SóProvas


ID
2805547
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A supervisão direta de funcionários é um exemplo típico de controle

Alternativas
Comentários
  • GAB:B

    A)CONTROLE PRELIMINAR: Realizado antes da ocorrencia do evento/processo.

     

    B)CONTROLE SIMULTÂNEO: Realizado no mesmo momento em que o processo ocorre, por isso o gabarito, a supervisão direta é feita sobre a atividade do funcionário no momento em que ele a executa.

     

    C)Posterior--> Feedback. Ocorre posteriormente sobre o resultado.

  • Gabarito B


    CONTROLE

    ·    Controle prévio, preliminar ou preventivo:Realizado antes da ocorrência do processo. (foco nos insumos e no futuro),

    ·     Controle concomitante, simultâneo ou em tempo real:Realizado no mesmo momento em que o processo ocorre. (foco nos processos)

    ·     Controle posterior, de feedback ou de retroação: Realizado posteriormente sobre o resultado. É o Feedback. (foco nos resultados).


    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Complementando:

    1)CONTROLE PREVENTIVO OU CONTROLE PRÉVIO OU PRÉ-CONTROLE

    Exs: Inspeção de matérias primas, seleção de recursos humanos, manutenção preventiva, orçamentos, políticas, regras, procedimentos e nível de alçada.


    2)CONTROLE SIMULTÂNEO OU CONTROLE DO PROCESSO

    Exs: Supervisão direta dos funcionários, programas de treinamento, controle estatístico de processo.


    3)CONTROLE POSTERIOR OU CONTROLE POR FEEDBACK OU CONTROLE POR RETROAÇÃO

    Exs: Controle de qualidade dos produtos, avaliação de desempenho, demonstrativos financeiros.

  • ▪ O controle preventivo (a priori, feedfoward, preliminar) identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.

    ▪ O controle simultâneo (concomitante) monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo está dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.

    ▪ O controle por feedback (a posteriori, retroação) foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada à venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para a UFC - Volume 03

  • Gabarito: B.

    Controle simultâneo - Supervisão direta dos funcionários.

  • Conceito de preditivo: a ação de afirmar antecipadamente o que poderá ocorrer num momento futuro.

    A teoria científica do preditivo refere-se à sua habilidade em gerar previsões testáveis.

  • Controle simultâneo é quando o chefe não larga do seu pé. kkkk

  • Gabarito: B Simultâneo

    - Supervisão direta dos trabalhadores - Corrige problemas à - Controles estatísticos de processo medida que ocorrem Simultâneo produtivo - É reativo - Auditorias de natureza operacional - Enfoca os processos realizadas pelos Tribunais de Contas.

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!  Seja forte e corajoso!

  • Outra questão sobre esse assunto.

    Tipo de controle que é realizado durante a execução de um trabalho e que a gerência pode corrigir os problemas antes que estes se tornem muito custosos.

    - Simultâneo

  • Quanto ao momento de implantação, podemos classificar os controles em três tipos:

    - Controle preventivo: efetuado antes da ocorrência do evento.

    - Controle concomitante (simultâneo): efetuado de maneira simultânea ao evento.

    - Controle posterior: efetuado após a ocorrência do evento.

    A supervisão direta consiste no acompanhamento do superior hierárquico das atividades realizadas pelo subordinado. É o exemplo mais utilizado na doutrina para controle simultâneo.

    Gabarito: B

  • GABARITO: LETRA B

    Preventivo •Antecipa os problemas; • Foco nos insumos

    Simultâneo •Corrige problemas à medida que ocorrem; • Foco nos processos

    Posterior •Corrige problemas depois de ocorrerem; • Foco nos resultados.

    Controle preventivo: consiste na antecipação dos problemas que poderão ocorrer, em vez de resolvê-los depois de acontecerem. Essa modalidade é proativa, que busca detectar problemas antes que determinada sequência de atividades seja iniciada.

    Controle simultâneo: consiste no monitoramento contínuo das atividades de forma a garantir que estejam sendo executadas de acordo com os padrões de desempenho definidos. Esse mecanismo de controle reativo busca detectar e corrigir problemas no momento em que ocorrem.

    Controle posterior: chamado também de controle por feedback, tem como objetivo avaliar o desempenho de uma atividade ou processo após sua realização. Seu foco está na comparação dos resultados obtidos com os parâmetros de desempenho previamente estabelecidos.

    GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.

  • O controle, que é a função administrativa que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado, pode ser executado em três diferentes momentos em relação à execução da ação, de acordo com MOREIRA (2019):

    1. Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. são exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. são outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo, pré-ação, feedforward ou preventivo.
    2. Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. são exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
    3. Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. exemplos: avaliações e pesquisas.

    A questão quer saber qual o controle usado durante a supervisão direta da execução de um trabalho de um funcionário

    A- ERRADO. Controle de preventivo é o controle prévio (antes do evento/processo)

    B- CERTO. Controle simultâneo é o controle sobre o processo/evento no momento de sua ocorrência. Por exemplo, um cronoanalista verificando quando tempo um funcionário leva para montar uma determinada peça é um controle simultâneo.

    C- ERRADO. O controle posterior de resultado, após o processo.

    D- ERRADO. Não confundir com o preventivo (controle prévio). O preditivo relaciona-se ao processo e a predição em relação às saídas, considerando o erro futuro.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019

    GABARITO: LETRA B

  • Controle preventivo - identifica e previne os problemas antes que eles efetivamente ocorram. É proativo e foca nos insumos.

    Controle simultâneo - ao mesmo tempo que a atividade está ocorrendo, foco nos processos.

    Controle posterior - avalia qual foi o desempenho de uma atividade após esta ter acontecido. Foca nos resultados.