SóProvas


ID
2804950
Banca
IBADE
Órgão
PM-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda à questão.


O ANJO DA NOITE


    O guarda-noturno caminha com delicadeza, para não assustar, para não acordar ninguém. Lá vão seus passos vagarosos, cadenciados, cosendo a sua sombra com a pedra da calçada.
    Vagos rumores de bondes, de ônibus, os últimos veículos, já sonolentos, que vão e voltam quase vazios. O guarda-noturno, que passa rente às casas, pode ouvir ainda a música de algum rádio, o choro de alguma criança, um resto de conversa, alguma risada. Mas vai andando. A noite é serena, a rua está em paz, o luar põe uma névoa azulada nos jardins, nos terraços, nas fachadas: o guarda-noturno para e contempla.
    À noite, o mundo é bonito, como se não houvesse desacordos, aflições, ameaças. Mesmo os doentes, parece que são mais felizes: esperam dormir um pouco à suavidade da sombra e do silêncio. Há muitos sonhos em cada casa. É bom ter uma casa, dormir, sonhar. O gato retardatário que volta apressado, com certo ar de culpa, num pulo exato galga o muro e desaparece; ele também tem o seu cantinho para descansar. O mundo podia ser tranquilo. As criaturas podiam ser amáveis. No entanto, ele mesmo, o guarda-noturno, traz um bom revólver no bolso, para defender uma rua...
    E se um pequeno rumor chega ao seu ouvido e um vulto parece apontar da esquina, o guarda-noturno torna a trilhar longamente, como quem vai soprando um longo colar de contas de vidro.
    E recomeça a andar, passo a passo, firme e cauteloso, dissipando ladrões e fantasmas. É a hora muito profunda em que os insetos do jardim estão completamente extasiados, ao perfume da gardênia e à brancura da lua. E as pessoas adormecidas sentem, dentro de seus sonhos, que o guarda-noturno está tomando conta da noite, a vagar pelas ruas, anjo sem asas, porém armado.

(MEIRELES, Cecilia. Quadrante 2. In ww w.gotasdeliteraturabrasileira.blogspot.com )

Sobre a acentuação gráfica dos vocábulos do texto estão corretas as afirmativas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: e

    amáveis e gardênia acentuam-se por serem paroxitonas terminadas em ditongo : se não me engano a primeira decrescente e a segunda crescente.

  • Veículo é proparoxítona?

    não seria a regrinha do i/u?

  • Marcos santos , foi minha dúvida também. Peguei uma resposta na internet e veja se fica claro para você até os professores do QC comentar:

     “veículo” se acentua pela única razão de ser um vocábulo proparoxítono. Nele ocorre, de fato, um hiato com vogal tônica (e-í), mas não é isso que leva a que se acentue o “i”. 

     

    Para entender melhor, vamos à regra: acentua-se a vogal tônica dos hiatos para impedir que esse encontro vocábulo se transforme em ditongo;  “saúde”, por exemplo, sem o acento, seria pronunciado com duas sílabas (sau-de).

    Esse fenômeno não ocorreria caso se retirasse o acento de “veículo”. As vogais “e” e “i” continuariam formando um hiato (“ve-i-cu-lo”, homônimo da primeira pessoa do presente do indicativo do verbo “veicular”). O que ocorreria, sem o acento, era a mudança da sílaba tônica da palavra, que de proparoxítona passaria a paroxítona.

     

    Essa, por sinal, é a razão pela qual se acentuam os vocábulos proparoxítonos: impedir que eles soem como paroxítonos (“limpido”, em vez de “límpido”; “cumulo”, em vez de “cúmulo”; “rapido”, em vez de “rápido” etc.)

  • A palavra "veículo" é acentuada tanto pela regra das proparoxítonas quanto pela regra do hiato, porém a regra que prevalece é a da proparoxítona, pois é a regra base para a acentuação gráfica. Nesse sentido, analisa-se primeiramente como fundamento de justificação as regras de acentuação gerais, quais sejam:


    a) Toda proparoxítona é acentuada;

    b) Acentuam-se as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em(ns);

    c) Não se acentuam as palavras paroxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s)

    e em(ns).


  • DITONGO

     

  • RESPOSTA: Alternativa E

    amáveis e gardênia são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo , a primeira decrescente e a segunda crescente , a letra ( s ) , não interfere na acentuação da palavra se for unida a uma vogal , ou seja , independente se estiver no plural ou não , tem que seguir as regras da acentuação das paroxítonas , que nesse caso , são acentuadas por terminar em ditongo , e mesmo se fosse amável , levaria acento por ser paroxítona terminada em L

  • A PALAVRA VEÍCULOS TANTO É UM PALAVRA PROPAROXÍTONA COMO TAMBÉM UM HIATO.

  • A regra mais difícil é da paroxítona.

    AS PALAVRAS TERMINADAS EM LINUSPSÃ e RUMUNSXÃO

    levam acento, SENDO PAROXÍTONAS.

  • CORRETA. As palavras são proparoxítonas e todas elas devem ser acentuadas.

    CORRETA. Todas são paroxítonas, já que estão terminadas em ditongo.

    CORRETA. Acentua-se todas as paroxítonas terminadas em R.

    CORRETA. Acentuam-se oxítonas terminadas em EM/ENS.

    ERRADA. São acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo.

  • Não se acentuam as paroxítonas terminadas em EM (temem, podem).

  • A PALAVRA VEÍCULOS NÃO DEVERIA SE ENCAIXAR NA REGRA DOS HIATOS?

  • Amáveis e gardênia seguem a mesma regra das paroxítona terminadas em ditongo orais, entretanto em quanto a 1° é decrescente a 2° é crescente e isso torna a alternativa correta para o gabarito. Por esse motivo que a questão está errada.

  • O erro da alternativa consiste em dizer que amáveis é acentuada pq está no plural,quando amável também tem acento está acentuada por ser paroxítona terminada em L aquela por ser paroxítona terminada em ditongo;

    gardênia se enquadra na mesma regra( paroxítonas terminadas em ditongo).

  • Ao que sei veículo prevalece a regra do hiato mas aí tinha q achar a mais errada