SóProvas


ID
280366
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Penedo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Qual das seguintes afirmações sobre o Princípio da Proporcionalidade procede?

Alternativas
Comentários
  • Conforme o art. 2o da Lei 9784

      Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
  • Gabarito: Letra 'E'

    O princípio da proporcionalidade ( que em inúmeras oportunidades é tratado como princípio contido no âmbito da razoabilidade) tem por linalidade procícua equilibrar os direitos indiciduais com os anseios da sociedade.
    "é um importante princípio constitucional que limita a atuação e a discricionariedade dos poderes públicos e, em especial, veda que a Administração Pública aja com excesso ou valendo-se de atos inúteis, desvantajosos, desarrazoados e desproporcionais”.

    O princípio não está expresso no texto constitucional, porém alguns dispositivos podem ser utilizados como paradigmas para o seu reconhecimento, como, por exemplo, o artigo 37 combinado com o artigo 5º, inciso II e o artigo 84, inciso IV, todas da CF.

  • O princípio da proporcionalidade nasceu no âmbito do Direito Administrativo, como princípio geral do direito de polícia,e desenvolveu-se como evolução do princípio da legalidade. Requereu, para tanto, a criação de mecanismos capazes de controlar o Poder Executivo no exercício da suas funções, de modo a evitar o arbítrio e o abuso de poder.
    http://www.algosobre.com.br/direito-administrativo/principio-da-proporcionalidade.html

    O princípio da proporcionalidade não vem expresso na Constituição federal , mais veio expresso na lei que regula o processo administrativo (
    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.htm

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
  • "Decorrente dos princípios da finalidade, da legalidade e do devido processo legal substantivo, a razoabilidade ou proporcionalidade exige do agente público que, ao realizar atos discricionários, utilize prudência, sensatez e bom senso, evitando condutas absurdas, bizarras e incoerentes. Assim, o administrador tem apenas liberdade para escolher entre opções razoáveis."
    http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20110113103607441&mode=print

  • Gabarito''E''.

    Qual das seguintes afirmações sobre o Princípio da Proporcionalidade procede?

    Ele decorre do princípio constitucional da Legalidade e foi mencionado expressamente pela Lei que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

    Estudar é o caminho para o sucesso.