SóProvas


ID
2802487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.

A respeito dos procedimentos adotados nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


Ao adotar o princípio de Pareto, o engenheiro deverá analisar a faixa A da curva ABC de serviços do orçamento, garantindo assim a verificação da faixa que engloba a maior quantidade de serviços da obra a ser contratada.

Alternativas
Comentários
  • errada

     

    na análise de pareto, também chamada de curva ABC. O gestor foca sua administração naquilo que tem o maior investimento do empreendimento. Há faixas, nesse método. A faixa A, por exemplo, adota a relação 80/20; significa que 80% do valor total investido na obra está em 20% dos insumos, garantindo assim a verificação da faixa que engloba a maior quantidade investimento da obra a ser contratada.

  • Não engloba necessariamente a maior parte dos serviços, mas sim a maior parte dos custos. A faixa "A" é aquela que corresponde aos maiores custos.

  • Ele deve verificar a faixa A e B

    fonte: TCU 

  • Gabarito: ERRADO


    Análise de Pareto: 80% das consequências advêm de 20% das causas.


    - Faixa “A”: representam de 10 a 20% do número total de itens, mas respondem por cerca de 80% do valor total do orçamento.

    - Faixa “B”: abrange cerca de 30% dos itens, que correspondem a cerca de 15% do valor total (itens de importância intermediária).

    - Faixa “C”: que inclui aproximadamente 50% dos itens, contém apenas cerca de 5% do valor total orçado (itens menos importantes).

  • Curva ABC

     

    classificação dos itens em ordem decrescente de importância relativa

    expressa de forma percentual

    lança mão do princípio de Pareto

    princípio dos “pouco significativos e muitos insignificantes

     

    faixa A abrange cerca de 10% do total de todos os itens considerados e
    corresponde a cerca de 70% do valor total desses itens;

     

     faixa B com cerca de 30% dos itens, correspondendo a cerca de 25% do
    valor total

     

    faixa C, com aproximadamente 60% dos itens, equivalendo a apenas cerca de 5% dos itens totais

    os itens do conjunto devem ser ordenados por sua importância relativa

     

    obras de construção civil, o processo da curva ABC pode ser aplicada tanto para os itens de serviço como para os itens  de insumos

     

    Têm sua sigla oriunda do termo inglês “Activity Based Costing”.

     

    curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. (Carvalho, 2002, p. 226).

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

  • 20% dos itens são considerados A e correspondem a 80% do valor da demanda ou consumo;

    30% dos itens são considerados B e correspondem a 15% do valor da demanda ou consumo;

    50% dos itens são considerados C e correspondem a 5% do valor de demanda ou consumo.

  • Galera ta viajando demaissss. O erro é o simples fato de que a faixa A nao engloba necessariamente a maior QUANTIDADE de serviços mas sim os serviços responsaveis pela maior ALOCAÇAO de recursos da obra.

  • ABC:

    Muitos insignificantes

    Poucos significativos

  • Faixa A 20% dos itens porem 80% dos custos

    faixa C 50% dos itens porem 5% dos custos

  • GALERA VAMOS PEDIR COMENTÁRIO DOS PROFESSORES NAS QUESTÕES. VAI EM COMENTÁRIO DO PROFESSOR E PEDIR COMENTÁRIO...AS QUESTÕES DE ENGENHARIA NENHUMA É COMENTADA, A GENTE PAGA PRA ISSO!

  • No meu modo de ver existem dois erros :

    1. Podem ser insumos e serviços de maior incidência ( A questão restrigiu somente para serviços ).
    2. Além do grupo A ser importante para negociações futuras e planejamento para produção, o TCU reforça que o grupo B deve ser verificado por conter 80% dos itens totais. ( Famoso 80/20 da curva de pareto)
  • A curva ABC (ver figura) é uma importante ferramenta de gestão e baseia-se no Princípio de Pareto, em que 20% dos insumos correspondem a 80% do custo. Ela determina  a classificação dos itens da obra em ordem decrescente de importância relativa, baseada nos seus valores, do mais caro (importante) para o mais barato (menos importante).


    FONTE: Mattos, Aldo Dórea Como preparar orçamentos de obras -- São Paulo: Editora Pini, 2006

    Vale ressaltar algumas características da curva ABC (ver esquema):

    FONTE: Do professor.

    A partir da análise da curva ABC, podemos inferir que um insumo na faixa A responde a um custo expressivo da obra apesar de corresponder a um pequeno percentual, assim toda a sua logística e manuseio são mais prioritários que insumos das faixas B e C. É por isso que o engenheiro, ao verificar que houve um aumento significativo do preço dos insumos A, deve tomar uma ação imediata para evitar prejuízos à obra.

    Voltando ao comando da questão, há um erro de conceito. Veja a correção a seguir:

    Ao adotar o princípio de Pareto, o engenheiro deverá analisar a faixa A da curva ABC de serviços do orçamento, garantindo assim a verificação da faixa que engloba a maior menor quantidade de serviços da obra a ser contratada e que, em contrapartida, possui o maior custo.

    Gabarito do Professor: ERRADO.