SóProvas


ID
2805382
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir dos fundamentos do serviço social é possível apreender o processo através do qual a profissão busca explicar e intervir sobre a realidade, definindo sua direção social. Nesse sentido, afirma-se que, na contemporaneidade;

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "b" com base no texto -  Os fundamentos históricos e teórico-­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

  • Acredito que o erro da alternativa "C" seja afirmar que a categoria profissional superou o conservadorismo

  • A) O depate plural, que implica na convivência e no diálogo de diferentes tendências, supõe uma direção hegemônica; Aparecendo os mesmos e novos sujeitos sociais, bem como novas questões;

    B) Certa

    C) Mesmo com o processo de maturação do Serviço Social brasileiro, "não significou  que  o  conservadorismo  (e  com  ele,  o  reacionarismo)  foi  superado  no  interior  da  categoria  profissional". Pois,  a  herança  conservadora  e  antimoderna,  constitutiva  da  gênese  da  profissão  atualiza‐se  e  permanece  presente  nos  tempos  de  hoje. Netto,1996.

    D) Na contemporaneidade, as  interferências  de  outras correntes teórico metodológicas,  permeiam particurlamente o pensamento pós moderno e neoconservador herdeiros da perspectiva modernizadora. 

  • "Assim, em diferentes espaços, o conjunto de tendências teórico‐metodológicas e posições ideopolíticas se confrontam, sendo inegável a centralidade assumida pela tradiço marxista nesse processo.


    cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf


  • Só queria entender o erro da letra D!

  • Erro da "D" A corrente que na "contemporaneidade" é assumida pela categoria é a corrente Marxista. Esta corrente não permeava a profissão desde sua origem.
  • GABARITO: LETRA B

    A) há uma permanência do debate plural, que implica numa convivência entre as diferentes correntes que se materializam pelo mesmo sujeito no cotidiano profissional. → o sujeito é constantemente modificado, não é o mesmo sujeito, há uma pluralidade de sujeitos.

    B) o conjunto das tendências teórico-metodológicas e posições ideopolíticas se confrontam, sendo inegável a centralidade assumida pela tradição marxista diante do processo de maturidade profissional.

    C) há uma hegemônica tendência à perspectiva social crítica, pela tradição marxista, com o rompimento do conservadorismo e sua superação no interior da categoria profissional. → o conservadorismo não é superado, uma parcela profissional ainda adere a essa matriz de pensamento conservador.

    D) o conjunto das correntes assumidas pela categoria profissional permeia o processo sócio-histórico do serviço social, recriando e revisitando seu cotidiano profissional. → permeia a INTENÇÃO DE RUPTURA (ÚLTIMA VERTENTE), nas outras não há marca do marxismo (por exemplo).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺