SóProvas


ID
2802454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Na medição de um serviço de pintura, cujo contrato foi por empreitada por preço unitário, o fiscal descontou todas as aberturas da área a ser pintada — algumas com dimensões de até 0,7 m² e outras superiores a 2 m² —, o que foi questionado pela contratada. Por outro lado, a empresa de pintura pleiteou um acréscimo de valor, alegando que a produtividade real da mão de obra alocada no serviço foi inferior à prevista em sua composição de custos unitários do orçamento de referência (SINAPI), gerando a necessidade de contratar mais pintores para concluir a empreitada no prazo.

Nessa situação hipotética,


se houve menor produtividade real, o coeficiente de produtividade da mão de obra alocada no serviço é menor do que o coeficiente previsto na ficha de composição de custos unitários do SINAPI.

Alternativas
Comentários
  • menores produtividades são resultados de grandes consumos de insumos

    exemplo:
    pedreiro = 1,96 hh para exercutar 1 m² de alvenaria
    1/1,96 = 0,51 m² cada hora

    se o insumo (hh) fosse menor, ele faria mais parede em 1 hora

  • Mais uma vez o Cespe erra os conceitos. Índice de consumo de mão de obra não se confunde com a produtividade. Quem tiver interesse em aprender, pesquise no livro de Aldo Mattos.

  • Quanto maior a RUP (índice), menor a produtividade. Quanto menor a RUP, maior a produtividade. 

     

    A produtividade indica a eficiência em transformar energia (e tempo) em produto. Quanto maior a produtividade, mais unidades do produto são feitas num determinado espaço de tempo. É óbvio notar que, quanto mais produtivo um recurso, menor quantidade de tempo será gasto na realização da tarefa.

     

    Gabarito: ERRADO

  • "... se houve menor produtividade real, o coeficiente de produtividade da mão de obra alocada no serviço é menor do que o coeficiente previsto na ficha de composição de custos unitários do SINAPI."


    Gab.: ERRADO


    Entendo que aqueles coeficientes das composições unitárias são FIXOS, independente da produtividade dos pintores. Logo, não se mexe.

  • A produtividade real é o inverso do coeficiente de produtividade (índice), exemplo:

    índice = 0,6 - produtividade=1/0,6, P= 1,666

    índice = 0,5 - produtividade=1/0,5; P= 2

    Inversamente proporcional, quanto menor o índice maior produtividade.

  • Quanto maior o índice, menor será a produtividade.

    Quanto menor o índice, maior será a produtividade.

  • GALERA VAMOS PEDIR COMENTÁRIO DOS PROFESSORES NAS QUESTÕES. VAI EM COMENTÁRIO DO PROFESSOR E PEDIR COMENTÁRIO...AS QUESTÕES DE ENGENHARIA NENHUMA É COMENTADA, A GENTE PAGA PRA ISSO!

  • A questão exigiu conhecimento a respeito do cálculo de produtividade de equipes em orçamentos.
     
    O coeficiente ou índice de mão de obra, na tabela de custos unitários, representa a quantidade de tempo para a execução de uma unidade de serviço. Considerando que a unidade de composição para a pintura seja em metro quadrado (m²) pintado, dessa forma os coeficientes de mão de obra serão expressos na unidade hora/m².
     
    De outro modo, a produtividade expressa a quantidade de serviço executada em uma unidade de tempo, ou seja, a produtividade da equipe é o inverso do coeficiente. Para esse exemplo, a produtividade será expressa em m²/hora.
     
    Como dito. a relação entre produtividade e coeficiente de mão de obra é inversa e pode ser representada por:
     

     
    Por fim, conclui-se que se houve menor produtividade real, o coeficiente de produtividade da mão de obra alocada no serviço é maior do que o coeficiente previsto na ficha de composição de custos unitários do SINAPI.

    Cuidado!
    Não confunda o coeficiente da mão de obra com a sua produtividade. Aqui a relação é inversa: quanto maior o coeficiente de mão de obra, menor a produtividade.
     
    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • P=1/C, logo, são inversamente proporcionais.