SóProvas


ID
280564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos grupos e equipes de trabalho.

No estágio de desenvolvimento do grupo classificado como normação, o gerente do grupo começará a ter os componentes reunidos como uma unidade coordenada.

Alternativas
Comentários
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS (DuBRIN, 2002.), são 5 deles:
     
    1)    FORMAÇÃO: No início, os membros estão ansiosos para saber quais tarefas eles realizarão, como eles podem?se beneficiar do trabalho em grupo e o que é considerado um comportamento aceitável. Os membros geralmente perguntam sobre regras que devem seguir. Algumas preocupações são: “O que o grupo pode me oferecer?”, “O que vão me pedir para fazer?”, “Minhas necessidades serão satisfeitas ao mesmo tempo em que contribuo para o grupo?” Nesse estágio, as pessoas se interessam em descobrir o que é considerado um comportamento aceitável. Confusão, cautela e comunhão são elementos típicos durante a fase inicial do desenvolvimento do grupo.
    2)    TEMPESTADE (ATRITO ou DISTÚRBIO ou TUMULTO): Durante esse período “trêmulo”, os estilos individuais freqüentemente entram em conflito. Hostilidade, brigas internas , tensões e confrontações são típicas. Os membros podem discutir para esclarecer as expectativas das suas contribuições. As pessoas começam a compreender os estilos de cada uma, e são feitos esforços para encontrar formas de realizar as metas e ao mesmo tempo satisfazer necessidades individuais. Coalizações e facções podem ser formadas no grupo e um ou dois membros podem ser alvo de exclusão. Subgrupos podem forçar uma pauta de seu interesse.
    3)    NORMAÇÃO: Após a tempestade vem a calmaria, com a superação das resistências e o estabelecimento dos padrões de conduta do grupo (normas). Coesão e comprometimento começam a se desenvolver. O grupo começa a funcionar como uma unidade coordenada e a harmonia prevalece. Ao se sentirem gratificadas pela nova sensação de harmonia, os membros do grupo provavelmente vão procurar manter esse equilíbrio; as opiniões da minoria e a tendência de desvios ou questionamentos da direção do grupo podem ser

    Continua no próximo comentário...
  • As normas nascem de três fontes: O próprio grupo rapidamente estabelece os limites para os membros, freqüentemente pelo uso eficaz de olhares e movimentos de cabeça. Por exemplo, o membro que ofender o líder receberá olhares de reprovação por parte dos outros integrantes. Há, também, normas que derivam da organização e dos códigos de conduta profissional. Uma terceira fonte de normas pode ser um membro influente que inspire o grupo a melhorar o desempenho ou comportamento.
    4)    DESEMPENHO: Quando o grupo atinge o estágio de desempenho, ele está preparado para se focar na realização de suas atividades principais. A integração iniciada no estágio anterior é completada nesse período. Questões envolvendo relações interpessoais e designação de tarefas são postas de lado quando o grupo se torna uma unidade que funciona bem. A motivação intrínseca e a criatividade tendem a se desenvolver com o desempenho do grupo. Os membros sentem que estão trabalhando “pela causa”, como uma equipe de uma campanha eleitoral ou uma equipe lançando um produto inovador no mercado.
    5)    ENCERRAMENTO (DISSOLUÇÃO): Um grupo bem integrado é capaz de se dissolver, se necessário, quando seu trabalho estiver pronto. O estágio de dissolução é especialmente importante para os grupos temporários. Os membros desses grupos devem poder se reunir rapidamente, realizar suas tarefas num cronograma apertado e depois ir embora. Os membros do grupo, contudo, desenvolveram relacionamentos e entendimentos, que podem ser usados se algum dia eles novamente se tornarem integrantes do mesmo grupo
  • Alguém sabe me dizer se esses estágios de desenvolvimento também podem ser utilizados pra desenvolver EQUIPES???

    se possível me avise no perfil sobre o comentário.

    Obrigado
  • Evolucão do trabalho coletivo: trabalho individual > Grupos > Equipes

             Diferença entre grupos e equipes:                       

    Equipe

    Objetivo é o desempenho coletivo

    Sinergia positiva

    Responsabilidade coletiva

    Habilidades complemantares

    Relacionamento é coeso e firme 

     

     Grupos

    Objetivo é trocar informação 

    Não tem sinergia

    Responsabilidade é individual

    Habilidade randômicas e variadas

    Relacionamento é informal e solto

     

                            *Resumo das fases de formação de grupos

    FORMAÇÃO: pessoas se conhecem e regras são estabelecidas

    ERUPÇÃO: surgem os conflitos e acontecem as primeiras disputas pelos controle do grupo 

    NORMALIZAÇÃO: coesão aparece e relacionamento fica mais firma. Estrutura se solidifica e regras estão internalizadas.

    REALIZAÇÃO: estrutura já esta funcional e energia do grupo passa a ser gasta na realização das tarefas.

    ENCERRAMENTO: em grupos temporários, esta fase é a de preparação para o encerramento das atividades. 

     

    Renno, 2013, p. 351-352

  • Os estágios de grupos e equipes são diferentes.