-
RESOLUÇÃO Nº 4.582, DE 29 DE JUNHO DE 2017
Art. 1º Ficam estabelecidas as seguintes metas para a inflação, juntamente com os seus intervalos de tolerância:
I - para o ano de 2019, meta para a inflação de 4,25% (quatro inteiros e vinte e cinco centésimos por cento), com intervalo de tolerância de menos 1,50% (um e meio ponto percentual) e de mais 1,50% (um e meio ponto percentual); e
II - para o ano de 2020, meta para a inflação de 4,00% (quatro por cento), com intervalo de tolerância de menos 1,50% (um e meio ponto percentual) e de mais 1,50% (um e meio ponto percentual).
-
Uma vez anunciada, os agentes econômicos acompanham o valor efetivo da inflação para saber se a meta será atingida ou não. Quanto maior a credibilidade da autoridade monetária, maior a probabilidade da inflação atingir a meta até por conta dos agentes se comportarem como tal.
-
O CMN se baseia no IPCA pra definir a meta de inflação.
*obs: O BACEN é o responsável para atingir a meta de inflação. Ele faz isso indiretamente, o que ele precisa é atingir a meta da taxa SELIC (que é a variações do juros diários). Para atingir a taxa SELIC, o BACEN realiza operações bancárias de "mercado aberto", com a venda e compra de títulos para as instituições financeiras com intuito de diminuir ou aumentar a quantidade de moeda no mercado, o que finalmente aumentará ou diminuirá a taxa de juros.
Já a meta da taxa SELIC é definida pelo COPOM.
Ou seja, em resumo: CMN fixa meta de inflação baseando-se no IPCA. COPOM define meta da taxa SELIC para se alcançar a meta de inflação. BACEN opera para atingir a meta SELIC porque assim cumprirá seu objetivo principal que é chegar na meta de inflação.
-
Perfeita a resposta da colega Laís Karen!
Apenas complementando com os valores para o ano de 2018, já que a questão também o inclui:
Centro da meta da inflação para 2018: 4,5%, com margem de tolerância de 1,5% para mais ou para menos, ou seja, inflação pode variar de 6% a 3%.
Logo, de acordo com o texto apresentado, as metas de inflação estariam sendo cumpridas.
Gabarito: CORRETO.
-
Tudo perfeitinho!
O IPCA é o índice oficial da meta para inflação definida pelo Conselho Monetária Nacional e perseguida pela política monetária do Banco Central.
É o IPCA, então, que é utilizado para formação da maior parte das expectativas dos agentes econômicos, afinal é com ele que o Banco Central está comprometido a direcionar a taxa de inflação.
Quanto maior for a credibilidade do Banco Central, claro, mais perto da meta estará a expectativa dos agentes econômicos para o IPCA.
Resposta: C
-
Sim, o governo usa o IPCA como indice oficial do governo, o ipca é feito pelo IBGE
ja o igpm da FGV é amplamente usado no mercado, mas nao é oficial do governo.