-
MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL
http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/auditoria-e-fiscalizacao/arquivos/manual-de-orientacoes-tecnicas-1.pdf
Pág. 92
5.1.5 NOTA DE AUDITORIA
É o documento emitido pela UAIG, no decorrer dos exames, nas seguintes situações:
a) identificação de providência a ser adotada imediatamente pela Unidade Auditada, de modo que aguardar a finalização do trabalho para expedir a recomendação necessária poderá resultar em danos aos cidadãos ou à administração pública. Esse registro deverá ser acrescentado posteriormente ao relatório ou a outro documento de comunicação dos resultados dos trabalhos;
b) identificação de falha meramente formal ou de baixa materialidade, que não deva constar no relatório, mas para a qual devam ser adotadas providências para saneamento.
GAB. B
-
Escopo se refere a aquilo que se pretende atingir. ... Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio. No caso de umaauditoria, o escopo é o objetivo que se pretende alcançar com a auditoria.
-
Segundo o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal da CGU, a Nota de Auditoria é um documento a ser emitido pela UAIG em duas hipóteses, sendo uma delas uma ocorrência MUITO RELEVANTE e outra POUCO RELEVANTE MAS QUE MERECE NOTA, senão vejamos:
(Nota de Auditoria) É o documento emitido pela UAIG, no decorrer dos exames, nas seguintes situações:
a) identificação de providência a ser adotada imediatamente pela Unidade Auditada, de modo que aguardar a finalização do trabalho para expedir a recomendação necessária poderá resultar em danos aos cidadãos ou à administração pública. Esse registro deverá ser acrescentado posteriormente ao relatório ou a outro documento de comunicação dos resultados dos trabalhos; --> Percebe-se que é uma situação tão relevante, que não é possível sequer aguardar a conclusão dos trabalhos de auditoria, devendo a UAIG emitir a Nota de Auditoria orientando a entidade auditada a tomar as medidas cabíveis, devendo tal situação constar também no Relatório de Auditoria.
b) identificação de falha meramente formal ou de baixa materialidade, que não deva constar no relatório, mas para a qual devam ser adotadas providências para saneamento. --> Percebe-se que a Nota de Auditoria é usada também nessa situação de pouca relevância - erro formal ou de baixa materiadade - que não merece sequer menção no Relatório de Auditoria, mas que devem ser tomadas as medidas para saneamento.
-
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia / Instrução Normativa Nº 01/2001/CGU
Durante a realização dos trabalhos de campo, o auditor pode se deparar com situações que caracterizem não conformidades. Dependendo do caso concreto, podem ser tomadas providências pelo responsável pela entidade auditada no sentido de fazer correções tempestivamente, para evitar medidas mais severas, como o apontamentos de tais impropriedade e/ou irregularidades no relatório de auditoria. Um dos documentos utilizados pelo auditor é a Nota de Auditoria.
Segundo a IN nº 01/2001:
- Nota é o documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos. Tem a finalidade de obter a manifestação dos agentes sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais.
=========================================
TOME NOTA (!)
➤ Portanto, alternativa correta é B. Vejamos as demais assertivas:
a) solicitação de auditoria: Documento utilizado para formalizar pedido de documentos, informações, justificativas e outros assuntos relevantes, emitido antes ou durante o desenvolvimento dos trabalhos de campo. [IN nº 01/CGU/2001]
c) escopo de auditoria: segundo o item 92 das NAT (Normas de Auditoria do TCU), escopo da auditoria deve ser estabelecido de modo suficiente a satisfazer os objetivos do trabalho. O escopo envolve a definição das questões de auditoria, a profundidade e o detalhamento dos procedimentos, a delimitação do universo auditável (abrangência), a configuração da amostra (extensão) e a oportunidade (momento) dos exames. Em outros termos, escopo da auditoria é a profundidade e a amplitude do trabalho para alcançar o objetivo da auditoria e é definido em função do tempo e dos recursos humanos e materiais disponíveis.
d) notificação de auditoria: documento que serve para informar acerca da realização de uma auditoria numa determinada área da entidade, bem como a delimitação do escopo da auditoria.
-
De
acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimentos acerca dos
principais conceitos utilizados nas auditorias governamentais.
Vejamos
as alternativas:
A) Solicitação de auditoria.
Errado. A solicitação de auditoria é o documento utilizado pelo auditor para
solicitar à entidade auditada a apresentação de documentos, informações ou
esclarecimentos. Pode ser emitido antes, durante e depois do desenvolvimento
dos trabalhos de campo.
B) Nota de auditoria.
Certo. A nota de auditoria é o documento destinado a dar ciência
ao gestor da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades constatadas
ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos da auditoria, que apesar de haver
a necessidade de serem corrigidas, são de baixa relevância.
C) Escopo de auditoria.
Errado. O escopo de auditoria é a delimitação estabelecida para o trabalho e é expresso
pelo objetivo, pelas questões e pelos
procedimentos de auditoria, no seu conjunto.
D) Notificação de auditoria.
Errado. A notificação de auditoria é o documento no qual são registrados os
achados negativos que constituem impropriedades
e irregularidades que devem
ser justificadas e corrigidas, por vezes antes da confecção do relatório final.
Gabarito do Professor: Letra B.