SóProvas


ID
2803495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao registro de fatos contábeis típicos.


Para uma empresa que utilize o sistema de inventário periódico baseado na conta de mercadorias com função desdobrada, o valor de estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias.

Alternativas
Comentários
  •  No Inventário Periódico temos a contabilização das operações de bens por meio da Conta Mercadorias Mista ou Conta Mercadoria Desdobrada ao final de um período determinado pela empresa, sendo geralmente anual. 

    Inventário Permanente, o usuário possui a ferramenta de acompanhar continuamente o nível do estoque uma vez que atualização ocorre a cada transação financeira, a partir do controle de entradas e saídas de mercadorias com dados de quantidades e valores.

    Bons Estudos!

  • Inventário Permanente

    O inventário funciona por um controle de estoque de forma individualizada e imediata. Geralmente este registro é feito por um sistema eletrônico de dados, ou seja, neste sistema é possível a obtenção do custo da mercadoria vendida (CMV) a qualquer instante.

    Inventário Periódico

    Pelo sistema periódico, as vendas não são controladas de modo imediato no estoque, isto é, a contagem do custo da mercadoria vendida (CMV) acontece apenas no final de cada período.

    Fonte: Desafios da Logística

  • Inventário Periódico

    Pelo sistema periódico, as vendas não são controladas de modo imediato no estoque, isto é, a contagem do custo da mercadoria vendida (CMV) acontece apenas no final de cada período.

     

    Inventário Permanente

    O inventário funciona por um controle de estoque de forma individualizada e imediata. Geralmente este registro é feito por um sistema eletrônico de dados, ou seja, neste sistema é possível a obtenção do custo da mercadoria vendida (CMV) a qualquer instante.

     

     

    GABARITO: ERRADO.

  • Qualquer momento é permanente

  • Inventário Permanente

    O inventário funciona por um controle de estoque de forma individualizada e imediata. Geralmente este registro é feito por um sistema eletrônico de dados, ou seja, neste sistema é possível a obtenção do custo da mercadoria vendida (CMV) a qualquer instante.

    Inventário Periódico

    Pelo sistema periódico, as vendas não são controladas de modo imediato no estoque, isto é, a contagem do custo da mercadoria vendida (CMV) acontece apenas no final de cada período.

  • RESUMINDO:

    INVENTÁRIO PERIÓDICO : contabilizado o CMV ao final

    INVENTÁRIO PERMANENTE: contabilizado o CMV a cada operação



    GABARITO ''ERRADO''

  • RESUMINDO:

    INVENTÁRIO PERIÓDICO : contabilizado o CMV ao final

    INVENTÁRIO PERMANENTE: contabilizado o CMV a cada operação



    GABARITO ''ERRADO''

  • Questão errada.

    Sistema de controle periódico: Neste método, a empresa não controla continuamente seus estoques, e sim faz este controle por bimestres, trimestres, semestres ou anualmente.

    Conta desdobrada de mercadoria: Consiste em considerar, basicamente, três contas que tratam de mercadorias;

    1 - conta de estoque inicial de mercadorias: inicialmente está contabilizado o saldo do período em questão.

    2 - conta compras de mercadoria do período (devolução de compras): aquisições do período e as devoluções de compras em uma conta específica.

    3 - conta de estoque final do período: será a conta de estoque inicial do próximo período.

    Contabilidade Geral e Avançada - Eugênio Montoto, 5ª ed.

  • Existem os inventários periódico e permanente. O primeiro utiliza as contas desdobradas (compras, devoluções e etc..) ou a conta mercadoria mista, que é ao mesmo tempo uma conta patrimonial e de resultado.


    Impende ressaltar que no inventário periódico o valor do estoque final somente é conhecido ao término do período, já no permanente, o estoque pode ser acompanhado a qualquer momento, pois os lançamentos são realizados diretamente na conta estoque.


    Portanto, errado o item quando afirma que " o valor de estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias", no inventário periódico.


    Gabarito E

    Fonte: Aulas Silvio Sande

  • A qualquer momento, não. Estaria correto se tratasse de inventário permanente.

  • ERRADO,

    QUALQUER MOMENTO? Então PERMANENTE, controle é realizado através de FICHAS DE ESTOQUE o que permite verificar os saldos eventualmente.

    APENAS NO FIM DO PERÍODO? Então é PERIÓDICO, pois este é realizado de maneiras EXTRA-CONTÁBIL atráves da fórmula CMV=EI+C - EF.

  • É pelo sistema de inventário permanente que o estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias.

    Pelo sistema de inventário periódico o valor dos estoques é calculado mediante contagem física.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • ERRADO

    INVENTÁRIO PERIÓDICO : Intervalos regulares .

    INVENTÁRIO PERMANENTE: contabilizado quando quiser .

    Bons estudos .

  • Pessoal, só uma dúvida, a conta mercadoria desdobrada é um tipo do método periódico?

  • No inventário periódico os estoques são avaliados na data do balanço, por meio do inventário

    físico. Para calcular o valor do Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), usamos a seguinte equação:

    CMV = Estoque inicial + Compras Líquidas – Estoque final

    Alguns doutrinadores informam que essa é uma forma extracontábil (matemática) de avaliação dos

    estoques.

    No inventário permanente a empresa controla o estoque de forma contínua, registrando todas

    as entradas no estoque e as baixas em cada operação de venda. Nesse sistema, é necessário

    utilizar critérios de avaliação de estoques (PEPS, UEPS e Custo Médio), utilizando-se “fichas de

    estoque”.

  • No Inventário Periódico temos a contabilização das operações de bens por meio da Conta Mercadorias Mista ou Conta Mercadoria Desdobrada ao final de um período determinado pela empresa, sendo geralmente anual. 

    Inventário Permanente, o usuário possui a ferramenta de acompanhar continuamente o nível do estoque uma vez que atualização ocorre a cada transação financeira, a partir do controle de entradas e saídas de mercadorias com dados de quantidades e valores.

    Bons Estudos

  • Beninos, Beninas...sou um mero mortal estudando contabilidade p/ concursos: Ora com serenidade, ora com pitadas de desespero. Mas vou tentar contribuir com essa questão tentando trazer às claras o que que ela quis dizer com essa joça toda que eu nunca vi na vida, mas que se vermos com carinho, não é tão complicado assim.

    Corrijam-me, na hipotese de erro, para que eu melhore meu estudo:

    O QUE É INVENTARIO?

    É um registro do seu estoque.

    O QUE É UM INVENTÁRIO PERIÓDICO?

    É uma maneira de registrar o seu estoque no final de cada período contábil.

    O QUE É UM INVENTÁRIO PERMANENTE?

    É outra maneira de registrar seu estoque, só que de maneira contínua através de um sistema de dados que o faz de maneira individualizada e imediata (Aqui você já mata a questão)

    Mas se quiser saber um pouco mais, prossiga...

    O QUE DIABOS É CONTA DE MERCADORIAS COM FUNÇÃO DESDOBRADA?

    É uma maneira de contabilizar as mercadorias que foram inventariadas pelo modelo PERIÓDICO.

    Temos duas formas de fazê-lo: Por Conta MISTA ou DESDOBRADA.

    Mista é a que em uma conta apenas temos conta de estoque e conta de resultado, tudo junto e misturado :)

    DESDOBRADA é a que se desdobra :) em outras cinco. Ela é discriminada sabe? Ela está organizada em outras cinco contas! A saber: Mercadorias, Compras,Vendas, CMV e resultados

    Pronto, beninXs

  • OUTRAS QUESTÕES

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão:  ANAC

    Se adota o sistema de inventário periódico, a empresa não deve fazer registro a débito ou a crédito na conta de mercadorias-estoque entre um período de inventário e outro. CERTA

    ________________

    Ano: 2004 Banca: CESPE Órgão: PF

    Quando a empresa utiliza o método da conta desdobrada, próprio do inventário periódico, a conta mercadorias- estoques tem a função de registrar o valor das mercadorias existentes na empresa ao longo do exercício. Essa conta é movimentada a cada operação com mercadorias que gere entrada ou saída dos estoques. ERRADA. A conta mercadorias só será alterada no final do exercício. A conta não é movimentada a cada operação.

    ________________

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão:  INMETRO

    Tanto nas empresas comerciais quanto nas industriais, obtém-se o valor do estoque final de mercadorias e materiais utilizando-se os dados constantes em inventários periódicos e(ou) em inventários permanentes —, procedimento que é conhecido como regime de inventários. Acerca das características desse regime, assinale a opção correta. 

    O inventário periódico dificulta a identificação de saídas que não foram motivadas por vendas. CERTA. Como a empresa contabiliza no final do período, não existe controle efetivo sobre venda, extravio, furto...

    ________________

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: TRE-ES

    Enquanto, no sistema de inventário periódico, o valor do estoque final de mercadorias é conhecido por meio de um mecanismo extracontábil, no sistema de inventário permanente, é a própria contabilidade que fornece a informação a respeito do estoque existente em cada momento. CERTA. Mecanismo extracontábil = contagem física de itens.

    ________________

    Ano: 2008 Banca:  CESPE Órgão: ANTAQ

    Com relação aos conceitos e aplicações atinentes a custos em geral, julgue o item subsequente. 

    Para efeito de determinação dos custos dos produtos e dos serviços, o método indireto real faz a ligação completa — integrada e coordenada — da contabilidade de custos com a contabilidade geral. Esse método adota o inventário periódico, em que se calculam as saídas dos estoques por meio da contagem e avaliação dos saldos inicial e final desses estoquesCERTA. A empresa realiza uma contagem física do seu estoque, em regra, no encerramento do exercício. Não há controle do estoque a cada venda. O controle é feito por meio do estoque inicial e final. 

    ________________

    Ano: 2009 Banca:  CESPE Órgão: TCE-AC

    Existem, basicamente, dois sistemas de apuração do custo das mercadorias vendidas: inventário periódico e inventário permanente. Assinale a opção que caracteriza um típico registro do sistema de inventário permanente.

    D - mercadorias 

    C - fornecedores

    OBS.: Periódico: => D - Compras / C - Fornecedores

    Qualquer erro, notificar!

    Bons estudos!

  • No caso da questão, o valor de estoque existente só poderá ser conhecido após o inventário físico.

    GABARITO: ERRADO.

  • Inventário periódico: contas desdobradas. CMV = Ei + CL - Ef

    Inventário permanente: conta estoque. PEPS, UEPS, MPM

  • Vejam que o próprio nome estabelece que o inventário é periódico. Apenas na data do balanço é que realizamos o inventário físico. A empresa não faz registro a cada compra ou a cada venda na conta estoques. O inventário periódico é apurado através da conta mercadorias função mista. 

    Uma variação da conta mista é a Conta Mista Desdobrada. Nesse caso, usamos três contas para o controle e apuração do resultado, ao invés de uma. São elas:

    1) Mercadorias: registra o estoque inicial. Seu saldo não se altera durante o ano.

    2) Compras: registra as compras efetuadas durante o ano

    3) Vendas: Registra as vendas ocorridas durante o ano.

    O Item está errado, pois nesse caso o valor de estoque existente só poderá ser conhecido após o inventário físico.  

    Fonte: estratégia concursos.

  • 1.2.1 Periódico

    Ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física.

    Optando pelo inventário periódico, a contabilização das operações que envolvem mercadorias pode ser efetuada utilizando a Conta Mercadorias Mista ou a Conta Mercadoria Desdobrada.

    1.3.2 Conta Mercadorias Desdobrada

    Nesta forma de registrar os fatos que envolvem mercadorias, cinco contas são utilizadas para se registrarem as operações que envolvem mercadorias. Deste modo, são utilizadas as contas Mercadorias, Compras, Vendas, CMV e RCM.

  • Resumindo:

    Inventário Periódico = as empresas passam a elaborar o inventário do estoque somente ao final de um período, geralmente corresponde a um ano, NÃO EM TEMPO REAL.

    Inventário Permanente = o estoque de mercadorias são atualizados constantemente , em tempo real.

  • Gabarito: Errado!

    Inventário Periódico - Nesse inventário, é realizada uma contagem uma contagem física, apuração extra contábil, para determinação do estoque no encerramento do exercício social. Portanto, não há controle das mercadorias a cada venda.

    Inventário Permanente - Nesse sistema, a empresa controla as mercadorias de modo permanente, dando baixa no estoque em cada operação de venda. Assim, a cada operação, é possível saber o valor das compras, estoque final e CMV.

  • Vamos às obviedades que só enxergamos após identificarmos o erro.

    .

    INVENTÁRIO PERIÓDICO : contabilizado o CMV ao final

    PERIODICAMENTE = BASEADO EM UM PERÍODO

    .

    INVENTÁRIO PERMANENTE: contabilizado o CMV a cada operação

    PERMANENTEMENTE = BASEADO EM PERMANÊNCIA

  • Sistema e Inventário Periódico: É o sistema usado por grandes empresas, pois o controle dos estoques é contínuo, por meio de fichas de controle, o que possibilita o cálculo do resultado (lucro ou prejuízo) das vendas de mercadorias, já que sabemos de imediato o valor do custo das mercadorias vendidas

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO EM VÍDEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=jLqgr4JcBK0

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/12a7AbW7faNOFP0l1KnSJUPWctueg-1K-/view?usp=sharing

  • Inventario Periódico: Não efetua o controle continuo das movimentações de saída e entrada de mercadorias e produtos, contudo, será realizado somente ao final do período, que pode ser semanal, semestral e anual, de acordo com as necessidades da empresa.

  • Meu Deus, ajude-me

    até os comentários parecem ser em inglês..

    eu entendi até o ponto que alguns amigos comentarão sobre o inventário periódico porque a questão abordou isso.

    Más esse Permanente veio de que Diabos da onde, me ajudem a entender para fazer as minhas anotações aqui por favor.

    por favor ajudem-me

  • Os bonitinhos e as bonitinhas só ficam repetindo o que é estoque periódico e permanente, mas até o momento não vi um comentário mostrando o erro da questão.

  • O erro da questão está "o valor de estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento".

    Para responder essa questão, precisa saber quais são as formas de registrar um mercadoria que foi comprada pela empresa. Assim, temos duas formas:

    1) É chamada de Inventário permanente: Pense que você é o dono de um empresa e ao comprar 10 garrafas para revender na sua loja você cadastra elas no computador dentro do ESTOQUE/MERCADORIAS GARRAFAS, por exemplo. Assim, toda vez que você vender uma garrafa vai mostrar quantas ainda estão disponíveis para venda no estoque. Por isso, o valor do estoque é conhecido a qualquer momento.

    2) É chamada de Inventário Periódico: Você como empresário ao comprar as 10 garrafas para revender na sua loja registra elas apenas como COMPRA (não especifica). A cada período terá que ser efetuado a famosa "conta de estoque - loja fechado para balanço rs", ou seja, terá que contar quantas garrafas sobraram no estoque para saber quantas foram vendidas. Por isso, o saldo da conta do estoque NÃO pode ser conhecido a qualquer momento, precisará esperar o fim de um período (por exemplo, daqui a 6 meses) para saber o que tem no estoque.

    OBS: A QUESTÃO INVERTEU O CONCEITO DE REGISTRO DAS MERCADORIAS.

  • Antes de responder essa questão devemos saber o conceito de INVENTÁRIO PERIÓDICO e INVENTÁRIO PERMANENTE.

    INVENTÁRIO PERIÓDICO: A empresa faz uma contagem física de cada produto, periodicamente, para quantificar seu estoque.

    INVENTÁRIO PERMANENTE: Todas as entradas e saídas de mercadorias são controladas continuamente através de um processo informatizado.

    Assim, conseguimos perceber que o erro da questão está em confirmar que no INVENTÁRIO PERIÓDICO o valor do estoque é reconhecido a qualquer momento sendo que não.

    Questão correta:

    Para uma empresa que utilize o sistema de INVENTÁRIO PERMANENTE baseado na conta de mercadorias com função desdobrada, o valor de estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias.

  • Eu vi em uma aula um prof falar que um determinado supermercado, pode, utilizar o inventário permanente através das vendas que registram no caixa, como também pode realizar o períodico ao conferir as mercadorias 1 vez por mês, por exemplo.

    Seria isso, pai vei?

  • ALGUMAS PESSOAS CONFUSAS NOS COMENTÁRIOS, ENTÃO TENTAREI AJUDAR DE FORMA DIRETA.

    A QUESTÃO DIZ: Para uma empresa que utilize o sistema de inventário periódico baseado na conta de mercadorias com função desdobrada, o valor de estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias

    SINALIZEI AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS EM VERMELHO, PELO SEGUINTE FATO: SISTEMA DE INVENTÁRIO PERIÓDICO NÃO DISPONIBILIZA AS INFORMAÇÕES A QUALQUER MOMENTO!

    É SOMENTE NO FINAL DO PERÍODO ESTIPULADO PELA EMPRESA.

    CONHECIMENTO A QUALQUER MOMENTO É FUNÇÃO DO SISTEMA DE INVENTÁRIO PERMANENTE!

  • É pelo sistema de inventário permanente que o estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias.

    Pelo sistema de inventário periódico o valor dos estoques é calculado mediante contagem física.

  • Em 09/01/21 às 00:05, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Em 06/01/21 às 22:31, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Em 16/09/20 às 23:24, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Em 02/09/20 às 23:05, você respondeu a opção E.

    Você acertou!

    Em 19/01/20 às 22:22, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

  • ERRADO

    O controle de estoque de mercadorias para revenda poderá ser efetuado segundo dois critérios: INVENTÁRIO PERIÓDICO ou INVENTÁRIO PERMANENTE.

    O inventário PERIÓDICO é normalmente mensurado no final do exercício financeiro, na data de elaboração do balanço patrimonial, por meio da contagem física. 

    No inventário PERMANENTE, as empresas têm condições de levantar, no momento de cada venda realizada, o valor dos seus estoques de mercadorias para revenda.

    FONTE: Alguém aqui do QC

  • Na conta mercadoria desdobrada as contas estoque, compras de mercadorias e venda são separadas, tendo maior controle no inventário periódico, mas o erro da questão está em dizer que pode ser conhecido a qualquer momento, não, já que só consegue no final do período, diferentemente da permanente

  • Um resumo mais aprofundado:

    .2 INVENTÁRIOS 

    1.2.1 Periódico 

    Ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física. Optando pelo inventário periódico, a contabilização das operações que envolvem mercadorias pode ser efetuada utilizando a Conta Mercadorias Mista ou a Conta Mercadoria Desdobrada. 

    1.2.2 Permanente 

    É aquele em que há um controle de forma contínua do estoque, pois dá-se a baixa dto custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que se encontram em estoque. No Inventário Permanente, é indispensável a utilização de um instrumento extracontábil, a Ficha de Controle e Avaliação de Estoque, também chamada de Ficha de Estoque. Por meio da Ficha de Estoque, acompanha-se a movimentação física e contábil das mercadorias. 

    1.3 INVENTÁRIO PERIÓDICO 

    1.3.1 Conta Mista de Mercadorias 

    Existe apenas uma única conta, a de Mercadorias, que registra todos os fatos pertinentes ao RCM: – Vendas, Compras, Estoque e CMV. É denominada conta mista, pois mescia em seu interior contas patrimoniais (estoque) e de resultado (RCM). 

    1.3.2 Conta Mercadorias Desdobrada 

    Nesta forma de registrar os fatos que envolvem mercadorias, cinco contas são utilizadas para se registrarem as operações que envolvem mercadorias. Deste modo, são utilizadas as contas Mercadorias, Compras, Vendas, CMV e RCM. 

  • Custo das mercadorias vendidas = Estoque inicial + Compras líquidas (compras - devoluções) - Estoque final. O inventário periódico é um levantamento físico, no final de cada período, para apuração do custo das mercadorias vendidas e o resultado com as mercadorias. O inventário permanente é mais utilizado por empresas de grande porte que necessitam de maior controle dos resultados e custos:

    Método do custo específico: mercadorias de valor significativo, distinguíveis entre si; Método PEPS: em cenários inflacionários, mercadorias com maior custo (mais recentes, mais inflacionadas) ficam prioritariamente no estoque, as de menor custo saem primeiro. Em cenários deflacionários, ocorre o oposto. Resultado em cenário inflacionário é maior, ou seja, custos menores são apropriados primeiro e a base de cálculo para impostos e outras distribuições é maior; Métodos UEPS: inversão do método PEPS. Em cenários deflacionários, gera resultados maiores (maior base de cálculo);

    Método do custo médio: média ponderada móvel. A cada nova aquisição uma nova média de custo é estimada. Valor intermediário entre os métodos PEPS e UEPS.

  • A questão fala em periódico então é a cada período, para controlar o estoque como dito tem que ser permanente, dia após dia
  • Inventário Periódico -> só sei o meu estoque no fim do período

    Inventário Permanente -> sei o meu estoque a qualquer momento

  • 42 comentários falando que não se trata de inventário periódico, e sim permanente. #tutorialdecomofuderobancodedadosdoqc

  • A Conta Mercadorias só serve como Registro dos estoques,e não para verificação destes.

  • *O controle dos estoques pode ser feito através de INVENTÁRIO PERIÓDICO ou INVENTÁRIO PERMANENTE. Nesse sistema, é realizada um contagem física, apuração extra contábil, para determinação do estoque no encerramento do exercício social. Portanto, não há controle das mercadorias a cada venda.

  • GABARITO "ERRADO"

    Inventário Periódico - temos a contabilização das operações de bens por meio da Conta Mercadorias Mista ou Conta Mercadoria Desdobrada ao final de um período determinado pela empresa, sendo geralmente anual. 

    Inventário Permanente - o usuário possui a ferramenta de acompanhar continuamente o nível do estoque uma vez que atualização ocorre a cada transação financeira, a partir do controle de entradas e saídas de mercadorias com dados de quantidades e valores.

  • ERRADO

    No Inventário Periódico o CMV é calculado ao final de uma determinado período de tempo, normalmente ao final do exercício social, quando da contagem dos estoques.

  • Inventario periódico: Apuração por periodo, pode ser mensal, anual, semanal, de acordo com a necessidade da empresa. > reconhece a cada período estabelecido.

    Inventario permanente: Atualização no momento da venda realizada > pode reconhecer o valor do estoque a qualquer momento.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Gilmar Possati - Estratégia

    Para responder essa questão você precisa saber que existem dois tipos  de  controle  de  estoques  que  são  muito  explorados  em  prova:  inventário  permanente  e inventário periódico. Em suma, se você souber o que está na tabela abaixo detona tudo: 

    Inventário PERMANENTE 

    • Valor do estoque é conhecido a QUALQUER MOMENTO 
    • Controle é realizado por meio de FICHAS DE ESTOQUE 
    • Lançamentos  realizados  diretamente  na conta Estoques 

    Inventário PERIÓDICO 

    • Valor do estoque é conhecido ao FINAL DO PERÍODO (bimestre, semestre, ano) 
    • Utiliza  as  “contas  desdobradas”  (Estoque inicial, Compras Líquidas, Estoque Final) CMV = EI +CO – EF 
    • Maneira mais cobrada em prova Pode  utilizar,  ainda,  a  conta  “Mercadoria Mista”  (todas  as  operações  são  registradas na  mesma  conta).  Pouco  explorado  em prova. 

    De posse desse conhecimento, fica fácil identificar que o item erra ao afirmar que no inventário periódico o valor do estoque é conhecido a qualquer momento. Lembre-se: qualquer momento = permanente.

  • O CMV SÓ SERÁ DESCOBERTO APÓS A CONTAGEM DO ESTOQUE, NÃO É A QUALQUER MOMENTO

  • No inventário periódico os estoque são avaliados a cada final do exercício.

    Por meio do inventário físico.

    Para calcular CMV= estoque inicial+compras líquidas- estoque final

    cmv=E.I+C- E.F

  • Sistema Inventário Periódico: Feito periodicamente, em intervalos (mensal, bimestral, trimestral ou anual, conforme o interesse da companhia).

    Sistema Inventário Permanente: reconhece O CMV no momento da venda. O inventário funciona por um controle de estoque de forma individualizada e imediata. Geralmente este registro é feito por um sistema eletrônico de dados, ou seja, neste sistema é possível a obtenção do custo da mercadoria vendida (CMV) a qualquer instante.

  • essa menção de "mercadoria com função desdobrada" influi em alguma coisa na questão ou é só pra confundir?

  • Inventário periódico -> só sei o valor do estoque no fim do período

    Inventário permanente -> sei o valor do estoque a qualquer momento (caso da questão)

    Gab: errado.

  • periódico: mercearia do seu zé

    permanente: lojas americanas

  • Inventário periódico -> só sei o valor do estoque no fim do período

    Inventário permanente -> sei o valor do estoque a qualquer momento

  • É pelo sistema de inventário permanente que o estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento

    mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias.

    Pelo sistema de inventário periódico o valor dos estoques é calculado mediante contagem física.

    Fonte: Prof Igor Cintra

  • ERRADA

    INVENTÁRIO PERIÓDICO - CONTAGEM FÍSICA.

    INVENTARIO PERMANENTE - VALOR PODE SER VERIFICADO A QUALQUER MOMENTO.

    A BANCA INVERTEU OS CONCEITOS DA QUESTÃO.

  • ACERTIVA INCORRETA!

    INVENTÁRIO PERIÓDICO : contabilizado o CMV ao final

    INVENTÁRIO PERMANENTE: contabilizado o CMV a cada operação

    FONTE: COLABORADORES DO QC!

  • A desdobrada só é mais detalhada, mas continua sendo periódica, só sabendo o estoque ao fim do período do exercício.

  • REGIME DE INVENTÁRIOS

    • PERIÓDICO

    - Não controla os estoques ao longo do período

    - Controle por levantamento físico ao final do período

    - CMV = E.I + C - E.F

    • PERMANENTE

    - Controle de estoques contínuo (fichas de controle)

    - Sabe-se, a cada venda, o lucro/prejuízo correspondente (e CMV imediatamente)

    - Principais métodos

    1. PEPS: primeira mercadoria que entra é a primeira a sair.
    2. UEPS: última mercadoria que entra é a primeira a sair
    3. CUSTO MÉDIO MÓVEL/PONDERADO: a cada nova compra, uma nova média é calculada (calcula-se pela média aritmética dos valores das mercadorias)
    4. CUSTO MÉDIO FIXO: calcula-se a média apenas ao final do período (calcula-se pela média ponderada)
    5. CUSTO MÉDIO ESPECÍFICO: faz-se o controle pelo valor específico da mercadoria que está saindo.
  • Questão sobre registro de fatos contábeis típicos.

    Existem diversos métodos de avaliação do custo, das mercadorias vendidas e dos estoques, sendo que cada uma dessas técnicas ou sistemas depreende um tratamento contábil específico para contabilizar as mercadorias. Segundo Montoto¹, os 4 principais são:

    - Método do preço específico - Produtos únicos de fácil identificação.
    - Método do varejo - Muita diversidade de produtos e quantidades.
    - Métodos periódicos - Conta Mista e Conta Desdobrada de Mercadoria.
    - Métodos permanentes - PEPS, UEPS, média ponderada móvel e fixa.

    Vamos revisar os métodos periódicos permanentes, que são os que interessam para resolver a questão.

    Nos métodos periódicos, a empresa não controla continuamente seus estoques, e sim faz este controle por bimestres, trimestres, semestres ou anualmente. É necessária uma contagem física do estoque, o chamado balanço. O objetivo desse balanço é verificar o valor do estoque existente comparado com o que a empresa tinha no início do período e considerar as compras do período para apurar o valor da mercadoria vendida.

    Dentro dos métodos periódicos temos o da conta mista e da conta desdobrada.

    No método da conta mista, controlamos as operações com mercadorias em uma única conta – Mercadorias (Estoques). Essa conta mista que utilizamos para realizar os lançamentos é ao mesmo tempo uma conta patrimonial e de resultado e por isso, dizemos que é uma exceção em toda a Contabilidade e chamamos de conta mista.

    Já no método da conta desdobrada, controlamos as operações em diversas contas separadas, desdobradas da conta Mercadorias, como por exemplo, compras, fretes e seguros, abatimentos, descontos incondicionais obtidos, vendas, etc.

    Atenção! Perceba que se a empresa utilizar o sistema de inventário periódico, independentemente do método específico (conta mista ou desdobrada), o valor do estoque não poderá ser conhecido a qualquer momento. É necessária a realização do balanço para verificação do estoque existente.

    De outro lado, temos os métodos permanentes de avaliação em que cada saída/entrada de mercadoria geram registros contábeis, continuamente. Nesse sistema, registramos um crédito na conta de mercadorias decorrente de uma venda (a qualquer tempo), em contrapartida de CMV (custo da mercadoria vendida). Por isso, não dependemos de um balanço periódico para verificar o saldo da conta de mercadorias, o valor do estoque pode ser conhecido a qualquer momento.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Para uma empresa que utilize o sistema de inventário periódico baseado na conta de mercadorias com função desdobrada, o valor de estoque existente pode ser conhecido a qualquer momento mediante a verificação do saldo da conta de mercadorias.

    Para uma empresa que utilize o sistema de inventário periódico baseado na conta de mercadorias com função desdobrada, o valor de estoque existente não pode ser conhecido a qualquer momento. É necessária a realização de um balanço periódico para verificação do estoque.


    Fonte:

    ¹ MONTOTO, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018, pág. 696.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ACERTIVA INCORRETA!

    INVENTÁRIO PERIÓDICO : contabilizado o CMV ao final

    INVENTÁRIO PERMANENTE: contabilizado o CMV a cada operação

    FONTE: COLABORADORES DO QC!