SóProvas


ID
2805814
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Nova Odessa - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa cujo texto está redigido com clareza e correção.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    CORREÇÃO PERFEITA.

  • Foi aprovado, na última sessão ordinária da Câmara de Novo Mundo, requerimento de autoria do vereador Antônio Paz, por meio do qual se verifica a possibilidade da implantação de semáforos sonoros nas ruas em que circulam pessoas com deficiência visual.

     b)

    Após fazer uma visita técnica à obras do viaduto que liga as cidades de Novo Mundo e Alta Vista na manhã desta segunda-feira, dia 01, os vereadores assentiram com que a construção deverá ser concluída, em um prazo máximo de 30 dias, a contar desta data.

     c)

    A vereadora Andressa Lima esteve recentemente, na Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento, com o intuíto de pleitear à possibilidade da isenção do esgoto cobrado atualmente dos produtores rurais de cuja safra foi prejudicada pelas chuvas.

     d)

    Os vereadores Adão Cruz e Ana Estrada estiveram no gabinete do prefeito Renovato Costa, de quem obteram a aprovação para que sejam realizadas obras de combate à erosão na estrada que liga o campo a cidade. Conquanto, algumas famílias deverão ser removidas para um abrigo provisório.

     e)

    O vereador Celso Cicarelli recebeu em seu gabinete, na última quarta, dia 14, um grupo de Guardas Civis a despeito de tratar sobre a contratação deste profissional afim de atender a demanda local, por esse perfil de servidores municipais. 

     

     

    GABARITO A

  • o porquê de estarem erradas:


    b) à obras 

    crase no singular não deve ser empregada junto a palavras no plural.


     c) pleitear à possibilidade 

    Pleitear é Verbo Transitivo Direto e, portanto, não exige preposição. Esse A é somente um artigo, a crase está incorreta.


     d)de quem obteram 

    Conjugação do verbo INCORRETA do pretérito. Eles OBTIVERAM.



     e)l afim de atender a demanda local

    afim = afinidade Lucas estava afim de você.

    a fim = finalidade Viajei a fim de conhecer novos lugares.


    MACETE - -------- PARA/ A FIM + verbo no infinitivo (atender, conhecer, amar, viver ) = FINALIDADE

  • Essa é uma questão que exige do candidato uma análise sobre a clareza e a correção gramatical a partir do que preceitua a correspondência oficial.  
    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Entretanto, não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
    Ainda sobre a clareza, o Manual expõe: "A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro".  
    Estando ciente de tais informações, vamos passar para a análise dos itens:
    A) O texto apresentado neste item não possui problema quanto à adequação da linguagem, pois ele é claro (possibilita imediata compreensão pelo leitor), objetivo (trata diretamente sobre o assunto, sem voltas e sem redundâncias), coerente e coeso (o período está conectado, harmônico), impessoal (abstração da pessoalidade dos atos administrativos) e não utiliza jargão. Além disso, todos os aspectos relacionados à macroestrutura (acentuação, pontuação, concordância etc.) foram usados de forma adequada e, portanto, o item está correto. 
    B) Há 3 falhas na construção do texto presente neste item: o uso da crase em "à obras", uma vez que quando um termo é regido pela preposição "a" acompanhado de nomes no plural, não se verifica a contração da preposição e o artigo, portanto, o acento grave indicativo da crase não é admitido; a ausência de vírgula antes da expressão adverbial deslocada longa "na manhã desta segunda-feira", que é obrigatória;  o uso da preposição "com", após o verbo "assentiram", que foi usado no sentido de "concordaram". Assim, o item está incorreto.
    C) Há 2 falhas na construção do texto presente neste item: a acentuação do vocábulo "intuito" e; o uso da crase após o verbo "pleitear", que por ser transitivo direto não exige preposição introduzindo seu complemento. Portanto, o item está incorreto.
    D) A falha presente neste item que o torna incorreto é a flexão do verbo "obter". Tendo em vista que a ação foi totalmente concluída no passado, o correto é que ele seja flexionado no pretérito perfeito do indicativo - "obtiveram". Dessa forma, o item está incorreto.
    E) O erro cometido no texto deste item é referente ao uso de "afim", que escrito dessa forma é um adjetivo, pois significa igual, semelhante, parecido. Já "a fim" faz parte da locução "a fim de", que significa para, com o propósito, com o intuito e indica finalidade, que é o objetivo com que ele deve ser empregado no texto. Portanto, o correto seria usar "a fim".
    Gabarito: Letra A