SóProvas


ID
2806405
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa correta sobre as revoltas ocorridas no período regencial.


“ O período regencial foi um dos mais agitados da história política do país e também um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias e da organização das Forças Armadas.”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Pauto. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000, p, 161.

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da letra D?

  • Erros da alternativa D em vermelho, pessoal.

     

    d) Esse período é marcado também por uma forte tensão entre os projetos políticos federalistas, que objetivavam maior poder e atribuições aos Estados (Obs 1) e os projetos de construção do Estado unitário, os quais se esforçavam em garantir maior centralização das rendas e poder político no governo das Províncias (Obs 2).

     

    Obs 1: Não eram Estados, eram Províncias;

     

    Obs 2: Os projetos de construção do Estado unitário reivindicava uma centralização maior do poder para a capital do Império, para o Imperador, e não para o governo das Províncias, como terminou dizendo a alternativa.

     

  • Revoltas do Período Regencial

    A consequência dessa disputa de poder é a instabilidade política. Somada à essa questão, as condições precárias de grande parte da população dão origem a uma série conflitos:

    Cabanagem, na Província do Grão-Pará (1835 – 1840); Guerra dos Farrapos (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845); Revolta dos Malês, Província da Bahia (1835); Sabinada, na Província da Bahia (1837 – 1838); Balaiada, na Província do Maranhão (1838 – 1841).


  • continuo sem saber o erro da D

    Embora tenha lido os comentários atenciosos dos colegas

    quanto a ''a'', nao entendi nada

  • Gabarito - A

    Confere o comentário do colega Leonardo. ;)

  • revolta do malês- Bahia, sabinada-Bhia.

    revoltas dos cabanos-Grão-Pará

    revolução farroupilha-Rio Grande do Sul e Santa Catarina

    balaiada- Maranhão

    Gabarito A

  • Como a letra A está certa se Revolta do males e sabinada foram na mesma provincia(BAHIA)??

    não encontrei nenhuma alternativa correta!

  • B) está errada pq as rebeliões n tinham como objetivo a separação, eles desejavam melhores condições, seja ela política ou econômica, assim eles acabavam separando até D. Pedro assumir ou desejavam ter suas revindicações atendidas.

    C ) N houve diálogo algum com separatistas, o diálogo foi feito com os políticos exaltados q desejavam maior autonomia das províncias, ou seja, políticos q desejavam um império federalista essa ideia foi colocada na assembleis em 1832, sendo vetada.

    D) Está errada pq o ato adiconal de 1834 descentraliza o poder físcal para as províncias, ou seja, as rendas estavam descentralizadas.

    E) Só na cabanagem morreram 30 mil pessoas, quase 20% da população da província. Se isso é pouco conflito n sei o q é muito. obviamente a E está errada

    A) está correta pq podemos dividir as revoltas em grupos, esses grupos teriam como carater a articulação política e a intensidade do movimento, o q importa é como ocorreram, assim vc consegue colocar em grupos pelas semelhanças. Fora que ocorreram de norte a sul do país.

    Exmplo: revolta de escravos: Rebeliões dos Carrancas, Malês e Manuel Congo.

    Revoltas que ocorreram separação: Farropilha, Sabinada.