SóProvas


ID
2806570
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O ‘'arranjo físico” (ou layout) de uma operação ou processo significa a forma como seus recursos de transformação são posicionados entre si, como suas várias tarefas são alocadas a esses recursos de transformação e a aparência geral desses recursos. Entre os tipos chamados conceitualmente de arranjos básicos, cujos recursos transformados não se movem entre os recursos de transformação, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Arranjo físico posicional (de posição fixa) é, de certa forma, uma contradição em termos, já que os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores. Em vez de materiais, informações ou clientes fluírem por uma operação, quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto equipamento, maquinário, instalações e pessoas movem-se na medida do necessário. A razão para isso pode ser que ou o produto ou o sujeito do serviço seja muito grande para ser movido de forma conveniente, ou pode ser (ou estar em um estado) muito delicados para serem movidos, ou ainda podem objetar-se a ser movidos. (Slack, pág 202)

  • Gab. A

    Ótima questão para revisão!!!

  • EX:

    A construção de um Navio ou avião.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os diferentes tipos de layout. No caso desta questão, devemos marcar a alternativa que apresenta o layout cujos recursos transformados não se movem entre os recursos de transformação.

    Layout consiste na maneira de como os recursos transformadores de uma organização são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores. O layout pode ser:

    • Combinado: ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.

    • Por processo: tem a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.

    • Por Processo: as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.

    • De Posição Fixa/posicional: mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz.

    • Celular: consiste em arranjar em um só local maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários.

    Tendo visto os tipos acima, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000. 

    SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.