-
RAID 0 – Stripping (fracionamento) distribui dados por dois ou mais vários discos. Aumenta a performance mas sem prover redundância ou esquema de correção. É utilizado estritamente para melhorar o desempenho.
-
"RAID 0, também conhecido como disk striping, requer no mínimo dois discos rígidos: " Até aqui está certo...
"se um disco falhar, os demais garantem o acesso e a recuperação dos dados": No RAID 0, se um disco falhar, o arquivo será corrompido.
-
Na questão temos dois erros:
RAID 0, também conhecido como disk striping,(data striping) requer no mínimo dois discos rígidos: se um disco falhar, os demais garantem o acesso e a recuperação dos dados (não garantem a recuperação dos dados).
No RAID 0, um novo disco é utilizado em paralelo com o já existente, dividindo o conteúdo entre os dois HDS. Suponha que uma palavra seja formada pelos caracteres A1A2...A7A8. Neste mecanismo, nós mandaríamos os caracteres com final ímpar, para o disco 0 e com o final par para o disco 1.
Tanto na leitura e na escrita em uma posição qualquer, ela será acessada em ambos os discos ao mesmo tempo. Isso faz com que dois dados sejam lidos ou escritos no mesmo momento, dobrando a taxa de leitura ou gravação. Logo, se a taxa de transferência era de 100 MB/s, ela passaria a trabalhar como 200 MB/s. As principais desvantagens deste método são o custo adicional do HD extra e o fato de que um erro em um disco compromete toda a informação armazenada.
Níveis de RAID são as várias maneiras de combinar discos para um fim.
O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos: tornar o sistema de disco mais rápido (isto é, acelerar o carregamento de dados do disco), através de uma técnica chamada divisão de dados (data striping ou RAID 0) e/ou tornar o sistema de disco mais seguro, através de uma técnica chamada espelhamento (mirroring ou RAID 1). Essas duas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto.
-
RAID 0 (Stripping)
➜ Todos os discos formam um único disco lógico.
➜ Soma-se as capacidades de cada disco físico.
➜ Gravação dos dados: os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos pelos discos.
➜ Não há redundância e nem paridade de dados. (sem segurança)
➜ Precisa de pelo menos dois discos.
➜ Vantagem: Operação de leitura rápida e gravação.
➜ Desvantagem: A falha de um disco poderá ocasionar perda de dados.
RAID 1 (Mirroring)
➜ Ou espelhamento.
➜ Os dados gravados em um disco será gravado também no outro.
➜ Pelo menos dois discos.
➜ Há perda da capacidade dos discos físicos pela metade.
➜ Vantagem: redundância (tem segurança)
➜ Desvantagem: escrita mais demorada.
Gabarito: Errado, pois é o RAID 1 que tem essa atribuição: "se um disco falhar, os demais garantem o acesso e a recuperação dos dados".
-
Quando houver a palavra "garante" no enunciado, leia mais 5 vezes
-
Gabarito: errado
RAID 0 - mínimo 2 discos - Lê e grava mais rápido que uma config não RAID, não há redundância, se perder um dos discos, já era - prejuízo!
-
Eu decorei associando ao 0 - No RAID 0, se um disco falhar, o arquivo já era (fica zerado)
-
se um falhar, vc senta em cima dos outros 99 que não falharam e chora.
-
- O RAID 0 não é tolerante a falhas. Se uma unidade falhar, todos os dados na matriz RAID 0 serão perdidos. Não deve ser usado para sistemas de missão crítica.