-
errada
na análise de pareto, também chamada de curva ABC. O gestor foca sua administração naquilo que tem o maior investimento do empreendimento. Há faixas, nesse método. A faixa A, por exemplo, adota a relação 80/20; significa que 80% do valor total investido na obra está em 20% dos insumos, garantindo assim a verificação da faixa que engloba a maior quantidade investimento da obra a ser contratada.
-
Não engloba necessariamente a maior parte dos serviços, mas sim a maior parte dos custos. A faixa "A" é aquela que corresponde aos maiores custos.
-
Ele deve verificar a faixa A e B
fonte: TCU
-
Gabarito: ERRADO
Análise de Pareto: 80% das consequências advêm de 20% das causas.
- Faixa “A”: representam de 10 a 20% do número total de itens, mas respondem por cerca de 80% do valor total do orçamento.
- Faixa “B”: abrange cerca de 30% dos itens, que correspondem a cerca de 15% do valor total (itens de importância intermediária).
- Faixa “C”: que inclui aproximadamente 50% dos itens, contém apenas cerca de 5% do valor total orçado (itens menos importantes).
-
Curva ABC
classificação dos itens em ordem decrescente de importância relativa
expressa de forma percentual
lança mão do princípio de Pareto
princípio dos “pouco significativos e muitos insignificantes”
faixa A abrange cerca de 10% do total de todos os itens considerados e
corresponde a cerca de 70% do valor total desses itens;
faixa B com cerca de 30% dos itens, correspondendo a cerca de 25% do
valor total
faixa C, com aproximadamente 60% dos itens, equivalendo a apenas cerca de 5% dos itens totais
os itens do conjunto devem ser ordenados por sua importância relativa
obras de construção civil, o processo da curva ABC pode ser aplicada tanto para os itens de serviço como para os itens de insumos
Têm sua sigla oriunda do termo inglês “Activity Based Costing”.
A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. (Carvalho, 2002, p. 226).
VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.
-
20% dos itens são considerados A e correspondem a 80% do valor da demanda ou consumo;
30% dos itens são considerados B e correspondem a 15% do valor da demanda ou consumo;
50% dos itens são considerados C e correspondem a 5% do valor de demanda ou consumo.
-
Galera ta viajando demaissss. O erro é o simples fato de que a faixa A nao engloba necessariamente a maior QUANTIDADE de serviços mas sim os serviços responsaveis pela maior ALOCAÇAO de recursos da obra.
-
ABC:
Muitos insignificantes
Poucos significativos
-
Faixa A 20% dos itens porem 80% dos custos
faixa C 50% dos itens porem 5% dos custos
-
GALERA VAMOS PEDIR COMENTÁRIO DOS PROFESSORES NAS QUESTÕES. VAI EM COMENTÁRIO DO PROFESSOR E PEDIR COMENTÁRIO...AS QUESTÕES DE ENGENHARIA NENHUMA É COMENTADA, A GENTE PAGA PRA ISSO!
-
No meu modo de ver existem dois erros :
- Podem ser insumos e serviços de maior incidência ( A questão restrigiu somente para serviços ).
- Além do grupo A ser importante para negociações futuras e planejamento para produção, o TCU reforça que o grupo B deve ser verificado por conter 80% dos itens totais. ( Famoso 80/20 da curva de pareto)
-
A curva ABC (ver figura) é uma importante ferramenta de gestão e baseia-se no Princípio de Pareto, em que 20% dos insumos correspondem a 80% do custo. Ela determina a classificação dos itens da obra em ordem decrescente de importância relativa, baseada nos seus valores, do mais caro (importante) para o mais barato (menos importante).
FONTE: Mattos, Aldo Dórea Como preparar orçamentos de obras -- São Paulo: Editora Pini, 2006Vale ressaltar algumas características da curva ABC (ver esquema):
FONTE: Do professor.
A partir da análise da curva ABC, podemos inferir que um insumo na faixa A responde a um custo expressivo da obra apesar de corresponder a um pequeno percentual, assim toda a sua logística e manuseio são mais prioritários que insumos das faixas B e C. É por isso que o engenheiro, ao verificar que houve um aumento significativo do preço dos insumos A, deve tomar uma ação imediata para evitar prejuízos à obra.
Voltando ao comando da questão, há um erro de conceito. Veja a correção a seguir:
Ao adotar o princípio de Pareto, o engenheiro deverá analisar a faixa A da curva ABC de serviços do orçamento, garantindo assim a verificação da faixa que engloba a maior menor quantidade de serviços da obra a ser contratada e que, em contrapartida, possui o maior custo.
Gabarito do Professor: ERRADO.