SóProvas


ID
2806513
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Administração Pública Federal, na atualidade, utiliza um (a)____________ e suas operações são contabilizadas por meio de um sistema informatizado desenvolvido e operado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) com a supervisão do Ministério da Fazenda, denominado Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Esse sistema foi desenvolvido para o registro, processamento e controle da execução orçamentária, financeira e contábil da União, mediante a utilização de terminais remotos instalados em unidades gestoras e em suas repartições sediadas nos vários Estados da Federação e no exterior.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:

Alternativas
Comentários
  • "A Administração Pública Federal, na atualidade, utiliza um Plano de Contas Único (PCU) e suas operações são contabilizadas por meio de um sistema informatizado desenvolvido e operado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) com a supervisão do Ministério da Fazenda, denominado Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Esse sistema foi desenvolvido para o registro, processamento e controle da execução orçamentária, financeira e contábil da União, mediante a utilização de terminais remotos instalados em unidades gestoras e em suas repartições sediadas nos vários Estados da Federação e no exterior.  Um dos objetivos é viabilizar a padronização dos métodos e rotinas de trabalho, gerando como benefícios a ampla disseminação de conhecimentos, estabilidade dos procedimentos e simplificação dos trabalhos. PARA OS Estados e Municípios foi desenvolvido com os mesmos objetivos o sistema informatizado denominado Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado/Município (SIAFEM) – a partir da experiência do SIAFI - , com vistas a apoar a demanda da modernização de procedimentos nos Estados e Municípios." (pag. 264)

    Matias-Pereira, José - Curso de Administração Pública : foco nas instituições e ações governamentais / José Matias-Pereira. – 4. ed. – São Paulo : Atlas, 2014.

  • O Plano de Contas Único, é a padronização de caracteres numéricos, que separadas representam classes, grupos e subgrupos que juntam registram contabilmente a obrigação de pagamento do ente público, padronizando e facilitando o controle e utilização pelos gestores públicos, estas sequencias numéricas são utilizadas dentro do sistema SIAFI.

    ex: (xx.x.xxx)

    (10.0.001 - PREVISÃO DE RECEITAS)

    PLANO DE CONTAS ÚNICO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL – PCU (plano antigo, de 6 classes) O PLANO DE CONTAS é o conjunto de TÍTULOS, previamente definidos, representativos de um estado patrimonial e de suas variações, organizados e codificados com o objetivo de sistematizar e uniformizar o registro contábil dos atos e fatos de uma gestão, devendo permitir, de forma precisa e clara, a obtenção de dados relativos ao patrimônio. Trata-se, portanto, de uma estruturação ordenada e sistematizada das contas utilizáveis na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.

    PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO – PCASP (novo plano, de 8 classes) É a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários.