SóProvas


ID
2802490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.

A respeito dos procedimentos adotados nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


O engenheiro agiu de forma cuidadosa em suas solicitações, pois, na cotação de preços de insumos para compor o preço de serviços a serem executados, a quantidade a ser adquirida e a forma de fornecimento são condições que afetam o valor final da obra.

Alternativas
Comentários
  • a resposta está no enunciado

     

    bem, consoante a ele, o orçamentista adotou preços não previstos no SINAPI. É uma recomendação a solicitção, pelo engenheiro, dos locais onde o orçamentista tirou os dados porque a quantidade a ser adquirida e a forma de fornecimento são condições que afetam o valor final da obra

  • Autoexplicativa.

  • pergunta tao simples q fiquei com medo de errar hahhaha... estranho o Cespe fazer esse tipo de pergunta.

  • GABARITO CERTO

  • A curva ABC é baseada no princípio de Pareto

  • Conhecida também como 80-20, a  é baseada em um teorema do economista Vilfredo Pareto. Esse pesquisador, em um estudo do século XIX sobre renda e riqueza, observou que 20% da população detinha 80% da riqueza.

    Nesta classificação ABC é possível notar que:

    https://www.sienge.com.br/blog/saiba-como-a-curva-abc-pode-ser-sua-aliada-no-planejamento-da-obra/

  • Certo. A determinação dos preços é uma das etapas principais do planejamento e da gestão de uma obra pública, sendo o BDI elemento primordial no processo de formação de preços, pois representa parcela relevante no seu valor final. Quando o preço de uma obra pública é determinado de forma equivocada, mais elevados são riscos de ocorrência de sobrepreço, superfaturamento, preços inexequíveis, “jogo de planilha”, pagamentos indevidos ou em duplicidade, combinação de preços, alterações contratuais além dos limites legais, abandono das obras, execução do objeto com baixa qualidade, extrapolação dos prazos etc.

  • Forma cuidadosa é se ele não tivesse usado o princípio de pareto, mas sim uma análise analítica sobre todo o orçamento item por item!
    Mas segue o barco...