"De acordo com Trindade (2001), “ao atuar na prestação de serviços sociais, vinculados às diversas políticas sociais, o assistente social se insere na esfera das atividades que não estão vinculadas diretamente à produção material”, pois participa de atividades que estão na esfera da regulação das relações sociais, contribuindo para a criação de condições necessárias ao processo de reprodução social, desempenhando ações que incidem nas condições de vida dos trabalhadores e produzem “efeitos ideológicos que reforçam (ou não) a aceitação das condições de compra e venda da força de trabalho” (idem, p. 1-2).
Ainda sobre a inserção do assistente social na esfera da regulação das relações sociais, é importante evidenciar o que Guerra (2013) pontua. De acordo com a autora, o espaço reservado para o Serviço Social
[...] é o de dar respostas, buscar prontamente soluções à pluralidade de questões que lhe são colocadas, para o que necessita de fundamentos teóricos metodológicos e de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica. É a sua inserção na divisão social e técnica do trabalho da sociedade capitalista, sua localização na estrutura sócio-ocupacional e sua funcionalidade na sociedade burguesa, construída no espaço de mediação entre classes e Estado, que atribui à intervenção um caráter político (idem, p. 47).
É possível identificar na citação, que a autora menciona três pontos que merecem destaque: a necessidade de fundamentos teóricos metodológicos; a necessidade de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica e o reconhecimento de que a intervenção do assistente social tem um caráter político dentro da sociedade burguesa. Tal constatação é de suma importância, uma vez que, a partir dela, podemos fazer alusão às dimensões que compõem o exercício profissional, a saber: a dimensão teórico-metodológica, a dimensão ético-política e a técnico-operativa.
A respeito da dimensão teórico-metodológica a mesma é identificada como uma dimensão que possibilita “analisar o real e investigar novas demandas”, enquanto que a dimensão ético-política permite “avaliar prioridades, as alternativas viáveis para a realização da ação, bem como projetar a ação em função dos valores e finalidades e avaliar as consequências da ação”. Já a dimensão técnico-operativa, se considerada numa perspectiva crítica, não pode ser reduzida à questão dos instrumentos e técnicas, uma vez que o profissional ao acioná-la, dentre outros aspectos, mobiliza as demais dimensões já apontadas (BACKX; FILHO; SANTOS, 2013, p. 25)."
Fonte: A dimensão técnico-operativa no serviço social e o instrumental técnico-operativo desta profissão: pontos para reflexão
http://www.uel.br/pos/mestradoservicosocial/congresso/anais/Trabalhos/eixo4/oral/2_a_dimensao_tecnico....pdf
A questão pergunta o que os instrumentos e as técnicas possibilitam, sendo eles elementos da dimensão técnico operativa. No entanto, o gabarito da questão oferece elementos que dizem respeito apenas às dimensões
- teórico-metodológica: a capacidade de analisar o real e investigar novas demandas vincula-se à dimensão teórico-metodológica;
- ético-política: a capacidade de avaliar prioridades às alternativas viáveis, projetar a ação em função dos valores e finalidades, identificando suas consequências.
Portanto, faltou tratar da dimensão técnico-operativa, especificamente dos instrumentos e técnicas os quais têm a função de atuar como elementos mediadores que potencializam a ação e possibilitam o atendimento de determinada necessidade/demanda.
"Como os instrumentos são considerados meios de se alcançar uma finalidade, ao escolher um determinado instrumento de ação o profissional deve ter clareza da finalidade que pretende alcançar: se está coerente com as finalidades da profissão e se o instrumento escolhido permitirá a efetividade de tais finalidades – sabendo que essa efetividade é aproximativa. Por isso, o profissional deve estar em sintonia com o movimento da realidade, considerando as particularidades dos diferentes espaços em que intervém e, também, estar orientado pelos fundamentos e princípios éticos que norteiam a profissão. "
Referência: A dimensão técnico-operativa e os instrumentos e técnicas no Serviço Social - Cláudia Mônica dos Santos