SóProvas


ID
2807095
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Segundo Luis Emygdio da Rosa Júnior, O cheque é o título cambiário abstrato, formal, resultante de uma mera declaração unilateral de vontade, pelo qual uma pessoa, designada emitente ou sacador, com base em prévia e disponível provisão de findos em poder do banco ou instituição financeira a ele assemelhada por Lei, denominado sacado, dá contra o banco, em decorrência de convenção expressa ou tácita, uma ordem incondicional de pagamento à vista, em seu próprio benefício ou em favor de terceiro, intitulado tomador ou beneficiário, nas condições estabelecidas no título.
Ocorre que, em nossa prática mercantil, utilizamos o cheque pós-datado, vulgarmente chamado de cheque pré-datado, utilizado para postergar a apresentação do título para compensação.
Diante do apresentado em relação ao cheque pós-datado e levando-se em consideração o Direito das Obrigações, pode-se afirmar que o

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão e após pesquisar, encontrei o seguinte ensinamento:

     

    "A respeito ao tema, Fabio Ulhoa Coelho em seu livro manifesta que.

    Está se desenvolvendo o entendimento de que o comerciante, ao aceitar o pagamento com cheque pós-datado, assume obrigação de não fazer, consistente em abster-se de apresentar o título ao sacado antes da data avençada com o consumidor. De modo que o descumprimento dessa obrigação acarretaria o dever de indenizar o emitente. (COELHO, 1996, p. 534)."

    Por isso que a letra C está errada"

     

    Gabarito: B

  • Fica claro ser obrigação de não fazer, mas, o sacador em si não tem obrigação de fazer, mas, sim a de pagar em determinado prazo, descaracterizando o pagamento à vista típico do cheque. Isto posto, a alternativa menos errada seria a letra 'C', a meu ver.

  • Eu não marquei a C porque estava escrito obrigação de FAZER... se tivesse obrigação de NÃO FAZER eu teria marcado!

  • Art 4º Lei 7.357/1985 (Lei do Cheque): "O emitente DEVE TER FUNDOS DISPONÍVEIS em poder do sacado e estar autorizado a sobre eles emitir cheque, em virtude de contrato expresso ou tácito. A infração desses preceitos não prejudica a validade do título como cheque.

    § 1º: A existência de fundos disponíveis é verificada no momento da apresentação do cheque para pagamento.

    § 2º: Consideram-se fundos disponíveis:

    a) os créditos constantes de conta corrente bancária não subordinados a termo;

    b) o saldo exigível de conta corrente contratual;

    c) a soma proveniente de abertura de crédito".

  • O cheque é uma ordem de pagamento à vista. Sendo ele pós-datado, surge, para as partes, uma obrigação contratual: a obrigação de não fazer do tomador (obrigação de não apresentar o título ao sacado antes da data combinada, sendo que o descumprimento dessa obrigação gera o dever de indenizar o emitente/sacador – Súmula 370 do STJ e art. 251 do CC) e a obrigação de fazer do sacador (dispor de fundos em conta-corrente para compensação do cheque na data pactuada).

    A) O sacador tem obrigação de fazer, ou seja, dispor de fundos em conta-corrente para compensação do cheque na data pactuada. Incorreta;

    B) A assertiva está correta;

    C) O tomador tem a obrigação de não fazer. Incorreta;

    D) Conforme outrora falado, trata-se de uma obrigação contratual entre sacador e tomador apenas, tratando-se, respectivamente, da obrigação de fazer e não fazer. Incorreta.


    Resposta: B 

     
  • A obrigação do sacador é de pagar, por tanto "dar coisa" (dinheiro), e não de fazer...

  • Gab = B

    Conceitos nos links.

    https://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=5495

    https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2384033/qual-a-diferenca-entre-obrigacoes-alternativas-e-obrigacoes-facultativas-denise-cristina-mantovani-cera

    https://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/1067/Obrigacao-de-dar

    Lembrando que o dinheiro está sob posse do sacado.

  • Se dei dei um cheque pós datado e sei que em data X ele será compensado, qual é minha obrigação?

    Dispor de fundo suficiente na data avençada, para que o banco efetue a devida compensação!

  • resumindo:

    emitente/ sacador (dono do dinheiro): obrigação de fazer

    sacado (banco): obrigação de dar

    beneficiário/ tomador: obrigação de não fazer

  • Questão interessante.

    Ao realizar o cheque pós-datado, o emitente, em tese, garante que naquele dia o valor estará disponível para o devido pagamento, tanto é que se houver a cobrança antes da data estipulada, é gerado um direito a indenização.

    Sendo assim, o emitente assume a obrigação de dispor do valor na data, caracterizando uma obrigação de fazer.

    Esse foi o meu raciocínio para responder, peço que se estiver equivocado, os colegas possam complementar a minha resposta.

    #UMAVAGAÉMINHA