-
GAB CERTO
Mergulhada numa crise política, econômica e humanitária, com sua principal fonte de geração de receitas, a PDVSA, a estatal de petróleo do país, arruinada por má gestão e corrupção patrocinada por gestores e agentes políticos, a Venezuela precisaria urgentemente aumentar sua produção do petróleo. Seria a única maneira de aumentar suas receitas. Quase toda a arrecadação do governo vem do petróleo.
https://g1.globo.com/economia/blog/joao-borges/post/2018/06/21/a-maldicao-do-petroleo-venezuela-nao-quer-aumento-da-producao.ghtml
-
A Venezuela é um país rico em petróleo, mas que passa por enormes dificuldades econômicas e políticas, com altos impactos sociais."
-
Corresponde a cerca de 95% das exportações. A extrema dependência do petróleo e, por consequência, do preço do produto no mercado externo é uma das principais causas da crise economica, além do controle de preços e do câmbio.
-
Isso mesmo. Certíssimo.
Venezuela torna-se a maior reserva de petróleo do mundo.
Segundo o relatório anual da Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep), divulgado em setembro deste ano, a Venezuela ultrapassou a Arábia Saudita em volume de reservas de petróleo cru. Com 296,5 bilhões de barris em seu solo, a Venezuela torna-se o número um no ranking dos países com maiores reservas de petróleo, posto ocupado tradicionalmente pela Arábia Saudita, que caiu para o segundo lugar, com 264,5 bilhões de barris.
Em relação ao relatório do ano passado, a Venezuela aumentou em 40% o número de suas jazidas. Já a Arábia Saudita permaneceu estável, por isso essa mudança no quadro mundial da distribuição de petróleo. Em terceiro lugar no ranking dos países com maiores jazidas aparece o Irã, com 151,1 bilhões de barris e, em quarto, o Iraque, com 143,1 bilhões de barris.
Ainda faltam estudos que avaliarão se todas essas novas jazidas de petróleo venezuelano são economicamente viáveis. Por hora a informação é recebida com cautela pelo mercado mundial.
O petróleo iniciou oficialmente a sua história na Venezuela em 1875, quando sua extração passou a ser sistemática e profissional, mesmo que ainda em modesta quantidade e retirada através de bombas manuais. No mesmo ano, criou-se também a primeira refinaria, que visava abastecer a iluminação pública e residencial. Mas antes mesmo que Colombo aportasse no continente, os nativos venezuelanos, que já conheciam o petróleo com o nome de “mene”, o utilizavam como cimento, impermeabilizante para as canoas ou combustível para a iluminação. No período colonial, o petróleo venezuelano foi descrito pela primeira vez em 1535, sendo levado até a Corte da Espanha para curar moléstias, tal como a gota. Em 1799 encontramos a primeira descrição científica do petróleo venezuelano juntamente com uma lista das principais jazidas de então. Em 24 de outubro de 1829, Simón Bolívar decretou que todas as minas eram de propriedade do Estado.
Continua em: http://comunicacao.fflch.usp.br/node/1618
-
A Venezuela é um país rico em petróleo...
-
Poderia se transformar em um ditador rsrs... tá de sacanagem. Ele é um ditador e não levou o país à estabilidade.
Gabarito: C
-
Vejam esta questão:
Q820496 Ano: 2017 Banca: Quadrix Órgão: CFO-DF Provas: CFO-DF - Administrador
A intensificação das migrações da Venezuela para o território brasileiro tem estreita relação com a crise econômica que atinge aquele país, detentor de uma das maiores reservas de petróleo do mundo. ( Certo )
-
Hum eu errei mas agora começa a fazer sentido o interesse dos EUA pela Venezuela.
-
A Venezuela é a maior reserva de petróleo do mundo, porem não possui uma boa qualidade, mesmo assim é bastante exportado.
-
-
Com as maiores reservas de petróleo do mundo, este produto é, de fato, a principal fonte de receitas do governo venezuelano. Com estimados 296,5 bilhões de barris em seu solo, a Venezuela passou a ocupar o posto que tradicionalmente pertencia à Arábia Saudita, que caiu para o segundo lugar, com 264,5 bilhões de barris, dentre as principais reservas petrolíferas do mundo.
Neste ranking, o Brasil aparece em 15º lugar. Ainda faltam, no entanto, estudos que avaliem se todas as jazidas de petróleo venezuelano são economicamente viáveis.
Resposta: Certo