem como para a adaptação, dentre as quais o estabelecimento de critérios de preferência nas licitações e concorrências públicas, compreendidas aí as parcerias público-privadas e a autorização, permissão, outorga e concessão para exploração de serviços públicos e recursos naturais, para as propostas que propiciem maior economia de energia, água e outros recursos naturais e redução da emissão de gases de efeito estufa e de resíduos;

     

    LETRA C) Decreto 7.746/2012, Art. 5º - A administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes poderão exigir no instrumento convocatório para a aquisição de bens que estes sejam constituídos por material reciclado, atóxico ou biodegradável, entre outros critérios de sustentabilidade. 

     

    LETRA D) Decreto 7.746/2012, Art9o - Fica instituída a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP, de natureza consultiva e caráter permanente, vinculada à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, com a finalidade de propor a implementação de critérios, práticas e ações de logística sustentável no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas estatais dependentes. 

     

    LETRA E) Decreto 7.746/2012, Art.8o ,§ 2o - Caso o bem ou serviço seja considerado inadequado em relação às exigências do instrumento convocatório, o contratante deverá apresentar razões técnicas, assegurado o direito de manifestação do licitante vencedor

     

     

    "Se você soubesse do tamanho da bênção que está vindo, entenderia a magnitude da batalha que está lutando".

  • Essa questao deveria ter sido anulada, pq a lei nao diz que o poder publico DEVE fazer isso, dando a ideia de obrigatoriedade... Inclusive essa eh a grande critica quando se fala em sustentabilidade no poder executivo, pois a lei faculta à administração, enquanto a resolucao 201 do poder judiciario traz a ideia de obrigatoriedade. 

  • Em momento nenhum a norma obriga! Pelo contrário ela faculta à administração. 

  • Malucooo!!!!

    A remoção de gases de efeito estufa, não se dá pela maior economia de energia e água, jamais malandro. Não há tecnologia ainda para remoção, só para redução das emissões,emissões que se dá principalmente pela queima de combustíveis fósseis, adubação agrícola e aerossóis químicos.


ID
2389030
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O estudo de impacto ambiental (EIA) é o exame necessário para o licenciamento de empreendimentos com significativo impacto ambiental. Considerando o artigo 6º da Resolução Conama nº 237, de 1997, o EIA deve ser composto por quatro seções. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas seções.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 001/1986

     

    Art. 6º O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

     

    I – Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:
    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;
    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais – a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;
    c) o meio socioeconômico – o uso e ocupação do solo, os usos da água e a socioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

     

    II – Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

     

    III – Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

     

    IV – Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.

     

    Parágrafo único. Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente; ou a SEMA ou quando couber, o Município fornecerá as instruções adicionais que se fizerem necessárias, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área.

  • Na verdade a questão trata do artigo 6º da Resolução CONAMA nº 001/1986 e não da Resolução Conama nº 237/1997


ID
2402980
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Atente ao seguinte enunciado:

“Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. 


Assinale a opção cujos itens NÃO são exemplos de desenvolvimento sustentável. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Descarte de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas no sistema regular de coleta de lixo e extração de recursos naturais desconsiderando os impactos ambientais.

  • Descarte de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas no sistema regular de coleta de lixo e extração de recursos naturais desconsiderando os impactos ambientais.

    LETRA D


ID
2429386
Banca
EDUCA
Órgão
CRQ - 19ª Região (PB)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

É ser capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Tal definição refere-se a:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu durante a Comissão de Brundtland, na década de 1980, onde foi elaborado o relatório Our Commom Future, quando a primeira ministra norueguesa, Gro Harlem Brundtland, apresentou a seguinte definição para o conceito: “É a forma com as atuais gerações satisfazem as suas necessidades sem, no entanto, comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades” (Brundtland apud Scharf, 2004, p.19). 

  • Gabarito A -

    Desenvolvimento Sustentável.

  • RESPOSTA CORRETA: A: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.


ID
2453410
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Na atualidade, há diversos estágios de processos biológicos que podem ser aplicados ao controle ambiental. Geralmente, esses processos são divididos em dois grandes grupos chamados de tratamento ativo e tratamento passivo.

Analise as afirmativas a seguir sobre esses processos.

I. O tratamento ativo maximiza a taxa de remoção do poluente pela otimização da atividade metabólica das espécies biológicas envolvidas.

II. O tratamento passivo se utiliza das espécies biológicas em condições naturais, requerendo controles básicos, manutenção e monitoramento periódicos.

III. O tratamento ativo requer controle de processo, pessoal e infraestrutura semelhante ao de uma unidade de tratamento convencional.

IV. O tratamento passivo usa processos de precipitação de hidróxidos em condições aeróbicas, remoção de metal em biomassas, filtração de material suspenso, entre outros, para remoção de contaminantes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Gusek (1995), analisou os processos de tratamento de água divididos em dois grandes grupos: tratamento ativo e tratamento passivo. O tratamento ativo procura maximizar a taxa de remoção do poluente pela otimização da atividade metabólica das espécies biológicas envolvidas, enquanto que o tratamento passivo se utiliza da atividade das espécies biológicas em condições naturais. Cabe ressaltar que o tratamento ativo requer infraestrutura, pessoal, controle de processo e manutenção da mesma forma que uma unidade de tratamento convencional e o tratamento passivo necessita somente de controles básicos, manutenção e monitoramento periódicos. No caso do tratamento passivo para remoções de contaminantes, incluem-se processos de precipitação de hidróxidos em condições aeróbicas, precipitação de carbonatos e sulfetos em condições anaeróbicas, filtração de material suspenso, remoção de metal em biomassas, precipitação e neutralização de amônia gerada e adsorção e troca com plantas ou outros materiais biológicos.


ID
2458711
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, e como resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental que o mundo atravessou na segunda metade do século XX. A questão ambiental, no Brasil, se intensifica nos discursos e estudos devido ao intenso crescimento urbano. O conceito de “desenvolvimento sustentável” surge como um termo que expressa os anseios coletivos, tais como a democracia e a liberdade e, por diversas vezes, colocados de forma utópica. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2538610
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo as Nações Unidas, o desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.


Levando-se em conta essa premissa, para que tal desenvolvimento seja atingido, é recomendável

Alternativas
Comentários
  • Acabar com capitalismo sim

  • Bonincenha MPU: Errado. As técnologias criadas pelo capitalismo são justamente o que preservam o meio ambiente e o planeta em geral, se não existisse capitalismo, além das pessoas não terem tecnologias que facilitam a vida, não teriam inovações como carros elétricos, gerados de energia não poluentes, maquinas agricolas e tantas outras coisas geradas pelo capitalismo

  • Amigo, Capitalismo incentiva consumo e consequentemente obsolescência programada,  onde vc leu que inovação tecnológica esta ligada somente ao capitalismo ?

     

  • Bonincenha MPU deve ser socialista.

  • Essa questao e sem nocao! Capitalismo engloba muitas coisas pros e contra! O solo talvez seja a melhor opcao de resposta pois a parte ambiental e o solo as aguas subterraneas a economia e a geracao de renda que sera produzida e social pode ser nas tecnicas aplicadas pelos colaboradores tanto na criacao de ferramentas como na utilizacao!
  • Sugestões para o desenvolvimento sustentável:

     

    - Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha e etc.

     

    - Coleta seletiva de lixo.

     

    - Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares.

     

    - Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;

     

    - Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica.

     

    - Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel.

     

    - Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água.

     

    - Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis.

     

    - Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo.

     

    - Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô).

     

    - Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro.

     

    - Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas).

     

    - Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas.

     

    - Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais.

     

    - Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos.

     

    - Manutenção e preservação dos ecossistemas.

     

    - Valorização da produção e consumo de alimentos orgânicos.

     

    - Respeito às leis trabalhistas.

     

    - Não utilização de mão de obra infantil e trabalho escravo.

     

    - Uso da Gestão Ambiental nas indústrias, empresas prestadoras de serviços e órgãos públicos.

     

    - Implantação, nos grandes centros urbanos, da técnica do telhado verde.

    FONTE: https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm

  • Consegui chegar no gabarito por eliminação.

  • Comentários Passo Estratégico

    A alternativa correta é a letra E, pois o uso de técnicas agrícolas que não prejudicam o solo

    supre a necessidade de uso atual sem comprometer a capacidade futura de geração de recursos

    do solo.

    Erros das demais:

    A – Deve continuar havendo crescimento econômico, mas com sustentabilidade.

    B – Não necessariamente. Pois se o crescimento econômico se der de forma ambientalmente

    irresponsável, ele comprometerá as gerações futuras. O importante é que esse crescimento seja

    feito com métodos sustentáveis.

    C – Capitalismo e globalização podem inclusive ser indutores de práticas sustentáveis.

    D – O carvão mineral é mais poluente, portanto, deve-se preferir fontes de energia limpa e

    renovável.

    Gabarito: E


ID
2548087
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que diz respeito ao incremento da produção de energia eólica usada para ativar moinhos ou turbinas que geram eletricidade, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A resposta "E" está defasada, já temos turbinas eólicas com capacidade de geração com a velocidade de 3,5 m/s de vento, ou seja 12,6 Km/h. 


ID
2628313
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a Pegada Ecológica são indicadores úteis para a avaliação do desenvolvimento sustentável dos países.


Esses dois índices

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O desenvolvimento humano está altamente correlacionado com o aumento da pegada ecológica. Países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) possuem pegada ecológica elevada e países com baixo IDH possuem pegada ecológica baixa. Isto quer dizer que o estilo de desenvolvimento adotado tem ocorrido às custas da degradação ambiental e em prejuízo da biocapacidade.

    https://www.ecodebate.com.br/2016/06/01/desenvolvimento-humano-e-o-aumento-da-pegada-ecologica-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

  • kkkkkkkkkk

  • Vejo a A e a B como corretas.

    • Fonte: Meu resumo de SUSTENTABILIDADE.
    • Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.
    • Pegada Ecológica é intuitivo, é só pensar na marca que deixamos com os pés na terra, passamos por ali, e deixamos nossa degradação.
    • Por isso quanto maior o IDH maior a Pegada Ecológica, ou seja, maior a degradação. Elas tem correlação positiva.
    • Triple Bottom Line:
    • People, Planet and Profits
    • Pessoas, Planeta e Lucros $$

ID
2641873
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei n.º 9.985/2000 criou o Sistema Nacional de Unidades da Conservação – SNUC. Sobre este assunto, considere a questão.

O SNUC divide em dois grupos as unidades de conservação federais: proteção integral e uso sustentável. Não é considerada Unidade de Uso Sustentável:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Floresta Nacional é Unidade de Proteção Integral.

     

    De acordo com a Lei 9.985 de 2000, as unidades de conservação de dividem em 2 grupos:

    1- Unidades de Proteção Integral --> Com objetivo de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos  recursos  naturais ( com exceção dos casos previstos em lei)

    2- Unidades de Uso Sustentável --> Objetivo principal de conservação, sendo admitido o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

     

    Art 8º O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidades de conservação:

    I- Estação Ecológica  

    II- Reserva biológica 

    III- Parques Nacional

    IV- Monumento Natural

    V- Refúgio da Vida Silvestre 

     

    Art 14 Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação:

    I- Área de Proteção ambiental

    II- Área de Relevante Interesse Ecológico

    III- Floresta Nacional

    IV- Reserva Extrativista

    V- Reserva de Fauna

    VI- Reserva de Desenvolvimento Sustentável

    VII- Reserva Particular do Patrimonio Natural --> Essa é a única reserva exclusivamente particular.

     

    Bizu: 

    Frase para gravar as Unidades de Uso Sustentável: 

    Reserva a área da floresta. Todas as áreas, a floresta e as reservas são Unidades de Uso Sustentável, apenas a  Reserva biológica pertence à Unidade de Proteção Integral. 

     

  • Acrescentando Emilai: a palavra nacional só aparece uma vez para cada, floresta já é uma UUS. Resta: parques.

  • Parque Nacional

ID
2641876
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Lei n.º 9.985/2000 criou o Sistema Nacional de Unidades da Conservação – SNUC. Sobre este assunto, considere a questão.

Os planos de gestão e manejo em Unidades de Proteção Integral visam, dentre outros objetivos, estabelecer:


1) regulamentos para a ocupação e o uso dos recursos da zona de amortecimento e dos corredores ecológicos.

2) a retirada a curto prazo das populações humanas residentes na unidade de conservação, mediante indenização.

3) a diferenciação de intensidade de uso, mediante zoneamento, com vistas à proteção de seus recursos naturais e culturais.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
2654755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A perspectiva atual do Desenvolvimento Sustentável leva em consideração as necessidades tanto das gerações presentes, quanto das futuras, concebendo estratégias que privilegiam a

Alternativas

ID
2654776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Economia Verde é uma economia na qual a limitação dos recursos naturais e o ecossistema são levados em consideração nas atividades de produção e consumo.


Esse conceito econômico atende às necessidades do desenvolvimento sustentável que considera a integração entre

Alternativas
Comentários
  • O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica.

    Gabarito: Letra A

     


ID
2772118
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para o uso racional da água é necessário

Alternativas
Comentários
  • é preciso mudar o ser humano e não o ambiente!

  • GAB: D

  •  uso racional da água 

    investir na ampliação do sistema produtor de água a fim de fornecer água em quantidades que garantam o desenvolvimento futuro.

    incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias, voltadas ao aumento da produção de água, a fim de manter o nível do consumo.

    investir na criação de novos mananciais, garantindo a curto e médio prazos, o fornecimento da água necessária à população.

    incentivar mudanças de hábitos e eliminar vícios de desperdício, com foco na conservação, e consequente aumento da disponibilidade de água.

    investir na ampliação do sistema de tratamento de esgoto de modo que a degradação da água por efluentes clandestinos seja minimizada.


ID
2775307
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


“... aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.


Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Frase feita em Nosso Futuro Comum!

  • Candidato (a). Para resolver a questão você precisa saber que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.”

    Resposta: Letra B


ID
2776510
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre fontes alternativas de energia, analise as afirmativas a seguir.

I. As formas de armazenamento da energia solar são muito eficientes quando comparadas, por exemplo, às dos combustíveis fósseis.
II. Na geração de energia eólica, os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção, uma vez que só se procede à sua revisão a cada seis meses.
III. Na geração de energia por meio de células de combustível, demanda-se o uso de metais nobres, encarecendo essa forma de energia.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).

    II. Os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção, uma vez que só se procede à sua revisão em cada seis meses.

    III. A necessidade da utilização de metais nobres como, por exemplo, a platina que é um dos metais mais caros e raros no nosso planeta;

    FONTE: https://www.portal-energia.com/


ID
2784088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro, com base em uma perspectiva territorial.


No âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, a caracterização de território rural tem por base as microrregiões geográficas, que podem incluir espaços urbanizados que compreendam pequenas e médias cidades, vilas e povoados.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de territórios rurais são presentados como um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo cidades e campos, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial. Documentos Institucionais (op. Cit.) São os territórios, onde os critérios multidimensionais que os caracterizam, bem como os elementos mais marcantes que facilitam a coesão social, cultural e territorial, apresentam, explicita ou implicitamente, a predominância de elementos “rurais”. Nestes territórios incluem-se os espaços urbanizados que compreendem pequenas e médias cidades, vilas e povoados. (Referências para um Programa Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável. CONDRAF, Junho 2003. P.23). Maria Regina Teixeira da Rocha/ Eduardo Ernesto Filippi In Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

  • Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA/2005

    "Referências para uma Estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil" (pg. 28).

    https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/SDT+MDA_000fbi2wrvh02wx5eo0sawqe3v5le2e4.pdf

     

  • Sem crise, questão específica para cargo de analista em geoprocessamento.

  • Monica Geller, vc nos alivia a alma... obrigada!

  • Monica Geller: I KNOW!

  • Questão Certa, vilas e povoados.
  • QUESTÃO CERTINHA

  • Certo, inclusive com base no conceito abaixo:

    O que é território rural?

    Os territórios rurais, também chamados de espaços urbanizados ou microrregiões “rurais” são caracterizados a partir de discernimentos demográficos. No caso em questão, são lugares que apresentam uma densidade demográfica menor do que 80 habitantes por Km² e uma população média por municípios de até 50.000 habitantes.

    Fonte: https://www.unifal-mg.edu.br/simgeo/system/files/anexos/Rafaela%20Maximiano%20Dantas_0.pdf

    Bons estudos.

    “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

    (Salmo 91:1)


ID
2802415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A respeito de estudos ambientais, zoneamento ambiental e caracterização e ocupação de biomas brasileiros, julgue o item subsequente.


Os benefícios de um zoneamento ambiental para a sociedade incluem subsídio ao planejamento governamental, favorecimento à identificação de áreas que apresentem maiores demandas de proteção ambiental e áreas com potencial de expansão urbana.

Alternativas
Comentários
  • Considerando a interface entre os instrumentos das políticas ambiental e urbana para uma efetiva construção da gestão ambiental urbana, e para tal, o instrumento Zoneamento Ambiental. Parte-se da premissa que este instrumento seja utilizado como mediador de conflitos de interesses entre o domínio público e privado, internalizando os bens coletivos através de sua consideração (reconhecendo os limites no uso dos recursos naturais) no processo de urbanização, dialogando com a estrutura de referência da política urbana - o Plano Diretor Urbano. 

    Fonte:

    O Zoneamento Ambiental e o desafio da construção da Gestão Ambiental Urbana - Tatiana Sancevero Batistela - FAU/UNB

  • O zoneamento tem por objetivo regular o uso da propriedade do solo. É uma limitação administrativa ao direito de propriedade que visa ordenar e planejar ocupações territoriais.

    Os principais elementos do zoneamento podem ser assim resumidos: definição de objetivos da região de estudo, prazos para a execução do trabalho, identificação dos aspectos ambientais, diagnóstico, processamento de informações, interação dos dados e representação final do zoneamento.

    TRENNEPOHL, T. Manual de Direito Ambiental – 8a. Ed., 2020.

  • O zoneamento ecológico-economico (ZEE) busca contribuir para racionalizar o uso e a gestão do território, reduzindo as ações predatórias e apontando as atividades mais adaptadas às particularidades de cada região, melhorando a capacidade de percepção das inter-relações entre os diversos componentes da realidade e, por conseguinte, elevando a eficácia e efetividade dos planos, programas e políticas, públicos e privados, que incidem sobre um determinado território, espacializando-os de acordo com as especificidades observadas.

    Fonte:

    https://antigo.mma.gov.br/gestao-territorial/zoneamento-territorial.html


ID
2802424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo às metodologias de valoração econômica ambiental.


Os processos de valoração econômica ambiental visam o manejo e a conservação do meio ambiente, utilizando, para isso, metodologias que permitem levantar o valor intrínseco dos bens e serviços ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Devido ao possível esgotamento dos recursos naturais, surgiram vários estudos buscando o manejo e a conservação do meio ambiente, utilizando, para isso, diversas metodologias que visam levantar o valor intrínseco dos bens e serviços ambientais, expressas por meio dos processos de valoração econômica.

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122013000100008

  • Gámba correto

    De modo simples, a valoração ambiental corresponde a uma ferramenta de quantificação econômica

    dos valores dos recursos naturais diante do mercado econômico existente. Isso é possibilitado por meio de

    técnicas de atribuição de valores para os bens e serviços naturais que normalmente não possuem preço

    definido.

    Bons exemplos de atributos naturais que não possuem preço definido e que podem ser quantificados

    por meio de técnicas de valoração são os serviços ecossistêmicos fornecidos por uma floresta, tais como

    amenização do clima, fornecimento de oxigênio, limpeza da atmosfera, fornecimento de habitat para

    espécies benéficas, manutenção da qualidade das águas e do solo, fornecimento de recursos naturais

    (madeira, látex, ervas), entre outros.

    fonte: pdf Estrátegia: economia ambiental

    Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

    salmo 126:6


ID
2802427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo às metodologias de valoração econômica ambiental.


O valor econômico dos recursos ambientais é observável no mercado por meio de preços que refletem seu custo de oportunidade.

Alternativas
Comentários
  • O valor econômico dos recursos ambientais geralmente não é observável no mercado através de preços que refl itam seu custo de oportunidade. É derivado de todos os seus atributos e estes atributos podem estar ou não associados a um uso. Ou seja, o consumo de um recurso ambiental se realiza via uso e não-uso. Assim, é comum na literatura desagregar o valor econômico do recurso ambiental (VERA) em valor de uso (VU) e valor de não-uso (VNU).

  • quem inventou essa matéria ai putz...
  • Gámba ERRado

    De modo geral, o valor total de um bem ou serviço natural, também chamado Valor Econômico Total (VET) ou Valor Econômico do Recurso Ambiental (VERA), pode estar associado ao uso (valor de uso - VNU) ou ao não uso (valor de não uso - VU) do respectivo bem ou serviço. 

    fonte: pdf Estrátegia: economia ambiental

    Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

    salmo 126:6

  • Valor Econômico Total (VET) = Valor de Uso (VU) + Valor de Opção (VO) + Valor de Existência (VE).

    O valor de uso (VU) representa o valor atribuído pelas pessoas pelo uso, propriamente dito, dos recursos e serviços ambientais. O VU é composto pelo valor de Uso Direto (VUD) e pelo Valor de Uso Indireto (VUI). O VUD corresponde ao valor atribuído pelo indivíduo devido a utilização efetiva e atual de um bem ou serviço ambiental, por exemplo, extração, visitação ou alguma outra forma de atividade produtiva ou consumo direto, com relação às florestas, e VUI representa o benefício atual do recurso, derivado de funções ecossistêmicas como, por exemplo, a proteção do solo, a estabilidade climática e a proteção dos corpos d’água decorrentes da preservação das florestas.

    O Valor de Opção (VO) representa aquilo que pessoas atribuem no presente para que no futuro os serviços prestados pelo meio possam ser utilizados.

    O Valor de Existência (VE) se caracteriza como um valor de não-uso. Esta parcela representa um valor atribuído à existência de atributos do meio ambiente, independentemente, do uso presente ou futuro.

    Métodos Diretos de Valoração – Mensura o valor dos bens ou serviços ambientais a partir da disposição a pagar do consumidor (Método de Valor Contingente; Preços Hedônicos e Método de Custo Viagem)

    Métodos Indiretos de Valoração – Busca identificar o valor dos bens ou serviços ambientais a partir das alterações de produtos no mercado (Produtividade Marginal , Custos Evitados, Custos de Controle , Custos de Reposição, Custos de Oportunidade , Custo Irreversível )

    Método Custo de Oportunidade – busca estimar o uso alternativo do recurso natural, permitindo a valoração a partir o uso da área para outra finalidade, econômica, social ou ambiental. Mensura-se perdas de renda, por meio de recursos substitutos.

    Fontes:

    https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia23/AG01/arvore/AG01_29_299200692526.html#:~:text=De%20forma%20geral%2C%20o%20valor,Valor%20de%20Exist%C3%AAncia%20(VE).&text=O%20VU%20%C3%A9%20composto%20pelo,de%20Uso%20Indireto%20(VUI).

    http://escola.mpu.mp.br/conteudos-educacionais/cursos/aperfeicoamento/valoracao-economica-de-impactos-e-danos-socioambientais/texto-complementar_aula-2.pdf


ID
2802430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo às metodologias de valoração econômica ambiental.


Nas técnicas de valoração econômica ambiental, o que recebe valor não é o meio ambiente ou o recurso, mas sim as preferências das pessoas em relação a mudanças de qualidade ou quantidade ofertada do recurso ambiental.

Alternativas
Comentários
  • "A tarefa de valorar economicamente um recurso ambiental consiste em determinar quanto melhor ou pior estará o bemestar das pessoas devido a mudanças na quantidade de bens e serviços ambientais, seja na apropriação por uso ou não."

  • As técnicas de valoração econômica ambiental buscam medir as preferências das pessoas por um recurso ou serviço ambiental e, portanto, o que está recebendo “valor” não é o meio ambiente ou o recurso ambiental, mas as preferências das pessoas em relação a mudanças de qualidade ou quantidade ofertada do recurso ambiental. Essas preferências individuais são traduzidas em medidas de bem-estar – variações compensatórias, excedente do consumidor e variação equivalente – que podem ser interpretadas como a disposição a pagar (DAP) de um indivíduo por uma melhoria ou incremento no recurso ambiental ou como a disposição a receber (DAR) uma piora ou decréscimo na oferta de recurso (MAY, Peter H.; LUSTOSA, Maria Cecília; VINHA DA Valéria. Economia do Meio Ambiente: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 6ª impressão.)

  • Tudo que vem pra somar com o meio ambiente tende a valorizar o meio ambiente

ID
2804572
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A consecução do desenvolvimento sustentável depende de uma mudança de paradigma, na qual passa a ser relevante considerar a

Alternativas
Comentários
  • RESILIÊNCIA: capacidade do ecossistema recuperar suas condições anteriores ao distúrbio sem intervenção humana (medida em tempo) RESISTÊNCIA: capacidade do ecossistema sobreviver ao distúrbio sem perder suas propriedades e processos

  • Só não entendi por que isso é uma mudança de paradigma.

  • Esse gabarito como letra A na minha opinião está está errado.

  • Não entendi muito bem a questão. E essa versão nova do QC não dá alternativa de indicar para comentário do professor não, é?!!!

  • a meu ver, o erro da alternativa D é falar em preservação da biodiversidade. o termo preservação, em meio ambiente, é caracterizado pela proteção integral dos recursos naturais. Se a alternativa falasse em conservação da biodiversidade, que é a utilização sustentável dos recursos naturais, estaria ok.


ID
2804578
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A escolha de áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade deve levar em consideração aspectos como

Alternativas
Comentários
  • a) complementariedade novas áreas devem ser incorporadas visando maximizar o número de alvos/metas de conservação atingidos;

    b) vulnerabilidade – as áreas devem ser escolhidas priorizando as ações de conservação de biodiversidade com maior probabilidade ou iminência de erradicação dos alvos de conservação;

    c) insubstituibilidade – áreas candidatas devem ser classificadas considerando suas contribuições potenciais para a consecução das metas de conservação estabelecidas e o efeito de sua indisponibilidade em relação às demais áreas;

    d) representatividade – o conjunto de áreas selecionadas deve conter uma amostra representativa da biodiversidade da região;

    e) alvos de conservação - elementos da biodiversidade (ex: espécies, ambientes, ecossistemas, etc.) que se deseja conservar, cujas áreas de ocorrência foram localizadas espacialmente;

  • complementariedade: duas ou mais áreas são complementares em função da alta redundância entre elas.

    vulnerabilidade: uma área é vulnerável se apresentar baixa iminência de erradicação de alvos de conservação.

    insubstituibilidade: uma área é insubstituível se for a única capaz de garantir o cumprimento de metas estabelecidas para determinado alvo.

    representatividade: áreas selecionadas devem conter todas as espécies que compõem a biodiversidade da região.

    alvos de conservação: elementos da biodiversidade restritos às espécies de interesse para conservação.


ID
2804590
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As afirmações a seguir se referem a áreas especialmente protegidas.


I. Trata-se de espaços geográficos claramente definidos e oficialmente reconhecidos.

II. No Brasil, devem obrigatoriamente estar contempladas no Sistema de Unidades de Conservação.

III. Objetivam, inclusive, a conservação dos valores culturais associados à natureza.

IV. Contemplam a conservação dos serviços ecossistêmicos e a possibilidade de manejo da natureza.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Não devem, obrigatoriamente está contemplada no SNUC?

  • Bárbara, APA e RL são ETEPs e não estão contemplados no SNUC.

  • I. Trata-se de espaços geográficos claramente definidos e oficialmente reconhecidos.

    II. No Brasil, devem obrigatoriamente estar contempladas no Sistema de Unidades de Conservação.

    III. Objetivam, inclusive, a conservação dos valores culturais associados à natureza.

    IV. Contemplam a conservação dos serviços ecossistêmicos e a possibilidade de manejo da natureza.

  • Thales, só pra complementar sua resposta. APA está sim dentro das catergorias do SNUC... APP e RL que são espaços territorialmente protegidos e não estão dentro das categorias do SNUC. Terras Indígenas também são espaços territoriais especialmente protegidos

  • De acordo com o Parágrafo único do Art. 6o do SNUC: "Podem integrar o SNUC, excepcionalmente e a critério do Conama, unidades de conservação estaduais e municipais que, concebidas para atender a peculiaridades regionais ou locais, possuam objetivos de manejo que não possam ser satisfatoriamente atendidos por nenhuma categoria prevista nesta Lei e cujas características permitam, em relação a estas, uma clara distinção."

    Dessa forma, não devem ,obrigatoriamente, estar contempladas.


ID
2804599
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Alimentar o elevado contingente populacional humano de modo sustentável depende de

Alternativas
Comentários
  • crescer de forma que não prejudique as futuras gerações

  • manutenção do menor número possível de vias de fluxo energético como forma de controlar a produtividade primária.

    diminuição dos custos de produção pela utilização de subsídios energéticos aplicados na agricultura convencional.

    intensificação sustentável que implica em aumentar a produtividade sem aumentar o impacto ambiental e a área cultivada.

    aumento do valor nutritivo dos alimentos por meio da estocagem dos nutrientes na biomassa vegetal e redução no solo.

    aumento da diversidade da comunidade microbiana do solo a fim de tornar a ciclagem de nutrientes mais aberta.


ID
2834896
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Leia, atentamente, o texto a seguir, de Taguchi (2015, p.40).


A nova revolução verde


Onze anos atrás, o agrônomo americano Norman Bourlag, Prêmio Nobel da Paz (1970) e criador do Prêmio Global da Alimentação (1986), declarou: “Após o avanço da soja pelo cerrado, o embrião da próxima revolução do Brasil rural começa a se desenvolver. É a integração sustentável entre a agricultura e a pecuária.” Bourlag se referia a um processo pouco viável de ser praticado em seu país, mas necessário em regiões de clima tropical. O agrônomo (...) afirmou que os sistemas de integração não são, para os países tropicais, uma opção, mas uma regra básica de sustentabilidade. A integração visa à redução de custos de produção, agregação de valores, uso intensivo da área com aumento de produtividade e a melhoria da qualidade de vida do produtor rural. Mas o que Bourlag não imaginaria é que, junto com os produtores rurais, os cientistas ainda adicionariam nessa conta as florestas. Ainda não existem dados oficiais no Brasil sobre a área implantada com sistemas de integração, mas, a cada ano, mais propriedades aderem à pratica em busca de sustentabilidade.


De acordo com o texto e com os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • Letra A- Integração Lavoura(agricultura) Pecuária e Floresta = ILPF


ID
2834899
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (1972), a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é a que diz respeito ao desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.


Sobre o Desenvolvimento Sustentável, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.


( ) Entre as metas do desenvolvimento sustentável está a redução da concentração de gases poluentes na atmosfera, provocados pela combustão de carvão e de derivados de petróleo.

( ) O desenvolvimento sustentável somente existe quando são cumpridos os requisitos ambientais para a continuidade, através do tempo, dos padrões de produção e do consumo desejados; nesse sentido, opõe-se ao crescimento econômico puro e exclusivo.

( ) O desenvolvimento sustentável sugere qualidade em vez de quantidade, com redução do uso de matérias-primas e produtos, o aumento da reciclagem e a reutilização; essa concepção foi criada através do desenvolvimento econômico da civilização industrial.

( ) Acabar com a pobreza em todas as suas formas e lugares, acabar com a fome, alcançar segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável para os próximos anos.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • esse gabarito ta errado o desenvolvimento nao se opoe ele e um fator que tem qur estar interligado justica social, economico e ambiental....juntos!
  • Gab. da banca : A

    (V); (V); (F); (V).

  • B e D possuem respostas iguais rsrs

  • O crescimento econômico "puro e "exclusivo" é o que torna a questão errada. Se assim fosse não estaria contribuindo para o desenvolvimento sustentável e visaria apenas o lucro sem se importar com o Meio Ambiente.


ID
2834902
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O desenvolvimento sustentável requer o planejamento e o reconhecimento de que os recursos do planeta são finitos. O conceito de desenvolvimento sustentável procura equilibrar os objetivos entre o desenvolvimento econômico, a conservação ambiental e o desenvolvimento social.


A esse respeito, associe corretamente as colunas, relacionando o tipo do desenvolvimento sustentável à sua característica.


TIPOS

(1) Cultural

(2) Ambiental

(3) Econômica

(4) Sociopolítica


CARACTERÍSTICAS

( ) Conjunto de medidas e de políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais.

( ) Orientada para o desenvolvimento humano, para a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como para a redução de conflitos sociais.

( ) Leva em consideração como os povos encaram os seus recursos naturais e, sobretudo, como são construídas as relações com outros povos em curto e em longo prazo.

( ) Consiste na manutenção das funções e dos componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis – capazes de se autorreproduzir e se adaptar às alterações.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • bastava saber a ultima kkk
  • Gab.: B

    (3); (4); (1); (2).

  • Componentes do desenvolvimento sustentável

    O campo do desenvolvimento sustentável pode ser dividido em quatro componentes: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade sociopolítica e a sustentabilidade cultural.

    sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis – capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações, para manter a sua variedade biológica. É também a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

    sustentabilidade econômica é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. O lucro passa a ser também medido através da perspectiva social e ambiental, o que leva à otimização do uso de recursos limitados e à gestão de tecnologias de poupança de materiais e energia. A exploração sustentável dos recursos evita o seu esgotamento.

    sustentabilidade sociopolítica é orientada para o desenvolvimento humano, a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como a redução de conflitos sociais. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.

    Vê o ser humano não como objeto, mas sim como objetivo do desenvolvimento. Ele participa na formação de políticas que o afetam, decide, controla e executa decisões.

    sustentabilidade cultural leva em consideração como os povos encaram os seus recursos naturais, e sobretudo como são construídas e tratadas as relações com outros povos a curto e longo prazo, com vista à criação de um mundo mais sustentável a todos os níveis sociais. A integração das especificidades culturais na concepção, medição e prática do desenvolvimento sustentável é fundamental, uma vez que assegura a participação da população local nos esforços de desenvolvimento.

    FONTE: O que é Desenvolvimento Sustentável. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, ago. 2014. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28588-o-que-e-desenvolvimento-sustentavel/>


ID
2867278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito da gestão de energia elétrica.


Ganhos de eficiência energética podem ser obtidos com a redução nas demandas de energia útil e com melhorias na eficiência de conversão nesses usos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa?

  • Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia chamada também simplesmente de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. (Wikipedia)

    Questão fala de energia útil. A eficiencia vem da economia desse tipo de energia associado a conversão de uma energia alternativa (solar por exemplo) nesse tipo de energia (útil).

  • A energia útil é a energia que realmente foi aproveitada para realizar algum trabalho dentro de um sistema. Isto ocorre uma vez que há perdas de energia entre a maioria dos sistemas presentes na natureza. Sendo assim, a energia útil equivale à energia final subtraída da perda.


ID
2867281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito da gestão de energia elétrica.


A indústria brasileira é o setor da economia que mais consome energia no país.

Alternativas
Comentários
  • Pra minha surpresa, confesso eu, fui pesquisar e achei:

    Quem mais consome energia no Brasil

    1     Indústrias        39%       

    2     Uso Público e Transportes 19%

    3     Residências        16%

    4     Setor Energético 9%

    5     Comércio e Serviços 8%

    6     Outros 9%

  • Curta e objetiva...
  • Vanessa Bsb você sabe de onde o CESPE, tira questões de Gestão Ambiental? Algum autor ou livro que ela gosta..

  • Gabarito: Certo.

    Indústria: 36%

    Residencial: 29%

    Comercial:19%

    Outros: 16%

    Fonte: https://thermomixbrasil.com.br/os-3-setores-que-consomem-mais-energia-no-brasil/


ID
2867284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito da gestão de energia elétrica.


Nos processos produtivos, a busca pela eficiência energética já não se faz tão necessária, pois, na atualidade, quase a totalidade das empresas operam com a máxima eficiência possível.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    Eficiência Energética. Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço ("realizar trabalho") com menos energia.

    .Por isso ainda a muito com que se trabalhar para melhorar.


ID
2915482
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

São objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS):

Alternativas
Comentários
  • LETRA: C

    Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

    1- Erradicação da pobreza

    2- Fome Zero e Agricultura Sustentável

    3- Boa saúde e Bem-estar

    4- Educação de Qualidade

    5- Igualdade de Gênero

    6- Água Potável e Saneamento

    7- Energia acessível e limpa

    8- Trabalho decente e Crescimento econômico

    9- Indústria, Inovação e Infraestrutura

    10- Redução das desigualdades

    11- Cidades e Comunidades Sustentáveis

    12-Consumo e Produção Responsáveis

    13- Ação contra a mudança global do clima

    14- Vida na água

    15- Vida terrestre

    16- Paz, Justiça e Instituições eficazes

    17- Parcerias e Meios de implementação

  • Acredito que o erro da alternativa A esteja em "moradia sustentável"

  • a) Erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades e moradia sustentável.

    b) Emprego digno e crescimento econômico, vida sobre a terra, alimentação orgânica e fome zero.

    c) Energia acessível e limpa, igualdade de gênero, educação de qualidade, emprego digno e crescimento econômico.

    d) Vida debaixo d’água, combate às alterações climáticas, vida sobre a terra e transporte digno.

    e) Moradia sustentável, paz, justiça, instituições fortes, fome zero e alimentação orgânica.


ID
2915485
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em qual documento da década de 1990 foi firmado o conceito de desenvolvimento sustentável?

Alternativas
Comentários
  • A discussão sobre o tema é de difícil precisão, veja:

    "Nos anos que se seguiram, foram utilizados novos conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Em 1973, Maurice Strong introduziu nas discussões o conceito de ecodesenvolvimento (NOBRE; AMAZONAS, 2002). Daí, Sachs (1986) formulou os princípios básicos desta alternativa de desenvolvimento em 1974 em conjunto com uma equipe multidisciplinar, momento em que abordaram e reelaboraram as questões do ecodesenvolvimento, ampliando e diversificando suas considerações. Foram apresentados os seguintes aspectos interligados e necessários para atingir o ecodesenvolvimento: satisfação das necessidades básicas; solidariedade com as gerações futuras; participação da população envolvida; preservação dos recursos naturais e do meio ambiente em geral; e elaboração de um sistema social, garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas e programas de educação. Segundo Tryzna (1995), a mais expressiva colaboração conceitual foi provida pela UICN que, em relações de trabalho com o World Wildwife Fundation for Nature (WWF) e o Programa Ambiental das Nações Unidas, formulou a Estratégia de Conservação Mundial (UICN, 1980). Foi o maior avanço até então na tentativa de discutir de forma integrada ambiente e desenvolvimento sob a ética da conservação. Outro aspecto importante relacionado à IUCN e ao Relatório Que Faire é o aparecimento inédito do termo “desenvolvimento sustentável”, muitas vezes creditado ao Relatório Brundtland."

    Sustentabilidade ambiental no Brasil : biodiversidade, economia e bem-estar humano / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. – Brasília: Ipea, 2010.

    Há uma confusão entre a origem do termo e a década precisa: o termo ficou conhecido no relatório de 1987 e foi mais discutido em 1992 na ECO-92, explicitado na agenda 21.

    A meu ver questão devia ser anulada.

  • O conceito de desenvolvimento sustentável foi firmado na Agenda 21, documento desenvolvido na Conferência “Rio 92”, e incorporado em outras agendas mundiais de desenvolvimento e de direitos humanos, mas o conceito ainda está em construção segundo a maioria dos autores que escrevem sobre o tema, como por exemplo, Carla Canepa (2007), José Eli da Veiga (2005) e Henri Ascelard (1999).

    FONTE: Revista Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008 

  • Relatório Brundland - 1987

    Carta da Terra - 2000

    III Relatório do Clube de Roma - 1972

    Agenda 21 - 1992

    Carta de Ottawa - 1986

    • Acertei essa questão pelas datas. Como o enunciado cita um documento da década de 1990, sabia que o único grande evento ambiental dessa época foi a ECO 92.


ID
2915488
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O protocolo de Quioto foi assinado no ano de 1997 e entrou em vigor em 2005. Sobre ele, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • "Durante o primeiro período de compromisso, entre 2008-2012, 37 países industrializados e a Comunidade Europeia comprometeram-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para uma média de 5% em relação aos níveis de 1990."

    Gabarito: A

  • A) Durante o primeiro período de compromisso, entre 2008-2012, 37 países industrializados e a Comunidade Europeia comprometeram-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para uma média de 5% em relação aos níveis de 1990.

    B) O Brasil ratificou o documento em 23 de agosto de 2002, tendo sua aprovação interna se dado por meio do Decreto Legislativo nº 144 de 2002. Entre os principais emissores de gases de efeito estufa, somente os Estados Unidos não ratificaram o Protocolo.

    C) O Protocolo de Quioto constitui um tratado complementar à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, definindo metas de redução de emissões para os países desenvolvidos e os que, à época, apresentavam economia em transição para o capitalismo, considerados os responsáveis históricos pela mudança atual do clima.

    D) Cada país negociou a sua própria meta de redução de emissões em função da sua visão sobre a capacidade de atingi-la no período considerado.

    E) No segundo período de compromisso, as Partes se comprometeram a reduzir as emissões de GEE em pelo menos 18% abaixo dos níveis de 1990 no período de oito anos, entre 2013-2020.

    FONTE: Ministério do Meio Ambiente

  • GABARITO A

    Artigo 3º do Decreto no 5.445/05:

    As Partes incluídas no Anexo I devem, individual ou conjuntamente, assegurar que suas emissões antrópicas agregadas, expressas em dióxido de carbono equivalente, dos gases de efeito estufa listados no Anexo A não excedam suas quantidades atribuídas, calculadas em conformidade com seus compromissos quantificados de limitação e redução de emissões descritos no Anexo B e de acordo com as disposições deste Artigo, com vistas a reduzir suas emissões totais desses gases em pelo menos 5 por cento abaixo dos níveis de 1990 no período de compromisso de 2008 a 2012.


ID
2915500
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Promover o desenvolvimento sustentável é um dos desafios das empresas de energia. Sobre esse assunto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    É o primeiro objetivo (ODS) da lista de 17 objetivos: erradicação da pobreza.

    (vamos fingir que a ONU realmente tem este objetivo, kkkkkkk)

  • A) O investimento em infraestrutura energética, por exemplo, é visto como um dos fatores essenciais à erradicação da pobreza.

    B)  Ao mesmo tempo, e em linha com o desenvolvimento sustentável, a matriz energética brasileira permanece como uma das mais limpas do mundo.

    C)  A energia eólica é a que mais cresce atualmente. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica, em seis anos a capacidade instalada deve aumentar quase 300%.

    D) a disponibilização de energia, em abundância, a um baixo custo sempre foi considerada um dos principais fatores para o bem-estar e o desenvolvimento humano.

    E) em 2014, quase 40% da oferta interna de energia resultaram do uso de fontes renováveis (15,7% foram oriundas da biomassa de cana, 11,5% de hidrelétricas, 8,1% de lenha e carvão vegetal, e 4,1% de lixívia e outras fontes, como eólica e solar), em comparação aos 13,2% da média mundial.

    FONTE: Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável : Brasil 2017 / Secretaria de Governo da Presidência da República, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. – Brasília : Presidência da República, 2017.

  • A letra C está incorreta porque a energia eólica é uma das promessas como fonte altamente utilizável no futuro do Brasil, como exemplo temos a região Nordeste que vem mostrando potencial nesse tipo de energia.

  • A C está errada pelo motivo :

    Em 2014, segundo dados do Governo Federal, o Brasil ultrapassou a Alemanha no que se refere à expansão da energia  , atingindo o segundo lugar mundial, atrás apenas da China, que é o país que mais investe em  no mundo em razão de sua alta demanda.

    fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/energia-eolica-no-brasil.htm

    #PMPR #CAVEIRA


ID
2915503
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Relatório Brundtland

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Relatório Brundtland é o documento intitulado Nosso Futuro Comum (Our Common Future), publicado em . Neste documento o  é concebido como:

    O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

    O Relatório, elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, faz parte de uma série de iniciativas, anteriores à , as quais reafirmam uma visão crítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento, e que ressaltam os riscos do uso excessivo dos  sem considerar a capacidade de suporte dos . O relatório aponta para a incompatibilidade entre  e os padrões de produção e consumo vigentes.

  • Alguém poderia dizer qual o erro da alternativa C?

  • Acredito que alternativa C foge do comando da questão, pois essa última pede o CONCEITO e não os PRINCÍPIOS.


ID
2915506
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com a finalidade de superar os obstáculos para o avanço de uma sociedade sustentável (JACOBI, 2003), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, o avanço para uma sociedade sustentável é permeado de obstáculos, na medida em que existe uma restrita consciência na sociedade a respeito das implicações do modelo de desenvolvimento em curso. Pode-se afirmar que as causas básicas que provocam atividades ecologicamente predatórias são atribuídas às instituições sociais, aos sistemas de informação e comunicação e aos valores adotados pela sociedade. Isso implica principalmente a necessidade de estimular uma participação mais ativa da sociedade no debate dos seus destinos, como uma forma de estabelecer um conjunto socialmente identificado de problemas, objetivos e soluções. O caminho a ser desenhado passa necessariamente por uma mudança no acesso à informação e por transformações institucionais que garantam acessibilidade e transparência na gestão. Existe um desafio essencial a ser enfrentado, e este está centrado na possibilidade de que os sistemas de informações e as instituições sociais se tornem facilitadores de um processo que reforce os argumentos para a construção de uma sociedade sustentável. Para tanto é preciso que se criem todas as condições para facilitar o processo, suprindo dados, desenvolvendo e disseminando indicadores e tornando transparentes os procedimentos por meio de práticas centradas na educação ambiental que garantam os meios de criar novos estilos de vida e promovam uma consciência ética que questione o atual modelo de desenvolvimento, marcado pelo caráter predatório e pelo reforço das desigualdades socioambientais.

  • Gabarito (D)

    Para tanto é preciso que se criem todas as condições para facilitar o processo, suprindo dados, desenvolvendo e disseminando indicadores e tornando transparentes os procedimentos por meio de práticas centradas na educação ambiental que garantam os meios de criar novos estilos de vida e promovam uma consciência ética que questione o atual modelo de desenvolvimento


ID
2915512
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias não renováveis na matriz energética global. Correto: energias renováveis.

  • Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

    2.3 Até 2030, dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola

    3.5 Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool

    4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento

    7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global

  • O erro fica claro na letra E porque no caso tem de aumentar a participação na energia RENOVÁVEL e não na energia esgotável.


ID
3029116
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito clássico de desenvolvimento sustentável afirma que “É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”
(BRUNDTLAND,1991).

São os componentes de desenvolvimento sustentável os

Alternativas
Comentários
  • Componentes do desenvolvimento sustentável

    O campo do desenvolvimento sustentável pode ser dividido em quatro componentes: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade sociopolítica e a sustentabilidade cultural.

    sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis – capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações, para manter a sua variedade biológica. É também a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

    sustentabilidade econômica é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. O lucro passa a ser também medido através da perspectiva social e ambiental, o que leva à otimização do uso de recursos limitados e à gestão de tecnologias de poupança de materiais e energia. A exploração sustentável dos recursos evita o seu esgotamento.

    sustentabilidade sociopolítica é orientada para o desenvolvimento humano, a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como a redução de conflitos sociais. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.

    Vê o ser humano não como objeto, mas sim como objetivo do desenvolvimento. Ele participa na formação de políticas que o afetam, decide, controla e executa decisões.

    sustentabilidade cultural leva em consideração como os povos encaram os seus recursos naturais, e sobretudo como são construídas e tratadas as relações com outros povos a curto e longo prazo, com vista à criação de um mundo mais sustentável a todos os níveis sociais. A integração das especificidades culturais na concepção, medição e prática do desenvolvimento sustentável é fundamental, uma vez que assegura a participação da população local nos esforços de desenvolvimento.

    FONTE: O que é Desenvolvimento Sustentável. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, ago. 2014. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28588-o-que-e-desenvolvimento-sustentavel/>


ID
3261901
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A contribuição para a promoção do desenvolvimento sustentável, deve levar em consideração a problemática ambiental e o uso dos recursos naturais existentes. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Os resíduos de uma atividade econômica agropecuária podem se tornar poluição, ou insumo para outra atividade, depende seu uso ou aproveitamento (Reutilizando ou reciclando)


ID
3321655
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O gerenciamento de áreas contaminadas constitui-se em ações ou estratégias sequenciais à identificação e caracterização dos impactos associados à contaminação, à estimativa dos riscos e às decisões quanto às formas de intervenção no local. Área contaminada é o local onde há comprovadamente contaminação do solo e das águas subterrâneas, e a gestão de uma área contaminada é dividida em duas fases. Na primeira fase, são apresentados os processos de identificação de áreas contaminadas e, na segunda, são apresentados os processos de recuperação das áreas contaminadas.

Nos processos de recuperação da segunda fase da gestão de uma área contaminada, faz-se primeiramente

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito.

    Análises laboratoriais são realizadas na fase de Analise Confirmatória.

  • Segundo a RESOLUÇÃO CONAMA N 420/2009

    Art. 6º - IX - Investigação detalhada: etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, que consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso;

  • Processo de identificação: Definição da região de interesse; identificação de áreas com potencial de contaminação; avaliação preliminar e investigação confirmatória.

    Processo de reabilitação: Investigação detalhada; Avaliação de risco; Concepção da remediação; Projeto de remediação; Remediação e; Monitoramento.


ID
3338851
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O desenvolvimento sustentável é um importante conceito criado para melhorar a preservação do meio ambiente de modo a garantir um futuro melhor para as próximas gerações. O conceito do desenvolvimento sustentável é um tema que tem sido bastante discutido no Brasil, fazendo com que o governo dê mais atenção a essa nova forma de crescimento econômico.

Todas as proposições a seguir são exemplos de práticas de desenvolvimento sustentável no Brasil, EXCETO:

Alternativas

ID
3353311
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O desenvolvimento econômico de uma nação é extremamente importante para o país, especialmente quando não afeta os recursos naturais. O desenvolvimento sustentável baseia-se em satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

Considerando essas afirmativas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O desenvolvimento sustentável requer o aperfeiçoamento dos sistemas político, econômico e social com efetiva participação dos cidadãos no processo decisório, estimulando a atuação responsável,


PORQUE


II. a interligação dos sistemas cria um tripé que apoia o desenvolvimento sustentável adotando medidas que envolvam o poder público e a iniciativa privada em harmonia com a sociedade.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3435043
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando que todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente saudável e equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, impondo-se a todos e, em especial, ao Município, o dever de zelar por sua preservação e recuperação em benefício das gerações atuais e futuras. Cabe então ao Munícipio:

Alternativas
Comentários
  • Cabe então ao Município definir espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegido. Letra C

  • CF 88

    CAPÍTULO VI DO MEIO AMBIENTE

     Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

    § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;  

    II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;   

    III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção;     (Regulamento)

    ...

    VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. 

    Lei 6938/81 - PNMA

    Art 9º - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente:

    ...

    VI - a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas;           (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)


ID
3462220
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Essas medidas têm por finalidade reconstruir o cenário precedente à ocorrência de um evento danoso sobre o recurso ambiental destacado nos meios físico, biótico e antrópico, por meio de atividades de controle ou de erradicação do agente provocador do impacto.” Podemos classificar as medidas referendadas no texto como sendo:

Alternativas
Comentários
  • Medidas Mitigadoras Corretivas

    Visam restabelecer a situação anterior à ocorrência de um evento adverso sobre o item ambiental destacado nos meios físico, biótico e antrópico, através de ações de controle ou de eliminação/controle do fator provocador do impacto.

  • Medidas Mitigadoras Preventivas: estas têm como principal objetivo erradicar ou minimizar ocorrências que se revelem com capacidade de causar danos aos elementos ambientais do meio natural – biótico, físico e antrópico. A medidas preventivas procuram preceder os impactos negativos.

    Medidas Mitigadoras Corretivas: têm por finalidade reconstruir o cenário precedente à ocorrência de um evento danoso sobre o recurso ambiental destacado nos meios físico, biótico e antrópico, por meio de atividades de controle ou de erradicação do agente provocador do impacto.

    Medidas Mitigadoras Compensatórias: são as medidas que visam à reposição dos patrimônios socioambientais lesados, em virtude das atividades indiretas ou diretas do empreendimento. São alguns exemplos destas medidas: o plantio compensatório de mudas pela necessidade de supressão vegetal, a aquisição de áreas de reserva ambiental pela empresa, as atividades ambientais junto à população local.


ID
3462253
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com as técnicas e os estudos que pretendem diminuir os impactos ambientais são cada vez mais comuns tais como:

Alternativas
Comentários
  • ITEM D

  • pergunta estranha, tive que ler 4x kkkkk


ID
3463570
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O ser humano tentando tornar sua vida mais agradável, vem mudando, destruindo e contaminando tudo que está ao seu redor, sem preocupar-se com os efeitos danosos a natureza. Tais efeitos podem ser causados por:


1- Destruição da camada de ozônio.
2- Liberação de gases causadores do efeito estufa.
3- Desmatamento e queimadas.
4- Uso descriminado de agrotóxicos.


Marque os itens que contribuem para o aumento e agravamento de tais problemas:

Alternativas
Comentários
  • 4- "Uso descriminado de agrotóxicos."

    Creio que faria mais sentido de usasse a palavra "INdiscriminado".

  • Não compreendi essa questão. Para mim, o item 1 estaria errado porque ele pede 'causas' e, para mim, destruição da camada de ozônio seria 'consequência' no contexto dessa questão.

    Outra coisa: no item 4, também havia considerado errado porque a palavra 'DEScriminado' está incoerente aí. É como o colega acima falou, talvez se tivesse "indiscriminado", faria sentido e poderíamos assinalar este item como verdadeiro no que concerne ao agravamento de problemas ambientais.

    Eu havia marcado somente os itens 2 e 3 como corretos.


ID
3463588
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Essas medidas têm por finalidade reconstruir o cenário precedente à ocorrência de um evento danoso sobre o recurso ambiental destacado nos meios físico, biótico e antrópico, por meio de atividades de controle ou de erradicação do agente provocador do impacto.” Podemos classificar as medidas referendadas no texto como sendo:

Alternativas

ID
3463660
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Essas medidas têm por finalidade reconstruir o cenário precedente à ocorrência de um evento danoso sobre o recurso ambiental destacado nos meios físico, biótico e antrópico, por meio de atividades de controle ou de erradicação do agente provocador do impacto.” Podemos classificar as medidas referendadas no texto como sendo:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão traz:

    “Essas medidas têm por finalidade reconstruir o cenário precedente à ocorrência de um evento danoso sobre o recurso ambiental... por meio de atividades de controle ou de erradicação do agente provocador do impacto.”

    Pelos trechos em destaque, observa-se que irá reconstruir os efeitos de um evento danoso, por controle ou erradicação do provocador do impacto. Portanto, faz-se necessário CORRIGIR o dano causado ou o que está causando o dano.

    COMPENSAR caberia ás intervenções ambientais como, por exemplo, desmatar um área para instalação de um empreendimento.

    Gabarito B


ID
3463687
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O ser humano tentando tornar sua vida mais agradável, vem mudando, destruindo e contaminando tudo que está ao seu redor, sem preocupar-se com os efeitos danosos a natureza. Tais efeitos podem ser causados por:


1- Destruição da camada de ozônio.

2- Liberação de gases causadores do efeito estufa.

3- Desmatamento e queimadas.

4- Uso descriminado de agrotóxicos.


Marque os itens que contribuem para o aumento e agravamento de tais problemas:

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento a questão deveria ser anulada, pois o item IV traz o uso descriminado, cujo o conceito não se aplica ao proposto:

    Descriminar é formado pelo prefixo des, que quer dizer “ação contrária” + o verbo criminar, que significa “imputar crime a” ou “acusar”. Portanto, descriminar é o mesmo que “absolver de um crime”, “inocentar”. A esse verbo, corresponde o substantivo descriminação, e não descriminalização.

    Além disso, se tratasse do uso discriminado (contrário de indiscriminado/ incontrolado) seria referente ao uso controlado de agrotóxicos, tornando o gabarito inválido (neste caso letra D).


ID
3491554
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A área do conhecimento que vem promovendo uma mudança de paradigma nos estudos sobre fragmentação e conservação de espécies e ecossistemas, pois permite a integração da heterogeneidade espacial e do conceito de escala na análise ecológica, tornando esses trabalhos ainda mais aplicados para resolução de problemas ambientais, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D. Ecologia da paisagem é a ciência que estuda e procura melhorar o relacionamento entre os processos ecológicos no ambiente e ecossistemas particulares. Isto é feito dentro de uma variedade de escalas de paisagem, desenvolvimento de padrões espaciais e níveis organizacionais de pesquisas e políticas.

    Fonte: WIKIPEDIA.

  • A ecologia de paisagens é uma nova área de conhecimento dentro da ecologia, marcada pela existência de duas principais abordagens: uma geográfica, que privilegia o estudo da influência do homem sobre a paisagem e a gestão do território; e outra ecológica, que enfatiza a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos, e a importância destas relações em termos de conservação biológica.https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032001000100006

ID
3543811
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2009
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A institucionalização do conceito de desenvolvimento sustentável, um dos mais utilizados pelos meios de comunicação, envolve questões sobre meio ambiente, economia, justiça social, explosão demográfica, formas de consumo, modelos de desenvolvimento etc., temáticas que ganharam, nas últimas décadas, cada vez mais visibilidade na mídia internacional. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. O conceito de desenvolvimento sustentável surge no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92, e se dissemina a partir da chamada Agenda 21, documento assinado por mais de uma centena de nações ao final desse evento, que propõe uma agenda ambiental para o século XXI, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico do planeta.

2. As publicações “The population bomb” (A bomba populacional), de Paul Ehrlich; “The tragedy of the commons” (A tragédia dos comuns), de Garret Hardin; e “The limits to growth” (Os limites do crescimento), de Meadows et al., colocaram a explosão demográfica do planeta e suas mazelas como questão central na discussão da problemática ambiental. Todas as publicações citadas defendem visões neomalthusianas sobre o crescimento demográfico da humanidade.

3. O termo desenvolvimento sustentável comporta uma série de diferentes definições e até mesmo contradições. O problema não está apenas no significado do termo sustentável, mas, principalmente, no sentido de desenvolvimento.

4. O documento “Nosso Futuro Comum”, também conhecido como Relatório Brundtland, propõe o desenvolvimento sustentável: “Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3551092
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Novo Progresso - PA
Ano
2012
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural e que tem como base o tripé 

Alternativas

ID
3553369
Banca
FUNDEPES
Órgão
Prefeitura de Brumadinho - MG
Ano
2013
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o Protocolo de Kyoto, é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
3555829
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O homem primitivo era nômade, sua economia baseava-se na caça e na pesca e seus movimentos eram limitados. O advento da agricultura o tornou sedentário e agressivo em relação ao meio ambiente. Os progressos nas áreas científicas e tecnológicas, obtidos a partir do final do século XIX, trouxeram-lhe melhorias nas condições de vida, porém foram acompanhados de um assustador crescimento populacional que aumentou as desigualdades sociais, afetou a saúde e poluiu reservas de água doce, o solo e o ar. Isto levou ao questionamento do modelo de desenvolvimento da época, baseado na maximização do lucro, incorporandose, aos poucos, a responsabilidade social. Qual das opções a seguir NÃO apresenta uma justificativa para abusca do desenvolvimento sustentável? 

Alternativas

ID
3576889
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em um sistema de gestão ambiental, podemos classificar os indicadores de desempenho ambiental em: indicadores de desempenho de gestão e indicadores de desempenho operacional. Como indicadores de desempenho operacional, é correto citar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E a correta. "entrada de materiais e resíduos gerados (sólidos, líquidos etc)."


ID
3648796
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Atualmente, _________% do papel produzido no Brasil é proveniente de reflorestamentos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica. Além de não provocar o desmatamento, por ser feito em áreas já desmatadas, o plantio de árvores para produção de celulose, papel e de outros produtos industriais, contribui para que as árvores, ao crescerem, capturem ________ da atmosfera e convertem em ________. Porém, uma das consequências negativas deste processo é o uso de componentes químicos à base de _________ para o branqueamento do papel. Esses resíduos podem prejudicar o meio ambiente, quando são descartados incorretamente, afetando os ecossistemas aquáticos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

    Esclarecendo alguns pontos do texto e da resposta:

    Ao menos desde 2012, o Código Florestal (Cflo) exige que empresas industriais que utilizam grande quantidade de matéria-prima florestal elaborarem e implementem Plano de Suprimento Sustentável - PSS, o qual assegurará produção equivalente ao consumo de matéria-prima florestal pela atividade industrial, que é o caso da produção de papel, por isso que 100% do papel produzido no Brasil é proveniente det reflorestamento.

    Na fotossíntese, as plantas utilizam o CO2 + H2O (água) para formar CH2O + O2.


ID
3658273
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

“Atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades” é o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Desenvolvimento sustentável


ID
3662425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2004
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O turismo, de forma geral, é reconhecido como um fenômeno social que consiste no envolvimento dos indivíduos ou grupo de pessoas que, fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura, negócios ou saúde, saem de seu local de residência habitual e por conta dessa ação geram múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural para o destino. O turismo rural e o ecoturismo são atividades turísticas que têm apresentado um enorme crescimento territorial, não desconsiderando qualquer região do país. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Os centros de interpretação da natureza ou centros de visitantes são espaços destinados para a apresentação das características de uma UC ou de áreas naturais para o público em geral. Para o desenvolvimento eficaz do ecoturismo em áreas protegidas, é necessária a construção dessas instalações físicas de forma adequada, a fim de minimizar o impacto sobre o meio ambiente, fornecer um certo grau de auto-suficiência funcional e contribuir para a melhoria da qualidade da qualidade do visitante.

Alternativas

ID
3663478
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2013
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nas últimas décadas, a discussão sobre a sociedade de consumo ganhou ênfase na tentativa de compreensão das mudanças ocorridas nas sociedades contemporâneas, afetando a identidade das pessoas e a construção das relações sociais. Ao se reconhecer que estilos de vida diferentes contribuem de forma diversa para a degradação ambiental, a proposta de consumo sustentável passa a permear o discurso ambientalista. Qualquer estratégia de consumo sustentável deve ter como características essenciais:

Alternativas

ID
3685018
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 2010, vem divulgando a “campanha mundial construindo cidades resilientes” a qual prevê medidas a serem adotadas, em especial, relacionadas aos desastres naturais.


Nesse contexto, o termo resiliência está relacionado

Alternativas

ID
3695167
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Riversul - SP
Ano
2017
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A estratégia de desenvolvimento sustentável visa a promover a harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza. No contexto específico das crises do desenvolvimento e do meio ambiente surgidas nos anos 80  que as atuais instituições políticas e econômicas nacionais e internacionais ainda não conseguiram e talvez não consigam superar, a busca do desenvolvimento sustentável requer: 

Analise as afirmativas abaixo: 

I- Um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório. 

II- Um sistema produção capaz de gerar excedentes e  saber técnico em bases confiáveis e constantes. 

III-Um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não equilibrado. 

IV-Um sistema de econômico que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento. 

V-Um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções. 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

Alternativas

ID
3707602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social.


Desenvolvimento sustentável é aquele que, situado no presente, não compromete a estabilidade da organização e a satisfação dos públicos interno e externo e dos fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • errada

  • Gabarito: Errado

    Acredito que o erro da questão está em "situado no presente", pois o conceito que encontrei de desenvolvimento sustentável aborda "sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações".

    A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

    https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/


ID
3739258
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do modelo de desenvolvimento sustentável, podemos afirmar que há:

I - necessidade do uso racional da energia e da matéria com ênfase à conservação, em contraposição ao desperdício.
II - promoção da reciclagem e do reuso de materiais.
III - necessidade do controle da poluição, gerando menos resíduos para serem absorvidos pelo ambiente.
IV - necessidade do aumento da população para consumir os recursos naturais que estão em abundância.
V - independência do suprimento externo contínuo de energia (sol), pois já existem tecnológicas capazes de suprir essa demanda.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     IV - necessidade do aumento da população para consumir os recursos naturais que estão em abundância. (Contrário, devemos consumir menos os recursos naturais, pois são limitados)

    V - independência do suprimento externo contínuo de energia (sol), pois já existem tecnológicas capazes de suprir essa demanda. (Devemos investir cada vez mais em mecanismo de energia sustentável "Solar, Eólica")


ID
3771238
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, é denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Lei 12.305/2010 - PNRS

    Art. 13. A logística reversa é o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.


ID
3858820
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No desenvolvimento sustentável, as soluções de sustentabilidade desafiam os profissionais que projetam os ambientes da área da saúde, além de suscitarem neles e em todos os usuários que representam a sociedade uma importante reflexão. Essas soluções devem ser consideradas prioritariamente e estar sempre vinculadas às características geográficas regionais pertinentes à diversidade climática do Brasil. Assinale a alternativa que define desenvolvimento sustentável:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    O desenvolvimento sustentável tem como tripé: a sustentabilidade economia, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade sociopolítica


ID
3892768
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando o reúso direto da água, de forma planejada, para fins não potáveis, todas as modalidades abaixo são formas permitidas de sua reutilização, exceto:

Alternativas

ID
3905467
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A constante ação humana no meio ambiente provoca vários desequilíbrios ambientais, seja afetando os cursos hídricos, o ar atmosférico ou degradando os solos e interferindo diretamente nas relações ecológicas da fauna e flora. Na poluição no solo, os aterros sanitários possuem drenos que liberam gases capazes de serem queimados. A alternativa que relaciona corretamente um exemplo desses gases combustíveis e sua forma de produção esta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Os dois principais gases produzidos em um aterro sanitário, na decomposição da matéria orgânica, por bactérias anaeróbias (ausência de Oxigênio), são: gás metano (CH4) e o gás dióxido de carbono (CO2)


ID
3905470
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Atualmente, em virtude do comprometimento da vida no planeta, cresceu o debate a nível internacional sobre as questões ambientais mundiais. É cada vez mais comum, o estudo sobre os impactos ambientais para que haja conscientização da população e de governantes sobre a necessidade de se praticar um desenvolvimento sustentável. Dentro deste contexto, as informações ambientais iniciais necessárias para o reconhecimento de determinada área e adjacências, para elaboração de um estudo de impacto ambiental, são:

Alternativas

ID
3933601
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A administração da vegetação natural para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras ou não, de múltiplos produtos e subprodutos da flora, bem como a utilização de outros bens e serviços; é denominada como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Realizar o manejo de recursos naturais de forma sustentável significa, basicamente, buscar modos de atuar sobre eles, beneficiando a sua preservação e, ao mesmo tempo, possibilitando sua utilização em prol do desenvolvimento econômico e social das áreas em que estão inseridos.

  • Resposta: alternativa c

    Lei 11.284, art. 3°, VI - manejo florestal sustentável: administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal;