SóProvas


ID
280612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.

A eficácia do modelo de gestão por resultados depende da definição de metas factíveis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    A colocação "gestão por resultados" está relacionado a APO (Adm. por Objetovo ou também conhecido Adm. por resultado).

    No conceito APO, o Gerente e Subordinado se reúnem, discutem em conjunto, formulam os objetivos, sendo que este pode ser denominado meta, alvo ou finalidade.
  • Só para ajudar na compreensão da questão:

    Significado de Factível

     Que pode ser feito; realizável, exequível, possível, fazível.


    Bons estudos!!!!

  • É importante mencionar que as metas/resultados pretendidos devem ser palpáveis/tangíveis, ou seja, de nada adianta um órgão traçar excelentes metas se não as pode cumprir.


  • Como disse a colega Lucimara, a colocação "gestão por resultados" está relacionado a APO (Adm. por Objetivo ou também conhecido Adm. por resultado).

    "A Administração por Objetivos (APO) ou Administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publi­cou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.
    A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos co­muns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados espe­rados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as respon­sabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos se­rão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordina­do podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados comos resultados esperados.
    Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
    Dentro dessa concepção, a APO trabalha dentro do seguinte esquema:
    1. Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formu­lam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resul­tados são negociados entre eles.A formulação de objetivos é consensual e parti­cipativa.
    2. A partir daí, o gerente se compromete a proporcionar apoio, direção e recursospara que o subordinado possa trabalhar eficazmente orientado para o alcance de objetivos. O gerente cobra resultados e garante os meios e recursos (treinamento,habilidades, equipamentos etc.) para que o subordinado possa alcançá-los.
    3. O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios e re­cursos necessários para alcançar os objetivos.
    4. Periodicamente, gerente e subordinado se reúnem para uma avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos.
    5. A partir da avaliação conjunta, há uma reciclagem do processo: os objetivos são reavaliados ou redimensionados, bem como os meios e recursos necessários.

    Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, p.29

  • Questão Certa


    Para se ter Eficácia as metas têm de ser factíveis ( alcançáveis, possíveis, realizável....). 


    Como se alcançar um objetivo que seja impossível ??? Não tem como.
  • fala isso para 90% do mercado atual e suas metas impossiveis..haha