SóProvas


ID
2806048
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que tange ao papel da avaliação formativa é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A avaliação formativa é aquela que observa cada momento vivido pelo aluno, seja na sala de aula ou fora dela. Ela fortalece a teoria de que o indivíduo humano aprende em cada instante de sua existência e, portanto, são nesses diversos momentos que ele terá que ser avaliado. Todas essas microavaliações se tornarão um todo através do somatório de suas partes. 

    No contexto escolar, onde o processo de ensino-aprendizagem acontece, ela fornece dados sobre as partes e o todo e encara o indivíduo humano como ser evolutivo, que aprende na medida em que vive. Todos os instantes de aprendizagem são considerados nesse modelo avaliativo.

    É muito importante também tornar clara a necessidade de fornecer mais atenção àqueles alunos com maior dificuldade de aprendizagem. Essa é mais uma face da avaliação formativa, além de subsidiar panoramicamente a classe aprendiz, ela emite um olhar mais atento e solidário ao aluno que tem um ritmo de aprendizagem um pouco menos acelerado.

  •  a) é conduzida pela equipe pedagógica da escola, sem a interferência do professor. (ERRADO)

     b) a participação dos alunos é considerada para que eles possam rever seus erros nas provas e nos exames. (ERRADO)

     c) tem a função de levantar pequenos diagnósticos dos alunos e suas dificuldades. (ERRADO)

     d) contribui para o controle da quantidade de conteúdos ensinados frente aos resultados esperados. (ERRADO)

     e) leva em conta o progresso individual do aluno, sua função ativa na própria aprendizagem, compreendendo suas possibilidades de aprendizagem. (CORRETO)

  • GABARITO E

     Villas Boas (2008, p.31): • é conduzida pelo professor (esta é a principal); • destina-se a promover a aprendizagem;

    • leva em conta o progresso individual, o esforço nele colocado e outros aspectos não especificados no currículo; em outras palavras, não é inteiramente baseada em critérios;

    • na avaliação formativa, capacidades e idéias que, na avaliação somativa, poderiam ser classificados como `erros´ fornecem informações diagnósticas;

    • os alunos exercem papel central, devendo atuar ativamente em sua própria aprendizagem; eles progredirão se compreenderem suas possibilidades e fragilidades e se souberem como se relacionar com elas.