SóProvas



Questões de Prestação de Serviços Bancários


ID
20098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quando os jornais anunciaram que o Brasil teve superavit nas contas públicas no ano de 2006, correspondente a 4,84% do PIB, referiam-se ao chamado superavit primário - sem os juros e custos da dívida pública - e mostravam o grande esforço arrecadador do governo. As instituições financeiras têm responsabilidades legais na estruturação tributária, seja como contribuintes, seja como responsáveis tributários. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem, relativos a serviços e produtos bancários.

O IOF pode incidir sobre operações de crédito, de câmbio, de seguro e com títulos ou valores mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro. Imposto Federal que incide dentre outros fatos gerados, emprestimos, ações, seguros, etc.
  • INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 46/01Art. 1º O Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) incidente sobre operações de crédito será determinado, sempre, em função do prazo pelo qual o recurso permaneceu à disposição do tomador.
  • O IOF incide sobre:

    I - operações de crédito realizadas:

    a) por instituições financeiras;

    b) por empresas que exercem as atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção de riscos, administração de contas a pagar e a receber, compra de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring);

    c) entre pessoas jurídicas ou entre pessoa jurídica e pessoa física;

    II - operações de câmbio;

    III - operações de seguro realizadas por seguradoras;

    IV - operações relativas a títulos ou valores mobiliários;

    V - operações com ouro, ativo financeiro, ou instrumento cambial.

  • O IOF incide sobre:  operações de crédito, operações de câmbio;  operações relativas a títulos ou valores mobiliários


    gab certo



  • I O F = Incide sobre Operações Financeiras R$$$$...

  • IOF só não incide em arrendamento mercantil.


ID
20380
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a)Sacado é quem paga o boleto e o Cedente é quem emitiu o boleto. Então o sacado é o que compra a mercadoria ou a quem foi prestado um serviço.
    b)Os valores resultantes da operação de cobrança são automaticamente creditados na conta corrente da empresa cliente no prazo estipulado entre o banco e o cliente.
    d)A duplicata é um título de aceite obrigatório, ou seja, o sacado, em regra, está obrigado a aceitar a ordem do título.(Entendi que esta regra vale para títulos em geral)
    e)O banco cobra uma taxa sobre cada boleto pago pelo sacado.
  • A alternativa "e", é questionávelA cobrança bancária é um serviço que deve ser prestato gratuitamente pelos bancos aos clientes sacados das respectivas cobranças, haja vista que estes bancos já recebem a tarifa interbancária pela compensação destes boletos, vindo a configurar enriquecimento ilícito caso receba do sacado e da interbancária ao mesmo tempo.Por outro lado a CARTA-CIRCULAR Nº 3.349, DE 31 DE OUTUBRO DE 2008:do Bacen, no seu inciso V reza: V - o serviço de cobrança bancária, realizado mediante a utilização de bloquetos/boletos de cobrança, em face do contido na Circular nº 3.255, de 31de agosto de 2004:a) é caracterizado como "serviço especial", nos termos do art. 4º da Resolução nº 3.518, de 2007;b) não se enquadra entre os serviços passíveis de cobrança do sacado, a título de tarifa ou de ressarcimento de despesas, nos termos da Resolução nº 3.518, de 2007, por caracterizar prestação de serviço ao cedente/sacador;PORTANTO A QUESTÃO ESTARIA CORRETA SE ANALISARMOS PELO LADO DO SACADO, O QUE NÃO É PROIBIDO É NEGOCIAR O CUSTO DO SERVIÇO ENTRE O BANCO E O CEDENTE.
  • comentaando  a letra d) em que o colega diz  ser uma regra geral,mas, o cheque por exemplo e um titulo de credito em que nao se permite o aceite,basta apenas um visto do sacado
  • A cobrança bancária é um serviço de emissão de boletos* oferecido para viabilizar à sua empresa o recebimento de valores referentes à prestação de serviços ou venda de mercadorias.

    Os personagens principais do relacionamento da cobrança através de Boleto Bancário são:

     

    Banco: Instituição financeira responsável pela cobrança, ou seja, desde que seja previamente contratado pelo Cedente, o Banco receberá o pagamento do referido documento de cobrança pago pelo Sacado, e creditará a importância paga na conta corrente do Cedente.

    Sacado: Quem paga o boleto;

    Cedente: Quem emite a cobrança, ou seja, aquele que irá receber a quantia cobrada.

     

     

    O documento gerado pode ser pago por qualquer pessoa em agências de todo o território nacional, Homebankings, Casas Lotéricas, Supermercados, e agências dos Correios. Esta grande facilidade tornam o boleto bancário um documento bastante comum para os brasileiros.

  • Desatualizado.


ID
20953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com a melhoria do cenário econômico do Brasil e as constantes reduções da taxa básica de juros, as aplicações em títulos públicos se tornam menos atraentes. Diante disso os bancos trabalham para aumentar sua participação nas operações de crédito. O BB registrou lucro líquido de R$ 6,044 bilhões em 2006, valor 45,5% superior ao observado no ano anterior. O resultado foi influenciado, sobretudo, pelo crescimento de 30,8% da carteira de crédito, que superou o desempenho da indústria financeira; e pelo incremento das receitas de prestação de serviços em 16,2% contra a expansão de apenas 4,6% das despesas administrativas.

Idem, ibidem.

Acerca das operações de crédito, julgue os itens seguintes.

Cobrança e pagamento de títulos e carnês é a operação de cobrança realizada pelos bancos em geral, de títulos e carnês emitidos por empresas-clientes. Os bancos cobram pelos serviços executados uma comissão em percentual ou fixa por documento. Os bancos, na qualidade de mandatários, passam a ter a propriedade dos títulos e carnês.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - Os bancos não são mandatários e nem passam a ter propriedades dos títulos e carnês. E sim, que intermedia a operação entre o cedente/sacador e o sacado. O banco recebe o pagamento do sacado e repassará ao sacador/cedente.
  • Caro amigo, os banco sao mandatarios sim. A questao está errada em afirmar que o banco passa a ter a propriedade.
  • Falou certinho a garota ai de baixo... sim, os bancos são mandatários...entretanto, não ficam com a propriedade dos títulos. Eles agem como meros mandatários.
  • Cobrança e pagamento de títulos e carnês é a operação de cobrança realizada pelos bancos em geral, de títulos e carnês emitidos por empresas-clientes. Os bancos cobram pelos serviços executados uma comissão em percentual ou fixa por documento. Os bancos, na qualidade de mandatários, passam a ter a propriedade dos títulos e carnês.
    Resposta: ERRADO. Os bancos não passam a ter a propriedade dos títulos e carnês, pelo fato de estarem prestando um serviço aos clientes. Os bancos prestam o serviço de cobrança, como o próprio nome diz.

    Fonte: http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=34253641

     
  • Como assim, não entendi, o banco não fica com a propriedade do título? uma vez que ele faz o desconto, que garantia o banco tem de receber pelo desconto do titulo, se ele não fica com a propriedade? ai ai ai não estou entendendo nada, alguém pode me ajudar,....
  • Pensei e pensei, e um mês após acho que cheguei a conclusão. o Banco tem a POSSE e não a propriedade, como no caso das LEASING, se eu estiver errada, alguém poderia me explicar? pesquisei ao máximo como pude, e está foi a conclusão que cheguei...bom estudos a todos!!!
  • Os bancos, mesmo como mandatários, não passam a ter a propriedade dos títulos e carnês.

  • Oh dúvida. Alguém fundamenta essa??

  • Os bancos não têm a propriedade dos títulos e carnês, mas sim a posse temporária deles para o recebimento em nome das empresas, que são as verdadeiras proprietárias.

    Resposta: Errado


ID
20965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos têm ampliado sua atuação em produtos e serviços financeiros mais sofisticados, oferecendo aos clientes, por exemplo, assessoria para compra e venda de empresas - o que o mercado chama de corporate finance -, equipe de especialistas com experiência em operações de mercado de capitais, e assessoria em fundos de investimentos, em especial para os clientes pessoa física, de renda mais alta, ou para clientes pessoa jurídica. Quanto aos produtos e serviços financeiros, julgue os próximos itens.

Cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão. O tipo mais comum de cisão é o leveraged buyout (também conhecido como LBO).

Alternativas
Comentários
  • LBO(leveraged buyout): Situação em que uma empresa levanta recursos junto a terceiros, bancos ou outros investidores, para a compra de outra empresa.
  • ERRADO - O conceito de cissão no itém acima está correta. Mas o LBO é mais comum para as fusões onde através da LBO um grupo de investidores compram parte do capital social da empresa, assumindo o controle acionário. O que é bem diferente de uma cisão.
  • compra oura empresa sem mexer no capial da empresa compradora.lbo
  • LBO é o nome dado para casos de aquisiçao e nao de cisao.
  • Leverage buyout
     
    Também conhecido como LBO, é o negocio em que um grupo de investidores que pode incluir os administradores da empresa em questão, assume seu controle acionário utilizando empréstimos e usando a própria  empresa como garantia. O empréstimo pode representar até 90% de preço de aquisição e é pago com o fluxo de caixa da empresa ou com a venda de parte de seus ativos
  • A cisão de uma sociedade é a operação pela qual a sociedade transfere todo ou somente uma parcela do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes.
    Fonte: Wikipedia

    Então a afirmação da questão está falsa "extinguindo-se a companhia cindida", pois pode ou não extinguir-se.
  • a questão é errada, pois um leveraged buyout (LBO), também conhecido como highly-leveraged transaction, refere-se a uma transação onde um se adquire o controle acionário de empresa e uma parcela signifcativa do pagamento é financiado através de dívida.
    o conceito de cisão está correto.
    por favor, validem minhas estrelinhas!
  • LBO não é cisão.

  • Cisão: não extingue (ex: Sadia e perdigão)

    Fusão: extingue-se (Ex: Antartica e Brama que criou-se a Ambev,as cervejas continua com os nomes mas as empresas já não existem mais)

  • Esse assunto ainda pode cair em provas futuras?

  • cisão é quando se transfere uma parcela do patrimonio para uma ou mais sociedades,mas não se extingue..


ID
21217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do sistema financeiro brasileiro e da sua diversidade de instituições e de produtos, julgue os itens subseqüentes.

B É da natureza do contrato de depósito bancário a entrega imediata, pelo banco depositário, de recibo da operação de depósito realizada, não podendo o banco e o cliente pactuarem, mesmo em comum acordo, outras formas de comprovação da operação realizada.

Alternativas
Comentários
  • "É da natureza do contrato de depósito a entrega imediata, pelo banco depositário, de recibo da operação de depósito realizada. O banco e você PODEM pactuar, em comum acordo, outras formas de comprovação da operação realizada."
    www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos1.asp?idpai=faqcidadao1 - 75k -

ID
22255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os serviços que os bancos devem prestar gratuitamente incluem, além dos relacionados à conta-salário, o(a)

fornecimento de documentos que liberem garantias de qualquer espécie.

Alternativas
Comentários
  • emição de documentos para garantias de documento de qualque especie
  • BANCO CENTRAL DO BRASILRESOLUCAO 2.747Art. 2º Fica alterado o art. 1º da Resolução nº 2.303, de 25 de julho de 1996, que passa a vigorar com a seguinte redação:Art. 1º Vedar às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil a cobrança de remuneração pela prestação dos seguintes serviços:III - EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS DESTINADOS À LIBERAÇÃO DE GARANTIAS DE QUALQUER NATUREZA, inclusive por parte de administradoras de consórcio; (NR)
  • Genildo, se liga que agora cai REDAÇÃO - EmiSSão não se escreve com Ç!
  • emissão .... com SS  ... e não com Ç

  • A prova não é de português ,é de conhecimento bancário. Obrigada @Genildo Veras Rodrigues pelo comentário.


ID
22258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os serviços que os bancos devem prestar gratuitamente incluem, além dos relacionados à conta-salário, o(a)

fornecimento, a critério do correntista, de cartão magnético ou de um talão de cheques, com, pelo menos, vinte folhas por bimestre. O fornecimento de talonários poderá ser suspenso quando cinqüenta ou mais folhas de cheque, já fornecidas ao correntista, ainda não tiverem sido liquidadas, ou não tiverem sido liquidadas 75% das folhas de cheque fornecidas ao correntista nos últimos seis meses.

Alternativas
Comentários
  • forneciemento de cartão magnético e/ou talão com 10 folhas/mês (a escolha é do cliente);
  • BANCO CENTRAL DO BRASILRESOLUCAO 3.518Art. 2º É vedada às instituições de que trata o art. 1º a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoas físicas, assim considerados aqueles relativos a:I - conta corrente de depósitos à vista:a) fornecimento de cartão com função débito;b) fornecimento de DEZ folhas de cheques por MÊS, desde que o correntista reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, de acordo com a regulamentação em vigor e as condições pactuadas;(...)§ 2º Com relação ao disposto no caput, inciso I, alínea "b", é facultado à instituição financeira suspender o fornecimento de novos cheques quando:I - VINTE OU MAIS folhas de cheque, já fornecidas ao correntista, ainda não tiverem sido liquidadas; ouII - não tiverem sido liquidadas 50% (CINQÜENTA POR CENTO), no mínimo, das folhas de cheque fornecidas ao correntista nos TRÊS últimos meses.
  • Resolução alterada, segue fonte da nova resolução em vigor:

    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2007/pdf/res_3518_v4_L.pdf

  • Os serviços que os bancos devem prestar gratuitamente incluem o fornecimento a critério do correntista de cartão magnético ou talão de cheques, com pelo menos dez folhas por mês. O fornecimento de talonários poderá ser suspenso quando vinte ou mais folhas ainda não tiverem sido liquidadas, ou não tiverem sido liquidadas metade das folhas nos últimos três meses.

  • Igor excelente seu comentario .

  • Conta salário não pode ser movimentada por cheques.


ID
22261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os serviços que os bancos devem prestar gratuitamente incluem, além dos relacionados à conta-salário, o(a)

manutenção de contas à ordem do Poder Judiciário e de contas decorrentes de ações de depósitos em consignação de pagamento.

Alternativas
Comentários
  • manutenção de contas de ações judiciais e ações de consignação em pagamento.
  • BANCO CENTRAL DO BRASILRESOLUCAO 3.518Art 2º, § 1º - É vedada a cobrança de tarifas em contas à ordem do poder judiciário e para a manutenção de depósitos em consignação de pagamento de que trata a Lei nº 8.951, de 13 de dezembro de 1994.

ID
23569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Moedas e cédulas estão sendo substituídas cada vez mais, por pequenos cartões de plástico. Instituições financeiras e um crescente número de lojas oferecem a seus clientes cartões que podem ser usados na compra de bens e serviços, inclusive em lojas virtuais, por meio da Internet. Os cartões não são dinheiro real: simplesmente registram a intenção de pagamento do consumidor. É, portanto, uma forma imediata de crédito. Com relação aos cartões de crédito e de débito, julgue os itens a seguir.

O cartão de débito, para saques ou transferências, só pode ser utilizado nos caixas automáticos do banco emitente do cartão, não podendo ser compartilhado.

Alternativas
Comentários
  • "...nos caixas automáticos do banco emitente do cartão" Lembrem-se do caixa 24 horas que tem várias bandeiras em apenas um caixa automático.
  • KKKKKKKKKKK...Moss...essa ai foi realmennte muito bom, Tonzinho..hehehe..Foi uma bela analogia...
  • Só uma coisa: Nunca brinque com uma questão! Por mais banal que ela possa aparentar leve-a a sério!
  • Banco do Brasil, Bradesco e Santander pretendem compartilhar 11 milcaixas eletrônicos, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira(11) pelas três instituições.

    A iniciativa permitirá queclientes de um banco acessem serviços, como saques e depósitos, nosterminais das outras instituições. A operação deve ser concluída emaproximadamente cinco meses.

    Os bancos ressaltam que ocompartilhamento "proporcionará significativo aumento dadisponibilidade e capilaridade da rede, com ganho de eficiência emrelação à atual forma de utilização individualizada das respectivasredes de autoatendimento."

    O modelo previsto inclui a criação deuma marca que identifique a rede consolidada. A ideia é compartilhar osterminais instalados em aeroportos, postos de combustíveis,supermercados, shopping centers, farmácias e rodoviárias.

    Recentemente,ocorreram outras tentativas de compartilhamento de rede. Em fevereirode 2005, o Banco do Brasil iniciou uma parceria com a Caixa EconômicaFederal, que ainda está em vigor. Em 2007, BB e Bradesco iniciaram umacordo para o compartilhamento.

    O projeto piloto, que chegou aatingir 200 caixas, foi suspenso para "ajustes tecnológicos". Já oSantander compartilha suas máquinas com o Real enquanto o processo deintegração entre os dois bancos não é finalizado. O próprio BancoCentral defende que os terminais eletrônicos sejam compartilhados. Arazão é que isso gera maior eficiência e reduz custos.
  • O cartão de débito pode ser compartilhado.

  • Errado. O cartão de débito também pode ser utilizado em caixas de bancos 24h.

    Resposta: Errado


ID
28732
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A conta corrente é o produto básico da relação entre o cliente e o banco, pois por meio dela são movimentados os recursos dos clientes. Para abertura de uma conta corrente individual, são necessários e indispensáveis os seguintes documentos:

Alternativas
Comentários
  • DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE CONTA - PESSOA FÍSICA: O cliente e seus representantes ou procuradores legais, se existirem, devem apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG) ou carteira de identidade profissional (OAB, CREA, CRM, etc) ou outro documento oficial com fotografia e assinatura
    (Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista etc); CIC/CPF (fica dispensada sua apresentação caso o número de Inscrição conste do documento de identidade) e comprovante recente de residência em seu nome (conta de luz, água, gás, telefone ou outra aceita pelo banco). Os documentos
    originais devem ser apresentados para simples conferência e são devolvidos ao cliente. As cópias permanecem na agência.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE CONTA - PESSOA JURÍDICA: Razão Social ( Contrato Social) / Data da Constituição da Empresa / Atividade / Cartão do CGC /
    Endereço completo logradouro, bairro, CEP, cidade, estado, número de telefone, código DDD, fax, E-mail, fontes de referências e; Documentos para a autorização de representantes, mandatários ou procuradores, para que os
    mesmos possam fazer a movimentação da conta ou outras ações devidamente outorgadas.

    Sendo assim, a resposta é a letra (A).
  • Para pessoas físicas (e maiores de idade)são necessários:
    -Identidade : onde serão encontrados CPF e RG (para saber quem você é)
    -Comprovante de residencia(para saberem onde você se localiza)
    Simples
    OBS: Menor de iade e pessoa jurídica não se enquadram nesta explicação.
  • Para a prova, é suficiente marcar a letra A: Identidade [RG, CNH...], CPF e Comprovante de residência. Mas na prática, sabemos que não é simples assim. :D
  • Para abrir uma conta simplificada não é obrigatório o comprovante de residência! Basta fazer uma declaração de endereço, de próprio punho. Fonte: Resolução Bacen 3.211 de 30/06/2004.Obs.: Mesmo assim eu assinalei a alternativa "A", pois, como diz o prof Oberg (do Curso Aprovação): "...marque a alternativa que estiver menos errada!".
  • Conforme o art.2º e inciso I da resolução 3.211 do bacen de 30 de junho de 2004, para abrir uma conta é obrigatorio a identificação do proponente. Nesse deve ser apresentado um documento que o identifique, seja RG ou outro documento correspondente,e mais o CPF. Quanto o endereço. comprovação de endereço são apenas dados complementares.
  • A questão está incompleta, visto também ser necessário comprovante de renda! Duvido que alguém consegue abrir uma conta corrente sem comprovar a renda!
  • Simone,

    Existem várias espécies de contas, e um exemplo que não é preciso comprovar renda é a modalidade:

    Conta Universitária
  • Abertura  de conta corrente de pessoa física

    Para abertura de conta os bancos pedem que o cliente apresente, no mínimo, originais e cópias dos seguintes documentos:
    Documento de identificação - cédula de identidade (RG) ou documentos que a susbstituam legalmente, a exemplo das carteiras fornecidas pela OAB, CREA, Corecon, CRM, Federação Nacional dos Jornalistas etc;
    Cartão de Identificação do Contribuinte (CIC/CPF);
    Comprovante de residência (conta de luz, telefone ou contrato de locação).

    Os originais serão devolvidos logo após a conferência com as cópias, que ficarão com o banco.

    http://www.febraban.org.br/Arquivo/Servicos/Dicasclientes/dicas1.asp

  • Para abertura de conta em qualquer banco não é necessario TITULO DE ELEITOR  e nem RESERVISTA.

    No caso elimina a letra B,C,D e E

    Basicamente, exigi-se RG, CPF e COMPROVANTE DE RESIDENCIA. No caso da pessoa quiser solicitar cartão de crédito, cheque... o BANCO pode pedir COMPROVANTE DE RENDA para disponibilizar o serviço mais apropriado para o "fututo cliente".


    Espero ter ajudado 

    Bons estudos 
  • Discordo sobre o comentário da Simone,pois ao se tratar de uma questão de concurso,o que vale é o que esta na lei.

    Fica facultado ao banco a exigência do comprovante de renda

  • O comprovante de endereco nao é mais necessario, cuidado

  • Segundo o professor Rezende, hoje em dia fica a critério do banco pedir os documentos necessários para abrir uma conta.

  • Nada a ver título de eleitor, assim fica fácil fazer por eliminação, é só pensar: o que o título de eleitor tem a ver com bancos?


ID
28771
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Atualmente, existem diversas alternativas para uso do chamado "dinheiro de plástico", que facilita o dia-a-dia das pessoas e representa um enorme incentivo ao consumo. O cartão de crédito é um tipo de "dinheiro de plástico" que é utilizado

Alternativas
Comentários
  • Muito fácil!
    para aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados.
  • Questão fácil, mas para quem quer um melhor esclarecimento sobre o assunto ai vai:

    Cartão de Crédito Utilizados para a aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados, para os quais  trazem a real vantagem de ser um indutor ao crescimento de vendas e a suposta desvantagem de um rebate no seu preço a  vista pela demora no prazo do repasse dos recursos provenientes das ventas. Eles estimulam o consumo

    No cartão de crédito os estabelecimento recebe o dinheiro do banco após 31 dias,
    se quiser antes é descontado uma taxa a mais = 4% + 2% total: 6%.
    Já no Débito recebe em 2 dias com 2% de juros.
  • CARTÕES DE CRÉDITO; utilizados para aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados para os quais trazem a real vantagem de ser um indutor ao crescimento das vendas e a suposta desvantagem de um rebate no seu preço à vista pela demora no prazo do repasse dos recursos provenientes das vendas.

    bons estudos!

  • essa ai caiu na prova do Banco do Brasil 2012  denovo...igualzinha!!!
  • Quando se fala em cartões de crédito, é bastante comum a confusão entre ... o possui para adquirir bens e/ou serviços em estabelecimentos credenciados. ... cartões como meios eletrônicos de pagamento na aquisição de bens e/ou serviços.

  • A letra E é um absurdo...

  • Cartões de crédito são emitidos por instituições financeiras e por instituições de pagamento, e exercem dupla função. São instrumentos de pagamento e instrumentos de crédito pós-pago.

    O cartão de crédito permite ao cliente pagar por compras de bens ou serviços em estabelecimentos credenciados, até o limite de crédito previamente definido no contrato do uso do cartão.

    A única alternativa correta é a letra A. Cuidado com a pegadinha na letra D. Compra de mercadorias com débito na conta corrente em tempo real são feitas com cartões de débito, e não de crédito.

    Gabarito: A


ID
85993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sob o ponto de vista das instituições financeiras bancárias, as
operações podem ser classificadas como passivas, ativas, de
serviços financeiros e de captação de recursos. Acerca das
operações das instituições financeiras bancárias, julgue os
próximos itens.

Conta corrente, cobrança, arrecadação de tributos e folha de pagamento são exemplos de operações ativas.

Alternativas
Comentários
  • Cobrançao e arrecadaçao sao prestaçao de serviços.
  • Cobrança e arrecadação caracterizam operações acessórias.
  • Conta corrente(depósito à vista) trata-se de uma operação passiva.Pois o Banco está captando recursos
  • Operações ativas, os bancos fornecem o crédito e figuram como credores, exs:  empréstimos e financiamentos

    ERRADA
  • LEMBREM-SE DE QUE:

    OPERAÇÃO ATIVA → QUANDO VOCÊ DEVE PARA O BANCO;

    OPERAÇÃO PASSIVA→QUANDO O BANCO DEVE PARA VOCÊ.



  • Operações passivas tratam-se da forma pela quais os Bancos se capitalizam e conseguem proventos. Toda pessoa que deposita um dinheiro em conta corrente, aplica na poupança, investe em CDB, ou de alguma forma entrega pecúnia aos cuidados da Instituição está participando da operação passiva bancária.
    Uma vez de posse deste lastro pecuniário, os Bancos poderão realizar as chamadas operações ativas. Estas nada mais são do que a circulação do crédito por parte das Instituições. Ou seja, é quando os Bancos recolocam o dinheiro no mercado  à custa de remuneração conhecida pelo vulgo como juro ou interesse.
    PRINCIPAIS OPERAÇÕES  PASSIVAS- captações
      � Operações Passivas – captações; � Depósitos à vista e a prazo; � Poupança; � Operações de câmbio; � Letras hipotecárias; � Empréstimos e financiamentos no exterior; � Recursos para repasse de instituições  financeiras oficiais e exterior; � Etc. PRINCIPAIS OPERAÇÕES  ATIVAS - aplicações � Empréstimos em contas-corrente; � Crédito pessoal; � Desconto de títulos; � Operações de câmbio; � Adiantamento a depositantes; � Cheque especial; � Hot money; � Capital de giro; � Repasses do BNDES; operações de factoring; � Crédito rural; � Etc.
  • Ativos=Bens+direitos e crédotos

    passivos=obrigações quando o banco deve a vc, por exemplos nas operações de:conta corrente, conta salário, caderneta de poupança, CDB e RDB, alíquotas do imposto de renda, letras hipotecárias, letra de crédito imobiliário, letra de cambio, cedulas de debêntures, e fundos de investimento o banco está captando recursos de terceiros; então ele possui obrigções para com estes.
  • Sob a ótica da Instituição Financeira:


    ATIVAS = Operações de crédito (onde se concede $ ao cliente, emprestimos em geral), aplicações em títulos públicos, privados (CDB, CDI, AÇÕES, FI)


    PASSIVAS = Captam o dinheiro dos clientes (depósito à vista, a prazo (CDB), obrigações por empréstimos.


    ACESSÓRIAS = Cobranças e garantias prestadas ou recebidas (aval, fiança, penhor)


    PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS = Recebimentos diversos nos guichês de caixa.


    Valeu!


ID
91471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a cobrança bancária.

A cobrança bancária possibilita que o vendedor receba do comprador os valores devidos por este último, na data acertada entre as partes, mesmo que elas residam em cidades diferentes.

Alternativas
Comentários
  • POSSIBILITA que o vendedor receba do comprador os valores devidos por este último, na data acertada entre as partese NÃO GARANTE que o vendedor receba do comprador os valores devidos por este último, na data acertada entre as partes.ITEM CORRETO
  • Questão CERTA

    A cobrança bancária é a prestação de serviços em que a instituição financeira efetua a cobrança de títulos e dívidas em favor de seus clientes cedentes.
  • A palavra deveria ser a intermediação bancária e não a cobrança bancária, mas considerando essa possibilidade a item estaria certo.

ID
91474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a cobrança bancária.

As taxas de condomínio e mensalidades escolares não podem ser recebidas por meio de cobrança bancária.

Alternativas
Comentários
  • ouras se nao!!
    recebe eh tudo!!!!!!!!!!
  • Os Bancos por meio de convênios com as instituições escolares ou condominiais podem receber boletos de cobrança dessas instituições de prestação de serviços.
  • questão facilissima....
  • ESSA ERA PARA NINGUEM ZERAR....
  • Geralmente a tarifa para emissao de boletos para essas duas categorias, em especial condominios são beeem mais altas que industrias... exemplo, condominio é massificado e tem alto indice de inadimplencia, apos o vencimento as pessoas devem pagar no banco que emite as boletas, este banco por sua vez se encherá de usuarios realizando pagamento de contas, gerando transtornos, é o resumo que acontece todo mes proximo ao dia 10. Logo se tem muitos clientes no banco e dificulta os negocios. Quem emite as boletas paga por isso tarifas maiores, EM GERAL.


    Não tem muito haver com a questao mas serve de conhecimento tácito.

  • São as denominadas operações ACESSÓRIAS que o banco presta, a qual o banco não está nem emprestando nem recebendo dinheiro, mas prestando serviços diversos.


ID
92839
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Objetivando expandir o acesso aos serviços bancários por parte da população de baixa renda e para facilitar recebimentos de proventos e de microcrédito, foram criadas contas especiais. Considerando as características dessas contas, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • B) Há limite mensal, o total de movimentações não pode exceder R$ 1.000,00.C) Vide Circular 2989/2000 BACEN:"Nome completo (por extenso - não é permitido nome abreviado, exceto para Empresário Individual que tenha registrado sua Firma Individual, na Junta Comercial, abreviadamente) (...)".D e E) O disposto na Resolução 3.402 de 2006 (Conta-Salário), não se aplica à prestação de serviços de pagamento:I - a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.
  • d) em conta salário não há emissão de talão de chequese) contas salário são abertas pela empresa pagadora dos recursos aos seus funcionários, e não por eles próprios.
  • a conta especial, conta simplificada, é vedado o uso de talonário de cheques, sendo a movimentacao feita atraves de cartao magnetico ou outro meio eletronico e, excepcionalmente, por saques mediante recibos ou cheques avulsos.
  • Informações básicas sobre a Conta Simplificada ou Especial:*Recebe depósito e deve ter saldo máximos de R$1.000,00;*A movimentação da conta ocorre por cartão magnético e por transferência via DOC e TED. Não pode ser movimentada por cheque;*Isenta de tarifa até 4 extratos, 4 depósitos e 4 extratos de saldo;*Não pode ser conjunta;*Se o saldo ultrapassar R$1.000,00, a conta é bloqueada.
  • Galera fiquem de olho! Essa questão está desatualizada!! A Resolução 3.881 de 22/06/2010 alterou a Resolução 3.211 de 30/06/04 estabelecendo que o saldo agora não poderá ser superior a R$2.000,00 e não mais R$1.000,00 e também tornou válido o uso de cheques avulsos para esse tipo de conta. O somatório dos depositos também foi alterado, passando agora a ser de R$5.000,00. Se em algum momento for superior a esse valor a instituição financeira  deverá bloquear a conta para verificação.

    Fonte:
    www.bcb.gov.br

    Bons Estudos!!
  • Essa questão está desatualizada!! A Resolução 3.881 de 22/06/2010 alterou a Resolução 3.211 de 30/06/04 estabelecendo que o saldo agora não poderá ser superior a R$2.000,00 e não mais R$1.000,00 e também tornou válido o uso de cheques avulsos para esse tipo de conta. O somatório dos depositos mudou, passou agora a ser de R$5.000,00.
     
    Correto antes da mudança seria letra A
     
    b) Há limite mensal, o total de movimentações não pode exceder R$ 1.000,00.
    Informações básicas sobre a Conta Simplificada ou Especial:
    *Recebe depósito e deve ter saldo máximos de R$1.000,00;
    *A movimentação da conta ocorre por cartão magnético e por transferência via DOC e TED. Não pode ser movimentada por cheque;
    *Isenta de tarifa até 4 extratos, 4 depósitos e 4 extratos de saldo;
    *Não pode ser conjunta;
    *Se o saldo ultrapassar R$1.000,00, a conta é bloqueada.
     
    c) nome completo tem que ser por extenso - não é permitido nome abreviado, exceto para Empresário Individual que tenha registrado sua Firma Individual, na Junta Comercial, abreviadamente
    d) em conta salário não há emissão de talão de cheques
    e) contas salário são abertas pela empresa pagadora dos recursos aos seus funcionários, e não por eles próprios.
    Valeu.
     

  • A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos,
    vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e
    não é movimentável por cheques.

     

    A conta de depósito à vista é o tipo mais usual de conta bancária. Nela, o dinheiro do depositante fica à sua disposição para ser sacado a qualquer
    momento.

     

     

  • Seria interessante colocar questões mais atuais...segundo meus estudos:em torno de 2000,mas há exceção.


ID
92848
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Existem, no mercado, diversos instrumentos de captação de recurso, que se diferenciam pelo prazo de captação, destinação e rentabilidade. Marque a alternativa CORRETA que caracteriza um desses instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • A opção correta seria a "C" e não a opção "D" como o site assinala.Os DOC's são compensados em D+1 pelo SILOC.O tempo compensação dos cheques varia de acordo com a praça e o valor, sendo esses compensados na COMPE, que é operado pelo BB.
  • Essa questão está com erro de digitação, já reportei o erro ao site!
  • encontrei outros erros em outras questões também e ai vai a pergunta:Será que esses erros são da banca, do gabarito ou do QCtá começando a incomodar...
  • A questão correta seria a letra "C".
  • Concordo com a opnião de que a Letra C seja a correta. Quando ao responder marquei esta me surpreendi com o erro!
  • A letra C é a correta, confirmei inclusive no site do bacen...
  • Letra C, sem qualquer sombra de dúvida
  • A alternativa correta na questao é a letra C, tendo em vista que o motivo 11 diz respeito a insuficiencia de fundos 1° apresentação(anexo a resoluçao 1.682/ art. 6°);motivo 12 insuficiencia de fundos 2° apresentaçao (Anexo a resoluçao 1.682/art. 6° e 7°).
  • " Instrumentos de captação de Recursos" = Captação; Destinação(qual tipo de aplicação); e lógico o principal: Rentabilidade.DOC = Transferencia de recursosCHEQUES = Transferencia de recursosApesar da taxa de 12%a.a. estar exagerada, acho que a única resposta que se enquadra é a letra a), apesar da letra c) estar com sua definição correta.
  • O gabarito esta certo, é a Letra D, pois a letra C diz que: os recursos da caderneta de poupança são destinados exclusivamente para financiar casas para população de baixa renda. Não existe essa EXCLUSIVIDADE para a população de Baixa renda. Pode ser destinado para a população com baixa renda, mas não com EXCLUSIVIDADE.
  • c) os recursos da caderneta de poupança são destinados exclusivamente para financiar casas para população de baixa renda. ITEM ERRADO! Lembrem-se que NÃO É EXCLUSIVAMENTE PARA BAIXA RENDA, NEM EXCLUSIVAMENTE PARA FINANCIAR CASAS, PORQUE TAMBÉM FINANCIA SANEAMENTO.ITEM CORRETO:d) o Certificado de Depósito Bancário pode oferecer rendimento diferenciado, em função do valor e do prazo da aplicação. O CDB rende em função de valor e prazo.
  • Não tem EXCLUSIVIDADE... RESPOSTA CORRETA "D"
    Atualmente, as normas do CMN (Resoluções nº 1.980, de 30.04.1993 e nº 3.005, de 30.07.2002), disciplinam as regras para o direcionamento dos recursos captados em depósitos de poupança pelas instituições integrantes do SBPE, estabelecendo que 65%, no mínimo, devem ser aplicados em operações de financiamentos imobiliários, sendo que 80% do montante anterior em operações de financiamento habitacional no âmbito do SFH e o restante em operações a taxas de mercado, desde que a metade, no mínimo, em operações de financiamento habitacional, bem como 20% do total de recursos em encaixe obrigatório no Bacen e os recursos remanescentes em disponibilidades financeiras e operações de faixa livre.
  • RESPOSTA: (D)(A) As cardenetas de poupança tem uma rentabilidade de TR+0,5%, hoje temos a rentabilidade da poupança aproximadamente em 7,1%a.a. (B) O prazo minimo para aplicações em CDB varia de 1 dia a 12 meses, dependendo do tipo de remuneração contratada. (C) Mais uma vez ficar atento com a palavra “exclusivamente”, pois as poupanças tem variáveis que podem destinar recursos da poupança para outras finalidades. Direcionamento da Poupança:1 - 65% no mínimo em financiamento imobiliário; destes 80% no mínimo, financiamento habitacional no âmbito do SHF e o restante 50% no mínimo, em financiamento habitacional e financiamentos a taxas de mercado.2 - 20% encaixa obrigatório no BACEN.3 - recursos remanescentes: disponibilidades financieras e outras operações admitidas na ligislação em vigor.(D) Correta assertiva, vamos explicar de forma prática como funciona CDB. Quando vai aplicar em CDB você deve “emprestar” este dinheiro ao Banco, onde a instituição vai lhe pagar uma remuneração. Para valores como R$10.000 o Banco deve pagar a remuneração algo como 92% da rentabilidade do CDI, que é uma taxa próxima da taxa Selic, mas para quem já aplica em CDB com R$100.000 a instituição já deve repassar algo como 97% do CDI, portanto a rentabilidade do CDB varia de acordo com o valor aplicado e o prazo da aplicação.fontes: http://concursandoseaprovados.com/2008/07/prova-comentada-banco-do-nordeste-bnb.htmlApostila Vesticon

  • Os recursos captados pelas Instituições em caderneta de poupança são aplicados, prioritariamente, no setor habitacional. Financiam a aquisição, reforma e construção de imóveis residenciais.

    É um tipo de questão que se deve ler todas as alternativas com calma. Não vejo porque deram tanta ênfase na letra C a D está completamente CORRETA

    http://financenter.terra.com.br/Index.cfm/Fuseaction/secao/Id_Secao/3
  • Vcs tão viajando...
    As quatro alternativas são absurdas!!!! 
    A letra D está evidentemente correta! Desde quando há exclusividade para o setor habitacional????
    Nunca ouvi falar disso. Mas que há PRIORIDADE sim....isto é verídico. 
    Eu ein.....
  • Os recursos da poupança são destinados tanto para a habitação (sem exclusividade), quanto para o saneamento básico. Portanto, letra D está correta.
  • ATENÇÃO: A partir de 04 de maio de 2012 temos novas regras para a poupança:

    Pelas novas regras da poupança, sempre que a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, o poupador será remunerado pela TR acrescida de 70% da Selic (e não mais pela rentabilidade fixa mínima de 0,5% ao mês). Assim, se a Selic cair para 8% ao ano, por exemplo, o rendimento será igual a TR mais 5,6% ao ano. Caso a Selic permaneça acima de 8,5%, a rentabilidade será definida pelas regras antigas, ou seja, nada muda.
    Valeu.
  • Caramba, comprei a apostila da DEGRAU CULTURAL e na mesma questão estava marcada como gabarito a letra A), senti uma enorma dúvida quanto a confiabilidade da resposta, considerando o fato de que a poupança rende 0.5% a.m. ou seja, 6% a.a.

    Não da pra confiar nem em material de estudo pago, pqp!
  • Resposta correta letra D, letra C esta errada porque a poupança tambem pode ser destinada ao saneamento básico.
  • "d) o Certificado de Depósito Bancário pode oferecer rendimento diferenciado, em função do valor e do prazo da aplicação"

    Comentário: Correto! só verificar a palavra rendimento.


    "e) a Instituição Financeira pode remunerar o depósito a vista, desde que o cliente permaneça com o recurso depositado na conta corrente por mais de trinta dias."

    Comentário: Errado!preste atenção na palavra remunerar. Banco nunca vai remunerar por nada, o que pode acontecer é rendimento.

  • Depósito à vista é conta corrente.

  • Prazo mínimo para aplicar em CDB:

    de 1 dia a 12 meses


ID
109126
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os depósitos à vista são os recursos captados dos clientes pelos bancos comerciais que, para facilitar livre movimentação desses recursos, disponibilizam o serviço bancário sem remuneração denominado

Alternativas
Comentários
  • Remuneração na linguagem bancária significa rendimento.
  • Depósito á vista com remuneração ou rendimentos: POUPANÇA.

    Depósitp á vista sem remuneração ou rendimentos: CONTA - CORRENTE.
  • a) Certificado de Depósito Bancário (CDB).INCORRETA  Estes certificados de depósitos bancários são títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos.  ( SE CAPTA RECURSOS TEM REMUNERAÇÃO)

    b) fundo de investimento.INCORRETA   Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.(SE GERA RECEITA GERA REMUNERAÇÃO)

    c) poupança INCORRETA  é um tipo de investimento financeiro, em conta poupança, com baixo risco e baixo rendimento (POSSUI REMUNERAÇÃO, BAIXA MAS POSSUI)

    d) cartão de crédito INCORRETA   Remuneração de administração do financiamento: taxa paga pela obtenção de financiamentos, em nome do titular do cartão, para o pagamento das despesas realizadas por ele. (TEM REMUNARAÇÃO E BASTANTE)

    e) conta-corrente
    CORRETA  é um demonstrativo da transações financeiras realizadas entre dois correspondentes e serve para confrontar as diversas operações monetárias e/ou comerciais efetuadas dentro de um determinado período. Uma C\C pode ser de dois tipos: remunerada ou sem juros.

    A conta corrente sem juros é um simples demonstrativo de débito e crédito, como um extrato bancário simples onde aparecem as entradas e as saídas financeiras. NAO TEM REMUNERAÇÃO

    A conta corrente com juros recíprocos é aquela na qual se contam os juros sobre as diversas parcelas de débito e crédito, calculando-os desde seu vencimento até a data do seu encerramento.



  • Conta-corrente: os bancos comerciais disponibilizam esse serviço, tendo como principal objetivo a captação dos depósitos à vista realizados pelos clientes, para movimentação desses recursos em suas operações. Obs.: esse serviço bancário não gera, qualquer, remuneração para os correntistas.

  • Depósito À Vista - Conta Corrente
    A captação de depósitos a vista, livremente movimentáveis:
    * É atividade típica e distintiva dos bancos comerciais;
    * Configura os bancos comerciais como entidades financeiras monetárias;
    * É chamada de captação a custo zero (dinheiro gratuito)
    Existe, entretanto um custo implícito na abertura e movimentação da conta (custo operacional da conta) para fazer frente a este custo, os bancos podem estabelecer valores mínimos para a abertura e manutenção de saldo médio.
    A conta é o produto básico de relação entre o cliente e o banco, através dela são movimentados os recursos do cliente, utili-zando:
    * Depósitos
    * Cheques
    * Ordens de pagamento;
    * Etc...
  • A questão fala em serviço bancário. Conta corrente não seria um produto bancário??

  • mas não paga-se as taxas por manter a conta-corrente aberta? independente de movimentação... e quanto a depósitos, pode movimentar tanto em poupança que também não paga-se a taxa, para esta livre movimentação - depósito - 

    tem  várias formas de interpretar a questão... ela abre precedentes para questionamentos...

  • Contas depósito a vista: Conta Corrente

    Depósito a prazo: CDB, RDB, etc.
  • Captação de custo zero ou seja os depósitos à vista não são remunerados, se você deposita dinheiro na sua conta corrente não receberá remuneração alguma.

  • conta corrente- zero remuneração

  • Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco ... A movimentação das contas correntes, cujos recursos são de livre

  • Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente como são mais popularmente conhecidos é a captação de recursos junto ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas. Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações.

  • Gabarito: letra E

    Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente como são mais popularmente conhecidos é a captação de recursos junto ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas. Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações.

  • Conta corrente: O cliente não recebe remuneração por deixar o dinheiro lá.

    Complementando:

    O dinheiro em conta corrente é utilizado pelos bancos para criar moeda escritural, graças a seu efeito multiplicador. ;*)

  • Eu pensei q o termo "remuneração" fosse relacionado as cobranças que o banco faz em cima da conta corrente.


ID
110983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca da contabilização de operações ativas, passivas,
acessórias e de prestação de serviços, julgue os itens que se
seguem.

Para fins de ajuste de operações ativas e passivas contratadas com cláusula de variação monetária, entende-se como dia do aniversário aquele correspondente ao dia do vencimento, em qualquer mês, do título ou obrigação.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETANBC T 10.910.9.2.5 – Dia do Aniversário Para fins de ajuste de operações ativas ou passivas contratadas com cláusula de variação monetária, entende-se como dia do aniversário aquele correspondente ao dia do vencimento, em qualquer mês, do título ou obrigação. Nos casos em que o dia da liberação for diferente daquele do aniversário, deve ser efetuado o cálculo complementar referente ao número de dias compreendido entre o dia do aniversário e o da liberação, complementando ou reduzindo a apropriação efetuada no primeiro mês.

ID
111058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto à abertura de conta-corrente de pessoas físicas e pessoas
jurídicas, seus aspectos, cuidados e documentos, julgue os itens
seguintes.

É vedada a abertura de conta em moeda estrangeira, exceto para estrangeiros que estejam transitoriamente no país.

Alternativas
Comentários
  • As contas em moeda estrangeira no País podem ser abertas por estrangeiros transitoriamente no Brasil e por brasileiros residentes ou domiciliados no exterior. Além dessas situações, existem outras especificamente tratadas na regulamentação cambial.
  • Creio que o gabarito correto seja a opção "ERRADO". Segundo o BACEN as contas em moeda estrangeira no País podem ser abertas por estrangeiros transitoriamente no Brasil e por brasileiros residentes ou domiciliados no exterior (ou seja, pessoas físicas). Além dessas situações, existem outras especificamente tratadas na regulamentação cambial.REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAISTÍTULO : 1 - Mercado de CâmbioCAPÍTULO : 14 - Conta em Moeda Estrangeira no PaísSEÇÃO : 1 - Disposições GeraisCircular 3.448, de 26.03.2009 – Atualização RMCCI n° 2911. Podem ser titulares de contas em moeda estrangeira no País na forma da legislação eregulamentação em vigor, observadas as disposições deste título:a) agências de turismo e prestadores de serviços turísticos;b) embaixadas, legações estrangeiras e organismos internacionais;c) Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT;d) empresas administradoras de cartões de crédito de uso internacional;e) empresas encarregadas da implementação e desenvolvimento de projetos do setorenergético;f) estrangeiros transitoriamente no País e brasileiros residentes ou domiciliados no exterior;g) sociedades seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro;h) transportadores residentes, domiciliados ou com sede no exterior;i) agentes autorizados a operar no mercado de câmbio;j) (revogado);k) subsidiárias e controladas, no exterior, de instituições financeiras brasileiras. (NR)ou seja,
  • QUESTÃO CORRETA

    É vedado a abertura de conta em moeda Estrangeira...

    EXCETO

    Estrangeiros em transição no Pais


    Bons estudos...
  • Então Jonsi, vc falou que "Segundo o BACEN as contas em moeda estrangeira no País podem ser abertas por estrangeiros transitoriamente no Brasil e por brasileiros residentes ou domiciliados no exterior (ou seja, pessoas físicas)."
    CORRETO
  • 3. Posso abrir uma conta em moeda estrangeira no Brasil?

    As contas em moeda estrangeira no País podem ser abertas por estrangeiros transitoriamente no Brasil e por brasileiros residentes ou domiciliados no exterior. Além dessas situações, existem outras especificamente tratadas na regulamentação cambial.
    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/contas.asp?idPai=portalbcb


  • Posso abrir uma conta em moeda estrangeira no Brasil?

    As contas em moeda estrangeira no País podem ser abertas por estrangeiros transitoriamente no Brasil e por brasileiros residentes ou domiciliados no exterior. Além dessas situações, existem outras especificamente tratadas na regulamentação cambial.

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/contas.asp?idPai=portalbcb

  • REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS TÍTULO : 1 - Mercado de Câmbio CAPÍTULO : 14 - Conta em Moeda Estrangeira no País SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais Circular 3.448, de 26.03.2009 – Atualização RMCCI n° 29 1


    1. Podem ser titulares de contas em moeda estrangeira no País na forma da legislação e regulamentação em vigor, observadas as disposições deste título:


    a) agências de turismo e prestadores de serviços turísticos;


    b) embaixadas, legações estrangeiras e organismos internacionais;



    c) Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT;


    d) empresas administradoras de cartões de crédito de uso internacional;


    e) empresas encarregadas da implementação e desenvolvimento de projetos do setor energético;


    f) estrangeiros transitoriamente no País e brasileiros residentes ou domiciliados no exterior;


    g) sociedades seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro;


    h) transportadores residentes, domiciliados ou com sede no exterior;


    i) agentes autorizados a operar no mercado de câmbio;


    j) (revogado);


    k) subsidiárias e controladas, no exterior, de instituições financeiras brasileiras.


  • Resposta: ERRADO.

    Pois, não é vedada a abertura de conta em moeda estrangeira conforme normas do BACEN e o estrangeiro que esteja transitoriamente no País não é a exceção.

    SEGUE.

    1. Podem ser titulares de contas em moeda estrangeira no País na forma da legislação e 

    regulamentação em vigor, observadas as disposições deste título: 

    a) agências de turismo e prestadores de serviços turísticos; 

    b) embaixadas, legações estrangeiras e organismos internacionais; 

    c) Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT; 

    d) empresas administradoras de cartões de crédito de uso internacional; 

    e) empresas encarregadas da implementação e desenvolvimento de projetos do setor 

    energético; 

    f) estrangeiros transitoriamente no País e brasileiros residentes ou domiciliados no exterior; 

    g) sociedades seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro; 

    h) transportadores residentes, domiciliados ou com sede no exterior; 

    i) agentes autorizados a operar no mercado de câmbio; 

     j) (revogado); 

     k) subsidiárias e controladas, no exterior, de instituições financeiras brasileiras. 

    2. As contas em moedas estrangeiras devem ser mantidas exclusivamente em bancos autorizados 

    a operar no mercado de câmbio. 

    3. Observado o contido na seção 8 deste capítulo, os recursos mantidos nas contas de que trata 

    este título podem ser livremente aplicados no mercado internacional


  • Questão errada, contas de pessoa física em moeda estrangeira também podem ser abertas por brasileiros residentes ou domiciliados no exterior. 

  • Errado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • questão desatualizada

      na Câmara dos Deputados, alguns bancos se adiantaram ao debate e já oferecem a possibilidade de seus clientes terem conta corrente em outras moedas que não apenas o real. 


ID
111061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto à abertura de conta-corrente de pessoas físicas e pessoas
jurídicas, seus aspectos, cuidados e documentos, julgue os itens
seguintes.

Segundo normas do BACEN, os documentos necessários e obrigatórios para a abertura de conta de depósitos, no caso de pessoa física, são o documento de identificação, a inscrição no cadastro de pessoa física, o comprovante de residência e o comprovante de renda.

Alternativas
Comentários
  • Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente; dispor de quantia mínima, caso exigida pelo banco; e apresentar os originais dos seguintes documentos:•no caso de PESSOA FÍSICA:- documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes previstos na Lei 9.503, de 1997);- inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); E- comprovante de residência.A questão ERRADA porque NÃO é necessário O COMPROVANTE DE RENDA!•no caso de pessoa jurídica:- documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);- documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;- inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).Lembramos que, sendo o contrato de abertura de conta um acordo entre as partes, a instituição financeira não é obrigada a abrir uma conta específica.fonte: site bacen!
  • O COMPROVANTE DE RENDA NÃO É DOCUMENTO OBRIGATÓRIO.
  • Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente; dispor de quantia mínima, caso exigida pelo banco; e apresentar os originais dos seguintes documentos:

    • no caso de pessoa física:
      - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes previstos na Lei 9.503, de 1997);
      - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
      - comprovante de residência.

    • no caso de pessoa jurídica:
      - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);
      - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;
      - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

    Lembramos que, sendo o contrato de abertura de conta um acordo entre as partes, a instituição financeira não é obrigada a abrir uma conta específica.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?CONTASFAQ

    Bons estudos pessoal...

     

  • http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos1.asp#3

    2. O que é necessário para abrir uma conta de depósitos?

    A abertura e a manutenção de conta de depósito pressupõem contrato firmado entre as partes – instituição financeira e cliente. O banco não é obrigado a abrir ou manter conta de depósito para o cidadão. Este, por sua vez, pode escolher a instituição que lhe apresente as condições mais adequadas para firmar tal contrato.

    Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente, e apresentar os originais dos seguintes documentos:

  • FACIL.

    abertura de conta:
    IDENTIDADE ou algum documento com foto comprobatório
    CPF
    COMPROVANTE DE RESIDENCIA.

    ALGUNS BANCOS PEDEM COMPROVANTE DE RENDA MAIS É ILEGAL.
  • Comentário simples e direto ao ponto.

    "Segundo normas do BACEN, os documentos necessários e obrigatórios para a abertura de conta de depósitos, no caso de pessoa física, são o documento de identificação, a inscrição no cadastro de pessoa física, o comprovante de residência e o comprovante de renda."

    A questão passa a ser errada no ponto, onde destaquei, as letras
    vermelhas.Tirando elas a questão estária correta.


    espero ter ajudado.

  • PRA Q COMPLICAR !!!!
    I - PREENCHER FICHA PROPOSTA
    II - RG, CPF, RESIDENCIA
    MESMOS DOCUMENTOS PRA FAZER UM CARTÃO E ESTOURAR DEPOIS
    TWITTER = @AlonsoCabure
  • O comprovante de renda não é obrigatório, porém é facultativo, portanto não se assustem ao ver uma questão dizendo que a instituição financeira pediu o comprovante de renda.
  • Eu achei dois erros na questão: 1 Quem estabelece as normas para abertura e movimentação de contas é o CMN, o BACEN garante a execução dessas normas fiscalizando os bancos, 2 Comprovante de renda não é obrigatório. "O que vale é o que está na lei e não o que os bancos fazem!!!"  

    RESOLUCAO N. 002025                          
                            -------------------                          
                                  Altera  e consolida as normas relativas
                                  à  abertura, manutenção e  movimentação
                                  de contas de depósitos.                
    
                   O  BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei
    nº  4.595, de 31.12.64, torna público que o CONSELHO MONETÁRIO NACIO-
    NAL,  em  sessão realizada em 24.11.93, tendo em vista o disposto  no
    art. 4º, inciso VIII, da citada Lei, e no art. 64 da Lei nº 8.383, de
    30.12.91,                                                            
    
    R E S O L V E U:          

  • Amigos, tentem facilitar para os nossos outros colegas, e não trazer para os comentários a lei completa, falemos apenas de onde está o erro da questão.

    -Não é necessário a comprovação de renda.


  • É o CMN quem estabelece as normas de abertura de contas e não o Bacen como cita a questão.

  • Tem gente falando besteira... Pedir o comprovante de renda no ato da abertura da conta NÃO É ILEGAL, MÁS É FACULTATIVO AO BANCO A EXIGÊNCIA OU NÃO DESSE COMPROVANTE! Assim como quando o banco exige depósito inicial, por exemplo. 

    Cuidado com os comentários, podem induzir a galera a erro...

  • o documento de renda não é OBRIGATÓRIO para abrir uma conta no banco.

  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

  • O documento de renda não é obrigatório para abrirmos conta no banco, o que comumente vemos é que nos pedem para que possa ser autorizado um limite de crédito em nossa conta, afinal hoje em dia a maioria das contas trabalha com um valor de crédito, por isso os bancos costumam pedir, mas NÃO é obrigatório.

  • [red] O ERRO ESTÁ EM DIZER: "Segundo normas do BACEN..." 

    O BACEN não diz nada sobre comprovante de renda. A exigência de comprovação de renda é uma prática dos bancos (amparada na Resolução CMN 2.025, de 1993). Não há normas do BACEN nem do CMN que exijam a comprovação de renda.


    Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente, e apresentar os originais dos seguintes documentos:

    • no caso de pessoa física:
      - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes previstos na Lei 9.503, de 1997);
      - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
      - comprovante de residência.
    • no caso de pessoa jurídica:
      - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);
      - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;
      - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

    Além disso, a instituição financeira pode estabelecer critérios próprios para abertura de conta de depósito, desde que seguidos os procedimentos previstos na regulamentação vigente (art. 1º da Resolução CMN 2.025, de 1993 , com a redação dada pela Resolução CMN 2.747, de 2000).


  • O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31.12.64, torna público que o CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, em sessão realizada em 24.11.93, tendo em vista o disposto no art. 4º, inciso VIII, da citada lei, e no art. 64 da Lei nº 8.383, de 30.12.91, R E S O L V E U: 

    Art. 1º Para abertura de conta de depósitos é obrigatória a completa identificação do depositante, mediante preenchimento de ficha-proposta contendo, no mínimo, as seguintes informações, que deverão ser mantidas atualizadas pela instituição financeira: (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.) 

    I - qualificação do depositante: 

    a) pessoas físicas: nome completo, filiação, nacionalidade, data e local do nascimento, sexo, estado civil, nome do cônjuge, se casado, profissão, documento de identificação (tipo, número, data de emissão e órgão expedidor) e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.) 

    *** Note que não há nenhum referência ao comprovante de renda, portanto, gabarito ERRADO. ***

  • Segundo o BACEN, não precisa-se de comprovante de renda. 
    Os bancos que pedem, mas não é uma regulamentação do Banco Central. 

  • quais os documentos necessários além dos citados no caso de Pessoa fisica?

  • Nagib e Thales, comentários corretos.


  • gente esta banca é um inferno mesmo.


  • O bacen não cita comprovante de renda

  • Obrigatório PF:

    CPF.

    Comprovante de residência.

    Doc de identificação.

    Obs.: é facultado a solicitação de outros documentos.

    • no caso de pessoa física:
      - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes previstos na Lei 9.503, de 1997);
      - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
      - comprovante de residência.
    • no caso de pessoa jurídica:
      - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);
      - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;
      - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

  • Pessoal,

    A questão pode gerar dúvidas porque, via de regra, o Banco nos solicita, no ato da abertura de conta, dentre outros, também o comprovante de renda.  No entanto, é preciso saber que ele faz isso porque a lei permite que a Instituição financeira estabeleça critérios próprios para a abertura da conta, além dos documentos originais que devem ser obrigatoriamentes apresentados, estabelecidos pelo BACEN.

    E quais documentos são estes? (no caso de pessoa física) - São somente 3:

    1) Documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente)

    2) CPF

    3) comprovante de residência.


    Perceba, o BACEN não obriga os bancos a solicitarem comprovante de renda.

    Observei que nos comentários abaixo um colega informa que a solicitação de comprovante de renda é ILEGAL...Vamos tomar cuidado, pessoal, NÃO há qualquer ilegalidade nesta solicitação! Os três documentos que mencionei são os MÍNIMOS EXIGIDOS, nenhum banco pode abrir uma conta sem estes documentos mínimos, o que não quer dizer que ele não possa solicitar OUTROS DOCUMENTOS. 

     A informação pode ser conferida no site do Bacen.

  • Não é necessário o comprovante de renda.

  • Isso aconteceu comigo e eu ainda hesitei para responder a questão !! ERRADO !!

  • Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente,
    e apresentar os originais dos seguintes documentos:
    no caso de pessoa física:
    - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes
    previstos na Lei 9.503, de 1997);
    - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
    - comprovante de residência.

     

     

    gab errado

  • Apesar de alguns bancos pedirem comprovante de renda e até um depósito inicial, isso não é obrigatório, na verdade é errado.

  • Só marquei CERTO porque confundi com a emissão do Cartão de Crédito.

  • Art. 1º Para abertura de conta de depósitos é obrigatória a completa identificação do depositante, mediante preenchimento de ficha-proposta contendo, no mínimo, as seguintes informações, que deverão ser mantidas atualizadas pela instituição financeira: (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.)


    I - qualificação do depositante: a) pessoas físicas: nome completo, filiação, nacionalidade, data e local do nascimento, sexo, estado civil, nome do cônjuge, se casado, profissão, documento de identificação (tipo, número, data de emissão e órgão expedidor) e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.) b) pessoas jurídicas: razão social, atividade principal, forma e data de constituição, documentos, contendo as informações referidas na alínea anterior, que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta, número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ e atos constitutivos, devidamente registrados, na forma da lei, na autoridade competente; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.)


ID
111064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto à abertura de conta-corrente de pessoas físicas e pessoas
jurídicas, seus aspectos, cuidados e documentos, julgue os itens
seguintes.

O analfabeto poderá ser titular de conta bancária, desde que apresente procurador, nomeado por meio de procuração simples, com poderes específicos para abrir e movimentar a conta em seu nome.

Alternativas
Comentários
  • Qual tipo de procuração deve ser então???Pensei q estivesse certa a questão..
  • Pessoa analfabeta ou que só sabe assinar seu nome deve ser representada por procurador nomeado por instrumento PÚBLICO
  • Segundo o Código Civil: Art. 3o São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.Art. 4o São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer: I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV - os pródigos. ou seja, os analfabetos não se encontram em nenhum dois dois artigos. O site do Bacen não informa nenhuma exigência para abertura de conta de analfabetos.contudo, creio que a alternatica correta seja a opção ERRADO!
  • O procurador será nomeado por meio de instrumento público, que é uma procuração feita em órgão público, não em cartório.
  • O analfabeto pode ser titular de conta bancária desde que apresente procurador, nomeado por meio de procuração passada em cartório, com poderes específicos para abrir e movimentar a conta EM NOME DO DEPOSITANTE ANALFABETO.
  • MODELO DE PROCURAÇÃO PÚBLICA Exigências do Governo do Estado:- Procuração obrigatoriamente Pública - Validade máxima de 180 diasO texto abaixo é apenas um "modelo" e em cada caso, o cliente é quem outorga poderes, determinando a amplitude da procuração.Não poderão ser aceitas procurações com expressões do tipo: 'amplos poderes' ou com 'plenos poderes' ou 'para toda e qualquer movimentação'.A procuração deverá conter poderes específicos para os quais se destinam, conforme exemplos abaixo: • EMITIR CHEQUES • RECEBER, PASSAR RECIBO E DAR QUITAÇÃO• SOLICITAR SALDOS E EXTRATOS • REQUISITAR TALONARIOS DE CHEQUES• RETIRAR CHEQUES DEVOLVIDOS • REQUISITAR CARTAO ELETRONICO• MOVIMENTAR CONTA CORRENTE CORRENTE• SUSTAR/CONTRA-ORDENAR CHEQUE E RETIRAR SUSTAÇÃO• CANCELAR CHEQUES • BAIXAR CHEQUES • CADASTRAR, ALTERAR E DESBLOQUEAR SENHAS• EFETUAR SAQUES - CONTA CORRENTE, POUPANCAMODELO DE PROCURAÇÃO PÚBLICAPelo presente instrumento de procuração pública, eu, FULANO DE TAL, brasileiro, casado, profissão, Carteira de Identidade nr. XXXXXX, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, inscrito no CPF sob o nr. XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado à Rua --------, nr. --- – Bairro ---- – Belo Horizonte (MG), nomeio e constituo meu bastante procurador o Sr. FULANO DE TAL, brasileiro, casado, profissão, Carteira de Identidade nr. M XXX.XXX, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, inscrito no CPF sob o nr. XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado à Rua -------, nr. -- – Bairro ---- – --- (MG), para o fim específico de representação junto ao Banco do Brasil S/A – Agência --- – MG, conta corrente nr. XX.XXX-X, com o fim especial de: emitir e endossar cheques, passar recibo e dar quitação, solicitar saldos e extratos, requisitar talonários de cheques, retirar cheques devolvidos, requisitar cartão eletrônico, movimentar conta corrente com cartão eletrônico, sustar/contra-ordenar cheques, cancelar cheques, baixar cheques, efetuar saques-conta corrente, cadastrar, alterar e desbloquear senhas.A presente tem validade de 02 (dois) anos a contar desta data, se antes alguns ou todos os poderes ora conferidos não forem cancelados pelo Outorgante, mediante comunicação por escrito.Belo horizonte (MG), XX de XXXXXXXXX de 2007__________________________________
  • O que é procuração e qual a diferença entre, procuração pública e procuração particular É o instrumento do mandato. Através deste documento, alguém concede poderes de representação a outrem para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do Mandato. Procuração PúblicaÉ feita por um Tabelião de Notas, em livro próprio. A via original permanece arquivada no Tabelionato, enquanto a outra (traslado) é entregue ao mandante. Procuração Particular: Elaborada particularmente pela pessoa que vai assinar e outorgar poderes ao seu procurador. Não fica via nehuma vai arquivada no tabelionato. O tabelião reconhece a firma do outorgante, com a finalidade de dar segurança para aquela pessoa que exige a procuração. Saiba o que diz a lei: Art. 653 (Código Civil Brasileiro) - "Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato."
  • Kenya, como já foi comentado a questão está errada pq o analfabeto deve ser representado por procurador autorizado por instrumento público, com poderes especiais. Na questão supracitada é mencionada a procuração simples que corresponde a procuração particular.



  • '' O analfabeto poderá ser titular de conta bancária, desde que apresente procurador, nomeado por meio de procuração simples, com poderes específicos para abrir e movimentar a conta em seu nome. ''

    Analfabeto : como já dito, uma pessoa nessa condição poderá SIM ser um titular de conta bancária, mas realmente, desde que apresente um procurador, que deve ser nomeado por meio de procuração PASSADA EM CARTÓRIO, que nela descreva os poderes desse procurador especificamente para essa situação : Abrir e movimentar a conta em nome do titular/depositante. Para este caso, como dentre outros, é uma exigência da legislação brasileira que seja assim. Uma vez que, a Procuração Simples (ou particular) são aquelas cujos textos são elaborados pelo próprio interessado e que deverão ter a assinatura do outorgante (quem, outorga/concede) reconhecida, a fim de que produzam efeitos perante terceiros.

    Um raciocío bem prático para que não nos esqueçamos mais é pensar o seguinte. Se a pessoa é analfabeto; quem não sabe ler nem escrever, (definição do aurélio), como ela irá por si redigir/elaborar um texto e assiná-lo reconhecendo firma de sua assinatura? É lógico que existem nesse universo analfabetos que assinam o próprio nome, mas ainda assim podem não serem capazes de ler ou escrever. Sendo assim, PROCURAÇÃO PÚBLICA por alguém que possa representá-los.

    Vale uma revisão de outras situações para abertura de conta bancária que obrigatoriamente deverão ter representantes ou alguém que os assistam nessas condições:

    Por exemplo, o menos de 16 anos precisará ser REPRESENTADO pelo pai ou responsável legal.
    Já o maior de 16 e menor de 18 anos (não emancipado/independente) deve ser ASSISTIDO pelo pai ou pelo responsável legal.







  • Procuração privada é sinônima de procuração simples. Portanto, para abertura de conta em nome de pessoa analfabeta é preciso que a procuração seja por instrumento público.
  • Resposta ERRADA!

    Procuração Simples ( particular ) - Não

    Procuração Pública - Correto.


    Bons estudos.
  • Para abertura de conta bancária de analfabeto, é necessário apenas:
    1) Leitura do contrato de abertura de conta;
    2) Assinatura, a rogo, de duas testemunhas ao lado da impressão digital do cliente.

    A rogo - Assinar no lugar do outro que não tem condições de assinar. Coloca-se a impressão digital do analfabeto no documento e o outro coloca o nome e o número identidade ou cpf, e assina. Devendo duas pessoas maiores e capazes que presenciaram o fato, assinar no documento como testemunha.

    Obs.: Essa regra vale também para contratar empréstimos.

    Bons estudos!
  • Analfabetos 
    Se a pessoa for analfabeta ou souber 
    apenas assinar o nome, ela deve ser 
    representada por procurador nomeado por 
    instrumento público (em cartório), com 
    poderes especiais para abrir e movimentar 
    contas de depósitos.

    nota encontrada no site do BB:
    http://www.bb.com.br/docs/pub/voce/dwn/ContaCorrente.pdf
  • ANALFABETO: REPRESENTADO POR PROCURARDOR, MEDIANTE INSTRUMENTO PÚBLICO
  • Há dois erros:
    1) Deve ser por meio de um instrumento público.

    2) e a conta será movimentada em nome do analfabeto.
  • procuração simples: privada (errado)

    Procuração pública, ou seja, instrumento público: ( correta)

  • PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ABERTURA DE CONTA DE DEPÓSITOS

    – Conta em nome de menor de idade

    O menor de 16 anos – menor impúbere – necessita estar representado pelo responsável legal. O menor que já tenha completado os 16 anos e ainda não tenha atingido os 18 anos – menor púbere – deverá estar assistido pelo responsável legal.

    Ao menor púbere é permitida a movimentação de conta de depósito a vista por meio de cheque, desde que haja autorização do responsável legal( ) para tanto.

    – Conta em nome de titular analfabeto

    A abertura de conta de depósito para pessoa analfabeta é realizada através de procuração por instrumento público contendo poderes específicos para realizar a abertura e a movimentação da conta.

    Ao titular analfabeto, desde que cumpridas as exigências específicas, é permitida a movimentação da conta através de talão de cheques.

    – Conta em nome de titular deficiente visual/auditivo

    A instituição financeira deve providenciar, no caso dos deficientes visuais, a leitura do inteiro teor do contrato, em voz alta, exigindo declaração, certificada por duas testemunhas, do contratante de que tomou conhecimento de suas disposições, sem prejuízo da adoção, a seu critério, de outras medidas com a mesma finalidade. A conta para deficiente visual é aberta através de procuração por instrumento público.

    No caso dos deficientes auditivos, a instituição financeira deverá requerer a leitura, pelos mesmos, do inteiro teor do contrato, antes de sua assinatura.


  • ...EM NOME DO ANALFABETO... ''SEU'' É AMBIGUIDADE.

  • Não é necessaria a apresentação de procuração, a assinatura a rogo neste casa é permitida.

  • PROCURAÇÃO PUBLICA //// E PARA MOVIMENTAR A CONTA EM NOME DO ANALFABETO

  • Existem 2 tipos de procuração, lavradas em cartório e as simples como diz na questão.

    Para analfabetos a procuração deve ser pública, ou seja, lavrada em cartório.

    Questão Errada

  • PROCURAÇÃO PASSADA EM CARTÓRIO

  • O analfabeto poderá ser titular de conta bancária, desde que apresente procurador, nomeado por meio de procuração por instrumento público, com poderes específicos para abrir e movimentar a conta em nome do titular.

    Portanto, gabarito ERRADO.

  • Se a pessoa for analfabeta ou souber apenas assinar o nome, ela deve ser representada por procurador nomeado por instrumento público (em cartório), com poderes especiais para abrir e movimentar contas de depósitos.  

  • Não necessita ser assistida e muito menos representada. Mas somente de uma testemunha e da leitura em voz alta do contrato de adesão

  • procuração cartorial..nada de simples... nada de leitura em voz alta.

  • Essa questão foi bem sacana, pois estaria correta se não dissesse “procuração simples”, pois deverá ser procuração passada em cartório.

    Resposta: Errado


ID
111067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto à abertura de conta-corrente de pessoas físicas e pessoas
jurídicas, seus aspectos, cuidados e documentos, julgue os itens
seguintes.

A conta-salário é um tipo especial de conta de depósito à vista, destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Não é movimentável por cheques, é isenta da cobrança de tarifas e está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos.

Alternativas
Comentários
  • A conta-salário não está sujeita aos demais regulamentos aplicáveis às contas de depósitos.http://www.febraban.org.br/arquivo/servicos/dicasclientes/dicas1.asp
  • Dois erros:1 - A conta salário Não é isenta da cobrança de tarifas2 - Não está sujeita aos regulamentos aplicados às demais contas de depósitos
  • A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentável por cheques.Outro benefício é a isenção de ALGUMAS tarifas sobre essas contas:• fornecimento de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição financeira;• realização de até cinco saques, por evento de crédito;• acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa;• fornecimento, por meio dos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias;• manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação.
  • Conta-salárioÉ um tipo especial de conta de depósito à vista, aberta pela empresa/fonte pagadora em nome de um favorecido/beneficiário, exclusivamente para pagar-lhe salários e/ou vencimentos. O cliente (empregado/funcionário/beneficiário) é isento de tarifa de manutenção da conta-salário. A tarifa de manutenção da conta é negociada e cobrada da empresa ou órgão pagador do salário/vencimento.A abertura dessa conta é feita pela empresa ou fonte pagadora, cabendo a ela toda a responsabilidade de identificação do favorecido/beneficiário. O instrumento contratual de abertura da conta-salário é firmado entre o banco e a instituição/empresa pagadora;Essa conta não é movimentável por cheques, apenas por cartão magnético;O cliente também pode optar por transferir integralmente seus recursos por meio de um único DOC/TED, mensal e gratuito, para movimentá-los em outro banco;No caso de substituição do cartão magnético por perda, roubo ou danos provocados pelo cliente, poderá ser cobrada tarifa de reposição;A conta-salário só recebe créditos da empresa ou fonte pagadora e não pode ser utilizada para débitos decorrentes da quitação de contas de consumo, títulos, boletos bancários, impostos e taxas;A conta-salário não está sujeita aos demais regulamentos aplicáveis às contas de depósitos.Fonte: http://www.febraban.org.br/arquivo/servicos/dicasclientes/dicas1.asp
  • QUESTÃO ERRADA

    Vamos corrigir:

     A conta salário Não é isenta da cobrança de tarifas

    e

     Não está sujeita aos regulamentos aplicados às demais contas de depósitos.

    Bons estudos...
  • '' A conta-salário é um tipo especial de conta de depósito à vista, destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Não é movimentável por cheques, é isenta da cobrança de tarifas e está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos.''

    Tudo muito lindo e perfeito mas o pecado esta exatamente em dizer aquilo que é o inverso. A conta-salário é uma conta super especial mesmo. Isenta de impostos, não pode ser conjunta, não é movimentada por cheques, o banco não poderá recusar a abertura dela caso o sujeito esteja inserido no CCF (Cadastros de Emitentes de Cheques sem Fundos), já que o contrato é celerado entre a entidade pagadora (empresas/fundações etc) e a instituição financeira (o banco), muito menos vir a cancelar se ele (titular/empregado) vier a entrar nesse cadastro por outro banco e afinal NÃO, não esta sujeito aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósito. Aqui a função dela é RECEBER O DEPÓSITO de seu merecido e suado salário! Amém ?
  • O que é conta-salário?
     É um tipo especial de conta de depósito à vista destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.
    NÃO É movimentável por cheques e È ISENTA da cobrança de tarifas. A conta-salário tbm NÂO pode ser conjunta. NÃO ESTÁ SUJEITA
    aos regulamentos aplicaveis às demais contas de depósitos etc.
  • 2. Qual a vantagem de se ter uma "conta-salário"?
    ...

    Outro benefício é a isenção de algumas tarifas sobre essas contas.

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/salario.asp#1
  • Não esta sujeita aos regulamentos aplicaveis às demais contas depósitos.
  • COMENTARIO DO JONSI TA PERFEITO !!!!! SO PARA REALCE- TIPOS DE CONTAS - DEPOSITO A VISTA, CONTA DE DEPOSITO DE POUPANÇA E CONTA SALARIO
    TWITTER = @AlonsoCabure
  • Amigos o erro está nesta afirmação:
    "está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos".

    Há isenção sim da cobrança de tarifas quanto ao uso geral da conta-salário, exceto em transferências de valores da conta-salário para outras instituições financeiras, cuja esta movimentação não é prevista, porém, disponibilizada.
  • Quais tarifas não podem ser cobradas sobre a "conta-salário"?
    Sobre esse tipo de conta é vedada a cobrança de tarifa nas transferências dos recursos para outra instituição financeira, para crédito à conta de depósito de titularidade do beneficiário, conjunta ou não, desde que esses valores sejam transferidos pelo valor total creditado, admitida a dedução de parcelas de empréstimo, de financiamento ou de arrendamento mercantil, contratados na "conta-salário".
    Na transferência parcial do crédito para outra instituição financeira pode ser cobrada tarifa, mesmo que seja uma só transferência.
    Se a transferência for para outra conta na mesma instituição financeira, é vedada a cobrança de tarifa nas transferências pelo valor total ou parcial dos créditos.
    Também não podem ser cobradas tarifas por:

    • fornecimento de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição financeira;
    • realização de até cinco saques, por evento de crédito;
    • acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa;
    • fornecimento, por meio dos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias;
    • manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação
  • Estou estudando também por um módulo fornecido no curso preparatório que estou fazendo e gostaria de saber porque essa questão está errada. 

    No módulo tem a seguinte questão:

    A conta-salário é um tipo especial de conta de depósito à vista, destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares- é movimentável por cheques e está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos, mas é isenta da cobrança de tarifas.

    Essa afirmação está errada pois essa conta não permite movimentação com cheque 


     

  • A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentável por cheques.O instrumento contratual é firmado entre a instituição financeira e a entidade pagadora.A conta salário não está sujeita aos regulamentos aplicáveis  às demais contas de depósitos. 

  • "A conta-salário é um tipo especial de conta de depósito à vista, destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Não é movimentável por cheques, é isenta da cobrança de tarifas e está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos."

    Não é movimentável por cheques- CERTO

    isenta da cobrança de tarifas- CERTO, cliente tem limites,se ultrapassar paga.

    está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos.-ERRADO, Não está sujeita ao mesmo regulamento,é cheia de limitações, como por exemplo: não tem cheque especial,cheque,não pode receber créditos de outras fonte, e nem fazer aplicações.

  • Pensa comigo: Se ela é isenta de tarifas, e não é movimentada por meio de cheque, como ela pode estar sujeita às mesmas regulações das  demais  contas?   


    Errado!

  • A conta-salário é um tipo especial de conta de depósito à vista, destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Não é movimentável por cheques, não é isenta da cobrança de tarifas e não está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos.

  • A conta-salário é um tipo especial de conta de depósito à vista, destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Não é movimentável por cheques, é isenta da cobrança de tarifas e NÃO está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos

  • é ou não é isenta de cobrança de tarifas?  vejo muitos colegas dizendo que sim e outros dizendo que não...

  • A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentável por cheques.       

    No site do Bacen só fala isso! Não diz se é ou não isenta, mas eu acredito que eles cobrem manutenção de conta, alguém pode ajudar? 


  • Ivie Queiroz e Jameson Junior...

    A conta-salário não possui cobrança de tarifas, PORÉM... dentro dos seguintes limites...

    Não são tarifados:
    - até 5 saques por crédito feito em conta;
    - até 2 consultas mensais de saldo;
    - 2 extratos dos últimos 30 dias;
    - manutenção da conta.

    Bons estudos ;)
  • Fonte: Questionário página do Bacen


    3. Quais tarifas não podem ser cobradas sobre a "conta-salário"?  

    Sobre esse tipo de conta é vedada a cobrança de tarifa nas transferências dos recursos para outra instituição financeira, para crédito à conta de depósito de titularidade do beneficiário, conjunta ou não, desde que esses valores sejam transferidos pelo valor total creditado, admitida a dedução de parcelas de empréstimo, de financiamento ou de arrendamento mercantil, contratados na "conta-salário".

    Na transferência parcial do crédito para outra instituição financeira pode ser cobrada tarifa, mesmo que seja uma só transferência.

    Se a transferência for para outra conta na mesma instituição financeira, é vedada a cobrança de tarifa nas transferências pelo valor total ou parcial dos créditos.

    Também não podem ser cobradas tarifas por:

    • fornecimento de cartão magnético, a não ser nos casos de pedidos de reposição decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição financeira;
    • realização de até cinco saques, por evento de crédito;
    • acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa;
    • fornecimento, por meio dos terminais de auto-atendimento ou diretamente no guichê de caixa, de pelo menos dois extratos contendo toda a movimentação da conta nos últimos trinta dias;
    • manutenção da conta, inclusive no caso de não haver movimentação.

  • Questão errada.

    Os dados podem ser obtidos na resolução do Bacen 3.402 - 3.424

    Na parte de limites ela vai dizer o seguinte: "Só pode transitar pela conta o próprio salário"

    Na parte de isento ele vai dizer o seguinte: "Tem até 5 saques e 2 consultas de saldo no terminal de auto aatendimento e 2 extratos mensais com movimentação dos 30 dias (grátis)".


    Podemos concluir pela resolução que a a parte da questão que fala: "é isenta da cobrança de tarifas" está correta, pois a resolução já começa falando que é isento, e depois coloca o limite dessa isenção.

    A outra parte que está errada na questão é "...destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares..." pela resolução, na parte de limites, só pode trafegar na conta o próprio salário.

  • Na verdade, a conta salário pode receber todas as modalidades de pagamento descritas na questão. O errado está no final da afirmação quando menciona que a conta salário está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósito. A conta salário NÃO está sujeita aos mesmos regulamentos...

  • A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentável por cheques.

  • A conta-salário é um tipo especial de conta de depósito à vista, destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Não é movimentável por cheques, é isenta da cobrança de algumas tarifas e não está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos.

    Gabarito ERRADO

    Complementando:

    A conta-salário não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora. Para abri-la, é necessário que seja firmado um contrato ou convênio entre o banco e o empregador. Ela não pode ser aberta por iniciativa do empregado,mas somente através do empregador, que é responsável pela identificação dos beneficiários. É obrigatória a adoção da conta-salário para os serviços de execução de folha de pagamento prestados pelas instituições financeiras ao setor público e privado.

  • Limitações da conta salário:
    a conta salário não pode ser movimentada por meio de cheques. Essa movimentação somente poderá ser feita através de cartão magnético, cujo fornecimento será gratuito´pelo banco.
    além do próprio salário, mais nenhum crédito poderá ser realizado nessa conta.
    os saques são limitados a cinco e as consultas em terminais de autoatendimento a duas.


  • Não é isenta da cobrança de tarifas, pois, mesmo tento alguns benefícios relacionado a isso, sempre a um ônus por algum determinado serviço. Seria correto falar que tem uma redução na cobrança de tarifas.

    Devido a limitações, ela não está sujeita em igualdade ao regulamento das demais contas.


  • A conta salário é isenta de cobrança SIM, porém NÃO está sujeita aos mesmos regulamentos das demais.

  • O titular da conta-salário tem ainda o direito, ao mês, de 5 saques, 2 consultas e 2 extratos com toda a movimentação do mês.

  • A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos,
    vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e
    não é movimentável por cheques.

  • 5. O que diferencia a conta-salário da conta de depósitos? Uma conta de depósitos à vista (conta corrente) ou de poupança é aberta por iniciativa do próprio interessado por meio de contrato firmado com um banco. Já a conta-salário é aberta por iniciativa do empregador, que contrata um banco para prestar o serviço de pagamento.

    Além disso, a conta-salário não é movimentável por cheques e não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora.


    https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/salario.asp#1

  • A Conta Salário é destinada a receber salários, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Apenas a empresa pagadora poderá solicitar abertura de conta salário na instituição financeira que processa a folha de pagamento.

    Após aberta a Conta Salário, os valores serão creditados sempre nessa conta. O empregado, ou procurador, pode comunicar ao banco para qual conta deseja transferir o crédito do salário, se para a Conta Corrente ou Conta de

    Poupança, da qual seja um dos titulares, por meio de uma LOB ou manter na própria Conta Salário.

    Essa conta não admite outro tipo de depósito além dos créditos da empresa pagadora e não pode ser movimentada por cheques.


  • "... e está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos. " Me corrijam se estiver errado:

    Uma conta salário que está sendo movimentada como uma conta comum (de depósito à vista), não estaria sujeita a intervenção da instituição a transformá-la numa conta tarifada?

  • A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentável por cheques.

    Portanto, não está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos.

  • A conta-salário não está sujeita aos mesmos regulamentos das demais contas de depósitos.   

    Resposta: Errado


ID
111070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto à abertura de conta-corrente de pessoas físicas e pessoas
jurídicas, seus aspectos, cuidados e documentos, julgue os itens
seguintes.

Para abrir uma conta-corrente, o jovem menor de 16 anos de idade (menor impúbere) precisa ser assistido pelo pai ou responsável legal. O maior de 16 anos e menor de 18 anos de idade (menor púbere) deve ser representado pelo pai ou responsável legal.

Alternativas
Comentários
  • A banca inverteu os conceitos.o menor de 16 anos precisa ser REPRESENTADO pelo responsável legal.já o emancipado (de 16 até 18 anos) só precisa ser ASSISTIDO pelo responsável, pois ele pode movimentar sua conta.
  • O menor de 16 anos é ABSOLUTAMENTE incapaz, devendo ser representado e o maior de 16 e menor de 18 anos é RELATIVAMENTE incapaz, devendo ser assistido. Já o maior de 16 e menor de 18 anos EMANCIPADO, responde por todos os atos da vida civil,independentemente do instituto da representação ou da assistência.
  • Absolutamente Incapaz = Será REPRESENTADO.Relativamente Incapaz = Será ASSISTIDO.Para memorizar:A=RR=A
  • http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos1.asp#3

    3. O menor de idade pode ser titular de conta bancária?

  • foram invertidas
    na verdade o menor de 16 anos deve ser representado
    enquanto a maior de 16 e menor que 18 deve ser assistido!


    temos que prestar bastante atenção, a cespe gosta muito
    de nos deixar um pouco confusos?
  • PARABÉNS  ALEX PELA INTELIGÊNCIA DE BUSCAR NA FONTR CERTA BCB, PESSOAL CUIDADO COM INFORMAÇÕES ERRADAS!!!!!
  • Ainda, de acordo com o Código Civil:

    Art. 3o São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:
    I - os menores de dezesseis anos;
    II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;
    III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
    Art. 4o São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:
    I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;
    II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;
    III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;
    IV - os pródigos.
    Parágrafo único. A capacidade dos índios será regulada por legislação especial.
  • O menor de 16 anos (menor impúbere) é absolutamente incapaz, pode exercer o direito de movimentação de contas através (representado) de um responsável legal. Já o maior de 16 anos e menor de 18 anos (menor púbere) é relativamente incapaz, pode movimentar sua conta, mas deve ser assistido pelo responsável legal.
  • O menor de idade pode ser titular de uma conta bancária?
    Sim. O jovem menor de 16 anos precisa ser representado pelo pai ou responsável legal. O maior de 16 e menor de 18 anos ( Não emancipado) deve ser assistido pelos pais ou pelo responsável legal.
  • DEVEMOS TER CUIDADO EM PERCEBER SE O RELATIVAMENTE INCAPAZ JA POSSUI EMANCIPAÇÃO !!!!!
    TWITTER = @AlonsoCabure




  • Seja o maior de 16 e menor de 18 anos (não emancipado) ou (não impúbere), precisará ser representado pelos responsáveis legais.
    No caso de maior de 16 e menor de 18 anos, (emancipado) ou (impúbere) precisará apenas ser assistidos pelos responsáveis .
  • As informações foram invertidas

  • O menor de 16 anos precisa ser REPRESENTADO e o maior de16 e menor de 18 anos precisa ser ASSISTIDO.

    Bons estudos!

  • "O jovem menor de 16 anos precisa ser representado pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal. O maior de 16 e menor de 18 anos não emancipado deve ser assistido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal."

    fonte: site do bacen.

  • Eu sei que o significado de assistir, nesse caso, é no sentido de dar assistência, garantir...

    Mas um macete "bobinho", que me ajuda, é pensar em assistir no sentido de VER.

    O menor de 16, parece-me que é aquele que não consegue fazer nada sozinho, então os pais vão lá e fazem por ele (representam).

    Já os maiores de 16 são mais espertos, então, os pais deixam eles fazerem sozinhos e ficam "VENDO" de longe (assistem).

    Espero que ajude. Abs. 

  • só pra  complementar..


    se entre 16 e 18, e for emancipado, preciso ser assistido,por um responsável?

  • o QUE OCORREU FOI A TROCA DAS POSIÇÕES DE ASSISTENTE E REPRESENTANTE


  • Guilherme Andrades...o menor não será assistido, via de regra, com a emancipação.

    "A emancipação é a aquisição da plena capacidade civil pela antecipação da idade legal habilitando a pratica de todos os atos da vida civil, cessando a menoridade aos 18 anos completos "

  • Para abrir uma conta-corrente, o jovem menor de 16 anos de idade (menor impúbere) precisa ser REPRESENTADO (não pode ser assistido) pelo pai ou responsável legal. O maior de 16 anos e menor de 18 anos de idade (menor púbere) ( NÃO EMANCIPADO) deve ser ASSISTIDO pelo pai ou responsável legal.

  • Menor de 16: representado.

     

    Maior de 16 e menor de 18: assistido.

  • > 16 anos deve se representado.

  • Gente uma dica para decorar: R-I-A

    Relativamente Incapaz - Assistido 

    de trás para frente:

    Absolutamente Incapaz - Representado

  • Obrigado pela dica Celina Rodrigues. 

    Muito boa mesmo.


  • Celina,

    Essa foi uma das melhores dicas que li. É pra carregar pra vida, viu!!!

  • A banca inverteu a ordem para confundir os desavisados,que no caso não somos nós,mas sim os nossos concorrentes 


    Fé e força 

    Vamos para cima do Cespe  .

  • Celina perfeito seu comentário  estou sorrindo ate agora.

    R I A pessoal!!!!!!

  • Gente vamos buscar na fonte tem muitas questoes DESATUALIZADAS PERIGO!!!!!!

  • O menor de idade pode ser titular de conta bancária?
    Sim. O jovem menor de 16 anos precisa ser representado pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal. O maior de 16 e menor de 18 anos não
    emancipado deve ser assistido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal.

     

    fonte: bacen

  • O maior de 16 e menor de 18 anos NÃO EMANCIPADO deve ser assistido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal.

  • Para abrir uma conta-corrente, o jovem menor de 16 anos de idade precisa ser assistido <<REPRENTADO>> pelo pai ou responsável legal. O maior de 16 anos e menor de 18 anos de idade deve <<PODE>> ser representado <<ASSISTIDO>> pelo pai ou responsável legal. ISTO PORQUE, O MAIOR DE 16 E MENOR DE 18 ANOS, SE FOR EMANCIPADO, NÃO PRECISA SEQUER SER ASSISTIDO. 

    Espero não ter bolado as trocas.

    Fé, Foco e Esperança! Sigamos...

  • ERRADO


    CONCEITOS TROCADOS

  • Errei por não prestar atenção.

    Eu sabia da resposta.

    Atenção !

  • A questão inverteu os papéis. Na verdade, o menor impúbere é representado e o menor púbere é assistido.

    Resposta: Errad0

  • ERRADO

    Questão inverteu as informações.


ID
111157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições financeiras bancárias estão adotando medidas
importantes para aumentar a segurança de seus bancos de dados
e aprimorar o marketing de relacionamento. Entre estas, exigemse
dos clientes documentos de identificação pessoal, senhas,
assinaturas eletrônicas e outros cuidados. Acerca desses
mecanismos e de sua segurança, julgue os itens subseqüentes.

Quando a iniciativa do encerramento de conta-corrente for do próprio cliente, para sua segurança, ele deve ser orientado a entregar ao banco correspondência em que solicita o encerramento de sua conta, a verificar se todos os cheques emitidos foram compensados e a entregar ao banco os cheques ainda em seu poder.

Alternativas
Comentários
  • CertoDe acordo com o ROTEIRO ENCERRAMENTO DE CONTA CORRENTE , criado em parceria entre órgãos e entidades de defesa do consumidor que fazem parte do SNDC e a Febraban e bancos associados
  • No encerramento da conta por iniciativa do cliente deve-se:* Entregar ao banco correspondência (em duas vias) solicitando o encerramento de sua conta;* Verificar se todos os cheques que não estão em seu poder foram compensados, para evitar a sua devolução e a consequente inclusão no CCF, por motivo 13: conta encerrada;* Entregar ao banco os cheques ainda em seu poder.
  • 9. O que é necessário  para encerrar a minha conta no banco?

    Por ser um contrato voluntário e por tempo indeterminado, uma conta bancária pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas.

    Quando a iniciativa do encerramento for do banco, ele deve:

    comunicar o fato a você, solicitando-lhe a regularização do saldo e a devolução dos cheques por acaso em seu poder; anotar a decisão na ficha-proposta.

    O banco deverá encerrar a conta se forem verificadas irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave, comunicando o fato imediatamente ao Banco Central.

    No caso da inclusão no CCF, o encerramento da conta depende de decisão do banco. Contudo, é proibido o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto seu nome figurar no CCF.

    Quando a iniciativa do encerramento for sua, você deverá observar os seguintes cuidados:

    solicitar, por escrito, ao banco o encerramento da conta, exigindo recibo na cópia da solicitação; verificar se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome seja incluído no CCF pelo motivo 13 (conta encerrada); entregar ao banco as folhas de cheque ainda em seu poder, ou apresentar declaração de que as inutilizou; solicitar o cancelamento dos débitos automáticos em conta, caso existentes; manter recursos suficientes para o pagamento de compromissos assumidos com a instituição financeira ou decorrentes de disposições legais.
  • certo

    obrigatoriamente da devolução das folhas de cheque em poder do correntista, ou apresentação da declarção de que as inutilizou.
  • Quando o encerramento da conta for pedido do cliente; Serão, as seguintes obrigações:

     

    solicitar, por escrito, ao banco o encerramento da conta, exigindo recibo na cópia da solicitação; verificar se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome seja incluído no CCF pelo motivo 13 (conta encerrada); entregar ao banco as folhas de cheque ainda em seu poder, ou apresentar declaração de que as inutilizou; solicitar o cancelamento dos débitos automáticos em conta, caso existentes; manter recursos suficientes para o pagamento de compromissos assumidos com a instituição financeira ou decorrentes de disposições legais.
  • Entregar correspondência ao banco?  não entendi.

  • Errei porque toda essa baboseira não funciona na prática!

  • Questão simples.  

    Só para complementar. A lei determina uma coisa, mas na prática é outra coisa. Infelizmente é assim.

    Vamos detonar a prova da CEF 2014.

  • Concurso não é prática e sim teoria!

  • Simbora!


  • Achei que tivesse errada a questão quando se escreveu correspondência em que solicita o encerramento, não teria que ter sido colocado o termo de encerramento?:(

  • Ele não precisa entregar essa correspondência. Atualmente quando do encerramento da conta, geralmente, já vem um termo que certifica o encerramento.

  • Quando a iniciativa do encerramento for sua, você deverá observar os seguintes cuidados:


    solicitar, por escrito, ao banco o encerramento da conta, exigindo recibo na cópia da solicitação (em se tratando de atendimento presencial);



    verificar se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome seja incluído no CCF pelo motivo 13 (conta encerrada);

    entregar ao banco as folhas de cheque ainda em seu poder, ou apresentar declaração de que as inutilizou; solicitar o cancelamento dos débitos automáticos em conta, caso existentes;

    manter recursos suficientes para o pagamento de compromissos assumidos com a instituição financeira ou decorrentes de disposições legais.

  • eita cespe..., e exigido que seja por escrito e não que seja uma correspondência, mas, uma correspondência vale:

    Correspondência" é um meio de comunicação escrita entre pessoas. É o ato ou estado de corresponder, adaptar, relatar ou mesmo o acordo de uma pessoa ...

  • Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    O fato de o cliente manter em determinada instituição financeira compromissos decorrentes de outras obrigações contratuais caracteriza impedimento para o encerramento, a seu pedido, de sua conta-corrente nessa instituição.

    ERRADO


ID
191428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação à abertura e à manutenção de contas de depósitos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Correta é a opção E. -cobrança de taxa em boletos bancários. Já foi dito que é irregular.

    Opção A: incorreta. Não pode cobrar tarifa por liquidação antecipada.
    Opção B: incorreta. Não existe a possibilidade de cobrar tarifas pelos serviços considerados essenciais.

    OPÇÃO C- DUVIDAS....
    Opção D: incorreta. As alterações cadastrais são exigidas em muitos outros caso, mudança de situação civil, por exemplo

  • A - A cobrança de tarifas de operações de crédito e de arrendamento mercantil contratadas antes de Dez/2007 podem ser cobradas, contanto que a cobrança venha prevista no contrato. Para os contratos assinados a partir de 10.12.2007, é proibida a cobrança de tarifa por liquidação antecipada.

    B - Isso não é discricionário. É obrigatório conforme art 6° da Resolução 3518 que reproduzo abaixo:
    Art.  6º  É obrigatória a oferta a pessoas físicas de pacote
    padronizado  de  serviços  prioritários
    , cujos  itens  componentes  e
    quantidade  de  eventos  serão determinados  pelo  Banco  Central  do
    Brasil.  
              

    C - Não se pode cobrar tarifas pelos serviços essenciais. É o artigo 2° desta mesma resolução acima

    D - A comunicação pelo depositante, por escrito, de qualquer mudança de endereço ou número de telefone.
  • a) ERRADA - não existe cobrança por liquidaçao antecipada!!!!!!!!!!!
    b) ERRADA - esse pacote não é discricionario e sim obrigatorio !!!!!!!!!!!!!
    c) ERRADA - serviço essenciais são grtuitos !!!!!!!!!!!!!!!!
    d) ERRADA - principio da publicidade não pode sofrer limitaçoes !!!!!!!!!!!!!!
  • O erro da letra "C" é a última palavra "Essenciais", já que os serviços essenciais são gratuitos.
  •  
    •  a) É permitida a cobrança de tarifa de liquidação antecipada nas operações de crédito contratadas após janeiro de 2008, cabendo à instituição financeira esclarecer ao depositante a sua incidência no momento da abertura da conta de depósitos.
    •  b) Segundo normas vigentes, o oferecimento de um pacote padronizado de serviços prioritários às pessoas físicas situa-se no campo da discricionariedade das instituições financeiras.
    •  c) A ficha-proposta relativa a conta de depósitos à vista deve conter cláusula que trate do saldo mínimo exigido para manutenção da conta, dos procedimentos para encerramento da conta, da cobrança de tarifa por conta inativa e da possibilidade de cobrança pelos serviços considerados essenciais.
    •  d) A obrigatoriedade de comunicação, pelo depositante, de alteração em seus dados cadastrais restringe-se às hipóteses de mudança de endereço ou de número de telefone.
    •  e) A incidência de tarifas deve estar consignada no contrato firmado entre a instituição financeira e o depositante; não se admite, contudo, a cobrança de taxas para ressarcimento de despesas com a emissão de boletos de cobrança ou carnês, ainda que contratualmente previstas.

    https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=093198628&method=detalharNormativo

  • Em relaçao as tarifas; Os serviços de classificam em;

    *essenciais- de graça(apenas para pessoas fisicas)
    *prioritarios- tabelados pelo Bacen
    *especiais- lei propria
    *diferenciados- preço livre.
  • Edital: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 

    GABARITO: A incidência de tarifas deve estar consignada no contrato firmado entre a instituição financeira e o depositante; não se admite, contudo, a cobrança de taxas para ressarcimento de despesas com a emissão de boletos de cobrança ou carnês, ainda que contratualmente previstas --> os conhecimentos que esta questão pede não foge ao pedido no edital?!

    http://www.cespe.unb.br/concursos/caixanm22010/arquivos/ED_1_2010_TBN_NACIONAL_ABT_FINAL_12.03.2010.PDF


    Acho que tem que estudar tudo!

  • comentários grifados de vermelho dificulta a leitura!!! fica a dica.

  • a) É vedada a cobrança de tarifa de liquidação antecipada nas operações de crédito contratadas após janeiro de 2008, cabendo à instituição financeira esclarecer ao depositante a sua incidência no momento da abertura da conta de depósitos.

     

    b) Segundo normas vigentes, o oferecimento de um pacote padronizado de serviços prioritários às pessoas físicas situa-se no campo da obrigatoriedade das instituições financeiras.

     

    c) A ficha-proposta relativa a conta de depósitos à vista deve conter cláusula que trate do saldo mínimo exigido para manutenção da conta, dos procedimentos para encerramento da conta, da cobrança de tarifa por conta inativa e da possibilidade de cobrança pelos serviços considerados prioritários.

     

    d) A obrigatoriedade de comunicação, pelo depositante, de alteração em seus dados cadastrais restringe-se às hipóteses de qualquer mudança, seja de endereço ou telefone.

  • SEREMOS APROVADOS NA CAIXA ECONOMICA FEDERAL 2014 !

  • a) Não é permitida a cobrança de tarifa de liquidação antecipada nas operações de crédito contratadas após janeiro de 2008, cabendo à instituição financeira esclarecer ao depositante a sua incidência no momento da abertura da conta de depósitos. b) Segundo normas vigentes, o oferecimento de um pacote padronizado de serviços prioritários às pessoas físicas situa-se no campo da obrigatoriedade das instituições financeiras. c) A ficha-proposta relativa a conta de depósitos à vista deve conter cláusula que trate do saldo mínimo exigido para manutenção da conta, dos procedimentos para encerramento da conta, da cobrança de tarifas e da impossibilidade de cobrança pelos serviços considerados essenciais. d) A obrigatoriedade de comunicação, pelo depositante, de alteração em seus dados cadastrais inclusive nas hipóteses de mudança de endereço ou de número de telefone. e) A incidência de tarifas deve estar consignada no contrato firmado entre a instituição financeira e o depositante; não se admite, contudo, a cobrança de taxas para ressarcimento de despesas com a emissão de boletos de cobrança ou carnês, ainda que contratualmente previstas. Gabarito E


  • Amém! Wagner ...

  • Amém(assim seja) Wagner .

  • vamos lá



ID
191437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Ao receber o representante legal de empresa comercial para abertura de conta em instituição financeira, o funcionário de determinada agência bancária demandou a apresentação de vários documentos, esclarecendo que suas exigências baseavam-se em normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Nessa situação, de acordo com as normas do CMN, para a abertura, manutenção e movimentação de contas de depósitos, é necessário apresentar

Alternativas
Comentários
  • Bom, encontrei no site do Banco Central.

    RESOLUCAO 2.025 CMN - Art. 1º

    I - qualificação do depositante:

    b) pessoas jurídicas:

    1. razão social;
    2. atividade principal;
    3. forma e data de constituição;
    4. documentos, contendo as informações referidas na
    alínea anterior, que qualifiquem e autorizem os re-
    presentantes, mandatários ou prepostos a movimentar
    a conta;
    5. número de inscrição no Cadastro Geral de Contri-
    buintes (CGC);

     

    https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=093198628&method=detalharNormativo

  • LETRA E


    O que diz o enunciado: "Ao receber o representante legal de empresa comercial" ,

    Já mata a questão o inicío do enunciado, não fica nenhuma dúvida que a questão

    certa é a letra E: os documentos que qualifiquem e autorizem os representantes,

    mandatários ou prepostos da empresa a movimentar a conta.

    Bons Estudos e qualquer dúvida...



    BBOnBO 
  • No site da caixa:
    DOCUMENTAÇÃO PARA ABERTURA DE CONTA PJ

    Documentação da Pessoa Jurídica

    1. Documento da constituição e suas alterações posteriores, devidamente registrados no órgão
    competente;

    2. Comprovante de inscrição e de situação cadastral no CNPJ;

    3. Comprovante de endereço;

    4. Comprovante de faturamento dos últimos 12 meses, no caso das Pessoas Jurídicas com fins
    lucrativos;

    5. Ato de designação dos representantes, devidamente registrado no órgão competente, quando
    for o caso.
    Não da pra qualquer um ir e abrir uma conta no nome da empresa que quiser.
    Alé da autorização dos representantes estes devem apresentar:

    Documentação dos Representantes / Procuradores
    1. CPF;
    2. Documento de identidade (RG ou equivalente);
    3. Comprovante de residência;
    4. Procuração, se for o caso.
  • pessoa juridica: documento de constituição da empresa( contrato social e registro na junta comercial): documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta; inscrição no cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ).
  • Para pessoas físicas os documentos necessários para abertura de conta são:  Documento de Identificação, CPF, e comprovante de randa. Porem a instituição financeira pode, se quiser pedir outros documentos como por exemplo o comprovante de renda.
    No caso de pessoas jurídicas, os documentos necessários são:
    - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);
    - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;
    - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

    *Lembrando: Esses são os documentos exigidos pelo BACEN. A instituição poderá se quiser exigir outros documentos
  • Lendo todas as alternativas antes mesmo de ler o enunciado da questão, nota-se de fato que a alternativa "E" é a correta, é a mais óbvia e lógica.

    Mas se houvesse outra alternativa que permitisse DÚVIDAS, elas existiriam de fato, uma vez que o enunciado da questão está afirmando que quem foi na instituição foi o REPRESENTANTE LEGAL, portanto, o autorizado para representá-la.

    Diferentemente se a CESPE, que adora pegadinhas, colocasse: AO RECEBER O REPRESENTANTE DA EMPRESA......(aí não se sabe de quem se trata, nem de que tipo de representante se refere, podendo ser apenas representante comercial)
  • Requisitos para abertura de conta PF:
    - Preenchimento de ficha proposta de abertura de conta (contrato firmado entre o clinte e o banco)
    - Apresentação de documentos: documento de identificação (RG, CNH, Passaporte, Cart. de trabalho); CPF e comprovante de residência.

    Requisitos para abertura de conta PJ:
    -Documento de contituição da empresa (contrato social, registro na junta comercial)
    -Documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos da empresa a movimentar a conta
    -Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
  • 2. O que é necessário para abrir uma conta de depósitos?

    A abertura e a manutenção de conta de depósito pressupõem contrato firmado entre as partes – instituição financeira e cliente. O banco não é obrigado a abrir ou manter conta de depósito para o cidadão. Este, por sua vez, pode escolher a instituição que lhe apresente as condições mais adequadas para firmar tal contrato.

    Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente, e apresentar os originais dos seguintes documentos:

    no caso de pessoa física:
    - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes previstos na Lei 9.503, de 1997);
    - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
    - comprovante de residência. no caso de pessoa jurídica:
    - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);
    - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;
    - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

    Além disso, a instituição financeira pode estabelecer critérios próprios para abertura de conta de depósito, desde que seguidos os procedimentos previstos na regulamentação vigente (art. 1º da Resolução CMN 2.025, de 1993 , com a redação dada pela Resolução CMN 2.747, de 2000).

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos1.asp#2

  • Documentos que qualifiquem, autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta.  


  • Resolução 2025/1993 foi alterada pela Resolução 2747/2000...

    Art. 1º Alterar os arts. 1º, 2º e 12 da Resolução nº 2.025, de 24 de novembro de 1993, que passam a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º Para abertura de conta de depósitos é obrigatória a completa identificação do depositante, mediante preenchimento de ficha-proposta contendo, no mínimo, as seguintes informações, que deverão ser mantidas atualizadas pela instituição financeira: (NR) I - qualificação do depositante:

    a) pessoas físicas: nome completo, filiação, nacionalidade, data e local do nascimento, sexo, estado civil, nome do cônjuge, se casado, profissão, documento de identificação (tipo, número, data de emissão e órgão expedidor) e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

    b) pessoas jurídicas: razão social, atividade principal, forma e data de constituição, documentos, contendo as informações referidas na alínea anterior, que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta, número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ e atos constitutivos, devidamente registrados, na forma da lei, na autoridade competente; (NR)

     


ID
316021
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades de crédito, financiamento e investimento

Alternativas
Comentários
  • As sociedades de crédito, financiamento e investimento, também conhecidas por financeiras, foram instituídas pela Portaria do Ministério da Fazenda 309, de 30 de novembro de 1959. São instituições financeiras privadas que têm como objetivo básico a realização de financiamento para a aquisição de bens, serviços e capital de giro. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Crédito, Financiamento e Investimento". Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio (Resolução CMN 45, de 1966) e Recibos de Depósitos Bancários (Resolução CMN 3454, de 2007).

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/scfi.asp
  • Sociedade de crédito,financiamento e investimento.
    As conhecidas FINANCEIRAS,ou seja,são S.A exclusivamente privadas.
    Tem por objetivo financiar a aquisição de bens,serviços e capital de giro. 
    Em tese por serem financeiras e terem como uma das garantias do financiamento o próprio bem financiado a taxa de juros deveria ser mais barata que os empréstimos das instituições financeiras captadoras de deposito à vista.Mas não é isso que ocorre,pois geralmente as pessoas só procuram uma financeira após procurarem uma IF.
    A captação de recursos para o financiamento se dá por letras de câmbio e acho que por isso a denominação INVESTIMENTO.
  • GABARITO: LETRA A


    a) Item Correto: As sociedades de crédito, financiamento e investimento, também conhecidas por financeiras, captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio (Resolução CMN 45, de 1966) e também por meio de recibos de depósitos bancários (Resolução CMN 3454, de 2007);

    b) Item Errado: as financeiras não participam da distribuição dos TVM (apenas, as corretoras de TVM, as distruibidoras de TVM, as Bolsas, os bancos de investimentos, e as sociedades e agentes autônomos de distribuição de TVM);

    c) Item Errado: não são especializadas em administração de recursos de terceiros (apenas as Administradoras de Consóricio, Sociedades de arendamento mercantil, Sociedades corretoras de câmbio, Sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, Sociedades distribuiodras de títulos e valores mobiliários são especializadas em administrar recursos de terceiros.);

    d) Item Errado: as financeiras têm como objetivo básico a realização de financiamento para aquisição de bens, serviços e capital de giro, elas podem financiar inclusive a AQUISIÇÃO  de capital fixo. A redação "financiamento da atividade produtiva PARA SUPRIMENTO  de capital fixo" é dúbia, e diante de outro item absolutamente correto esse deve ser considerado errado.

    e) Item Errado: as financeiras são instituições financeiras PRIVADAS.
  •              SOCIEDADES DE CRÉDITOS, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO (FINANCEIRAS)


     Sua função é financiar bens de consumo duráveis por meio de popularmente conhecido "crédiário" ou crédito direto ao consumidor. Não podem manter contas correntes, e os seus instrumentos de captação restringem-se à  colocação de letras de câmbio (LC), que são títulos de créditos sacados pelos financiados e aceitos pelas financeiras para colocação junto ao público.
  • São instrumentos de captação das sociedades de crédito, financiamento e investimento - Financeiras:
    Letras de Câmbio(LC);
    Depósito a prazo (RDB apenas) e
    Letra Financeira (resolução 3.836 de Fev/2010)

    Fonte: Professor Edgar Abreu 
  • Financeiras: S/A com denominação obrigatória "Crédito, Financiamento e Investimento"
    Operações Ativas: CDC - Crédito Direto ao Consumidor
    Operações Passivas: Depósito a Prazo - CDB e Letra de Câmbio

    Prof. Cid

    Bons Estudos


  •  SCFI • As sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Crédito, Financiamento e Investimento". • Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio (Resolução CMN 45, de 1966) e Recibos de Depósitos Bancários (Resolução CMN 3454, de 2007).
  • aceite é a operação em que a financeira adquire créditos comerciais de determinado estabelecimento comercial. ao vender seus produtos a prazo, o estabelecimento comercial pode repassar esses créditos, descontados dos custos financeiros, às financeiras. quando o comprador dos bens efetua o pagamento, os valores são creditados à financeira.

  • Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio (Resolução CMN 45, de 1966) e Recibos de Depósitos Bancários (Resolução CMN 3454, de 2007).

    Fonte: www.bcb.gov.br

  • a) Correto! Mas, o que são aceite e letras de câmbio?

    O aceite é operação em que a financeira adquire créditos comerciais de determinado estabelecimento comercial. Ao vender seus produtos a prazo, o estabelecimento comercial pode repassar estes créditos, descontados dos custos financeiros, às financeiras. Quando o comprado dos bens efetua o pagamento, os valores são creditados à financeira.
    Já a letra de câmbio é emitida pelo devedor de determinado financiamento e aceitas por outra instituição financeira, que financia a operação. Desta forma, o devedor toma um crédito junto à financeira, emite um título que garante a operação e outra instituição financeira financia esta operação, tendo a garantia da financeira e do devedor quanto ao pagamento.
    Estas duas modalidades são as principais formas de financiamento utilizadas pelas sociedades de crédito, financiamento e investimento.;


    b) a distribuição de valores mobiliários é feitos pelas Distribuidoras de Valores Mobiliários;


    c) A administração de recursos de terceiros é feita, principalmente, por Gestoras e Corretoras de Recursos;


    d) Estas atividades são realizadas pelos bancos de investimentos;

     

    e) São apenas privadas.

     

    GABARITO: LETRA A

     

    Prof. Vicente Camillo

  • Letras de câmbio, e consequetemente o aceite das mesma.

  • É função das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento (Financeiras), o empréstimo para aquisição de bens, serviços e capital de giro. Esse processo se dá por meio do Aceite e Colocação de Letras de Câmbio.


ID
316042
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os depósitos de poupança constituem operações passivas de

Alternativas
Comentários
  • Olá.
    Gabarito (e)

    Só estão autorizados a captar poupança:

    - SCI, APE;
    - Bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário;
    - CEF.

    OBS: Companhia hipotecária não capta através de poupança. Apesar de ser considerada uma Instituição financeira, a CH pode captar através da emissão de debêntures. Fiquem muito atentos quanto a este ponto, pois é um peguinha de prova.
  • As sociedades de crédito imobiliário são instituições financeiras criadas pela Lei 4.380, de 21 de agosto de 1964, para atuar no financiamento habitacional. Constituem operações passivas dessas instituições os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros. Suas operações ativas são: financiamento para construção de habitações, abertura de crédito para compra ou construção de casa própria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima, adotando obrigatoriamente em sua denominação social a expressão "Crédito Imobiliário". (Resolução CMN 2.735, de 2000).
  • Tudi ligado a imóveis.
    Banco múltiplo com carteira imobiliária;
    CEF que integra simultaneamente o sistema brasileiro de poupança e empréstimo e o sistema financeiro de habitação;
    Sociedade de crédito imóbiliário,financiamento de imovéis,comerciais ou habitacionais,voltadas ao público de ALTA RENDA.
    Associação de poupança e empréstimo:sociedade civil sem fins lucrativos,que têm o escopo de perimitir a aquisição ou construção da casa própria de seus associados.
  • GABARITO: LETRA E

    a) Item errado: os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais. Captam recursos de depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico.

    b) Item errado: as cooperativas de crédito prestam serviços financeiros de captação e de crédito apenas aos respectivos associados, podendo receber repasses de outras instituições financeiras e realizar aplicações no mercado financeiro. As cooperativas não participam do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo -SBPE.

    c) Item errado: os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e vanda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.

    d) Item errado: as sociedades de crédito, financiamento e investimento, conhecidas por financeiras, são instituições financeiras privadas que têm como objetivo básico a realização de financimanto para aquisição de bens, serviços e capital de giro. Captam recursos por meio de aceite e colocaão de Letras de Câmbio e Recibos de Depósitos Bancários (RDB);

    e) Item correto: as sociedades de crédito imobiliário são instituiçoes financeiras criadas para atuar no finaciamento habitacional. constituem operações passivas dessas instituiçoes os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros.
  • As sociedades de crédito imobiliário são instituiçoes financeiras criadas para atuar no finaciamento habitacional. constituem operações passivas dessas instituiçoes os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    Dentre as IFs citadas, apenas as sociedades de crédito imobiliário podem captar depósitos de poupança. No entanto, vale observar que atualmente elas não captam esses depósitos junto ao público, pois atuam apenas como  repassadora  de  recursos.  Ou  seja,  repassam  recursos  de  IFs  que  captam  estes  recursos  para  o financiamento de crédito imobiliário. 

  • lembre-se : Caixa economica=poupança-----crédito imobiliario

    e) Item correto: as sociedades de crédito imobiliário são instituiçoes financeiras criadas para atuar no finaciamento habitacional. constituem operações passivas dessas instituiçoes os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros.

  • As Cooperativas de Crédito está autorizadas pelo Conselho Monetário Nacional a captar depósitos na caderneta de poupança para financiar imóveis e captar depósitos da poupança rural. Esses depósitos são garantido pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

    Ainda assim, Cooperativas Centrais de Crédito e Federações de Cooperativas tem como objetivo organizar economicamente e dar assistência a suas filiadas e não realizam operações. Entre as funções das Cooperativas Centrais podemos citar: centralização dos recursos captados pelas suas filiadas, padronização/ supervisão das operações, educação e capacitação, prevenção e correção de situações que acarretem riscos a solidez das filiadas, etc.

    Por esse motivo, apesar das Cooperativas terem autorização para captação de depósitos de poupança, a alternativa correta ainda continuaria sendo a alternativa E) Sociedade de Crédito Imobiliário.


ID
316051
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os títulos de capitalização são

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, para trabalhar com capitalização, a empresa deve ter registro na Susep, órgão que normatiza e fiscaliza o setor.

    Há duas formas de comercialização desses títulos, de pagamentos periódicos ou único. No Brasil são chamados de PM (Pagamento Mensal) e o PU (Pagamento Único).

    O PM é um plano em que os pagamentos dos prêmios são periódicos, geralmente mensais. É possível que após o último pagamento o plano ainda mantenha-se em vigor, pois seu prazo de vigência pode ser diferente do que seu prazo de pagamento. Os planos PU são aqueles em que o pagamento é único e sua vigência fica estipulada na proposta.

    As empresas responsáveis por essa comercialização estão reunidas na Fenacap - Federação Nacional de Capitalização.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulo_de_capitaliza%C3%A7%C3%A3o

  • Sociedades de capitalização são entidades sob a forma de S.A que negociam títulos de capitalização que tem por objetivo o depósito periódico ou único pelo contratante que terá depois de cumprido o praz de vigência do contrato,o direito de resgatar PARTE dos valores depositados corrigidas por uma taxa de juros estabelicidade contratualmente,e ainda,quando previsto,o direito de concorrrer a sorteios de prêmios em dinheiro.
    Essa sociedade é autorizada pelo GOVERNO FEDERAL.
    Tem como orgão normativo o CNSP(conselho nacional de seguros privados) e como autarquia supervisora a SUSEP(superintendencia de seguros privados).
  • GABARITO LETRA C

    a) Item errado: de 12 (doze) meses a 10 (dez) anos.

    b) Item errado: são comercializados por Sociedades de Capitalização, que são aquelas que praticam contratos de capitalização.

    c) Item correto:

    d) Item errado: Os títulos de capitalização são um instrumento que une as características de uma jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem a ajuda da sorte, o rendimento será inferior ao de um fundo ou uma caderneta de poupança.

    e) Item errado: as condições são previstas no contrato, que é por adesão e o cliente deve ter conhecimento prévio do seu conteúdo, e não após a contratação.
  •                              TíTULOS DE CAPITALIZAÇÃO

     Os títulos de capitalização são investimentos com caracteristicas de um jogo onde se pode recuperar parte do valor pago na aposta. Sem a ajuda da sorte, o rendimento será inferior ao de um fundo ou uma cadenerta de poupança.
     Isto é, disponíves, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamentos único.
  • Título de capitalização: é um título de crédito comercializado por empresas de capitlização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um caráter lotérico, com sorteio de prêmios de capitalização. Neste tipo de plano, além de concorrer aos prêmios do sorteio, o capitalizador, sendo sorteado ou não, recebe ao final da aplicação todo ou parte do seu dinheiro acrescido dos reajustes e em algumas modalidades, de juros da aplicação. Há duas formas de comercialização desses títulos, sendo: PM (Pagamento Mensal ou periódicos) ou PU (Pagamento Único). Obs.: para trabalhar com capitalização, a empresa deve ter registro na SUSEP, órgão que normatiza e fiscaliza o setor.

  • A) estruturados com prazo de vigência igual ou superior a 6 meses.( MÍNIMO DE 12 MESES)B) comercializados por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil.( QUEM AUTORIZA É A SUSEP)C) CERTAD) resgatados em base sempre superior ao capital constituído por aplicações idênticas em títulos públicos.( NÃO É SEMPRE QUE SUPERIOR AO CAPITAL CONSTITUIDO)E) regidos por condições gerais disponibilizadas após a contratação( NAO É APÓS CONTRATAÇÃO É ANTES) 


  • O que é um título de capitalização?


    É um produto em que parte dos pagamentos realizados pelo subscritor é usado para formar um capital, segundo cláusulas e regras aprovadas e mencionadas no próprio título (Condições Gerais do Título) e que será pago em moeda corrente num prazo máximo estabelecido.

    O restante dos valores dos pagamentos é usado para custear os sorteios, quase sempre previstos neste tipo de produto e as despesas administrativas das sociedades de capitalização.


    Os títulos são estruturados, quanto a sua forma de pagamento, em PM,  PP e PU.

     • PM

     É um título que prevê um pagamento a cada mês de vigência do título.

     • PP

     É um título em que não há correspondência entre o número de pagamentos e o número de meses de vigência do título.

     • PU

     É um título em que o pagamento é único (realizado uma única vez), tendo sua vigência estipulada na proposta.


    http://www.susep.gov.br/setores-susep/cgpro/cofir/informacoes-sobre-titulos-de-capitalizacao

  • A-  Errado - Prazo mínimo é de 12 meses.

    B- Errado-  Parei no "autorizados pelo Bacen". O certo seria SUSEP (Superintendência de Seguros Privados)

    C- Correto

    D- Errado-  Parei no "sempre". Desconfio quando expressões "sempre, nunca, jamais.."

    E Errado- Como assim "a pós a contratação" ?! Deve-se ter conhecimento antes.

  • LETRA C CORRETA

    TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

    Modalidade de investimento com características de um jogo no qual se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem ajuda da sorte, o rendimento será provavelmente inferior ao da tradicional caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para os sorteios e um terceiro para cobrir suas despesas. Esses títulos são interessantes para quem gosta de jogar, com a vantagem de que caso não ganhe, uma parte do investimento será recuperada. Disponíveis, normalmente, em planos com pagamentos mensais e sucessivos ou pagamento único.


  • Também existem 3 prazos envolvidos nos títulos de capitalização:

    O consumidor que adquire um título de capitalização precisa ser sorteado até o prazo de vigência para ter uma boa rentabilidade. Caso você não tenha essa sorte, o rendimento do seu título não conseguirá superar o da Poupança.Por isso, é interessante que você tenha conhecimento sobre onde investir o seu dinheiro.

  • Questão pra ser anulada. Estão todas erradas.

  • errei porque não vi PP

  • a) Errado. Podem ter prazos menores.

    b) Errado. A Susep é a responsável pela autorização para operar com títulos de crédito

    c) Certo.

    d) Errado. Há a possibilidade de resgatar apenas uma parte do valor aplicado.

    e) Errado. As condições são definidas no ato da contratação.

    Resposta: Certo

  • PM, PP e PU

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    A alternativa A está incorreta. Podem ser estruturados com prazo inferior 

    A alternativa B está incorreta. Comercializados por sociedades de título de capitalização  

    A alternativa C está correta

    A alternativa D está incorreta. Não existe essa regra 

    A alternativa E está incorreta. As condições gerais são estabelecidas em regulação e no contrato do título, ou seja, antes da contratação  

    ===

    TOME NOTA (!)

     Títulos de Capitalização 

    • O  título  de  capitalização  é  um  título  de  crédito  que  objetiva  a  formação  de  poupança  e  insere  um componente de sorte na modalidade: o sorteio de prêmios.  
    • Os títulos de crédito são documentos que representam um direito creditório de seu detentor. Ou seja, a pessoa que adquire um título de crédito passa a ter um direito de receber determinado valor pactuado nas condições do título no vencimento do documento. 
    • O título de capitalização só  pode ser negociado por  Sociedades de Capitalização, entidades constituídas como  sociedade  anônima  e  fiscalizadas  pela  Superintendência  de  Seguros  Privados.


ID
613495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de contrato de cartão de crédito, julgue os itens
seguintes.

O percentual para pagamento mínimo é superior a 10% do valor da fatura do cartão de crédito.

Alternativas
Comentários
  • Com o objetivo de diminuir o risco de superendividamento, o Conselho
    Monetário  Nacional  determinou  que,  a  partir  de  1º/6/2011,  o  valor
    mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não
    pode ser inferior a 15% do valor total da fatura.
    A partir de 1º/12/2011, o valor do pagamento mínimo sobe para 20%
    do valor total da fatura. 
  • ATENÇÃO!



    A  Circular nº 3.512, editada em 25 de novembro de 2010, previa que o porcentual de pagamento mínimo subiria para 20% no dia 1º de dezembro, contudo, segundo notícia divulgada (link abaixo) o Banco Central informou no dia 11/11/2011 que desistiu de aumentar o porcentual para o pagamento mínimo mensal da fatura do cartão de crédito a partir de dezembro.Em decisão divulgada, o BC informou que o pagamento mínimo dos extratos seguirá em 15% do valor total da fatura do saldo devedor.



    http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/bc-mantem-em-15-pagamento-minimo-do-cartao.html

  • correta em parte pois 11% é superior a 10%
  • Olá, é a primeira vez que comentou aqui no site!

    Bem, acredito que o gabarito dessa questão esteja incorreto, pois superior a 10%, pode ser 11%, 12% ,13% etc. Deveria conter o valor correto de 15%.

    Abraços,

    Alessandra Leandro
  • Concordo com o Pedro, essa questão está parcialmente correta.
  • Esta é mais uma novidade dos cartões de crédito, bem comentada nos jornais e internet.

  • Qual é o valor mínimo exigido para pagamento da fatura?
    Com o objetivo de diminuir o risco de superendividamento, o Conselho Monetário Nacional determinou que, a partir de 1º/6/2011, o valor mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não pode ser inferior a 15% do valor total da fatura. A partir de 1º/12/2011, o valor do pagamento mínimo sobe  para 20% do valor total da fatura.


    http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf
  • Pessoal,
    Mais atenção na hora de responder às questões e também, pensar antes de postar qualquer comentário, pois, há muitas pessoas que estudam por essa ferramenta.
    A questão é clara e objetiva! Ela apenas pergunta se é maior que 10%.
    SIM, é maior!


    Questão CORRETA.

     

  • O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (12) que é preciso “evoluir  na questão do financiamento” por meio do cartão de crédito.

    Tombini lembrou que o percentual mínimo da fatura a ser paga pelo consumidor é 15%. “Gostaríamos de...

    O BC chegou a anunciar medida de aumento desse pagamento mínimo para 20%, no final de 2011, mas recuou da decisão.

    fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-12/tombini-pagamento-minimo-do-cartao-poderia-ser-maior-mas-mudanca-geraria-problemas-ao-consumidor

  • A questão está desatualizada! 

    Para termos de estudos atualizados, devemos gravar: 

    Pagamento mínimo de 15% da fatura do cartão de crédito entra em vigor.


  • bom dia! mais a questão esta correta, pois fala que o minimo é SUPERIOR A 10% E NAO QUE E 10%

  • Boa pegadinha... a questão não menciona que o valor mínimo É 10% só diz que é SUPERIOR a esse valor... portanto se 15% é o valor mínimo e 15% > 10%, logo a questão está correta!
  • De acordo com a Circular 3.512/2010, o valor MÍNIMO da fatura a ser pago mensalmente não pode ser inferior a 20% sobre o saldo total da fatura (começando a valer a partir de Dezembro de 2011), portanto a questão está CORRETA, pois menciona que o valor mínimo a ser pago é SUPERIOR a 10%.

  • Atenção, alguns colegas estão equivocados. A partir de 1 de Junho de 2011, o valor mínimo da fatura é de 15%, não podendo ser inferior.  É melhor terem cuidado com as informações para não confundir os colegas. Mais cuidado ainda se não estiverem agindo com boas intenções, porque além de fazer mal para os colegas, podem fazer um mal enorme para vocês também, colhemos exatamente o que plantamos. Deus tudo vê.

  • BC mantém em 15% pagamento mínimo do cartão de crédito.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/bc-mantem-em-15-pagamento-minimo-do-cartao.html

    Concordo com a colega.

  • 6) Qual é o valor mínimo exigido para pagamento da fatura? 

    Com o objetivo de diminuir o risco de superendividamento, o Conselho 

    Monetário Nacional determinou que, a partir de 1º/6/2011, o valor 

    mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não 

    pode ser inferior a 15% do valor total da fatura. 

    A partir de 1º/12/2011, o valor do pagamento mínimo sobe para 20% 

    do valor total da fatura.

  • Gente cuidado com algumas pessoas dizendo que o minimo do pagamento da fatura é 20%... O bacen ia aumentar para 20% em dezembro de 2011 mas mudou de ideia, deixou os autais 15% e nao aumentou..... Antes de acreditar em qualquer coisa que falam por ai, procurem as cartas circulares do Bacen gente...

  • a questao esta correta pois fala que é SUPERIOR a 10% e nao que é 10%. 
    O bacen ia aumentar para 20% em dezembro de 2011 mas mudou de ideia, deixou os autais 15% e nao aumentou

  • Por determinação do Banco Central do Brasil, através da Circular 3512 de 2010, o valor mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago mensalmente não pode ser inferior a 15% do saldo total da fatura.....

    Logo superior a 10% está correto.
     


  • a questão não esta desatualizada. Prestem atenção não questão, ela diz que:
    O percentual para pagamento mínimo é superior a 10% do valor da fatura do cartão de crédito.

    esta totalmente correto, pois sabemos que é 15%.
    espero ter ajudado.
  • Deve ter uma fatura mínima  de 15% do valor da dívida.

  • Hoje nesta data, percentual mínimo de 15%, ou seja, questão ainda correta, mesmo desatualizada.

  • se o percentual mínimo é 15% a qustão está errada, por exemplo 11% é superior a 10% porém é inferior a 15% então questão errada.

  • isso mesmo Renata, mesmo assim continua certa a questao.

  • Hoje, o pagamento mínimo ainda é de 15%.

  • Atualmente não há limites para o pagamento mínimo, ficando facultado ao bando decidir. Antes eram 15%

  • Atualmente, não existe percentual mínimo preestabelecido! Cada instituição financeira pode escolher qual quer.


    Outro fator importante: o crédito rotativo também não pode mais incidir sucessivas vezes (famosa bola de neve). Após 30 dias de atraso, o banco tem a obrigação de realizar uma oferta de financiamento da dívida.

  • Em 2018 o CMN acabou com a exigência de pagamento do mínimo de 15% do valor da fatura, podendo esta situação ocorrer apenas em um mês não podendo continuar no mês seguinte.


    GABARITO: Desatualizada


ID
642823
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A questão refere-se a Microeconomia e Macroeconomia.   

Para minimizar problemas de moral hazard (risco moral), o mecanismo entendido como adequado é

Alternativas
Comentários
  • Risco moral (moral hazard) é um problema pós-contratual, ou seja, após o fechamento de um negócio o comportamento do indivíduo se altera, que passam a agir de forma prejudicial a outra parte do negócio. 

    Ex.: mercado de seguros de automóveis, assim que feito o seguro o indivíduo passa a deixar o veículo na rua ao invés da garagem, passa a dirigir com irresponsabilidade, etc. Para inibir esse tipo de comportamento, as empresas oferecem bônus caso o segurado não necessite do seguro.

    Portanto, alternativa E.


ID
710794
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No ato de abertura de uma conta-corrente, os bancos devem apresentar aos clientes todas as condições básicas para movimentação e encerramento de conta.

Essas condições devem constar, obrigatoriamente, no(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.
    O contrato de abertura de conta corrente deve constar:

    _ Direitos e deveres
    _ Condições para entrega de talões de cheque
    _ Descontos previstos
    _ Tarifas que são cobradas e que poderão ser cobradas
    _ Condições para a liberação de empréstimo, 

    entre outros.

    Modelo de contrato do BB.
    http://www.bb.com.br/portalbb/frm/fw0700611_1.jsp
  • O que é necessário para abrir uma conta de depósitos?

    A abertura e a manutenção de conta de depósito pressupõem contrato firmado entre as partes – instituição financeira e cliente. O banco não é obrigado a abrir ou manter conta de depósito para o cidadão. Este, por sua vez, pode escolher a instituição que lhe apresente as condições mais adequadas para firmar tal contrato.

    Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente, e apresentar os originais dos seguintes documentos:
    no caso de pessoa física:
    - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes previstos na Lei 9.503, de 1997);
    - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
    - comprovante de residência.
    no caso de pessoa jurídica:
    - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);
    - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;
    - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
    Além disso, a instituição financeira pode estabelecer critérios próprios para abertura de conta de depósito, desde que seguidos os procedimentos previstos na regulamentação vigente (art. 1º da Resolução CMN 2.025, de 1993 , com a redação dada pela Resolução CMN 2.747, de 2000
    FONTE: BANCO CENTRAL DO BRASIL

  •  Algumas informações sobre direitos e deveres do correntista e do banco, devem estar previstos em cláusulas explicativas na ficha-proposta, que é o contrato firmado entre banco e cliente. Tais como:
    - condições para fornecimento de talonário de cheques;
    - necessidade de comunicação pelo depositante, por escrito, de qualquer mudança de endereço ou número de telefone;
    - condições para inclusão do nome do depositante no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF);
    - informação de que os cheques liquidados, uma vez microfilmados, poderão ser destruídos;
    - tarifas de serviços, incluindo a informação sobre serviços que não podem ser cobrados;
    - saldo médio mínimo exigido para manutenção da conta, se houver essa exigência.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?CONTASFAQ 

  • Por favor me corrijam se eu estiver errada...não to preocupada com estrelinhas, quero apenas esclarecer dúvidas:

    Uma conta depósito, pode ser TANTO A CONTA POUPANÇA, QUANTO A CONTA-CORRENTE, por isso, discordo da colega acima que relacionou conta depósito com conta-corrente.

    Discordo também do texto inserido, pois até onde eu sei, *FAVOR AVISEM SE AS REGRAS MUDARAM, para abrir uma conta corrente é preciso COMPROVANTE DE RENDA, o que não é preciso para abrir uma POUPANÇA!
  • Á minha colega Aylla8 

    1º Comprovante de Renda é uma prática bancária dos bancos, mas na legislação o Bacen só coloca como critério mínimo apresentação de CPF, Documento oficial de indentificação com foto (Identidade, CNH...) e comprovante de residência.

    2º Conta Poupança NÃO é conta depósito Avista, mas sim uma conta de aplicação criada com objetivo básico do ponto de vista social, de oferecer ao brasileiro uma alternativa para guarda o dinheiro e manter liquidez e com pouco risco.

  • Só completando o comentário do Carlos, os bancos solicitam comprovante de renda do cliente no ato da abertura da conta, apenas para ter margem do crédito que dará ao cliente. 
  • Nesta questão gerou uma pequena duvida, por que nos bancos tem uns folhetos dizendo os valores das tarifas

  • Para contas movimentáveis com cheques é obrigatório apresentação de comprovante de renda para pessoa física.


    No caso de pessoa Jurídica o comprovante é o de Faturamento da empresa.

  • NA FICHA PROPOSTA DEVEM CONSTAR REQUESITOS PARA FORNECER OU SUSPENDER  O USO DO CHEQUE.

    FORNECIMENTO DE TALAO DE CHEQUE E FACULTATIVO.

    CONSTANDO O NOME NO CCF (CADASTRO EMINESTES CHEQUES SEM FUNDOS) É PROIBIDO  O BANCO FORNECER CHEQUES, E FACULTATIVA O ENCERRAMENTO DA CONTA OU ABERTURA.

  • Contrato de abertura (Ficha proposta).

  • Contrato de abertura (Ficha proposta).

  • Ainda existe de acordo com a resolução do Bacen 3.211/2004, é uma conta-corrente ou de poupança, individual(chamada de conta especial de depósito à vista), que pode ser aberta em bancos múltiplos com

    carteira comercial e na CEF, por pessoa física que não tenha em seu nome outra modalidade de conta, em qualquer banco. Nesse caso os documentos necessários para a abertura são: RG e CPF. O comprovante de residência não é exigido, mas o proponente deverá fazer declaração de endereço, de próprio punho. Ex de conta simplificada: Caixa fácil.


  • No contrato de abertura de conta ( Ficha proposta)

    Ficha proposta deve conter:  - Requisito para fornecer e/ou suspender o uso de cheques;

                                                   - Fornecer talão, somente após verificar as informações da ficha proposta;

                                                   - CCF => Proibido cheque e facultativo abertura de contas.

  • O que é necessário para abrir uma conta de depósitos?
    A abertura e a manutenção de conta de depósito pressupõem contrato firmado entre as partes – instituição financeira e cliente. O banco não é
    obrigado a abrir ou manter conta de depósito para o cidadão. Este, por sua vez, pode escolher a instituição que lhe apresente as condições mais
    adequadas para firmar tal contrato.
    Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente,
    e apresentar os originais dos seguintes documentos:
    no caso de pessoa física:
    - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes
    previstos na Lei 9.503, de 1997);
    - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
    - comprovante de residência.
    no caso de pessoa jurídica:
    - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);
    - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;
    - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
    Além disso, a instituição financeira pode estabelecer critérios próprios para abertura de conta de depósito, desde que seguidos os procedimentos

  • O enunciado já diz: "No ato de abertura de uma conta-corrente"

    GABARITO: B

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Klaus Nery

    Conforme consta na cartilha de informações sobre abertura de contas, elaborada pelo Banco Central do Brasil:

    A abertura de uma conta-corrente é realizada por meio de contrato feito entre a instituição financeira (banco, cooperativa de crédito) e o cliente. 

    Esse contrato estabelece regras para a movimentação da conta, direitos e obrigações das duas partes envolvidas (a instituição financeira e o cliente), incluindo condições para o encerramento da conta.


ID
1086085
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os produtos bancários têm certas características que os diferenciam dos demais produtos comercializados no mercado.

Uma de suas características é determinada pela ausência de clareza ou precisão quando de sua oferta, que repercute na falta de compreensão e na dificuldade de o cliente elaborar mentalmente aquele produto que está sendo a ele ofertado.

Essa característica está relacionada à(ao) sua(seu).

Alternativas
Comentários
  • A Banca quis fazer uma pegadinha... O conceito em MKT da pergunta é Intangibilidade, daí a Banca colocou o sinônimo... Gabarito B...

  • Tangível : Aquilo que podemos apalpar

    Intangível : Aquilo que não podemos apalpar

       Letra B

  • SERVIÇOS SÃO INTANGÍVEIS

    LETRA B

  • “Serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico”


    Características dos serviços:

    Intangibilidade(imaterial) - não se pode pegar.

    Inestocabilidade ou perecibilidade - não podem ser estocados para consumo futuro.

    Inseparabilidade ou Simultaneidade - produção, distribuição e consumo coincidem.

    Heterogeneidade ou Variabilidade - não são homogêneos e podem ser facilmente copiados.

  • Ótimo Lucivania..mandou bem. Obg. LETRA B.

  • Questão fácil, porém a redação é complicadinha e pode confundir. A gente tem que prestar atenção porque perde questão por besteira.

  • Se realmente formos estudar, não encontramos esse termo "imaterial". A banca quis confundir, quando li a questão já sabia do se tratava, mas estranhei em não ter claramente a palavra "intangibilidade"(imaterial).
  • Todos os serviços bancários são imateriais e intangíveis.  

    Imateriais: causam ausência de clareza ou precisão, pois o cliente não pode imaginar ou entendê-lo.

    Intangíveis: não podem ser vistos ou pegos antes de adquiridos, o que causa incerteza ao cliente.


  • Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:

    Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.

    Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).

    Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.

    Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.

    Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.

  • Eu concordo com cada um de vocês que escreveram algum comentário aqui falando e explicando sobre as caracteristicas dos Serviços, mas o que me deixou confuso nesta questão é que a mesma pede uma caracterista sobre Produto, ou melhor, Produtos bancários que ao meo ver não é a mesma coixa que Serviços Bancários. 

    Acredito que esta questão teve pelomenos um erro de digitação ao trocar as palavras Serviço Bancário por Produto Bancário.

    Uma das caracteristicas de qualquer produto é a sua Tangibilidade e a alternativa a qual foi considerada correta é na verdade uma caracteristica de um serviço e não de um produto.

    Estou com duvidas sobre a veracidade da resposta, mesmo sabendo que a banca considerou esta questão correta na epoca.

  • Outra questão mal formulada. As letras B e C refletem a mesma coisa.  A pergunta é:

    "Essa característica está relacionada à(ao) sua(seu)."  -  Tangibilidade e materialidade são conceitos. 

    Tanto faz se é imaterialidade ou materialidade. Tanto faz se é intangibilidade ou tangibilidade. 

    A questão se relacionao se é tangivel ou não, material ou não...  que no fundo é a mesma coisa.  

    Novamente. Banca fraca. 

  • Os produtos e serviços bancários, em regra se configuram em ideias, em conceitos. Por esta característica podemos dizer que os produtos bancários são imateriais, que é a resposta da letra B. Embora concorde com o gabarito, penso que a questão é confusa, porque material e imaterial são conceitos relacionados e sinônimos de tangível e intangível. Como a questão é direta e os produtos são imateriais, ainda concordamos com a letra B.

    Gabarito: letra B

  • André, os produtos bancários, que na verdade são serviços, têm suas próprias características que os diferem de produtos físicos:

     

    1ª) Intangibilidade ou imaterialidade

    2ª) Inseparabilidade ou simultaneidade

    3ª) Variabilidade ou heterogeneidade

    4ª) Perecibilidade

     

    A questão pediu a característica que fala dessa ausência clareza e de precisão e a dificuldade de imaginar tal serviço, que é a Intangibilidade ou Imaterialidade.

    Como você viu, algumas delas têm dois nomes, mas querem dizer a mesma coisa. 


ID
1103185
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Complementar à sua função de captadoras de depósitos e fornecedoras de créditos, as instituições financeiras oferecem diversos serviços bancários e financeiros, inclusive para planos de aposentadorias e seguros. Com relação a esses serviços, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1103194
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dentre os serviços bancários oferecidos pelas instituições financeiras aos clientes, alguns se referem a diversos tipos de aplicações financeiras com características que atendam aos interesses destes, tais como prazo, risco e rendimento. Assinale a alternativa que caracteriza as aplicações descritas.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, mas atualmente depende da taxa SELIC.

  •   De acordo com a legislação atual (*), a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:

     I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e

     II - a remuneração adicional, correspondente a:

     a) 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou

     b) 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou
     inferior a 8,5%.

    http://www4.bcb.gov.br/pec/poupanca/poupanca.asp

  • De acordo com a legislação atual (*), a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:

              I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e

              II - a remuneração adicional, correspondente a:

                   a) 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou

                   b) 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou
                          inferior a 8,5%.

         A remuneração dos depósitos de poupança é calculada sobre o menor saldo de cada período de rendimento. O período de rendimento é o mês corrido, a partir da data de aniversário da conta de depósito de poupança, para os depósitos de pessoas físicas e de entidades sem fins lucrativos. Para os demais depósitos, o período de rendimento é o trimestre corrido, também contado a partir da data de aniversário da conta.

         A data de aniversário da conta de depósito de poupança é o dia do mês de sua abertura. Considera-se a data de aniversário das contas abertas nos dias 29, 30 e 31 como o dia 1° do mês seguinte.

         A remuneração dos depósitos de poupança é creditada ao final de cada período de rendimento, ou seja:

              I - mensalmente, na data de aniversário da conta, para os depósitos de pessoa física e de entidades sem fins lucrativos; e

              II - trimestralmente, na data de aniversário no último mês do trimestre, para os demais depósitos.

     

     

    http://www4.bcb.gov.br/pec/poupanca/poupanca.asp

  • Desatualizada! 


ID
1103209
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação às modalidades das operações de linhas de crédito no mercado financeiro brasileiro, assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Empréstimo - não tem destinação específica.

    Financiamento - tem destinação específica.

  • a - O HotMoney, amplamente empregado por bancos comerciais, aplica-se a empréstimos de longo prazo, com a finalidade de financiar o capital fixo das empresas. (Curtíssimo prazo)

    b - A “Conta Garantida” é oferecida aos maiores clientes não possuindo limites para sua utilização pelos cheques emitidos. (Possui limites)

    c - O empréstimo para capital de giro é uma linha de crédito vinculada ao processo de imobilização das empresas. (Vinculada ao sustento das empresas, de custos, despesas, receitas)

    d - O Desconto de Duplicatas é uma operação de crédito, realizada apenas pelos bancos públicos, tendo em vista os requisitos exigidos pelo Banco Central. (Públicos e privados)

    e - O financiamento é um contrato de crédito entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica

  • Letra E

    O financiamento é um contrato de crédito entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica

    Ex.: Irei fazer financiamento de um carro, destinação específica "o carro".

    Financiamento de casa, destinação especifica "a casa".


ID
1103212
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Tendo em vista a necessidade de manter o sistema bancário brasileiro sólido e eficiente, o Banco Central do Brasil tem ajustado as normas do mercado financeiro nacional às normas internacionais, com o objetivo de evitar riscos que comprometam essa solidez. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Define-se como Risco de Crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto a clientes em decorrência da incapacidade econômico-financeira destes mesmos clientes. Esta definição inclui todas operações nas quais o Banco concede, ou se compromete a conceder, financiamento sob suas mais diversas formas, incluindo empréstimos, repasses, adiantamentos, compromisso de empréstimos, garantias, cartas de crédito e operações de derivativos (futuros, swapsforwards e opções) nas quais o cliente pode vir a se tornar devedor.

    Fonte: https://www.jpmorgan.com/pages/jpmorgan/brazil/pt/business/gerenciamentoriscos/credito
  • Em resumo o risco de crédito e quando há possibilidade de perca do ativos concedidos pelas instituições (empréstimos), frente aos seus clientes que são tomadores desses empréstimos

  • Risco de crédito

    É o risco decorrente da possibilidade de a contraparte não cumprir suas obrigações, parcial ou integralmente, diante da data combinada. Desse modo, o risco de crédito consiste não somente em risco de a contraparte ficar totalmente inadimplente com suas obrigações, mas também em apenas poder pagar uma parte de seus compromissos, após a data combinada.

    Risco de liquidez

    O risco de liquidez surge da dificuldade em conseguir encontrar compradores potenciais de determinado ativo no momento e no preço desejado. Ocorre quando um ativo está com baixo volume de negócios e apresenta grandes diferenças entre o preço que o comprador está disposto a pagar (oferta de compra) e aquele que o vendedor gostaria de vender (oferta de venda). Quando é necessário vender algum ativo num mercado ilíquido, tende a ser difícil conseguir realizar a venda sem sacrificar o preço do ativo transacionado.

    Risco de mercado

    Esse tipo de risco é associado à possibilidade de desvalorização ou de valorização de um ativo (título público ou ação, por exemplo), devido às alterações políticas, econômicas ou em decorrência da situação individual da empresa ou do banco que emitiu o ativo. É a possibilidade de ocorrerem mudanças no valor do seu investimento associadas à notícia ou ao acontecimento que diz respeito direta ou indiretamente à aplicação que você escolheu.

    Um exemplo clássico é a bolsa de valores, que tem altas ou baixas em consequência de movimentos favoráveis ou desfavoráveis do mercado.


  • a - Considera-se risco de crédito a possibilidade de ocorrência de perdas associadas ao não cumprimento, pelo tomador ou contraparte, de suas respectivas obrigações financeiras nos termos pactuados.

    b - Define-se como risco operacional a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos, não incluindo o risco de fraudes internas e externas nem demandas trabalhistas. (Esses riscos também estão inclusos no operacional)

    c - Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas por uma instituição financeira, não incluindo as operações sujeitas à variação cambial, de juros e de preços de ações. (Essas operações também estão inclusas no de mercado)

    d - Não é considerado risco de liquidez a ocorrência de desequilíbrios entre ativos negociáveis e passivos exigíveis - “descasamentos” entre pagamentos e recebimentos. (É exatamente isso o risco de liquidez, possibilidade de não realizar suas transações no prazo especificado)

    e - O risco sistêmico está associado ao risco de operacionalização das transações bancárias que afete apenas os bancos comerciais e múltiplos. (Afeta todos os bancos, por isso é sistêmico, pois é geral)

  • Define-se como Risco de Crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto a clientes em decorrência da incapacidade econômico-financeira destes mesmos clientes. Esta definição inclui todas as operações nas quais o J.P. Morgan concede ou se compromete a conceder financiamento sob suas mais diversas formas, incluindo empréstimos, repasses, adiantamentos, compromisso de empréstimos, garantias, cartas de crédito e operações de derivativos (futuros, swaps, forwards e opções) nas quais o cliente ou contraparte podem vir a se tornar devedores.

     

    https://www.jpmorgan.com/country/US/EN/jpmorgan/brazil/pt/business/gerenciamentoriscos/credito


ID
1103224
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dentre as diversas modalidades de operações de crédito, os bancos direcionam linhas para a indústria, agroindústria, comércio e para a prestação de serviços, entre seus produtos bancários. Assinale a alternativa que caracteriza uma dessas operações.

Alternativas
Comentários
  • Alguem poderia nos ajudar e comentar a Questão. Grato

  • obrigado Talita, como nao assino o site utilizo os comentários para checar a resposta, obrigado pela ajuda! quando tenho duvidas nas questoes recorro aos livros, nao existe comentario mais correto, se a duvida persistir envio um e mail para o professor do meu curso preparatorio, ele sim é pago pra me auxiliar e tirar minhas duvidas, no mais vou estudando por livros, apostilas e google

  • onde esta o comentário da tal Thalita?

  • Pessoal, sem "Talitar" a questão vou tentar ajudar, mesmo sendo mais um que começou a estudar agora. Descartei a alternativa A está errada pois bancos oferecem leasing como forma de financiamento de automóveis. Já a B é bastante coerente pois, mesmo sem conhecer a fundo a matéria no dia a dia é possível observar que tanto bancos públicos e privados oferecem financiamentos diversos. Achei a C errado pois o próprio BNB oferece financiamento para agroindústria e o BNB é público. Como comecei a estudar agora, não tinha certeza quanto a D. Entendi a E como errada pois ativo fixo é o patrimônio tangível da empresa e encontrei financiamentos para capital de giro (ativo corrente). Marquei B. Espero ajudar alguém e gostaria de comentários sobre o meu comentário para saber se raciocinei de forma errada em alguma alternativa.

  • Lembrando que o LEASING NÃO É UMA OPERAÇÃO FINANCEIRA, é uma operação com características legais próprias.

    fonte : http://www.bcb.gov.br/?LEASINGFAQ

  • Bacen - Banco Central do Brasil, não dita normas, ele é uma autarquia federal  que regula e supervisiona as instituições financeiras.

    Quem diz as normas e o CMN - Conselho Monetário Nacional.

    Eu também comecei estudar agora.

  • Leasing - ou arrendamneto mercantil- é um contrato pelo qual uma empresa cede à outra, por tempo determinado, o direito de usar e obter rendimentos com bens de sua propriedade. É uma exelente alternativa para financiamento de LONGO PRAZO e de alta flexibilidade, adequando-se ao fluxo de caixa e de investimentos, inclusive com carência e são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, logo, a LEASING pode ser explicado como um contrato cuja finalidade é a cessão do uso de bens de capital. 


ID
1109551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à abertura e à movimentação de contas-correntes.

É vedada a abertura de conta-corrente em nome de pessoa física que não esteja inscrita no CPF

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errada?

    A questão está, em verdade, errada? Isso porque, em conformidade à Resolução 2.025:

    "Art. 1º Para abertura de conta de depósitos é obrigatória a completa identificação do depositante, mediante preenchimento de ficha-proposta contendo, no mínimo, as seguintes informações, que deverão ser mantidas atualizadas pela instituição financeira: (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.)

    I – qualificação do depositante:

    a) pessoas físicas: nome completo, filiação, nacionalidade, data e local do nascimento, sexo, estado civil, nome do cônjuge, se casado, profissão, documento de  identificação (tipo, número, data de emissão e órgão expedidor) e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF; (Redação dada pela Resolução nº 2.747, de 28/6/2000.)".

    Se alguém souber, por favor, envie a resposta ao meu perfil.

    Que a força esteja conosco!

  • Será que a banca examinadora levou em conta a especificidade do § 2º do artigo 1º dessa mesma resolução (2.025, do Banco Central)?

    "Parágrafo 2º Nos casos de isenção de CPF e de CNPJ previstos na legislação em vigor, deverá esse fato ser registrado no campo da ficha-proposta destinado a essas informações."

    Que a força esteja conosco! 


  • Questão ANULADA, segundo gabarito definitivo.

  • Questão está certa, mas eu errei marcando como certa

  • Essa questão foi anulada.

  • Realmente a questão foi anulada.

  • Conforme o colega com as informações ditas... a questão não deveria ser anulada... mais enfim ne... a banca equivocou em anular.


ID
1162240
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a assertiva CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • No caso da inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos ( CCF ), o encerramento da conta depende de decisão do banco. Contudo, é proibido o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto seu nome figurar no CCF.


    https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos1.asp

  • O banco pode encerrar a conta de qualquer um independentemente de motivos.


ID
1162243
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às contas correntes, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

  • Pensei q a A também estivesse correta...

  • Ana, eu também pensei! Até pq a letra B não está certa, nem sempre há responsabilidade solidária em conta conjunta.

  • Pode ser solidária ou não.

  • e as contas não solidárias? acho que está incorreta a questão.

  • Conta conjunta pode ser Conjunta Simples, não ha solidariedade, e a conta Conjunta Solidaria, nesse um titular assume a responsabilidade pelo outro. Acho que a questão esta deveria ser anulada.

  • a letra A está errada porque o débito tem que ser autorizado pelo titular, por autoridade judicial ou por determinação legal.

  • Nas contas conjuntas a responsabilidade sempre será solidária

    Quando uma conta conjunto é dita como não solidária é porque precisa da assinatura de todos os titulares para que se faça movimentações, mas a responsabilidade continua sendo solidária (ambos assumem)

  • Solidária ou não solidária(simples),não caracteriza anulação...

  • LETRA B

    Conta conjunta é aquela em que duas ou mais pessoas são titulares.

    Elas podem ser:

    Simples: solicitação a todos os titulares para movimentar

    Solidária: Não necessita de autorização. No caso de inadimplência, a cobrança pode ser feita tanto de um, como de outro ou, ainda, de ambos.

    A simples é bem mais burocrática, pois, a cada movimentação é necessária a autorização de todos os titulares.

    Nossa questão fala exatamente sobre isso, embora não mencione as duas contas, ela explicita um dos tipos: a solidária. Portanto, não está errada.

    Estaria errada se ela escrevesse desta forma:

    "As contas conjuntas são contratos de depósitos celebrados pelo banco com mais de um titular ao mesmo tempo, os quais assumem apenas responsabilidade solidária pelos recursos depositados numa única conta"


ID
1162255
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dentre as características dos títulos de crédito, marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • doc é só pra bancos diferentes, se for o mesmo banco transfere na hora


  • Documento de ordem de crédito (DOC) é uma transação financeira na qual os correntistas de bancos brasileiros fazem transferências interbancárias de valores. Por norma do Banco Central

  • Documento de ordem de crédito (DOC) é uma transação financeira na qual os correntistas de bancos brasileiros fazem transferências interbancárias de valores. Por norma do Banco Central.




  • Se um DOC é uma transação realizada entre contas de diferentes bancos, como a alternativa A, pode estar correta??


ID
1162258
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Levando-se em conta as características dos principais produtos de captação, marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os principais tipos de conta são a conta de depósito à vista, a conta de depósito de poupança e a "conta-salário".
    A conta de depósito à vista é o tipo mais usual de conta bancária. Nela, o dinheiro do depositante fica à sua disposição para ser sacado a qualquer
    momento.
    A poupança foi criada para estimular a economia popular e permite a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos
    mensalmente.
    A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos,
    vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e
    não é movimentável por cheques.

     

    cdb não tem prazo mínimo


ID
1215655
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos serviços bancários e financeiros, considere as seguintes afirmativas:

(I) A conta especial de depósitos à vista (conta simplificada para clientes de baixa renda) é individual (apenas um titular). Cada cliente pode ter apenas uma conta e não pode ser correntista em qualquer outra instituição financeira. Essa conta está isenta de tarifa e possui franquia mensal de cinco extratos, cinco depósitos e cinco saques.
(II) Bancos de investimento captam depósitos à vista e depósitos de poupança, atuando mais fortemente no crédito agrícola.
(III) Depósitos a prazo, tais como CDB e RDB, são modalidades de investimento, geralmente classificadas em pós-fixadas, pré- fixadas e flutuantes.
(IV) Só é possível a abertura de conta de investimento ao cliente que possuir pelo menos uma conta corrente de depósitos à vista, ainda que em instituição distinta.

Assinale se:

Alternativas
Comentários
  • I – Certo. A conta simplificada é uma conta bancária de depósito à vista movimentada apenas por meio de cartão ou outro instrumento eletrônico de pagamento ou de transferências eletrônicas.

    Esse sistema não exige valor mínimo para abertura e não tem tarifa de manutenção. Além disso a isenção é garantida para até quatro saques, quatro depósitos e quatro extratos por mês, sem talão de cheque.

    Somente podem ser abertas para pessoas físicas e mantidas na modalidade de conta individual, vedados o fornecimento de talonários de cheques e a manutenção de outra conta de depósitos à vista de mesma titularidade, na própria instituição financeira ou em outra.

    A conta simplificada não pode ter saldo superior, a qualquer tempo, a R$2.000,00 (dois mil reais), nem somatório dos depósitos efetuados em cada mês superior a esse mesmo valor, exceto no caso de o correntista ser beneficiário de operação de microcrédito, hipótese em que os limites ficam ampliados pelo mesmo valor do crédito concedido.

    Admite-se, apenas em caráter excepcional, o uso de cheque avulso ou de recibo emitidos no ato da solicitação de saque.

    Na hipótese de o saldo ou o somatório dos depósitos exceder o valor referido, a conta estará sujeita a bloqueio pela instituição financeira.

    II – Errada - Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.

    III – Certa

    IV – Errada. A Conta Investimento (CI) foi criada em 1º Outubro de 2004 e revogada pelo BACEN em 4 de maio de 2010, funcionava como uma conta de depósito que permitia ao investidor, seja ele pessoa física ou jurídica, migrar de um investimento para outro.

  • vc marcou que o item 1 está certo.E vc mesmo explicou que a conta dá direito a 4 extratos e na questão foi mencionado 5.

  • A questão 1 esta correta porque?


  • Questão anulada Sirla :)


ID
1215679
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação ao CCF (cadastro de emitentes de cheques sem fundos), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O CCF é operacionalizado pelo Banco do Brasil, inclui o nome de titular de cheque emitido devolvido por insuficiência de fundos na segunda apresentação e não existe a taxa de ressarcimento.

  • a) CCF: A sigla significa Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos. É um banco de dados que centraliza as informações dos emitentes de cheques sem fundos e é operacionalizado pelo Banco do Brasil.

    b) Pesquisa ao CCF: Todas as instituições financeiras podem prestar a informação se o nome do cliente está incluído no CCF. O Banco não cobra qualquer tarifa por esta consulta, porém o resultado só é informado pessoalmente e ao próprio correntista. O Banco Central também presta essa informação, basta dirigir-se a um dos endereços obtidos no sitio www.bcb.gov.br portando documento de identidade com o número do CPF.

    c) Se algum cheque for devolvido por um dos motivos abaixo, o nome do emitente será automaticamente incluído no CCF: 1. motivo 12 - cheque sem fundos pela segunda apresentação; 2. motivo 13 - conta encerrada; 3. motivo 14 - prática espúria (prática desonesta e premeditada). 

    d) Inclusão CCF – Titular conta conjunta: Quando é emitido um cheque sem fundos de uma conta corrente conjunta de titulares solidários, ficará registrado o nome e o CPF do titular emitente do cheque, ou seja, de quem assinar a folha.  

    e) Regularização de CCF: A regularização deve ser solicitada diretamente na agência de relacionamento do cliente. Nesse caso, o cliente deve comprovar o pagamento do cheque que originou a ocorrência. A comprovação pode ser mediante a entrega do próprio cheque que originou a ocorrência ou do extrato da conta (original ou cópia) em que figure o débito relativo ao cheque em questão. Ao pedir a exclusão, o cliente deve solicitar o recibo da carta de solicitação, que deve ser guardada até a conclusão do processo. Existe cobrança de tarifas para regularização de CCF.  


    A e B estão corretas.


    FONTE: Banco do Brasil - Cartilha de conta corrente (http://www.bb.com.br/docs/pub/voce/dwn/ContaCorrente.pdf)

  •  Letra B)  Para saber se seu nome está incluído no CCF, você pode se dirigir a um dos endereços do Banco Central portando um documento de identidade com o número do CPF. As instituições financeiras também podem prestar essa informação, sendo vedada a cobrança de qualquer tarifa por esta pesquisa. SITE DO BACEN.

    Creio que o erro deva ser qualquer banco, e no site instituições financeiras, não vejo muito motivo de estar errada, mas 
    as bancas são soberanas!!
  • Pessoal, só para deixar claro, a letra B está correta!


    O Cadastro de Emitentes de Cheques sem fundos (CCF) abrange todas as praças do país e é operacionalizado pelo Banco do Brasil. Qualquer pessoa pode saber se está incluída no CCF - basta comparecer a uma Central de Atendimento do Banco Central portando um documento de identidade e informando o número de seu CPF. Os demais bancos também podem fornecer esta informação a seus clientes, sendo vedada a cobrança de qualquer taxa por esta pesquisa.


    Fonte: https://www.bcb.gov.br/htms/atencheq.asp



ID
1215694
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O processo do crédito à pessoa física começa com a coleta e a verificação da veracidade das informações obtidas na ficha de cadastro e em consultas às agências especializadas. Essas informações permitem a atribuição de uma pontuação (credit score), após a qual se aceita ou não o potencial cliente como merecedor de um limite para uma ou mais operações. No caso da pessoa física, a informação que mais interfere na não aceitação de um potencial cliente é:

Alternativas
Comentários
  • Existência de restrições! essa tava fácil

  • FGV, vc já foi mais exigente...

  • letra B

    FALA EM RESTRIÇÃO E DESABONOS NO NOME DO CLIENTE

  • Certamente todas as alternativas apresentadas interferem na concessão de crédito e no valor a ser disponibilizado ao cliente. Contudo, a questão versa sobre a possível negativa de concessão de crédito a determinado cliente e, neste caso, obviamente a existência de anotações nos cadastros restritivos seria relevante para a não concessão de linhas de crédito ao cliente.

    Gabarito: Letra B

  • Ou seja, banco não gosta de caloteiros. GABARITO = B


ID
1215697
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Pedreira Pedra Mole Ltda. pretende descontar duplicatas perante o Banco X. Todos os títulos estão vencidos há mais de quarenta dias e sem pagamento pelo aceitante; também não houve protesto por falta de pagamento. Considerando-se que a orientação do Banco X para desconto de duplicatas é sempre poder cobrar do endossante através de processo de execução, a conduta a ser adotada, com a correspondente justificativa, é:

Alternativas
Comentários
  • a

    recusar o desconto das duplicatas, porque, caso o Banco figure como endossatário, não poderá exercer o direito de regresso em face do endossante;
    letras c e d estão iguais.

  • O protesto da duplicata deve ser feita em até 30 dias do vencimento. Como não foi feito, o banco deve recusar o desconto das duplicatas, porque, caso o Banco figure como endossatário, não poderá exercer o direito de regresso em face do endossante.

    fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-e-recursos-da-prova-de-conhecimentos-especificos-bnb/

  • Há aqui um dado fundamental para poder responder corretamente a questão: O protesto de duplicatas deve ser feito em até 30 dias do seu vencimento e, como sugere a questão, este protesto não foi feito.
    Desde forma, se aceitar o desconto das duplicatas, passando a figurar como endossatário, o Banco não poderá exercer o direito de regresso em face do endossante

    Gabarito: Letra A

  • Só é possível executar o endossante dentro do prazo de apresentação. Após o mesmo, somente o emitente original.

  • letras c e d iguais? questão deveria ser anulada.

     


ID
1215700
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Zabelê tem 17 (dezessete) anos de idade e pediu a seu pai a abertura de uma conta corrente bancária para depositar recursos. O pai concordou com o pedido do filho e procurou a instituição financeira. Na abertura de conta, o empregado responsável irá orientar o futuro correntista que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o site do Bacen :

    3. O menor de idade pode ser titular de conta bancária?

    Sim. O jovem menor de 16 anos precisa ser representado pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal. O maior de 16 e menor de 18 anos não emancipado deve ser assistido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal.

     

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?CONTASFAQ

     

  • Considerado Relativamente Incapaz - Maior de 16 menor de 18 - Discernimento reduzido - Excepcionais sem desenvolvimento completo e os pródigos.

    Considerados Incapaz Absoluta - Menores de 16 anos/ Por deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos/ Não puderem não puderem exprimir sua vontade


    Apesar que nas alternativas só mencionou Relativamente Capaz. Menos mal rs

  • Por que a resposta não pode ser a alternativa E?


  • Também não entendi o pq não pode ser a alternativa e!!

  • Não pode ser a "E" pelo simples fato de " autorizado pelos seus pais E tutor", o correto seria: pais OU tutor.

  • Não está errado somente por isso. A garota é relativamente capaz. Portanto, pode praticar todos os atos da vida civil, desde que assistida pelos pais. Sendo assim, ela não precisa de autorização... e sim da assistência dos responsáveis. Questão de Direito Civil.

  • Assim, a garota de 17 anos (Relativamente Incapaz) precisa ser ASSISTIDA por alguém, mas antes, precisa de autorização para conseguir movimentar, autorização essa que deve constar na ficha proposta na abertura. O erro da Letra E é o TUTOR mesmo. Pais e TUTOR, diz que precisa da autorização dos dois, o que está errado, ou é um, ou é outro.

  • Se a conta de depósitos for titulada por menor ou por pessoa incapaz, além de sua qualificação, também deverá ser identificado o responsável que o assistir (para correntista entre 16 e 18 anos) ou o representar (para correntista menor de 16 anos).

  • Questão que exige tão somente o conhecimento da relação prevista no código civil em relação à capacidade: pessoas incapazes são representadas e pessoas relativamente incapazes são assistidas. No caso, a cliente tem 17 anos o que a torna uma pessoa relativamente capaz (entre 16 e 18 anos) e, portanto ela deverá tão somente ser assistida por seus pais.

    Gabarito: Letra D

  • GABARITO OFICIAL :LETRA D

    SEM MIMIMI


ID
1215709
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Foi celebrado contrato no âmbito do mercado financeiro entre o Banco W e a sociedade empresária Telha Empreendimentos Turísticos Ltda. pela qual o primeiro terá a propriedade fiduciária em caráter resolúvel de certo bem móvel fungível, em garantia do financiamento concedido, e a segunda, uso e gozo do referido bem. De acordo com as disposições legais relativas a esse contrato e ao procedimento de cobrança, é correto afirmar que, em caso de inadimplemento ou mora da obrigação garantida:

Alternativas
Comentários
  • Reza o Código Civil sobre alienação fiduciária:

    Art. 1.364. Vencida a dívida, e não paga, fica o credor obrigado a vender, judicial ou extrajudicialmente, a coisa a terceiros, a aplicar o preço no pagamento de seu crédito e das despesas de cobrança, e a entregar o saldo, se houver, ao devedor.

  • Somente pode ser objeto de garantia na alienação fiduciária bem móvel INFUNGIVEL, e não fungivel conforme a questão coloca. 

  • A questão é um pouco mais elaborada, mas mesmo assim de fácil compreensão. Caso um crédito esteja garantido por alienação fiduciária, o credor poderá vender a terceiros o bem objeto da propriedade fiduciária independente de leilão, hasta pública ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial.

    GABARITO: LETRA A

    Fonte: Prof. Vicente Camilo

  • Trata-se de matéria regulada pelo Código Civil de 2002 que, em seu artigo 1364, prevê que "vencida a dívida, e não paga, fica o credor obrigado a vender, judicial ou extrajudicialmente, a coisa a terceiros, a aplicar o preço no pagamento de seu crédito e das despesas de cobrança, e a entregar o saldo, se houver, ao devedor.


    Gabarito: Letra A

  • não precisa de ações judiciais porque o objeto já estava desde o princópio em nome do credor.

  • o que deixa a questão A sem muita clareza é o fato de HAVER O LEILÃO APÓS CONFIRMADA O INADIMPLEMENTO DO DEVEDOR.OBS.O CREDOR NÃO PODE FICAR COM O BEM,DEVERÁ VENDÊ-LO ATRAVÉS DE LEILÃO E,SE SOBRAR ALGUM VALOR ALÉM DA DIVIDA,DEVOLVER AO DEVEDOR.

  • Questão complicada.

    O enunciado dá a entender que o bem está em poder do devedor, tornando a alternativa A um pouco improvável.

    Sabe-se que a mora na alienação fiduciária ocorre automaticamente a partir da inadimplência. No entanto, se o bem está em posse do devedor (como o enunciado dá a entender), far-se-ia necessária a proposição de uma ação de busca e apreensão, a qual necessitaria da prova da mora, que pode ser feita através de protesto do título. Por este motivo, a opção correta me pareceu ser a B, já que excluí a A por entender que a venda seria impossível pelo credor que nem tinha o bem em sua posse.

    Se alguém puder confirmar se o meu raciocínio foi correto eu agradeceria.


ID
1215712
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Augusto Cardoso contraiu obrigação perante o Banco W S/A com garantia pessoal (fiança) prestada por Cristóvão Carira. No contrato de fiança ficou estabelecido que o fiador é garante solidário ao afiançado, inexistindo qualquer benefício de ordem a seu favor. Na data do vencimento, Augusto Cardoso obteve do credor uma prorrogação de prazo para o pagamento por 120 (cento e vinte) dias, sendo tal acordo celebrado por escrito e sem a anuência ou ciência de Cristóvão Carira. Com base nas disposições do Código Civil relativas ao contrato de fiança, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • grande comentário da rachel. Ajudou em muito os companheiros. Agora sim ta claro.


    Alternativa correta B.


  • A prorrogação de prazo extingiu a fiança. Ou seja, o fiador ficou desobrigado ao pagamento da obrigação em caso de inadimplemento.

    GABARITO: LETRA B

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-e-recursos-da-prova-de-conhecimentos-especificos-bnb/

  • Resposta: Letra B

    (CC/02) Art. 838. O fiador, ainda que solidário, ficará desobrigado:

    I - se, sem consentimento seu, o credor conceder moratória ao devedor;

    II - se, por fato do credor, for impossível a sub-rogação nos seus direitos e preferências;

    III - se o credor, em pagamento da dívida, aceitar amigavelmente do devedor objeto diverso do que este era obrigado a lhe dar, ainda que depois venha a perdê-lo por evicção.


  • Trata-se de mais uma matéria regulada pelo Código Civil, especificamente em seu artigo 838 que cuida de situações relativas à extinção da fiança.
    Conforme o texto legal: "O fiador, ainda que solidário, ficará desobrigado:
    I - se, sem consentimento seu, o credor conceder moratória ao devedor.
    Sendo, assim, no exemplo da questão, o credor concedeu prazo (moratória) e, portanto, enquadra-se na previsão legal acima reproduzida.

    Gabarito: Letra B





  • Quebra de contrato.


ID
1228003
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com o objetivo de coibir o roubo a caixas eletrônicos, há um dispositivo que mancha as cédulas de rosa, em caso de ataques a esses equipamentos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Mas se ele não tem conta em banco, onde que ele vai sacar ?

  • Ele não tem conta corrente mas se ele sacou é pq tem conta beneficio, que é uma conta que o INSS envia o dinheiro apenas para aposentadoria e pensão. Essa conta não é considerada bancária pois não foi aberta no banco e não pode ser livremente movimentada e tb não pode solicitar crédito e etc.

  • o cara ganha pra fazer uma questão bem feita e sai isso... 

    a questão correta deveria ser a E. 

  • que viagem essa questão....ha varias formas de se proceder, essa seria uma...

  • 1 - Como o cidadão deve proceder ao receber dinheiro manchado de rosa?
    O cidadão não deve aceitar notas com manchas rosa, pois podem ser provenientes de roubo. É importante sempre verificar o dinheiro e, se tiver essa mancha, recuse receber a cédula manchada.
     
    2 - E se a nota manchada de rosa for sacada no banco, inclusive em caixa eletrônico, como proceder?
    Se o cidadão sacou uma cédula manchada de rosa no caixa ou em um terminal de autoatendimento, ele deve procurar qualquer agência do banco do qual  é correntista e apresentar a nota manchada. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.

    3 - Em caso de saque de nota manchada nos terminais 24 horas, como proceder?
    O cidadão deve procurar qualquer agência de seu banco para efetuar a troca.

    4 – O que devem fazer os aposentados que não têm conta em banco se sacarem uma nota manchada de rosa?
    Os aposentados que não têm conta em banco devem procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro para fazer a troca. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.

    5 – O que devem fazer os beneficiários do Bolsa Família que não têm conta em banco se sacarem uma nota manchada de rosa?
    Os beneficiários do Bolsa Família que não têm conta em banco devem procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro para fazer a troca. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.

     

    http://www.bcb.gov.br/textonoticia.asp?codigo=3107&IDPAI=NOTICIAS

     

     

    obs: o cara tirou daqui todos os intens .. não teve nem trabalho de fazer uma questão rsrs

  • Como sempre, umas bostas as questões da Iades. Concordo com o colega J Fernando em que a alternativa E está correta. Não vi erro na opção. 

     

  • GAB: C

     

    a) ERRADO. Não é necessário apresentar o extrato bancário, o banco tem condições para fazer a identificação do saque.

     

    b) ERRADO. Não é necessário registrar boletim de ocorrência. O beneficiário do bolsa família que não possui conta deve procurar qualquer agência do banco que o saque foi feito e solicitar a troca a nota.

     

    c) CERTO. O aposentado que não tem conta em banco e sacar uma nota manchada pode procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro e será feita a troca por outra nota legal.

     

    d) ERRADO. É recomendável que as cédulas manchadas de rosa não sejam aceitas no comércio.

     

    e) ERRADO. O cidadão procura uma agência bancária e esta encaminha a cédula para análise do Banco Central. Se a mancha for consequência de dispositivo antifurto, o cidadão não é ressarcido.Caso contrário, recebe outra nota.

     

     

    Fonte: Correção do professor Cid Roberto.

  • Como uma pessoa que não tem conta num banco vai sacar dinheiro??

    Explica isso pra mim...

    Na boca do caixa pode até ser possível, se for trocar um cheque, mas acredito que o caixa não daria notas manchadas de rosa.

  • Eu pensei que fosse a letra E nao entendi essa questao.
  • O aposentando recebe por uma conta beneficio, por isso consegue sacar o dinheiro.

  • Não é necessário ter conta no banco para poder sacar benefícios como aposentadoria ou bolsa família.

    O banco nesses casos é apenas um depositário do governo que paga ao beneficiário por intermédio de um cartão emitido para este fim.

    Em geral a pessoa deve buscar qualquer agência do banco em que sacou a nota manchada.


ID
1228012
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as operações bancárias, assinale a alternativa correta no que se refere às contas bancárias.

Alternativas
Comentários
  • Errada, menores de 18 anos podem, sim, ser titulares de contas, desde que ao abri-las os pais ou responsáveis estejam cientes. 

    Errada, o banco só pode investir e transferir o dinheiro do cliente se tiver autorização do mesmo.

    Errada, conta salário é destinada somente para recebimento de salário, a não ser, se a conta salário estiver vinculada a conta pessoal do indivíduo.

    Errada, o banco pode, sim, ter a iniciativa de encerrar uma conta sem autorização do cliente.

    Certa, Conta de depósito a vista, além de ter custo zero, fica a disposição do cliente para ser sacado a hora que quiser, salvo depois das 22h. :)  

  • Complementando...

    O banco pode encerrar minha conta sem eu ter solicitado?

    Sim, desde que o consumidor seja notificado previamente e esclarecido sobre o motivo. As causas mais comuns são: devolução contínua de cheques por falta de fundos, inadimplência de encargos bancários e descumprimento contratual. Antes do encerramento, o banco deve possibilitar a regularização das situações como as citadas acima, para que o cliente, se preferir, mantenha a sua conta corrente ativa, exceto nos casos de fraude do correntista.

    Quando for constatada a situação de paralisação da conta, pela falta de movimentação espontânea do cliente, por 90 dias, deverá ser emitida uma comunicação sobre esse fato como atual saldo e informação de que a conta poderá ser encerrada, quando completados os 6 meses de inatividade, sem prejuízo do envio de extrato mensal, na hipótese de haver lançamentos no período.

    Após seis meses de paralisação o banco suspenderá, a partir do 6º mês, a incidência de tarifas, bem como de encargos sobre saldo devedor. Nessa hipótese, poderá o banco:
    1. Optar por manter a conta paralisada, sem encerramento;
    2. Optar pelo pronto encerramento da conta, comunicando previamente ao correntista dando-lhe prazo de 30 dias corridos para a sua reativação ou providência de encerramento.
    fonte:http://p5.proteste.org.br/ServiceSelector/ContasBancarias/BR/IntroductionFaq.aspx

  • a) errado - pode ser representado, assistido, pode ter tutor e por ai vai...

    b) errado - os bancos não podem movimentar nenhum R$ sem consentimento do correntista

    c) errado - Posso ter cheque da conta salário? Não. A conta salário não é movimentável por cheques.

    http://www.bcb.gov.br/?CONTASALARIOFAQ

    d) errado - em caso de medida judicial o banco pode encerrar uma conta.

     

    e) correto (A conta de depósito à vista é o tipo mais usual de conta bancária. Nela, o dinheiro do depositante fica à sua disposição para ser sacado a qualquer momento.)

    http://www.bcb.gov.br/?CONTASFAQ

  •  GAB: E 

     

    a) Menores de 18 anos de idade podem ser titulares de contas bancárias. (Exemplo: Eu já fui titular de uma conta no Bradesco, quando era menor aprendiz)

    b) Somente com autorização do cliente os bancos podem transferir o dinheiro depositado em conta para uma modalidade de investimento. 

    c) A conta-salário não é movimentável por cheques.

    d) Uma conta bancária pode ser finalizada por iniciativa do cliente ou do banco. Quando for por iniciativa desse último, o cliente deve ser comunicado previamente. 

    e) As contas de depósito à vista caracterizam-se pelo fato de o dinheiro do depositante ficar à sua disposição para ser sacado a qualquer momento.

     

     

    FONTE: Aulas de conhecimentos bancários - Profº Cid Roberto

  • GAB.E.

    A conta-salário não é movimentável por cheques.

    Menores de 18 anos podem ser titulares de uma conta.

    A conta pode ser encerrada por decisão judicial.

    Quando for constatada a situação de paralisação da conta, pela falta de movimentação espontânea do cliente, por 90 dias, deverá ser emitida uma comunicação sobre esse fato como atual saldo e informação de que a conta poderá ser encerrada, quando completados os 6 meses de inatividade, sem prejuízo do envio de extrato mensal, na hipótese de haver lançamentos no período.

    Após seis meses de paralisação o banco suspenderá, a partir do 6°mês, a incidência de tarifas, bem como de encargos sobre saldo devedor, Nessa hipótese, poderá o banco:

    Optar por manter a conta paralisada, sem encerramento;


    Optar pelo pronto encerramento da conta, comunicando previamente ao correntista dando -lhe prazo de 30 dias corridos para o encerramento da conta.

ID
1406185
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os pagamentos bancários realizados por intermédio de títulos e carnês são instrumentos que facilitam as operações de cobrança, gerando mais eficiência no processo de repasse de recursos.
Nesse sentido, após o pagamento de um boleto pelo sacado, o cedente deve

Alternativas
Comentários
  • COBRANÇA E PAGAMENTO DE TÍTULOS E CARNÊS 
    O produto mais importante desenvolvido pelas instituições nos últimos 10 anos foi a cobrança bancária, um serviço indispensável para qualquer banco comercial. Com a cobrança, os bancos estreitaram o relacionamento com as empresas e engordaram as aplicações dos recursos transitórios em títulos públicos. A cobrança é o carro-chefe do relacionamento com os clientes, pelo fato de ser uma relação reforçada pelo contato diário com as empresas clientes. A cobrança bancária é feita através dos bloquetes que substituem duplicatas, notas promissórias, letras de câmbio, recibos ou cheques e têm o poder de circular pela câmara de compensação. Os valores resultantes da operação de cobrança são automaticamente creditados na conta corrente do cliente, de acordo com o previamente acertado entre banco e cliente.  

  • Após o pagamento por parte do sacado (devedor do título), o cedente (lojista) deverá aguardar o Float para receber os valores da instituição financeira, que serão creditados automaticamente, sem necessidade de requisitá-los.

    Resposta: B

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte:Klaus Nery

    O cedente – que também pode ser chamado de beneficiário do boleto – é quem receberá os recursos do pagamento do boleto referente à prestação do serviço ou à venda de um produto. Ou seja, quem receberá o valor estabelecido no boleto após o pagamento.

    O sacado é quem está sendo cobrado (quem consumiu o serviço ou comprou o produto).

    Uma vez que o sacado pagou o boleto, esse pagamento irá ser depositado diretamente na conta do cedente (de acordo com os prazos de compensação), bastando este último apenas aguardar o dinheiro estar disponível.


ID
1406188
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com a evolução da tecnologia e as constantes mudanças no contexto econômico e social, os bancos investem cada vez mais no conceito de remote banking, reduzindo os custos operacionais e gerando mais eficiência aos processos.
Um exemplo de serviço ligado ao conceito de remote banking é a

Alternativas
Comentários
  • remote banking = São operações feitas a distancia...


  • 1 - Home banking e banco virtual conceituam-se da mesma maneira, são todos os serviços oferecidos aos clientes através da internet, tais como: movimentação de contas, extratos, saldos entre outros.

    2 - Office Banking são os seviços oferecidos através da internet pelo bancos (da mesma maneira do Home) só que destinados à empresas, por isso apresentam algumas particularidades diferentes.

    3 -   Remote Banking são os serviços que os bancos oferecem que estão além da estrutura física dos Bancos, com intuito de facilitar a vida do cliente diminuindo filas e etc. Por exemplo: os caixas 24 horas


    gab D

  • Achava que os Remote Banking apenas se refere aos caixas 24.

  • Remote Banking significa serviços automatizados que permitem que os clientes se conectem ao computador do banco onde eles tenham um relatório de conta corrente através de terminais interativos transportáveis ​​ou instalados nas suas instalações e na linha telefônica normal. 

  • “Remote Banking” é um processo de evolução da tecnologia bancária com o objetivo de reduzir custos da operação

    e também gerar mais eficiência ao processo desse serviço.

    • É o “banco remoto”, ou seja, todas as formas que se tem de acessar a um banco, mesmo sem ir até esse banco.

    Exemplos de Remote banking:

    •Caixas Eletrônicos 24 horas;

    • Home e Office Banking (acesso ao sistema do banco pela Internet);

    • Envio de Cheques na Residência do Cliente;

    • Mobile Banking (aplicativos dos bancos para celular).

    fonte:

  • Remote banking é a forma remota de acesso bancário, ou seja, fora da agência bancária. Das alternativas apresentadas, a única que apresenta um serviço bancário que está disponível para os usuários fora das agências é a possibilidade de utilização do banco pela internet.

    Resposta: D.

  • Remote banking é a forma remota de acesso bancário, ou seja, fora da agência bancária. Das alternativas apresentadas, a única que apresenta um serviço bancário que está disponível para os usuários fora das agências é a possibilidade de utilização do banco pela internet.

    Resposta: D


ID
1446859
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação ao IGP-M que foi criado em 1989 pela fundação Getúlio Vargas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem mais informações complementares?? obrigada!!

  • Índice Geral de Preços do Mercado, também produzido pela Fundação Getúlio Vargas, com metodologia igual à utilizada no cálculo do IGP-DI. A principal diferença é que, enquanto este abrange o mês fechado, o IGP-M é pesquisado entre os dias 21 de um mês e 20 do mês seguinte.

    Foi criado por solicitação de entidades do setor financeiro que, diante das mudanças frequentes promovidas pelo governo nos índices oficiais de inflação na década de 80, desejavam um índice com mais credibilidade e independência. O contrato de prestação de serviços entre essas entidades e a FGV foi celebrado em maio de 1989.3

    O IGP-M/FGV analisa as mesmas variações de preços consideradas no IGP-DI/FGV, ou seja, o Índice de Preços por Atacado (IPA), que tem peso de 60% do índice, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), representando 10% do IGP-M.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndices_de_infla%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil


    bons estudos

  • O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP). É medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

    Como é calculado o IGP-M?
    Esse índice é formado pelo IPA-M (Índice de Preços por Atacado - Mercado), IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - Mercado) e INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado), com pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente. A pesquisa de preços é feita entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês atual.

  • a - Sua finalidade é para ser usado no reajuste de operações financeiras, especialmente as de longo prazo.

    b - É composto  o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC);

    c - A periodicidade do índice é mensal e a coleta de preços é feita entre os dias 21 do mês anterior ao de referência e o dia 20 do mês de referência. CORRETA

    d - É utilizado pelo Banco Central do Brasil como indexador financeiro, inclusive para títulos da dívida pública federal (NTN-C). Também é usado na correção de alguns preços administrados, como, por exemplo, o de energia elétrica.

    e - Nenhuma das alternativas estão corretas.

  • D está certa, é um indice que dá ao BC diferentes informações do que o IPCA, uma vez que são utilizadas ponderações diferentes.


ID
1446892
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Na concessão de um empréstimo a um determinado cliente, quando tal liberação é condicionada ao cliente somente se o mesmo fizer a compra de uma carta de consórcio de automóvel, o profissional está utilizando a prática de:

Alternativas
Comentários
  • É prática abusiva perante ao Código de Defesa do Consumidor, a combinação de uma venda de serviços condicionada a venda de outro.

  • Venda casada: Condicionar a aquisição de um produto à compra de um outro
    Gab D

  • Venda casada é caracterizada quando um consumidor, ao adquirir um produto, leva conjuntamente outro seja da mesma espécie ou não. O instituto da venda casada pode ser visualizado quando o fornecedor de produtos ou serviços condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro se adquirir o segundo. PROIBIDA

    Venda cruzada(cross selling) - consiste na venda de produtos complementares àqueles já adquiridos pelo consumidor. LEGAL

    Avante!

  • https://www.youtube.com/watch?v=9c8Pmy8dHKo 

    Tá ae um vídeo que fala sobre isso.
  • é considerado prática abusiva, mas eles fazem, comigo mesmo aconteceu...

  • É que mais acontece sempre existe a venda casada

ID
1454617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Ainda no que se refere ao COSIF, julgue o item a seguir.

O objetivo básico do conjunto das demonstrações financeiras é o fornecimento de informações que visem garantir uniformidade à obtenção e à divulgação de informações econômico-financeiras atualizadas, de modo a atender o maior número possível de interessados no desempenho das atividades sociais do sistema financeiro.

Alternativas
Comentários
  • " As normas consubstanciadas neste Plano Contábil têm por objetivo uniformizar os registros contábeis dos atos e fatos administrativos praticados, racionalizar a utilização de contas, estabelecer regras, critérios e procedimentos necessários à obtenção e divulgação de dados, possibilitar o acompanhamento do sistema financeiro, bem como a análise, a avaliação do desempenho e o controle, de modo que as demonstrações financeiras elaboradas, expressem, com fidedignidade e clareza, a real situação econômico-financeira da instituição e conglomerados financeiros. (Circ 1273)"

     

  • De uma forma simples: as empresas possuem seu plano de contas e as instituições financeiras, COSIF.


    COSIF é uma padronização do plano de contas das instituições financeiras, uma norma contábil expedida pelo BCB.


ID
1454692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à regulamentação da resolução bancária no Brasil, julgue o item subsequente.

A diretoria do BACEN, em certas situações, pode afastar os dirigentes de instituições supervisionadas de suas funções e impedi-los de atuar como prepostos de administradores nessas instituições.

Alternativas
Comentários
  • Art . 1º As instituições financeiras privadas e as públicas não federais, assim como as cooperativas de crédito, estão sujeitas, nos termos desta Lei, à intervenção ou à liquidação extrajudicial, em ambos os casos efetuada e decretada pelo Banco Central do Brasil,

    http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L6024.htm

    Avante!

  • Fiquei na dúvida do "pode" ou "deve"


  • Tais aspectos estão narrados nas leis que tratam dos regimes especiais de intervenção em Instituições Financeiras

     

    correto

  • Dentre as suas principais atribuições do BCB estão:


    emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis; efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.



    https://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/bcFaz.asp?idpai=LAIINSTITUCIONAL


ID
1512223
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A empresa Correios e Telégrafos, responsável pelo serviço postal brasileiro, oferece diferentes tipos de produtos no tocante ao envio de cartas, encomendas, documentos, mensagens, entre outros. O serviço de transferência de dinheiro por meio eletrônico recebe o nome de:

Alternativas
Comentários

  • Resposta letra d) Vale Postal eletrônico:

    "Vale Postal Eletrônico Nacional e Internacional: Para enviar ou receber dinheiro no Brasil ou no exterior utilize o Vale Postal Eletrônico dos Correios. Trata-se do serviço de transferências financeiras Nacionais e Internacionais.(...) Fonte Site dos correios. 

  • Vale Postal eletrônico 

    Trata-se do serviço de transferências financeiras Nacionais e Internacionais.

  • Gabarito: letra D

    Para enviar ou receber dinheiro no Brasil ou no exterior utilize o Vale Postal Eletrônico dos Correios. Trata-se do serviço de transferências financeiras Nacionais e Internacionais feito sob medida para facilitar a sua vida.

    É o serviço de transferências financeiras nacionais dos Correios, que facilita o envio de dinheiro entre remetentes e destinatários localizados dentro do território brasileiro.

    É o serviço de transferências financeiras internacionais dos Correios, para facilitar o envio de dinheiro do Brasil para o exterior ou o recebimento de dinheiro do exterior no Brasil.


ID
1526899
Banca
VUNESP
Órgão
CREMESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Postergar uma entrada de caixa (recebimento) por certo tempo envolve um sacrifício, o qual deve ser pago mediante uma recompensa, definida

Alternativas
Comentários
  • Confesso que não entendi!!!

  • Postergar (ADIAR) uma entrada de caixa (recebimento) por certo tempo envolve um sacrifício, o qual deve ser pago mediante uma recompensa, definida pelos juros. Ex: Maria, você comprou produtos na minha loja a prazo e eu preciso do dinheiro para repor o estoque, sendo assim eu até vendo para você pagar depois, mas para isso você terá de pagar um certo juros pelo tempo que continuar com meu dinheiro).

    São os juros que efetivamente induzem o adiamento do consumo, permitindo a formação de poupanças e de novos investimentos na economia. 

    Avante!

  • Juro (J)

     

    conceito básico de matemática

     

     

     

      - Em princípio, uma unidade monetária hoje é preferível à mesma unidade monetária disponível amanhã

    - Postergar uma entrada de caixa (recebimento) por certo tempo envolve um sacrifício, o qual deve ser pago mediante uma recompensa, definida pelos juros. 

  • Serão pagos pelos juros.

    Em princípio, uma unidade monetária hoje é preferível à mesma unidade monetária disponível amanhã

    - Postergar uma entrada de caixa (recebimento) por certo tempo envolve um sacrifício, o qual deve ser pago mediante uma recompensa, definida pelos juros. 


ID
1526902
Banca
VUNESP
Órgão
CREMESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A taxa unitária centra-se na unidade de capital e reflete o rendimento de cada unidade de capital em

Alternativas
Comentários
  • - A taxa percentual se refere aos “centos” do capital, ou seja, o valor dos juros para cada centésima parte do capital.

    - A taxa unitária centra-se na unidade de capital. Reflete o rendimento de cada unidade de capital em certo período de tempo.

    Avante!

  • A taxa unitária centra-se na unidade de capital. Reflete o rendimento de cada unidade de capital em certo período de tempo.

     

     

  • A taxa unitária centra-se na unidade de capitalReflete o rendimento de cada unidade de capital em certo período de tempo.

    A.


ID
1528438
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A legislação brasileira e normativos do Banco Central do Brasil dispõe sobre abertura, movimentação, encerramento, exigibilidade de documentos, capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio para clientes das instituições do Sistema Financeiro Nacional. Diante do exposto, marque a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • É um contrato voluntário, e tanto o correntista quanto o banco podem encerrar a conta, com aviso prévio.

  • Questão pega ratão!

    Por ser um contrato voluntário e por tempo indeterminado, uma conta bancária pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas.

    Quando a iniciativa do encerramento for do banco, ele deve:

    comunicar o fato a você, solicitando-lhe a regularização do saldo e a devolução dos cheques por acaso em seu poder;

    anotar a decisão na ficha-proposta.

    O banco deverá encerrar a conta se forem verificadas irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave, comunicando o fato imediatamente ao Banco Central.

    No caso da inclusão no CCF, o encerramento da conta depende de decisão do banco. Contudo, é proibido o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto seu nome figurar no CCF.

    Avante!

  • O menor de idade pode ser titular de conta bancária?
    Sim. O jovem menor de 16 anos precisa ser representado pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal. O maior de 16 e menor de 18 anos não
    emancipado deve ser assistido pelo pai, pela mãe ou pelo responsável legal.

     

    O que é necessário para encerrar a minha conta no banco?
    Por ser um contrato voluntário e por tempo indeterminado, uma conta bancária pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas.
    Quando a iniciativa do encerramento for do banco, ele deve:
    comunicar o fato a você, solicitando-lhe a regularização do saldo e a devolução dos cheques por acaso em seu poder;
    anotar a decisão na ficha-proposta.
    O banco deverá encerrar a conta se forem verificadas irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave, comunicando o fato
    imediatamente ao Banco Central.
    No caso da inclusão no CCF, o encerramento da conta depende de decisão do banco. Contudo, é proibido o fornecimento de talonário de cheques
    ao depositante enquanto seu nome figurar no CCF.
    Quando a iniciativa do encerramento for sua, você deverá observar os seguintes cuidados:
    solicitar, por escrito, ao banco o encerramento da conta, exigindo recibo na cópia da solicitação;
    verificar se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome seja incluído no CCF pelo motivo 13 (conta
    encerrada);
    entregar ao banco as folhas de cheque ainda em seu poder, ou apresentar declaração de que as inutilizou;
    solicitar o cancelamento dos débitos automáticos em conta, caso existentes;
    manter recursos suficientes para o pagamento de compromissos assumidos com a instituição financeira ou decorrentes de disposições legais.
    A instituição financeira deve lhe informar a data do efetivo encerramento da conta, por correspondência ou por meio eletrônico.
    Lembramos que contas inativas não são encerradas automaticamente após um certo período sem movimentação. É necessário seguir os
    procedimentos acima para o encerramento da conta.

     

  • A alternativa INCORRETA é a C, pois, por ser um contrato voluntário e por tempo indeterminado, uma conta bancária pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas.

    Resposta: C

  • RIA- RELATIVAMENTE INCAPAZ ASSISTIDO

    AIR- ABSOLUTAMENTE INCAPAZ REPRESENTADO


ID
1557118
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Ao realizar uma transação financeira de valor alto, foi emitido um cheque pelo banco, a pedido do proprietário da conta, em favor de um terceiro. Que tipo de cheque foi entregue?

Alternativas
Comentários
  • Cheque Administrativo - é o cheque emitido pelo próprio banco. Pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária. O banco o emite em nome de quem o cliente efetuará o pagamento.

    Letra d.

  • Ao portador - O cheque só pode ser emitido ao portador (sem a indicação do beneficiário) até o valor de R$ 100,00.
    Nominal - A partir de R$ 100,00, o emitente é obrigado a indicar o nome do beneficiário (pessoa ou empresa a quem está efetuando o pagamento).
    O cheque nominal só poderá ser pago pelo banco mediante identificação do beneficiário ou de pessoa por ele indicada no verso do cheque (endosso), ou ainda através do sistema de compensação, caso seja depositado.
    Cruzado - Tanto o cheque ao portador quanto o nominal podem ser cruzados, com a colocação de dois traços paralelos, em sentido diagonal, na frente do documento. Nesse caso, só será pago através de depósito em conta corrente.
    Administrativo - é o cheque emitido pelo próprio banco. Pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária. O banco o emite em nome de quem o cliente efetuará o pagamento.
    Especial - Assim denominado porque o banco concedeu ao titular da conta um limite de crédito, para saque quando não dispuser de fundos. O cheque especial é concedido ao cliente mediante contrato firmado previamente.


    https://www.febraban.org.br/Arquivo/Servicos/Dicasclientes/dicas3.asp


    gab D

  • Administrativo - é o cheque emitido pelo próprio banco. Pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária. O banco o emite em nome de quem o cliente efetuará o pagamento.


    só a letra do gabarito não ajuda em nada colega

  • Em termos práticos cheque Administrativo e Nominal são A MESMA COISA, ainda mais do jeito que foi elaborada essa questão. Vejam que o banco emitiu o cheque e a transação financeira foi de "valor alto". Mesmo que não explicitado qual o valor exato, infere-se que o valor é acima de R$ 100,00, o que já anularia a opção de Cheque ao Portador. Essa questão é nível CESPE, onde a banca escolhe a resposta.

  • Organizando o comentário do colega:

     

    Ao portador - O cheque só pode ser emitido ao portador (sem a indicação do beneficiário) até o valor de R$ 100. 
     

    Nominal - A partir de R$ 100, o emitente é obrigado a indicar o nome do beneficiário (pessoa ou empresa a quem está efetuando o pagamento). O cheque nominal só poderá ser pago pelo banco mediante identificação do beneficiário ou de pessoa por ele indicada no verso do cheque (endosso), ou ainda através do sistema de compensação, caso seja depositado.
     

    Cruzado - Tanto o cheque ao portador quanto o nominal podem ser cruzados, com a colocação de dois traços paralelos, em sentido diagonal, na frente do documento. Nesse caso, só será pago através de depósito em conta corrente.
     

    Administrativo - É o cheque emitido pelo próprio banco. Pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária. O banco o emite em nome de quem o cliente efetuará o pagamento.
     

    Especial - Assim denominado porque o banco concedeu ao titular da conta um limite de crédito, para saque quando não dispuser de fundos. O cheque especial é concedido ao cliente mediante contrato firmado previamente.

  • Gabarito: letra D

    cheque administrativo É um cheque emitido com seus valores preenchidos e o fundo já aprovado pelo banco ou correntista. Por já ter o saldo garantido, se torna mais seguro para quem o recebe.


ID
1568449
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

São consideradas pessoas politicamente expostas:


I. Os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos cinco anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiras, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.


II. Ocupantes de cargo no Poder Executivo da União: Ministro de Estado, Grupo Direção e Assessoramento Superiores nível 6, ou equivalentes.


III. Membros do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores. Membros do Tribunal de Contas da União e o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União.


IV. Presidentes de tribunal de justiça e presidentes de tribunal de contas.


V. Prefeitos e presidentes de câmara municipal de capitais de estados.


VI. Diplomatas e Autoridades eclesiásticas.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • de novo colega ..só o gabarito.... pra que?

  • "Art. 5º No caso de clientes brasileiros, recomenda-se que as instituições supervisionadas considerem como pessoas politicamente expostas:

    I - os detentores de mandatos eletivos dos Poderes Executivo e Legislativo da União;

    II - os ocupantes de cargo no Poder Executivo da União:

    a) de ministro de Estado ou equiparado;

    b) de natureza especial ou equivalente;

    c) de presidente, vice-presidente e diretor, ou equivalentes, de autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista; e

    d) do Grupo Direção e Assessoramento Superiores - DAS, nível 6, e equivalentes;

    III - os membros do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores;

    IV - os membros do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República, o Vice-Procurador-Geral da República, o Procurador-Geral do Trabalho, o Procurador-Geral da Justiça Militar, os Subprocuradores-Gerais da República e os Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal;

    V - os membros do Tribunal de Contas da União e o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União;

    VI - os governadores de Estado e do Distrito Federal, os presidentes de Tribunal de Justiça, de Assembléia Legislativa ou da Câmara Distrital, e os presidentes de Tribunal ou Conselho de Contas de Estado, de Municípios e do Distrito Federal; e

    VII - os prefeitos e os presidentes de Câmara Municipal das capitais de Estado.

  • Pessoal na primeira assertiva fala em...."assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo."

    Inclui familiares e pessoas próximas? não vi isso na lei. 

    Obrigado.


ID
1568890
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os empréstimos de curto e médio prazo são caracterizados por terem prazo de duração de até 3 anos. Em geral, são aqueles em que a taxa de juros é maior e o montante é menor, e que envolvem pessoas físicas com escassos conhecimentos de matemática financeira, por isso são os mais vantajosos para a instituição financeira. Analise as seguintes assertivas sobre esse tema:


I. Uma combinação de prestações de valores baixos combinada com taxa de juros altos poderá tornar impossível o pagamento do empréstimo, mesmo com prazo infinito.

II. O cálculo da taxa de juros quando se tem o valor presente, o valor das prestações e suas quantidades (e períodos), não é direto, exigindo uso de tabelas ou programas computacionais.

III. Em um sistema de empréstimo baseado na tabela Price, a amortização é constante.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I - O juros no Brasil é o mais caro do mundo, aliás, da galáxia inteira!

    III - SAC significa Sistema de Amortização Constante

    Avante!

  • ???

    Quem fez esta questão nunca ouviu falar nos concursos da Cespe ou FCC ? Na prova de matemática financeira não tem tabela ou programa de computador. Se o prazo for inferior a 5 ou 4, e o candidato não tem sorte, a potencia é resolvida na mão mesmo.

  • Sistema Francês de Amortização (tabela PRICe) - pagamentos iguais período a período

     

    Sistema de Amortização Constante (SAC) mundial e secularmente denominado de Método Hamburguês é uma forma de amortização de um empréstimo por prestações que incluem os juros, amortizando assim partes iguais do valor total do empréstimo.

  • Então nem se o bancário for um gênio da matemática ele consegue calcular sem ajuda de meios eletrônicos??? O X da questão está na palavra EXIGIDO da assertiva II. Na verdade é recomendado que se utilize uma calculadora financeira, planilha do excel, etc, mas não é obrigatório. Se fosse assim, para que exigir conhecimentos de matemática financeira do candidato se o "computador faz tudo sozinho"? Com certeza eu entraria com recurso nessa questão

  • DISCORDO DO GABARITO

    O ITEM II ESTÁ ERRADO QUANDO AFIRMA A EXIGÊNCIA DE USO DE TABELAS OU PROGRAMAS COMPUTACIONAIS PARA O CALCULO DE JUROS

  • Gabarito: letra B

    aos não assinantes.


ID
1578313
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A aplicação de recursos provenientes do exterior, no mercado financeiro brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • O Banco Central do Brasil, dentre suas atribuições está a de:

    -controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

  • A aplicação de recursos provenientes do exterior no mercado financeiro depende de aprovação da CVM ou do Bacen, conforme sua destinação específica.

    No caso da aplicação se dar em operações sob fiscalização do Banco Central, a aprovação se dará pelo mesmo. No caso de aplicação em operação sob o âmbito da CVM (em valores mobiliários, por exemplo), a autorização será dada por ela.

    De todo modo, a entrada de capitais estrangeiros no Brasil exige a realização de uma operação de câmbio, na qual haverá também controle pelo Bacen.

     

    gab a

  • LETRA A CORRETA

    Atribuições do BACEN:

    emitir papel-moeda e moeda metálica;

    executar os serviços do meio circulante;

    receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;

    realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;

    regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;

    efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;

    exercer o controle de crédito;

    exercer a fiscalização das instituições financeiras;

    autorizar o funcionamento das instituições financeiras;

    estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;

    vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e

    controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.


ID
1585039
Banca
Makiyama
Órgão
Banestes
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dentre as informações relacionadas a direitos e deveres do correntista e do banco, constantes no contrato e/ou ficha proposta, e que devem ser prestadas pela entidade bancária ao cliente por ocasião da abertura de uma conta corrente, está INCORRETA a apresentada na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Letra B esta incorreta ( na parte que diz NÃO poderão ser destruídos, na verdade poderão ser destruidos)

  • VI - informação de que os cheques liquidados, uma vez microfilmados, poderão ser destruídos; ;) 

  • Cheques pagos devem ficar nas agências a disposição dos clientes–emitentes por 60 dias. Após transcorrido este período, os cheques podem ser destruídos desde que a instituição financeira mantenha uma cópia microfilmada do cheque para comprovação do movimento da conta. Após transcorrido o período de doze meses as cópias microfotográficas também podem ser destruídas.


    http://www.ppgia.pucpr.br/~alekoe/Papers/Koerich_SBA_2001.pdf


    Avante!

  • Letra B esta incorreta ( na parte que diz NÃO poderão ser destruídos, na verdade poderão ser destruidos)

  • Questão desatualizada, pois a Resolução CMN nº 2.025/93, que altera e consolida as normas relativas à abertura, manutenção e movimentação de contas de depósitos, foi revogada.


ID
1693174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca dos fundamentos do risco e retorno e da análise do risco de mercado, julgue o item a seguir.

Por meio do valor em risco (V@R), é possível medir a perda esperada em uma operação de crédito, de acordo com a probabilidade de inadimplência do devedor.

Alternativas
Comentários
  • O Valor em Risco (VaR) é uma medida da perda máxima esperada em valores monetários, sob condições normais de mercado, em um horizonte de tempo determinado, com um nível escolhido de probabilidade.


    Fonte: https://www.bb.com.br/portalbb/page51,136,3240,0,0,1,8.bb?codigoNoticia=6342&codigoMenu=0&codigoRet=5007&bread=8_2_1

  • "portanto, a resposta deveria ser: correta"

    Acredito que a questão esteja errada:

    de acordo com a probabilidade de inadimplência do devedor

    Seria distribuição de probabilidade

  • em sua definição formal, o VaR de um portfólio é uma função com dois parâmetros: o horizonte de tempo (T) e o nível de confiança (X). Ele representa o nível de perda que temos X% de confiança que não vai ser excedido em um período T, podendo ser calculado tanto pela distribuição de probabilidades dos ganhos quanto pela distribuição de probabilidades das perdas.


ID
1700710
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou nesta sexta-feira os ratings em escala nacional de quatro instituições financeiras no Brasil [...]. As notas de 22 instituições financeiras foram afirmadas pela agência. Na visão da agência, as medidas de ajuste fiscal e aperto monetário adotadas pelo governo brasileiro “vão pressionar a renda disponível das famílias e resultar em uma contração da economia que, na nossa visão, vai enfraquecer a qualidade dos ativos do sistema bancário, [acentuar] as perdas de crédito e [reduzir] a rentabilidade”.

MARQUES, Felipe. S&P rebaixa notas de crédito de quatro bancos brasileiros. Valor Econômico, São Paulo, 17 abr. 2015. Disponível em:<http://www.valor.com.br/financas/4012780/sp-rebaixa-notas-de-credito-de-quatro-bancos-brasileiros> . Acesso em: 18 ago. 2015. Adaptado.

No contexto da notícia em pauta, para minorar os impactos previstos pela Standard & Poor’s sobre a rentabilidade de determinado banco com atuação em escala nacional, a recomendação adequada da diretoria aos gerentes das agências é

Alternativas
Comentários
  • a recomendação adequada:

    a - errado ( renunciar, pois com o cadastro positivo pode-se um credito de melhor qualidade)

    b- errado (  observar a palavra TODA, quem não tiver folha de convenio conveniado não pega empréstimo no banco)

    c- CORRETO - 

    d- errado ( observar a palavra VETAR - isso só aumenta as perdas das IF)

    e - errado (observar a palavra ABRIR MÃO )

  • Perdi essa questão para nunca mais. Depois que vi o TODA que percebi.

    Letra C, correta

  • Acertei por eliminação... 

  • gente, alguem saberia informar qual a parte do edital que se encontra essa matéria?

  • ÉRIKA....... este assunto e de atualidade do mercado financeiro

  • Como assim, folha de convênio conveniado? 

  • Érica, acredito ser atualidades do mercado financeiro e não conhecimentos bancários como foi aqui classificada.

  • Gente, não entendi o porquê do gabarito ser o item C. Sei que os demais estão incorretos, mas não consegui entender porque a conferência de maior rigor na seleção da carteira de clientes minoraria os impactos previstos. Alguém sabe explicar?

  • Eber, a sua explicação foi ótima, faz todo sentido. Muito obrigada!!!

  •  a) renunciar ao uso do chamado cadastro positivo. ( ERRADO ) aumentará a inadimplência

     b) concentrar toda a carteira de crédito na modalidade de crédito consignado.( ERRADO) toda carteira irá só fazer consignado ?

     c) conferir maior rigor na seleção da carteira de clientes.( CERTO) melhor análise do crédito 

     d) vetar a renegociação de dívidas com clientes inadimplentes.( ERRADO) nao irá receber dos clientes inadimplentes ?

     e)  abrir mão de garantias sobre créditos concedidos.( ERRADO ) perderá as garantias e em caso de inadimplencia não receberá nada.

  • Tal situação relatada na questão é o  vem acontecendo na economia atual em detrimento da crise, os bancos ficarão mais exigentes para conferir crédito ao clientes, afim de evitar inadimplimentos. 

  • Nenhum dos comentários foi explicativo ou corroborou para. DIzer que foi a letra tal não ajuda. 

    Se temos a seguinte situação colocada pelas S&PNa visão da agência, as medidas de ajuste fiscal e aperto monetário adotadas pelo governo brasileiro “vão pressionar a renda disponível das famílias e resultar em uma contração da economia que, na nossa visão, vai enfraquecer a qualidade dos ativos do sistema bancário, [acentuar] as perdas de crédito e [reduzir] a rentabilidade”.

     E a seguinte situação do Banco em questão: No contexto da notícia em pauta, para minorar os impactos previstos pela Standard & Poor’s sobre a rentabilidade de determinado banco com atuação em escala nacional, a recomendação adequada da diretoria aos gerentes das agências é:

     

    Porque não seria a letra B a resposta correta, já que o que está em jogo é a rentabilidade do Banco e este perde de jeito nenhum. O consiginado seria sua maior garantia de recebimento.

    Afinal temos que pensar como Banco.

     

  • a) renunciar ao uso do cadastro positivo. 

    Aumentaria a inadimplência dos clientes em relação ao banco.

     

    b) concentrar toda a carteira de crédito na modalidade de crédito consignado.

    O banco deve buscar a diversificação em lugar da concentração de seus serviços.

     

    d) vetar a renegociação de dívidas com clientes inadimplentes.

    Provocaria prejuízo ao banco.

     

    e) abrir mão de garantias sobre créditos concedidos.

    Aumentaria a inadimplência dos clientes em relação ao banco.

  • Os chamados rating tem, em regra, relação com a qualidade dos créditos concedidos pelos bancos e esta qualidade está intimamente ligada aos riscos das operações. Desta forma é impensável melhorar a qualidade dos créditos ao renunciar ao cadastro positivo ou abrir mão de garantias como sugerem as opções A e E. Concentrar toda a carteira em crédito consignado como sugere a opção B é algo tecnicamente inviável pois um banco tam como premissa fundamental a diversificação de  suas operações e não a concentração. A opção D também é completamente equivocada pois, ao renegociar dívidas os bancos diminuem o risco de sofrerem um calote total e, por fim, ao ser mais rigoroso ao selecionar seus clientes, aí sim o banco poderá dar um importante passo para diminuir o risco em suas carteiras.

    Portanto, a resposta correta é a letra C
  • Meu raciocínio:

    Se a rentabilidade vai cair

    é preciso que tenha alguma mudança em relação a carteira dos clientes

    E nunca é bom concentrar todo o dinheiro em uma única opção ''B''

    CORRETA C

  • Diminuir a garantia ou abrir mão dela é inadmissível.


ID
1833769
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo.

I. As instituições financeiras devem fornecer tempestivamente a seus clientes cópias de contratos relativos a operações e serviços prestados, os quais devem ter redação clara, objetiva e adequada.

II. As instituições financeiras podem recusar ou dificultar, aos clientes pessoas físicas, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, desde que ofereçam atendimento alternativo ou eletrônico.

III. As instituições financeiras devem divulgar em local e formato visíveis ao público em suas dependências, bem como nos respectivos sítios eletrônicos na internet, a tabela contendo os serviços cuja cobrança de tarifas é vedada e a tabela de serviços tarifados com respectivo valor da tarifa.

IV. Às instituições financeiras é vedado oferecer a seus clientes pessoas físicas, pacotes de serviços com tarifa única mensal.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º As instituições referidas no art. 1º devem divulgar, em suas dependências e nas dependências dos estabelecimentos onde seus produtos são ofertados, em local visível e em formato legível, informações relativas a situações que impliquem recusa à realização de pagamentos ou à recepção de cheques, fichas de compensação, documentos, incusive de cobrança, contas e outros.

     

    a adequação dos produtos e serviços ofertados ou recomendados às necessidades, interesses e objetivos dos clientes e usuários

     

  • https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/47651/Res_3694_v4_P.pdf

     

    Pra quem quiser conferir.

  • A palavra tempestividade é muito usada nos meios jurídicos para designar “dentro do prazo” e segundo o dicionário Houaiss quer dizer: oportunidade, no tempo próprio, o que ocorre no momento certo, oportuno no tempo devido.

  • gabarito : C , odeio gente que fala fala fala , e nao da a resposta

  • POIS É VICTOR TB ODEIO GENTE QUE FALA DEMAIS E NÃO DAR A RESPOSTA.

  • O cara ta ajudando, e as pessoas ainda reclamam.

    Obrigada @Rafael, seus comentários me ajudam bastante.

  • Gabarito: letra C

    I. As instituições financeiras devem fornecer tempestivamente a seus clientes cópias de contratos relativos a operações e serviços prestados, os quais devem ter redação clara, objetiva e adequada.

    II. As instituições financeiras podem recusar ou dificultar, aos clientes pessoas físicas, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, desde que ofereçam atendimento alternativo ou eletrônico. (errado)

    sabendo que o ítem II está errado você elimina as letra A, B e E

    III. As instituições financeiras devem divulgar em local e formato visíveis ao público em suas dependências, bem como nos respectivos sítios eletrônicos na internet, a tabela contendo os serviços cuja cobrança de tarifas é vedada e a tabela de serviços tarifados com respectivo valor da tarifa.

    IV. Às instituições financeiras é vedado oferecer a seus clientes pessoas físicas, pacotes de serviços com tarifa única mensal. (errado)

  • O Banco Central do Brasil (BC) no artigo 3º da Resolução 3.694/2009 garante que é “vedado às instituições financeiras recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico”.


ID
2012842
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A regulamentação atualmente em vigor classifica em quatro modalidades os tipos de serviços prestados às pessoas físicas pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central: serviços essenciais, serviços prioritários, serviços especiais e serviços diferenciados. A emissão de um cheque administrativo é um:

Alternativas
Comentários
  • Encontrei no site do Banco Central  uma página que trata dos serviços bancários.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos5.asp#3

     

    3. Quais são os serviços prioritários?

    Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários: o fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); emissão de cheque administrativo. Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.

    Questão bastante específica e sem noção.

     

  • Serviços Essenciais 
    A categoria de "serviços essenciais", na qual não podem ser cobradas tarifas, está relacionada às contas-correntes de depósito à vista e contas de depósito poupança. Os bancos são obrigados a oferecerem esta categoria de serviços.

    Serviços prioritários 
    Já a categoria de serviços prioritários, segundo o BC, envolve 90% dos itens que envolvem movimentação de conta corrente e poupança de pessoas físicas. A instituição informou que foi criada uma tabela, com "descrição detalhada", para cada um deles

    Serviços especiais 
    Na categoria de serviços especiais, estão aqueles que são objeto de legislação e regulamentação a parte, e não sofreram alterações. Abrangem, por exemplo, o crédito imobiliário, crédito rural e microfinanças, entre outros.

    Serviços diferenciados 
    Estes serviços não estão associados à movimentação de conta corrente ou de poupança e são objeto de contrato explícito entre clientes e instituições financeiras. Exemplo: entrega em domicílio e aluguel de cofre

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR80427-6009,00.html 

     

  • Essenciais:

     

    Não pode haver cobrança sobre os seguintes serviços essenciais prestados a pessoas físicas:

     

     

    Relativamente à conta corrente de depósito à vista:

     

    Fornecimento de cartão com função débito;

     

    Fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

     

    Realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

     

    Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;

     

    Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;

     

    Realização de consultas mediante utilização da internet;

     

    Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;

     

    Compensação de cheques;

     

    Fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; 

     

    Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

     

     

    Relativamente à conta de depósito de poupança:

     

    Fornecimento de cartão com função movimentação;

     

    Fornecimento de segunda via do cartão, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista, decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

     

    Realização de até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento;

     

    Realização de até duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade;

     

    Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;

     

    Realização de consultas mediante utilização da internet;

     

    Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;

     

    Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

  • Prioritários:

     

    Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários:

     

    Fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; 

     

    Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); 

     

    Emissão de cheque administrativo

     

    OBS: Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.

  • Diferenciados:

     

    Os serviços diferenciados são aqueles listados no artigo 5º da Resolução CMN 3.919, de 2010. Esses serviços podem ser cobrados desde que explicitadas ao cliente ou ao usuário as condições de utilização e de pagamento. São exemplos de serviços diferenciados: 

     

    Aditamento de contratos; aval e fiança; 

     

    Serviços de câmbio não previstos na Tabela I anexa à Resolução CMN 3.919, de 2010; 

     

    Envio de mensagem automática relativa à movimentação ou lançamento em conta de depósitos ou de cartão de crédito; 
    fornecimento de atestados, certificados e declarações.

     

    OBS: Também não pode haver cobrança pelo fornecimento de atestados, certificados e declarações nas situações em que o fornecimento é obrigatório por determinação legal ou regulamentar.

  • Gabarito: letra B

    Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários: o fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); emissão de cheque administrativo. Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.

  • Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários: 

    • Fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;  
    • Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); 
    • Emissão de cheque administrativo.  

    OBS: Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.


ID
2135596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos investidores qualificados e não residentes e aos títulos corporativos, julgue o item subsequente.

Cédula de crédito imobiliário deve ser emitida com garantia real e na forma escritural.

Alternativas
Comentários
  •         Art. 25. É vedada a averbação da emissão de CCI com garantia real quando houver prenotação ou registro de qualquer outro ônus real sobre os direitos imobiliários respectivos, inclusive penhora ou averbação de qualquer mandado ou ação judicial.

     

     

            § 3o O certificado poderá ser emitido sob a forma escritural, sendo regido, no que for aplicável, pelo contido nos arts. 34 e 35 da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.931.htm

  • A CCI não deverá, ela poderá ser emitida com ou sem garantia, real ou fidejussória, sob a forma escritural ou cartular.

    Questão errada!

     

  • A CCI poderá ser emitida com ou sem garantia, real ou fidejussória, sob a forma escritural ou cartular.

     

    http://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/cedula-de-credito-imobiliario.htm

  • Gabarito: Errado

    CCI (Cédula de Crédito Imobiliário) é título de crédito que representa créditos imobiliários – recebíveis de compra e venda de imóveis, contratos de locação, entre outros. A CCI permite a antecipação do recebimento de créditos futuros.

    fonte: www.fator.com.br/banco/tesouraria/credito_corporativo/CCI.html


ID
2384203
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere à operação bancária que confere aos bancos uma classificação de sujeito passivo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

     

    O Banco é sujeito ativo quando empresta dinheiro, e passivo, quando recebe. Um exemplo disso é o depósito em conta corrente.

     

    FONTE: http://aprendainvestirdinheiro.com/diferenca-entre-poupanca-e-conta-corrente/

  • GAB:D

    Conta-Corrente.

    O banco é sujeito ativo quando empresta dinheiro, e passivo, quando recebe.

  • Quando a questão é bem elaborada é outro nível.

  • a) ativo

    b) acessório

    c) acessório

    d) passivo

    e) ativo

  • Operação Passiva (o Banco I.F capita recursos dos superavitários, conta corrente)

    Operação Ativa (o Banco empresta esse recurso para deficitário, cartão de crédito, financiamento)...

    *É chamado de intermediação financeira, capitalização do dinheiro do superavitário a I.F empresta com juros para o deficitário essa diferença que é o lucro, para os bancos é o Spred.


ID
2668324
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O gerente de uma agência bancária pretende aperfeiçoar suas ações de telemarketing receptivo.


Para atingir tal objetivo deverá

Alternativas
Comentários
  • • Importância de estabelecer um Padrão de Atendimento para construir credibilidade diante dos clientes;
    • Roteiros e scripts no atendimento, como construir, quando e como utilizar;
    • O que contribui no sucesso do atendimento telefônico – Quais as competências temos que desenvolver para ser um profissional de atendimento?
    • O que evitar no atendimento telefônico
    • Como evitar a influencia negativa na percepção de qualidade do interlocutor;
    • Técnicas para contornar objeções e reclamações dos clientes

  • Quando um cliente é quem estabelece o contato com a empresa, a situação em questão é telemarketing receptivo. E é nesse momento que a empresa deve demonstrar o máximo de preocupação e compromisso com o cliente.

    É importante estabelecer um padrão de atendimento ao telefone.

    Trabalhar a fala, entonação e maneira de se falar com os clientes são pontos decisivos para o sucesso nos números de vendas de uma empresa. Este é o ponto estratégico crucial para quase todo negócio, e os melhores profissionais do ramo com certeza terão um futuro brilhante pela frente.

  • Gabarito: letra C

    complementando os comentários, fiz por eliminação

    a) aumentar a realização de ligações efetuadas por semana. ATIVO

    b) comprar mailing list de clientes com potencial para serem contatados. ATIVO

    c) estabelecer um padrão de atendimento ao telefone.

    d) preparar cursos de finanças e contabilidade empresarial. NÃO TEM NADA A VER COM TELE MARKET

    e) treinar os funcionários na dinâmica do trabalho em equipe. NÃO TEM NADA A VER COM TELE MARKET

  • Galera, telemarketing, é o "telefonista" se está escrito "receptivo" é por que é telefonista que 'atende'... Sendo assim "estabelecer um padrão de -> ATENDIMENTO <- ao telefone e não de ligação... ligar e atender são opostos

  • Gabarito: letra C

    telemarketing receptivo SÓ RECEBE ligações, para garantir a qualidade do atendimento o mesmo deve ser padronizado com uso do script.


ID
2668327
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma ação eficaz, durante o atendimento bancário, para aumentar a possibilidade de fechar uma venda é

Alternativas
Comentários
  • Num processo de venda, para o vendedor ser eficaz é fundamental que exerça o papel de um bom entrevistador.

     

    Deve fazer perguntas inteligentes, objetivas, claras e deixar o cliente falar, mas sem perder o foco da entrevista, que é identificar necessidades para poder encaixar os benefícios do produto ou serviço que irão satisfazer essas necessidades.

  • O erro da letra "d" está em falar da prospecção.

    Essa etapa faz parte da pré-venda. Portanto, o vendedor ainda está qualificando os possíveis clientes.

    Como o comando da questão fala "...durante o atendimento...", torna essa alternativa errada.

  • Gabarito Letra A.

    Num processo de venda, para o vendedor ser eficaz é fundamental que exerça o papel de um bom entrevistador.

     

    Deve fazer perguntas inteligentes, objetivas, claras e deixar o cliente falar, mas sem perder o foco da entrevista, que é identificar necessidades para poder encaixar os benefícios do produto ou serviço que irão satisfazer essas necessidades.

  • Letra A corresponde ao que deveriam fazer, mas na prática fazem o que está na alternativa "C"

  • Ideal: A

    Real: (infelizmente) C

  • moço se vc não comprar eu vou ser demitido
  • Se tu quer vender algo pra pessoa, venda o que ela queira comprar ué kkk "necessidade"

  • Rindo com as alternativas rsrsrs

  • alternativa A

    O cliente satisfeito é aquele que tem suas expectativas atendidas e superadas. Para fechar uma venda de

    qualidade, a melhor alternativa é fazer perguntas para identificar as suas necessidades e encontrar oportunidades.

  • Letra E é a realidade.

  • Essa estava fácil, mas as vezes você entra em uma paranóia, achando que esta errada e começa a ler várias vezes, procurando algum erro. rsrs

  • Mas fazer perguntas pra identificar a necessidade não é a fase de qualificação de lead, ou seja, pré-venda

  • prospectar= Examinar minuciosamente

  • Essa questão é engraçada kkkk


ID
2668330
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere a situação a seguir.


Um cliente chega à agência bancária e tem de esperar mais de vinte e cinco minutos para ser atendido e abrir sua conta salário. Fica irritado com a demora e pede para falar com o gerente. Esse cliente relata o problema ao gerente e pede uma solução para que outros clientes não tenham de passar pelo mesmo que ele passou.


Em algumas situações de entrega de serviços, os clientes se sentem insatisfeitos e fazem reclamações. Quando essas reclamações são feitas com o intuito de gerarem alguma alteração na forma com que o serviço é prestado, mesmo que surtam efeito apenas em outra oportunidade, para outro cliente, elas têm uma denominação específica. Na situação descrita acima, elas são denominadas reclamações

Alternativas
Comentários
  • Reclamação instrumental: expressa com o propósito de alterar um estado indesejável. O queixoso espera que o funcionário da linha de frente e/ou empresa corrija a situação. Constitui uma pequena parte das reclamações que são expressas.

     

    Reclamação não instrumental: são expressa sem nenhuma expectativa de que o estado indesejável seja modificado. Em reclamações não-instrumentais a resposta não é tão clara e direta

     

    http://www.scielo.br/pdf/prod/v20n3/aop_t600020069.pdf

  • Gabarito: letra E

    Reclamação instrumental aponta para alguma ação, correção ou atitude.

    no exemplo dado

    Um cliente chega à agência bancária e tem de esperar mais de vinte e cinco minutos para ser atendido e abrir sua conta salário. Fica irritado com a demora e pede para falar com o gerente. Esse cliente relata o problema ao gerente e pede uma solução para que outros clientes não tenham de passar pelo mesmo que ele passou. (cliente pede uma correção, uma solução)

  • Não tem nada haver a aula com a questão...

  • Diz Dr. Robin Kowalski da Universidade de Clemson que há dois tipos de reclamações: instrumental e expressiva.

    Instrumental aponta para alguma ação, correção ou atitude – a esposa reclama do marido sobre a arrumação da garagem que ele ficou de executar.

    Expressiva é quando você liga para uma amiga para desabafar dos seus problemas pessoais – botar pra fora. (se expressar)

  • Gabarito: letra E

    As RECLAMAÇÕES INSTRUMENTAIS são expressas com o proposito de alterar uma condição indesejável.

  • Isso é questão de atendimento bancário..

  • Robin Kowalski da Universidade de Clemson que há dois tipos de reclamações: instrumental e expressiva.

    Instrumental aponta para alguma ação, correção ou atitude – a esposa reclama do marido sobre a arrumação da garagem que ele ficou de executar.

    Expressiva ou Não estrumentrais é quando você liga para uma amiga para desabafar dos seus problemas pessoais – botar pra fora. (se expressar)


ID
2668393
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O encerramento do atendimento ao cliente é um momento da venda em que os profissionais devem

Alternativas
Comentários
  • para kotler:

    Prospecção: consiste em analisar e estudar os potenciais clientes para o produto/serviço, onde moram e quais suas características.

     

    Apresentação: nessa etapa o vendedor se apresenta em nome da empresa. É nesse momento que ocorre o primeiro contato com o cliente.

     

    Abordagem: a etapa que explica o motivo do contato sobre o que se trata da venda de um produto/serviço.

     

    Sondagem: etapa onde serão extraídas informações do cliente durante a conversa, para que assim possa haver um direcionamento das vantagens certas do produto/serviço e, consequentemente um melhor resultado.

     

    Negociação: aqui ocorre a apresentação da proposta, é nesta etapa que o profissional de vendas expõe os benefícios do produto ao cliente, tira as dúvidas e rebate as objeções.

     

    Fechamento: etapa de realização de transação e onde são esclarecidas quaisquer dúvidas finais sobre o produto.

     

    Pós-Venda: é uma técnica que todo profissional de vendas usa para fidelizar seus clientes a empresa e assim continuar comprando dela.

  • Se já ta no encerramento, não tem sentido incentivar a adquirir o produto...À esse ponto, a venda já deveria ter sido efetuada.

  • Gabarito: letra D

    errei aqui, fiquei em dúvida entre a C e a D

    a) abordar os clientes na agência e encaminhá-los para o atendimento. INÍCIO

    b) agir de maneira educada e cortês e investigar as necessidades dos correntistas. DURANTE TODO O ATENDIMENTO

    c) ligar para os correntistas e acompanhar os detalhes do recebimento do produto. PÓS VENDA

    d) ligar para os correntistas e acompanhar os detalhes do recebimento do produto.

    e) realçar os benefícios da marca e zelar pela manutenção da carteira de cliente. DURANTE O ATENDIMENTO

  • A questão se refere ao "momento da venda", ou seja, o momento da facada: perceba a guarda baixa, perceba a concordância sem perguntar dos pormenores, e "crau". Venda concluída, e bônus no bolso. Próximo cliente.

  • Não confundam, "encerramento do atendimento", com "encerramento da venda"

  • Não faz sentido efetuar a compra no final do atendimento, mas ta ai né

  • Concordo com o comentário dos colegas de que não faria sentido incentivar o cliente a adquirir o produto já no fechamento. Entretanto, a opção é a menos incorreta dentre todas.

    A opção A trata da fase de pré-abordagem

    A opção B trata da fase de abordagem

    A opção C trata do pós-venda

    A opção E trata da apresentação/demonstração

    Ainda temos que pensar que não falamos de ciência exata aqui. São fases, cujo começo e fim variam na concepção de cada autor. O entendimento do examinador foi o de que o fechamento começa ainda no incentivo final do vendedor para que o o cliente adquira o produto, e termina possivelmente na venda concretizada. É uma faixa de tempo. Não é simplesmente o momento atomístico do completar da venda, mas todo o conjunto de ações finais que levam a esse desfecho.

  • Eu errei a questão, porém agora analisando os comentários, eu me recordei de quando vou nos caixas e ao final eles tentam me vendar algum serviço: Seguro de bolsa, de casa, de celular....

  • Não concordo com a resposta. Quando a questão diz: "O encerramento do atendimento ao cliente [...]" Se eu já encerrei meu atendimento, é porque houve ou não a venda, o cliente comprou ou não o produto. Nesse caso, partindo do pressuposto que eu vendi o produto, entramos no PÓS-VENDA que, Segundo Philip Kotler, deve-se manter um ACOMPANHAMENTO e uma MANUTENÇÃO do cliente. Portanto, a alternativa que mais se encaixaria é a "C".

    Agora, se a questão trata de dois momentos distintos da venda, ai tá de sacanagem, pois não exemplificou isso em momento nenhum. Se a banca parte do pressuposto que o Atendimento é uma coisa e o momento da venda é outra coisa, deveria ter exemplificado isso na questão.

  • uaii, mas já não tinha encerrado a venda?

  • Para acertar essa questão utilizei conhecimentos da Administração Geral
  • Uma vez que o enunciado cita "encerramento do atendimento" dá a entender que o cliente já escolheu o produto ou serviço, e a venda está sendo encerrada. Logo, não faz sentido "incentivar o cliente a adquirir o serviço".

    Conclusão: Questão mal elaborada. Deveria ter sido anulada.

  • Pessoal, realmente a questão ficou mal elaborada, mas não querendo esconder o erro, se vocês perceberem, ele cita a palavra VENDA, era só associar com o processo de fechamento, também fiquei entre a C e a D, mas eliminei a C por esse quisito! Abs, sucesso para todos!

  • gente, que questão tosca
  • Essa questão deveria ser anulada!!!!

  • Galera não sabe ler e fica achando a questão errada. Se tivessem acertado não falariam nada.

  • encerramento de "atendimento" é diferente de "encerramento de venda", logo encerramento de atendimento subtende-se que o serviço/produto foi apresentado, passou por todos os passos antes do encerramento de venda e etc. No entanto, após o encerramento de atendimento, você precisa encerrar a VENDA, logo você INCENTIVARÁ os clientes a adquirir o serviço/produto. É aquela frase que todo vendedor diz após ter sanado todas as suas dúvidas, "vamos fechar este pedido, então?"


ID
2668396
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O nível mais básico de um produto bancário é seu núcleo.


Ele representa o benefício intangível, que irá solucionar uma necessidade do cliente, tal como a

Alternativas
Comentários
  • Que viagem da Cesgranrio...

    O mais correto é a C.

     

  • O nível mais básico de um produto bancário é aquele que você aprende na primeira aula de conhecimentos bancários com aquela famosa pergunta. Por que os bancos existem ? 


    A resposta mais obvia é, para transferir recursos, dos agentes superavitários para os deficitários. Os superavitários depositam recursos e o banco empresta esse recursos aos deficitários. Pelos itens da para inferir que a questão não quer saber do empréstimo e sim da poupança, por eliminação fica B e E. A poupança não garante o maior rendimento financeiro no mercado. Logo a correta é a opção B

  • GABARITO : C "garantia de estabilidade e segurança no futuro"

  • letra c

    intangível ,ou seja, insubstituível

  • Gabarito C.

     

     

    " Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo."

    -Ayrton Senna da Silva

  • viagem.. quem pode dar a garantia de que no futuro será isso com a economia que muda toda hora..isso seria Impossivel..mas eNfim.. gabArito C

    "garantia de estabilidade e segurança no futuro"

  • Gabarito C

    Não entendi nada, mas acertei!

  • GABARITO "C"

    Pessoal, cuidado com os comentários! Muitos estão justificando a alternativa correta de forma incorreta. Leiam com cuidado e marquem o comando da questão. Nas provas da CESGRANRIO, isso ajuda, haja vista que, no conceito genérico, tudo pode estar certo, mas é o comando da questão que manda.

    Veja:

    O nível mais básico de um produto bancário é seu núcleo.

    Ele representa o benefício intangível, que irá solucionar uma necessidade do cliente, tal como a

    A pergunta, então, é: qual destes caras aí embaixo soluciona as necessidades do cliente?

    a) facilidade de acesso ao internet banking soluciona as necessidades do cliente?

    Não. Ele pode até ser uma conveniência em um primeiro momento, mas não soluciona uma necessidade latente no longo prazo.

    b) divulgação do grande número de agências disponíveis soluciona as necessidades do cliente?

    Não. O gerente pode me dizer: "olha, eu tenho 100 agências na região". Legal, mas e minhas necessidades? Ainda preciso solucioná-las.

    c) garantia de estabilidade e segurança no futuro soluciona as necessidades do cliente?

    Sim. Imagine que legal se eu, como gerente, te garantisse que, no futuro, sua vida seria estável e você teria segurança monetária. Isso, de fato, solucionaria sua necessidade.

    d) promessa de isenção do pagamento das taxas bancárias soluciona as necessidades do cliente?

    Não. Vou te prometer: "Olha, você está isento de pagar taxas bancárias". Legal, mas e minhas necessidades? Ainda preciso solucioná-las.

    e) proposta de maior rendimento financeiro no mercado soluciona as necessidades do cliente?

    Não. Ele pode até solucionar uma necessidade em um primeiro momento, mas, e depois? Minha necessidade em ter uma vida estável volta a ser latente, por isso, esse item não soluciona as necessidades intangíveis do cliente.

    Se falarmos em necessidades de forma geral, muitas dessas alternativas se encaixam, mas perceba que, dentre essas, a que mais soluciona uma necessidade de forma permanente é a garantia de estabilidade e segurança no futuro.

    Procure, para finalizar, aqui no site, a , questão aplicada pela banca em 2015 e perceba o comando da questão, relacionando-a com essa que acabo de comentar.

    Bons estudos! Sua vaga está chegando! Continue firme.

  • só tenho um comentário a fazer: UTOPIA

  • Gente, vocês não interpretaram corretamente o comando da questão. Vamos lá, o enunciado pede, dentre as alternativas, o benefício que é intangível, ou seja, impossível que ser alcançado. Logo a alternativa certa é a letra “C”, pois dada a instabilidade da economia, o banco não pode nos garantir estabilidade e segurança no futuro. Por exemplo: o banco pode quebrar e não devolver o dinheiro de ninguém.
  • Eu entendi esta questões como sendo um benefício intangível ser algo intocável, imensurável.

    4 alternativas oferecem benefícios mensuráveis, tocáveis:

    facilidade de acesso ao internet banking

    divulgação do grande número de agências disponíveis

    promessa de isenção do pagamento das taxas bancárias

    proposta de maior rendimento financeiro no mercado

    No entanto, só uma apresenta um benefício intocável, pois é um conceito ou ideia:

    garantia de estabilidade e segurança no futuro

    Número de agencias, isenção de taxas bancárias, rendimento financeiro e facilidade de acesso podem ter um valor mensurável .

  • Discordo do comentário do colega "informática básica". Não tem relação com a solução das necessidades do cliente. Todas as opções solucionam necessidades, e como cada cliente tem uma, não cabe aqui afirmar qual delas soluciona de verdade e quais são mera conveniência.

    A chave da questão tá em básico e intangível. Todas as outras opções elencam benefícios tangíveis, superficiais, pontuais (maior rendimento, maior número de agências, etc.).

    Em questões em que nenhuma das opções é manifestamente falsa, tem que prestar bastante atenção no comando da questão, palavra por palavra. A falsidade das outras assertivas não será absoluta e imediata, mas relativa a um detalhe no comando (incongruência).

  • Bancos não vendem produtos e serviços. Eles vendem soluções para as dores e necessidades dos clientes.

  • Caros colegas, creio que o detalhe matador da questão está no verbo (irá)- Ou seja, futuramente...Ao lembrar da finalidade do banco provavelmente você ficará na dúvida entre c, d, e. Entretanto, por motivo lógico o que o que soluciona a necessidade do cliente (resolve a vida dele de uma vez por todas) sem se preocupar com mais nada enquanto necessidades financeiras (isto que é um banco- instituição financeira) é a alternativa c) garantia de estabilidade e segurança no futuro.

    Quem precisar entender, assim como eu precisei, de mais informações sobre ativo intangível, definições, detalhes, etc., vide o link abaixo.

    A vitória está próxima Guerreiro(a) !


ID
2668399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado.


Entre os diversos fins de sua aplicabilidade pelas empresas, está a

Alternativas
Comentários
  • Por que segmentar o mercado?

     

    A necessidade da segmentação de mercado facilita o entendimento de que tipo de público é prioritário para o marketing, transmitindo as características do produto com foco no grupo de consumidores desejado, otimizando e direcionando os esforços do marketing.

     

    Com foco, podemos ser mais específicos inclusive na mensuração dos resultados. Podemos entender e medir as reações que clientes de perfis semelhantes têm em relação aos produtos.

     

    A melhor mensuração possibilitará direcionar melhor os investimentos, e prever melhor os lucros a partir desses investimentos.

     

    http://agenciapomar.com.br/segmentacao-de-mercado/

  • LETRA D

    Falou em segmentar, falou em NICHO

  • Gabarito: letra D

    A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos(nicho), com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

    fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Segmentação_de_mercado

  • Em 11/07/19 às 22:17, você respondeu a opção C.

    Em 24/06/19 às 19:30, você respondeu a opção C.

    :/

  • SEGMENTAR MERCADO = ACHAR NICHOS RENTÁVEIS.

  • Ué, tem que ter um público alvo (segmento) para entrar em "um mercado"

  • Alternativa "c" está intimamente ligada à análise SWOT.

  • Gabarito: letra D

    segmentação = ninchos

  • TOP.

  • Tá uma bagunça. tudo misturado a área bancária


ID
2803606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

      Segundo o Relatório de Inflação do Banco Central do Brasil de junho de 2018, as expectativas de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apuradas pela pesquisa Focus situam-se em torno de 3,9% para 2018 e 4,1% para 2019. Para 2020, as expectativas encontram-se em torno de 4,0%.

Tendo como referência as expectativas percentuais apresentadas no texto precedente e considerando as características próprias do IPCA, julgue o item subsequente.


Por ser o IPCA o índice de preços que serve de referência para o sistema de metas de inflação, as estimativas apresentadas no relatório citado no texto podem ser comparadas com as metas inflacionárias fixadas pelo Conselho Monetário Nacional, em relação ao triênio 2018-2020, sinalizando aos agentes econômicos a perspectiva de cumprimento de tais metas pelo governo federal.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 4.582, DE 29 DE JUNHO DE 2017

    Art. 1º Ficam estabelecidas as seguintes metas para a inflação, juntamente com os seus intervalos de tolerância:

    I - para o ano de 2019, meta para a inflação de 4,25% (quatro inteiros e vinte e cinco centésimos por cento), com intervalo de tolerância de menos 1,50% (um e meio ponto percentual) e de mais 1,50% (um e meio ponto percentual); e

    II - para o ano de 2020, meta para a inflação de 4,00% (quatro por cento), com intervalo de tolerância de menos 1,50% (um e meio ponto percentual) e de mais 1,50% (um e meio ponto percentual).

  • Uma vez anunciada, os agentes econômicos acompanham o valor efetivo da inflação para saber se a meta será atingida ou não. Quanto maior a credibilidade da autoridade monetária, maior a probabilidade da inflação atingir a meta até por conta dos agentes se comportarem como tal.

  • O CMN se baseia no IPCA pra definir a meta de inflação.


    *obs: O BACEN é o responsável para atingir a meta de inflação. Ele faz isso indiretamente, o que ele precisa é atingir a meta da taxa SELIC (que é a variações do juros diários). Para atingir a taxa SELIC, o BACEN realiza operações bancárias de "mercado aberto", com a venda e compra de títulos para as instituições financeiras com intuito de diminuir ou aumentar a quantidade de moeda no mercado, o que finalmente aumentará ou diminuirá a taxa de juros.

    Já a meta da taxa SELIC é definida pelo COPOM.

    Ou seja, em resumo: CMN fixa meta de inflação baseando-se no IPCA. COPOM define meta da taxa SELIC para se alcançar a meta de inflação. BACEN opera para atingir a meta SELIC porque assim cumprirá seu objetivo principal que é chegar na meta de inflação.

  • Perfeita a resposta da colega Laís Karen!

    Apenas complementando com os valores para o ano de 2018, já que a questão também o inclui:

    Centro da meta da inflação para 2018: 4,5%, com margem de tolerância de 1,5% para mais ou para menos, ou seja, inflação pode variar de 6% a 3%.

    Logo, de acordo com o texto apresentado, as metas de inflação estariam sendo cumpridas.


    Gabarito: CORRETO.

  • Tudo perfeitinho!

    O IPCA é o índice oficial da meta para inflação definida pelo Conselho Monetária Nacional e perseguida pela política monetária do Banco Central.

    É o IPCA, então, que é utilizado para formação da maior parte das expectativas dos agentes econômicos, afinal é com ele que o Banco Central está comprometido a direcionar a taxa de inflação.

    Quanto maior for a credibilidade do Banco Central, claro, mais perto da meta estará a expectativa dos agentes econômicos para o IPCA.

    Resposta: C

  • Sim, o governo usa o IPCA como indice oficial do governo, o ipca é feito pelo IBGE

    ja o igpm da FGV é amplamente usado no mercado, mas nao é oficial do governo.


ID
2852524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de depósitos bancários, julgue o item subsequente.

As diferenças entre recibo de depósito bancário e certificado de depósito bancário incluem o fato de o certificado poder ser transferido por meio de endosso, sendo, portanto, negociável em mercado secundário.

Alternativas
Comentários
  • CDB - transferível e negociável - pode ser negociada antes da data de vencimento.

    podem ser emitidos por bancos múltiplos, comerciais, de desenvolvimento e de investimento.


    RDB - é intransferível e inegociável.

    podem ser emitidos por bancos múltiplos, comerciais, de desenvolvimento e de investimento, cooperativas e sociedades de crédito e financiamento.


  • Eu acertei a questão na prova, mas fiquei com receio. Por conta do " Negociável em mercado secundário" A cabeça fica, será que é negociável no mercado secundário ou não? Jesus, manda uma luz q eu não lembro.


    Os CDBs possuem uma data combinada de vencimento, que pode ser de 30 a 1080 dias. Caso o investidor deseje resgatar seu investimento em CDB antes desse período de vencimento, usaremos o termo “carência”, ou seja, o período mínimo de dias no qual o investidor deve permanecer com este CDB. Essa carência pode ser de duas formas, diretamente para o banco emissor que recomprará o CDB, ou através do mercado secundário, onde você negocia com outro investidor.


    Fonte:https://www.equipetrader.com.br/invista-em-renda-fixa/renda-fixa/cdb/

  • Certo!

    CDB Pode ser endossado.

    RDB Não pode ser endossado.

  • Os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e RDBs (Recibos de Depósitos Bancários) são títulos de renda fixa que servem como captação de recursos dos bancos. Em outras palavras, são empréstimos que o cliente faz para o banco em que é correntista. A rentabilidade vem dos juros pagos pela instituição ao cliente pelo empréstimo do dinheiro ao fim do término do contrato. A aplicação inicial varia conforme o banco.

    A diferença entre CDB e RDB é que o primeiro permite a negociação do título antes do vencimento (e com isso perda de remuneração) enquanto o segundo é inegociável e intransferível. O resgate pode ser feito a qualquer momento, desde que já se tenha passado o prazo mínimo da aplicação, que varia de 1 dia a 12 meses, dependendo do tipo de rentabilidade escolhida. Se isso acontecer antes, não haverá rendimentos

  • Papou,curtíssimo...

  • O CDB (certificado) é transferível por meio de endosso em preto – isto é, indicando o endossatário. Já o RDB (recibo) é intrasferível e inegociável.

    Resposta: Certo

  • O CDB – Certificado de Depósito Bancário é materializado quando o cliente faz um deposito, em um banco comercial e o banco entrega um certificado de que o cliente depositou aquele dinheiro, e pagará uma remuneração em forma de taxa de juros, geralmente atrelada a outro certificado de depósito, chamado CDI – Certificado de Depósito Interfinanceiro.

    A vantagem deste papel é que pode ser “passado para frente”, ou seja, pode ser endossado (para quem nunca viu este termo, nada mais é do que poder passar para frente, negociável no mercado secundário).

     

    O RDB – Recibo de Depósito Bancário é materializado quando o cliente faz uma entrega de dinheiro a uma Instituição Financeira, mas esta não pode emitir um certificado, pois não capta em contas correntes. Então a instituição emite apenas um recibo, um simples recibo, que diz: “este cliente deixou comigo um valor e eu remunerarei por uma taxa de juros”, geralmente, também, o CDI.

    O problema deste papel é que, por não ser um certificado, e sim apenas um recibo, não pode ser passado para frente, ou seja, não pode ser endossado.

     

     

     

     

     

     

     

    FONTE: Conhecimentos Bancários- Sirlo de Oliveira

  • CERTO

    O RDB, por se tratar de recibo representativo de depósito a prazo em instituição financeira, não possui a cambiaridade típica dos títulos de crédito, como no caso dos CDB. Por essa razão, o RDB é considerado inegociável e intransferível. Não obstante, entende-se que a legislação permite a alienação dos direitos nele representados por meio de contrato de cessão de crédito.

  • A principal diferença entre os dois é que o CDB, sendo um certificado/título, pode ser negociado por meio de transferência.

    Já o RDB é inegociável e intransferível.

  • A questão exige conhecimentos de Depósitos Bancários.

    - O Recibo de Depósito Bancário (RDB) o investidor está “emprestando” dinheiro para a instituição financeira, por meio de títulos emitidos por ela, que o paga de volta com juros. A instituição, por sua vez, financia suas atividades. É considerado  e pode ser emitido também por sociedades de crédito e financiamento e por cooperativas, e não apenas por bancos. Praticamente não tem liquidez – todo o valor investido pode ser resgatado somente no vencimento do investimento.

    - Certificado de Depósito Bancário (CDB) o investidor está “emprestando” dinheiro para a instituição financeira, por meio de títulos emitidos por ela, que o paga de volta com juros. A instituição financeira utiliza este dinheiro para financiar operações e remunera o investidor por um prazo determinado no momento do investimento. Tem liquidez diária, ou seja, os valores investidos nele podem ser resgatados a qualquer momento e até revendidos para outros investidores.

    Gabarito: Certo.


ID
2852545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca dos serviços de compensação de cheques e outros títulos.

O saldo depositado em conta-corrente por meio de cheque pode ficar bloqueado para saque do titular da conta por até cinco dias úteis.

Alternativas
Comentários
  • O prazo máximo de bloqueio do cheque depositado é de um dia útil, contado do dia útil seguinte ao do depósito. Observações: O prazo de bloqueio do valor do cheque depositado será acrescido de um dia útil, se ocorrer, durante o período normal de bloqueio, feriado local na praça onde localizada a dependência sacada.

    Prazos dos Cheques Compensáveis - Banco Central do Brasil

    https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/prazosCheques.asp

  • Errado. O prazo de bloqueio é de até 1 dia útil seguinte ao do depósito.

  • ATENAÇÃO!!! No passado ficava por mais tempo. Atualmente só por 1 dia util.

  • Eu acertei, mas essa questão dá margem para interpretação. Se pode ficar bloqueado? Pode sim, desde que seja remunerado pela SELIC os dias excedentes.

  • O saldo depositado em conta-corrente por meio de cheque pode ficar bloqueado para saque do titular da conta por até 1 dia útil.

  • Se fosse assim o nome seria conta-parada, não conta-corrente.


ID
3348229
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Mesmo estando em desuso, o cheque ainda é um instrumento utilizado no mercado e na Administração Pública para pagamentos diversos. Sobre o cheque, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É uma ordem de pagamento à vista dada à um banco ou instituição financeira em favor de próprio ou terceiro.

  • Vale ressaltar que o cheque, por ser ordem de pagamento à vista, mesmo que pré-datado pode ser depositado com data anterior a informada.

  • O cheque é uma ordem de pagamento à vista sobre fundos depositados na conta do emitente, ou seja, o beneficiado pelo valor apresenta a folha de cheque ao Banco e recebe a quantia apresentada no documento.

    É considerado um título de crédito e serve como documento válido dentro dos tribunais (podendo ser executado em juízo ou protestado).

    Todo cheque acima de R$100,00 deve ser nominal, ou seja, destinado a alguém. Isso faz com que o valor só possa ser recebido por tal beneficiário.

    Cheque ao portador

    Esse tipo permite que o emitente não informe o nome do beneficiário, porém, o valor deve respeitar o teto de R$ 100,00. Ele funciona quase que como uma cédula comum, podendo ser sacado e/ou depositado por qualquer pessoa.

    Cheque Cruzado

    É preenchido como um cheque nominal, porém, são traçadas duas linhas na diagonal, tornando esse cheque indisponível para saque em banco, somente para depósito em conta corrente.

    Cheque "pré-datado"

    É um tipo de acordo feito entre as partes durante a negociação para que seja colocada uma data futura no corpo do cheque, confiando que o beneficiário só irá descontar esse valor na data assinada.

  • B

    É uma ordem de pagamento à vis

  • "Cheque é uma ordem de pagamento à vista expedida contra um banco sobre fundos depositados na conta do emitente. Cheque é uma ordem de débito emitida pelo titular da conta bancária, usado para quitar um pagamento determinado".


ID
3489337
Banca
IBADE
Órgão
CRMV - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Cartões de Crédito são utilizados para a aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados. Sobre os termos técnicos usados nesse segmento, leia os itens a seguir.


I. Portador- é a pessoa física ou jurídica usuária do cartão.

lI. Bandeira - instituição que autoriza o emissor a gerar cartões com sua marca e que coloca estabelecimentos no mundo inteiro à disposição do portador.

IlI. Emissor - é a administradora que afilia estabelecimentos ao sistema de cartões de crédito da bandeira que é associada.

IV. Acquirer - é a administradora vinculada a uma instituição financeira autorizada pela bandeira a emitir cartões com seu nome.


Está correto apenas o que se afirma nos itens:

Alternativas
Comentários
  • Correta: letra B

    As definições da III (Emissor) e IV (Acquirer) estão invertidas.

    Bons estudos!

  • resumo em: https://blog.concil.com.br/adquirente-operadora-bandeira-facilitadores/

  • I. Portador- é a pessoa física ou jurídica usuária do cartão.

    lI. Bandeira - instituição que autoriza o emissor a gerar cartões com sua marca e que coloca estabelecimentos no mundo inteiro à disposição do portador. Ex: Visa.

    IlI. Emissor - é a administradora vinculada a uma instituição financeira autorizada pela bandeira a emitir cartões com seu nome.

    IV. Acquirer - é a administradora que afilia estabelecimentos ao sistema de cartões de crédito da bandeira que é associada. É a operadora. Ex: Cielo.

  • Lembrando que Sociedades administradores de cartões são Instituições NÃO financeiras!

    Portador- é a pessoa física ou jurídica usuária do cartão. Pessoa que é Dono(a) do cartão

    Bandeira - instituição que autoriza o emissor a gerar cartões com sua marca (exemplo VISA) e que coloca estabelecimentos no mundo inteiro à disposição do portador.

    Acquirer ou Adquirente - é a administradora que afilia estabelecimentos ao sistema de cartões de crédito da bandeira que é associada.

    Emissor - é a administradora vinculada a uma instituição financeira autorizada pela bandeira a emitir cartões com seu nome.

    " Nós vamos conseguir, Valeu ! "


ID
3904012
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A estrutura de gerenciamento de capital prevê as políticas e estratégias, sistemas, rotinas e procedimentos, inclusive planos de capital e de contingências do capital, de avaliação dos impactos no capital dos resultados do programa de estresse, em conformidade com o regramento normativo, culminando em relatórios gerenciais tempestivos para a diretoria da instituição e ao comitê de riscos e conselho de administração, quando existentes. Quanto aos relatórios citados, assinale a afirmativa CORRETA que deve ser incluída:

Alternativas
Comentários
  • eventuais deficiências da estrutura de gerenciamento de capital e ações para corrigi-las e a adequação dos níveis do PR, do Nível I e do Capital Principal aos riscos incorridos. #SE CAIR QUESTÕES ASSIM NO (BB) VOU ACERTAR 99% .


ID
5103997
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Resolução nº 867/07 disciplina o pagamento das anuidades de pessoas físicas e jurídicas, taxas e emolumentos e dá outras providências. O pagamento da anuidade poderá ser efetuado em 5 (cinco) parcelas mensais, iguais e sucessivas, vencendo a primeira em 31 de janeiro, a segunda em 28 de fevereiro, a terceira em 31 de março, a quarta em 30 de abril e a quinta em 31 de maio. Após 31 de maio de cada ano, as anuidades para pessoa física e jurídica sofrerão os seguintes acréscimos (calculados sobre o valor da anuidade corrigida):

I. multa de 10% (dez por cento).
II. juros de 1% (um por cento) ao mês.
III. correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Após 31 de maio de cada ano, as anuidades para pessoa física e jurídica sofrerão os seguintes acréscimos:

    I – multa de 10% (dez por cento);

    II – juros de 1% (um por cento) ao mês;

    III – correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA.

    Parágrafo único. Os acréscimos serão calculados sobre o valor da anuidade corrigida.

  • LETRA E

    Art. 3º Após 31 de maio de cada ano, as anuidades para pessoa física e jurídica sofrerão os seguintes acréscimos: (Redação dada pela Resolução CFMV nº 990, de 09.11.2011, DOU 17.11.2011 , com efeitos a partir de 01.01.2012)

    I - multa de 10% (dez por cento); (Inciso acrescentado pela Resolução CFMV nº 871, de 10.12.2007, DOU 11.12.2007 )

    II - juros de 1% (um por cento) ao mês; (Inciso acrescentado pela Resolução CFMV nº 871, de 10.12.2007, DOU 11.12.2007 )

    III - correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor-Amplo-IPCA. (Inciso acrescentado pela Resolução CFMV nº 871, de 10.12.2007, DOU 11.12.2007 )

    Parágrafo único. Os acréscimos serão calculados sobre o valor da anuidade corrigida.

  • Essa questão versa sobre Cartão de Crédito? Porque li que o BACEN não se mete mais nas taxas e/ou tarifas de anuidade, ficando a cargo de cada Instituição.

  • Eu queria entender um pouco mais o porquê da resolução ser definida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e não pelo BACEN, por exemplo. Alguém consegue explicar?

  • Hugo, nos dados da questão, conselho de medicina veterinária é o órgão que solicitou o certamente para preenchimento de vagas, não o que emitiu a resolução.