-
As políticas públicas podem ser caracterizadas por setorializadas, territorializadas, verticais e horizontais .
a) Políticas Públicas Setoriais
A setorialidade, ou delimitação temática, tem como premissa a adoção de estratégias de regulação situacional ativa e autônoma para produção de regras do jogo político em dado espaço definido pela própria conceituação do problema da política. São exemplos de políticas públicas setorializadas o combate às drogas, problemas ambientais, direitos do cidadão etc.
b) Políticas Públicas Territoriais
A territorialidade, ou delimitação geográfica, tem como fundamento a ação estratégica de arcabouços institucionais mais permanentes e claramente delimitados. Há, assim, maiores possibilidades de coordenação e de controle por atores detentores de autoridade legítima sobre dada circunscrição territorial. Como exemplo temos as políticas de desenvolvimento do semiárido, as políticas de combate ao contrabando e descaminhos em fronteiras etc.
c) Políticas Públicas Verticais
As políticas verticais, em termos de coordenação, são as mais tradicionais e comuns de serem encontradas. São políticas desenvolvidas com base em estruturas relativamente simples e, normalmente conduzidas a partir de diretrizes mais amplas. Em políticas coordenadas verticalmente tem se sobressaído como grande desafio para muitos governos a manutenção de um mínimo de capacidade política de direção para assegurar coerência, uniformidade e equidade e, ao mesmo tempo, permitir suficiente nível de autonomia.
São exemplos de políticas verticalizadas a definição de responsabilidade sobre educação básica, política tributária, política de desenvolvimento urbano etc.
d) Políticas Públicas Horizontais
As políticas públicas horizontais, também chamada de mutuamente integradas, são desenvolvidas entre partes de uma mesma organização ou por organizações situadas hierarquicamente em um mesmo âmbito. Na atualidade, as tentativas de articular horizontalmente suscitam muitas discussões sobre como devem ser constituídos sistemas de coordenação que garantam um mínimo de alinhamento para assegurar a geração de resultados operacionais eficientes. Temos como exemplos as políticas de coletas de resíduos urbanos por municípios situados em áreas metropolitanas, políticas de combate ao tráfico de drogas no Mercosul etc
Fonte: PROCOPIUCK, Mário. Políticas Públicas e Fundamentos da Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2013.
-
Qual a diferença entre progressão aritmética e progressão geométrica?
Progressão aritmética é uma sequência de números reais cuja diferença entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante. Progressão geométrica é uma sequência de números reais não nulos cujo quociente entre um termo e seu antecedente, a partir do segundo, é uma constante.
Fonte:
O que é progressão aritmética exemplos?
Progressão aritmética é um tipo de seqüência numérica que a partir do segundo elemento cada termo (elemento) é a soma do seu antecessor por uma constante. (5,7,9,11,13,15,17) essa seqüência é uma Progressão aritmética, pois os seus elementos são formados pela soma do seu antecessor com a constante 2.
Fonte:
O que significa progressão geométrica?
Progressão geométrica é uma seqüencia numérica que cresce ou decresce pelo produto por uma taxa constante. Nessa progressão, os seus termos a partir do segundo é igual ao produto do termo anterior por uma constante denominada razão q. Por exemplo: (1,2,4,8,16,32,64, ... ) essa seqüência é uma PG de razão igual a q = 2.
Fonte:
-
GABARITO - D
Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos. Segundo essa teoria, a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta.
"A partir da segunda metade do século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu início novamente às ideias de Malthus, mas com uma adaptação concernente às condições históricas, ficou denominada de Teoria Neomalthusiana, essa teoria atenta-se para o crescimento populacional decorrente dos países subdesenvolvidos, tal crescimento provocaria a escassez dos recursos naturais, além do agravamento da pobreza e do desemprego.
Para evitar esses contratempos, os neomalthusianos propuseram políticas efetivas de controle de natalidade que foram denominadas de “planejamento familiar”. Até mesmo as instituições financeiras como BANCO MUNDIAL e FMI tem exigido o cumprimento de políticas de controle de natalidade."
Espero ter ajudado. ;)
-
''Malthus concluiu que, se o crescimento populacional não fosse contido, a população cresceria segundo uma progresão geométrica (2,4,8,16,32), e a produção de alimentos cresceria segundo uma progressão aritmética (2,4,6,8,10,12). Malthus considerava que a população dobraria a cada 25 anos.''
-
MALTHUS:
POPULAÇÃO: CRESCIMENTO GEOMÉTRICO
ALIMENTO: ARITMÉTICO
> TEORIA VERDE : quebrou Malthus.\
GABARITO= D
-
Sua chance de acertar uma questão de Geografia kkkkkkk
-
GABARITO LETRA D- Existe uma tendência universal de a população crescer em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética.
MALTHUSIANA (XVIII) NA INGLATERRA, TEORIA ANTINATALISTA.
-Projeção alarmista: população crescia em PG e os alimentos em PA. (A população duplicaria a cada 25 anos).
- O estudo prevê que esse desequilíbrio e a quantidade de terras agricultáveis levariam à fome e a uma crise mundial no abastecimento de alimentos
- os recursos naturais da terra se esgotariam em pouco tempo, porque faltaria terras e aos poucos elas diminuiriam sua capacidade de produção.
-Malthus tinha um viés religioso da igreja anglicana (era pastor) e com isso sugeriu para diminuir a população a:
- SUJEIÇÃO MORAL (abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA). OBS:NÃO ERA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS AINDA, pois ele era contra.
- Considera uma teoria elitista, pois só poderia ter filho quem tinha dinheiro.
-Formas de controle: ele dizia que catástrofes, como: guerras, doenças e desastres ambientas, não eram necessariamente boas, no entanto inevitáveis e com isso diminuía a população.
-Por que não deu certo?
- Processo de urbanização: filhos são gastos e mulher no mercado de trabalho.
- A revolução verde, a qual teve como característica a mecanização e uso de fertilizantes no campo (tecnologia).
-A diferença para a neo:
- a neo quer que o Estado introduza métodos anticoncepcionais
- Malthus é as pessoas que vão praticar a abstinência, ou seja, sem a intervenção estatal.