SóProvas


ID
280591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.

As lideranças situacionais surgem como resultado de nomeações para ocupação de cargos de chefia.

Alternativas
Comentários
  • Item ERRADO.

    A liderança situacional, nada mais é que, adequar funcionários  a deferentes tarefas e atividade, propondo-lhes caminhos e alternativas para as mudanças que vem ocorrendo dentro e fora das organizações.
  • errado!

    O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

    O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.

    A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

    As lideranças situacionais não surgem como resultado de nomeações para ocupação de cargos de chefia.

    até mais!

    ;)

  • Parabéns para a Cespe por esta questão, creio que muitos erraram, pois trouxeram o exemplo de acordo com a vida organizacional que tiveram.

    A banca quis insinuar que nomeando um qualquer, geralmente em algumas organizações, o menos capacitado, geraria uma forma de liderança situacional e como bem definido pelo colega acima. A liderança situacional, depende da contingência, por meio disso, o líder tentará adequar um tipo de liderança à situação apresentada.

    att.


    adm. Júlio
  • Errada.

    A Liderança Situacional baseia-se em uma inter-relação entre COMPORTAMENTO DE TAREFA, COMPORTAMENTO DE RELACIONAMENTO E MATURIDADE.
    Na Liderança Situacional a ênfase recai sobre o comportamento do líder em relação a seus subordinados, dependendo do grau de maturidade destes.
    O estilo de liderança que o líder deve adotar depende do nível de maturidade das pessoas.

  • Liderança situacional

    O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

    O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.

    A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

    A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.

    A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.

    Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:

        Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.
        Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.
        Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.
        Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.

    Conforme o perfil do colaborador, o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • se o enunciado fosse assim estaria correta a assertiva?

    As lideranças situacionais surgem como resultado de nomeações para ocupação temporária de cargos de chefia.

  • Acredito que não Francisco!

    A liderança nem sempre está ligada ao cargo que a pessoa ocupa em determinada organização (liderança informal).

    O lider Situacional/contingencial, PARA SIMPLIFICAR, é um lider que atua em de varias formas (autocrático/democrático/liberal) a depender da situação.




    BONS ESTUDOS!
  • eu pequei por esse raciocínio de livre nomeação/exoneração pensado na temporário ocupação..mas creio que o erro está no fato de liderança situacional ser quase uma 'função' naquele momento, é contingencial, não significa que ser nomeado ou efetivo determine essa forma de liderança mas sim, como já exposto pelos colegas, a maturidade do líder, liderados, situação momentânea, dentre outros.

  • Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada pela situação apresentada, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, e dentro desta dinâmica, ele consegue delegar e motivar seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados.


    http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/lideranca-e-motivacao/o-que-e-lideranca-situacional/

  • Outra teoria que pode ajudar na resolução dessa questão:

    "Teoria situacional de Hersey e Blanchard: a abordagem foca bastante atenção nas características dos funcionários em determinar o comportamento de liderança apropriado.(...) As pessoas com baixa prontidão para a tarefa, por causa de pouca habilidade, ou treinamento, ou insegurança, precisam de um estilo de liderança diferente daquelas que são altas na prontidão e tem boas habilidades, talento, confiança e disposição para o trabalho. (...). De acordo com a teoria situacional, um líder pode adotar um dos quatro estilos de liderança (determinador, persuasivo, compartilhador e delegador) baseado em uma combinação do comportamento de relacionamento e de tarefa." 

    Administração; Richard Daft; página 383.


  • Absurda!! Liderança situacional e nomeação para cargo de chefia (autoridade formal) não coincidem...

    ERRADA

  • AUTORIDADE  x  LIDERANÇA

    A autoridade advém de uma relação formal. Ou seja, a autoridade vem do cargo que determinada pessoa ocupa.

    De outro modo, a liderança advém de uma relação informal. Ou seja, o líder surge naturalmente, podendo ser qualquer um.

  • Ser líder é uma coisa, ser chefe é outra.

    Resposta: errado.