SóProvas


ID
2805313
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Existem componentes do relatório de auditoria governamental que são esperados nessa forma de comunicação. Nesse caso, qual é o componente em que os registros respondem aos objetivos do trabalho, ou seja, às questões de auditoria e são compostos por critério, condição, causa e consequência?

Alternativas
Comentários
  • MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

    http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/auditoria-e-fiscalizacao/arquivos/manual-de-orientacoes-tecnicas-1.pdf

     

     ACHADOS DE AUDITORIA: é o resultado da comparação entre um critério preestabelecido pela equipe de auditoria durante a fase de planejamento e a condição real encontrada durante a realização dos exames, comprovada por evidências. Tem como objetivo responder às questões de auditoria levantadas na fase de planejamento. Também pode ser chamado de constatação ou de observação.

     

    Sumário Executivo (ou Resumo): sumário executivo é um documento independente, cuja finalidade é fornecer uma visão clara e concisa dos objetivos e dos resultados do trabalho, transmitindo de forma eficiente informações relevantes e bem fundamentadas. Por facilitar a apropriação do conteúdo do relatório, é especialmente importante nos relatórios longos, cuja extensão pode desencorajar ou mesmo inviabilizar a sua leitura pela alta administração e pelas demais partes interessadas.

     

    Aspectos positivos da gestão: consiste no registro de boas práticas e de outras ações positivas adotadas pela gestão na área ou na atividade auditada, consideradas dignas de destaque pela equipe de auditoria.

     

    Recomendações: consistem em ações que a UAIG solicita às Unidades Auditadas que adotem com a finalidade de corrigir falhas, aperfeiçoar processos. Não fazem parte dos achados, mas decorrem desses registros e são fundamentais para que a auditoria interna atinja seu propósito de agregar valor à gestão.

     

    Gab. D

  • 5.4 ACHADOS DE AUDITORIA (OU OBSERVAÇÕES) 

    Achado é o resultado da comparação entre um critério preestabelecido pela equipe de auditoria 

    durante a fase de planejamento e a condição real encontrada durante a realização dos exames, 

    comprovada por evidências. Tem como objetivo responder às questões de auditoria levantadas na 

    fase de planejamento. Também pode ser chamado de constatação ou de observação. 

    Nesse sentido, o achado pode indicar conformidade ou não-conformidade com o critério, bem 

    como registrar oportunidades para melhoria ou boas práticas. 

    As não-conformidades encontradas na comparação entre o critério e a condição podem envolver 

    impropriedades e irregularidades98

    Os achados de auditoria devem ser revisados e aprovados pelo supervisor dos trabalhos antes de 

    serem apresentados à Unidade Auditada. Nesse processo, o supervisor deve se certificar de que 

    estejam devidamente suportados por evidências. É recomendável que sejam realizadas reuniões 

    entre a equipe, o coordenador e o supervisor do trabalho, de modo a facilitar o nivelamento dos 

    entendimentos. 


    Fonte: http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/auditoria-e-fiscalizacao/arquivos/manual-de-orientacoes-tecnicas-1.pdf

    pagina: 98 (100)



  • Atributos ou elementos dos achados de auditoria:


    O achado de auditoria contém quatro atributos ou elementos:


    Situação encontrada ou condição (o que é): é a verificação do fato ocorrido. É a situação existente, identificada e documentada durante a fase de execução da fiscalização. A condição está diretamente relacionada com o grau em que os critérios de auditoria estão sendo obedecidos. Deve contemplar o período de ocorrência do achado.


    Critério (o que deveria ser): descrição da situação ideal com base em normas de controle interno, legislação aplicável, princípios fundamentais, boas práticas administrativas, metas e objetivos especificados. Representa o parâmetro pelo qual o auditor mede a condição. Representa a legislação, norma, jurisprudência, entendimento doutrinário ou ainda, no caso de auditorias operacionais, referenciais aceitos e/ou tecnicamente validados para o objeto sob análise, como padrões e boas práticas, que a equipe compara com a situação encontrada. Reflete como deveria ser a gestão.


    Causa (razão da discrepância entre a situação encontrada e o critério): identificação das razões fundamentais que levaram à ocorrência dos fatos. Representa os motivos pelos quais uma irregularidade ocorreu ou um desempenho foi inadequado. Da correta identificação das causas depende a correta elaboração de recomendações de forma construtiva. As causas do achado são os atos; fatos; comportamentos; omissões ou vulnerabilidades, deficiências ou inexistência de controles internos que contribuíram significativamente para a divergência entre a situação encontrada e o critério. As causas do achado negativo conduzem a equipe a identificar os responsáveis pelo ocorrido.


    Efeito (consequência da discrepância): identificação detalhada dos efeitos provocados pelo fato ocorrido. São os fatos que demonstram a necessidade de ações corretivas em resposta aos problemas identificados. Efeitos do achado são as consequências para o órgão/entidade, para o erário ou para a sociedade, resultantes da divergência entre a situação encontrada e o critério. Os efeitos do achado indicam a sua gravidade ou ainda eventuais benefícios no caso de achados positivos.


    Fonte: PDF Ellen Verri

    Gabarito D

  • Gabarito - D

    Visão geral - Complementando o conhecimento

    COMPONENTES DO RELATÓRIO - /Embora o conteúdo dos relatórios possa variar entre as UAIG, os seguintes componentes são esperados dessa forma de comunicação.

    1) introdução

    2)objetivo

    3)escopo

    4)achados de auditoria

    5)conclusão

    6)recomendação e plano de ação

    7)manifestação da unidade examinada

    8)Título

    9)informações de identificação

    10) sumário executivo

    11)aspectos positivos da gestão

    12)resumo de achados

    13)distribuição

    14) auditores

    15)histórico

    16) metodologia

    17)apêndice

    18) declaração de conformidade

    MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL , página 114 - 117

    Erros? Chama no privado.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Comentário das alternativas:

    a) Recomendação de ação: são atos correlacionados às impropriedades e/ou irregularidades apontadas pelo auditor governamental, que devem ser implementados pelo gestor do ente auditado para correção.

    b) Aspectos positivos da gestão: são as boas práticas encontradas pelo auditor governamental durante a realização de seus trabalhos.

    c) Sumário executivo: “relato com o resumo dos principais tópicos, pontos mais relevantes, materiais ou críticos do relatório detalhado, devendo conter informações sobre o objetivo, o alcance e o resultado da auditoria governamental, com as principais recomendações. Tem a finalidade de informar sucintamente o leitor e motivar a continuidade da leitura das seções do relatório detalhado. A redação deve ser do tipo manchete, porém sem perder de vista a objetividade e a clareza. A ampla divulgação desses sumários contribui para a prática do princípio da transparência da Administração Pública”. [Normas de Auditoria Governamental-NAGs].

    d) A questão aborda a definição de achados de auditoria. Segundo as Normas de Auditoria do TCU – NAT (2011, p.42):

    DESENVOLVIMENTO DOS ACHADOS

    98. Durante a fase de execução, a equipe de auditoria deve aplicar os procedimentos previstos na matriz de planejamento em busca de achados, desenvolvendo-os na matriz de achados.

    99. Achado de auditoria é qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos essenciais: situação encontrada (ou condição), critério, causa e efeito. Decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências. O achado pode ser negativo, quando revela impropriedade ou irregularidade, ou positivo, quando aponta boas práticas de gestão.

    =-=-=-=-=

    INDOS MAIS FUNDO!

    Atributos do achado:

    --> Critério: O que deveria ser?

    --> Condição: O que é?

    --> Causa: Razão do desvio com relação ao critério?

    --> Efeito: Consequência da situação encontrada?

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Relatório de Auditoria Governamental.

    Apesar de a questão não mencionar, ela foi retirada do MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL. 

    Segundo o citado manual: 

    "Achados de auditoria: são os registros que respondem aos objetivos do trabalho, ou seja, às questões de auditoria (...). São compostos por: critério, condição, causa e consequência. Podem ser fundamentados com exemplos, dados, análises, tabelas ou gráficos relevantes. Ao compor o achado, a equipe deve dar destaque ao que é mais importante, portanto, o que é principal deve ser incluído no início do texto. Os achados devem ser apresentados de forma organizada, de acordo com um critério preestabelecido como ordem cronológica, relevância, tema, causa, efeito ou risco."

    Portanto, só podemos a resposta aos objetivos do trabalho, às questões de auditoria são os achados, que são compostos por critério, condição, causa e consequência. 


    Gabarito do Professor: Letra D.