Teoria Estruturalista - Tipologia de Etzioni
Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.
Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.
Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.
Fonte: http://estruturalismo.blogspot.com/2008/05/tipologia-das-organizaes.html
A questão abordou o tema "tipologia organizacional". De acordo com Idalberto Chiavenato (2014), as organizações são diferentes umas das outras, porém é possível que elas sejam associadas em tipos (Tipologia Organizacional) caso possuam características comuns. O autor apresentas as três tipologias de Etzioni (Organizações Coercitivas, Utilitárias e Normativas) e as quatro tipologias de Blau e Scott (Organizações de interesses comerciais, Associações de benefícios mútuos, de serviços e de Estado).
A) INCORRETA. Não corresponde a uma das nomenclaturas de tipologias de organizações.
B) CORRETA. Possuem a tipologia normativa ou voluntária, assim como a organização do enunciado, aquelas que se baseiam no consenso de objetivos. O meio de controle utilizado é normativo, ou seja, moral e ético. De acordo com Chiavenato (2014), elas "utilizam o controle moral como a principal influência sobre os participantes, porque estes têm elevado envolvimento “moral” e motivacional."
C) INCORRETA. Apesar de ser uma das três tipologias de Etzioni, a Tipologia Coercitiva é baseada em sanções e não corresponde as características da organização trazida no enunciado. O poder é exercido na base da força, controle e autoridade, ou seja, o meio de controle é físico. De acordo com Chiavenato (2014), os estabelecimentos são exemplos de organizações que se enquadram nessa tipologia.
D) INCORRETA. As organizações em rede refere-se a desagregação das funções tradicionais da organização e a mudança dessas para outras empresas ou outras unidade separadas, ou seja, para terceiros que podem executar a um menor custo. Chiavenato (2014) traz exemplos de empresas que trabalham em redes: Coca-Cola, Pepsico e KFC.
E) INCORRETA. A Tipologia Utilitária faz parte das classificações de Etzioni, porém essa organização baseia-se nos incentivos econômicos ou poder remunerativo, ou seja, o meio de controle é material, baseado no interesse. Exemplos: comércios e empresas em geral.
Bibliografia: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração.” 9 ª ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA "B".