SóProvas


ID
2807515
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Qual item financeiro pode ser considerado como renda variável?

Alternativas
Comentários


  • GAB: D


    A)Caderneta de poupança. Rendimento fixo por lei: 0,5% a.m. quando Selic for igual ou menor que 8,5% a.a. ou 70% do valor da Selic quando esta for maior de 8,5% a.a.;

    B)Títulos públicos pré e pós-fixados. Os títulos pré expressão um valor esperado de ganho fixo. Os pós fixados apesar de sua variação são geralmente agregador ao um fator fixo de ganhos minimo da inflação.


    C)Certificado de depósito bancário (CDB). São taxados no valor do CDI


    D) Contratos futuros de opções. Flutuam ao valor de mercado, logo não há uma taxa fixa.


  • Gabarito: letra D

    Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Os mais utilizados são: , fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, Commodities (, moeda e outros), derivativos (contratos negociados nas , de mercadorias, de futuros e assemelhadas), e imóveis (FIIs, especulação e retorno de aluguéis).

  • DAVA PRA MATAR COM O NOME DE COISA FUTURA E O FUTURO É INCERTO..RS

  • D

    Contratos futuros de opções.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Fernando Sousa

    As aplicações financeiras podem ser classificadas em 2 grandes grupos: mercado de renda fixa e de renda variável, a questão exigiu do candidato a identificação de um item financeiro de renda variável.

    ===

    A - Caderneta de poupança.

    • ERRADA.

    • A poupança é a mais popular aplicação, diversos brasileiros possuem algum valor na poupança, é uma aplicação com grande liquidez. As aplicações em poupança são cobertas pelo fundo garantidor de crédito até o valor de 250 mil reais.

    • A poupança é uma aplicação de renda fixa, pois sua rentabilidade está atrelada à taxa SELIC. Atualmente, caso a Selic (taxa básica do juros) esteja abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% do valor da taxa básica mais a Taxa Referencial (TR). Quando estiver maior do que 8,5% ao ano, o rendimento passa a ser de 0,5% ao mês mais a TR.

    ===

    B - Títulos públicos pré e pós-fixados.

    • ERRADA.

    • Quando sabemos, antecipadamente, quanto renderá uma aplicação dizemos que trata-se de um investimento prefixado. Quando não é possível saber qual será o rendimento do ativo já no ato da aplicação trata-se de um investimento pós-fixado.

    • Os títulos prefixados são aqueles em que o investidor já sabe qual a taxa de juros e, dessa forma, sabe quanto vai resgatar ao final. Os títulos pós-fixados são aqueles cuja remuneração é atrelada a um índice, como a taxa DI ou mesmo a própria Selic, que é o caso do Tesouro Selic. Podem também ser atrelados a inflação (IPCA).

    ===

    C - Certificado de depósito bancário (CDB).

    • ERRADA.

    • O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um tipo de depósito a prazo, privado e de renda fixa, é utilizado pelos bancos para captar recursos de investidores. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) pode possuir rentabilidade tanto prefixada quanto pós-fixada. 

    • Os CDB's com remuneração pré-fixada são títulos cuja rentabilidade final pode ser determinada no momento da aplicação. Os CDB's com remuneração pós-fixada são títulos cuja rentabilidade não pode ser determinada com momento da aplicação, pois sua remuneração está associada ao desempenho de indicadores da economia, como o CDI, SELIC, IPCA, entre outros.

    ===

    D - Contratos futuros de opções.

    • CORRETA.

    • Os contratos futuros são uma espécie de derivativo e como tal sujeitam-se as oscilações do mercado, não possuem uma taxa fixa atrelada a essas operações. São contratos de compra e venda em que as partes se comprometem a compra ou venda de um ativo no futuro a um preço determinado.

    • Opções sobre futuro: uma parte adquire de outra o direito de comprar (opção de compra) ou vender (opção de venda) contratos futuros de um ativo ou “commodities”, até ou em determinada data, por preço previamente estipulado.