SóProvas


ID
2807767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à organização administrativa do Estado e aos poderes da República Federativa do Brasil.

A CF permite a fusão de municípios, desde que autorizada por lei estadual e precedida por consulta em plebiscito às populações dos municípios envolvidos, após a divulgação de estudo de viabilidade municipal.

Alternativas
Comentários
  • § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual,

     

    A lei estudal cria, depois da lei federal ter autorizado..!! 

    essa questao vai ser anulada

  • Formação das unidades autônomas:
     
    Estados:
    1º) Plebiscito
    2º) Lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional
     
    Municípios:
    1º) Estudo de viabilidade Municipal
    2º) Plebiscito
    3º) Lei ESTADUAL
    4º) aprovação no prazo que Lei complementar Federal definir

     

    TEXTO CONSTITUCIONAL : 

     

    Art 18  § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal , e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscitoàs populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • GABARITO:C

     

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

     

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

     

    § 1º Brasília é a Capital Federal.

     

    § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.


    § 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.


    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. [GABARITO]

  • Não está faltando um requisito?

     

    Fusão/incorporação de Municípios:

     Plebiscito

     Lei Complementar Federal (dentro do período)

     Lei Estadual

     Estudo de Viabilidade

    CF/88, Art. 18, §4º.

     

    Por mais que a questão não peça que se esgotem diretamente os requisitos necessários, ao explicitar em seu enunciado a condição "desde que" ela se vincula às exigências necessárias listadas acima.
    Pensei assim ao resolver a questão. Errei bonito.

    Quem puder acrescentar com alguma informação, agradeço.

  • Q676562 Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auxiliar Técnico de Controle Externo 

     

    A fusão de dois municípios depende de consulta prévia, mediante plebiscito, das respectivas populações, após divulgação dos estudos de viabilidade municipal. GABARITO: CERTO

     

     

     

    Q867354 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: PC-MA Prova: Investigador de Polícia

     

    I O desmembramento de um município será determinado por lei municipal, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerá de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos, inexistindo a necessidade de divulgação prévia de estudos de viabilidade municipal na imprensa oficial. GABARITO: ERRADO

     

    II Os estados podem incorporar-se entre si, mediante a aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. GABARITO: CERTO

     

  • Tem que transformar num mantra, que incompleta para o CESPE não é errada.

  • Não concordo com o gabarito mesmo com a alegação de incompleto não ser errado.

    Quando a questão fala "DESDE QUE..." ela lista o necessário/suficiente para a fusão de Municípios - o que não é verdade, visto que falta um requesito que é estar dentro do período compreendido em LC Federal a qual ainda sequer existe.

    Eu entraria com recurso, vamos aguardar

     

     

  • CERTO.

     

    CF, Art. 18, §4 A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • Acertei porque me lembrei do mantra para provas do Cespe: "incompleto não é errado"

  • tem gnt copiando e colando o art 18 pra justificar a banca, mas nem se deram ao trabalho de ler oq estao copiando..haha

    o problema não tem NADA a ver com estar incompleta, mas sim no fato de dizer q a lei estadual AUTORIZA

     

    Prestam atenção na frase: "... autorizada por lei estadual..." 

    Agora me digam, onde diabos fala na CF que a lei estadual AUTORIZA???

     

    A lei estudal CRIA, depois da lei FEDERAL ter autorizado..!! 

     

     

  • Aí chega em outra prova o Cespe coloca como "ERRADA", sob o argumento de que a assertiva está incompleta. 

     

    Aff. 

     

    ¬¬'

  • GABARITO: CORRETO 

     

    ...

    ...

    CF/Art 18  § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal , e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscitoàs populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    ...

    ...

    1-Q935920 (05/10/2018) Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Técnico Ministerial - Área Administrativa. Julgue o item a seguir, relativo à organização administrativa do Estado e aos poderes da República Federativa do Brasil. A CF permite a fusão de municípios, desde que autorizada por lei estadual e precedida por consulta em plebiscito às populações dos municípios envolvidos, após a divulgação de estudo de viabilidade municipal.

    ...

    ...

    2-(Ano: 2016 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: Promotor de Justiça Substituto) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    3-(Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auxiliar Técnico de Controle Externo - Área Administrativa) A fusão de dois municípios depende de consulta prévia, mediante plebiscito, das respectivas populações, após divulgação dos estudos de viabilidade municipal.

    ...

    ...

    4-(Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: Prefeitura de Belo Horizonte – MG Prova: Procurador Municipal – adaptada) Conforme o entendimento do STF, para realizar o desmembramento de determinado município, é necessário consultar, por meio de plebiscito, a população pertencente à área a ser desmembrada, ASSIM COMO a população da área remanescente.

     

    “O presente caso exige, para além de uma interpretação gramatical, uma interpretação sistemática da Constituição, tal que se leve em conta a sua integralidade e a sua harmonia, sempre em busca da máxima da unidade constitucional, de modo que a interpretação das normas constitucionais seja realizada de maneira a evitar contradições entre elas. Esse objetivo será alcançado mediante interpretação que extraia do termo “população diretamente interessada” o significado de que, para a hipótese de desmembramento, deve ser consultada, mediante plebiscito, toda a população do estado-membro ou do município, e não apenas a população da área a ser desmembrada.”.

    (STF - ADI 2650, Relator(a):  Min. DIAS TOFFOLI, Tribunal Pleno, julgado em 24/08/2011, DJe-218 DIVULG 16-11-2011 PUBLIC 17-11-2011 EMENT VOL-02627-01 PP-00001 RTJ VOL-00220- PP-00089 RT v. 101, n. 916, 2012, p. 465-508)

  • Pois é, pois é, pois é, faltou um "PRÉVIA" após consulta!

    A fusão de dois municípios depende de consulta prévia, mediante plebiscito, das respectivas populações, após divulgação dos estudos de viabilidade municipal.

    Complementando: 

    São 3 as possibilidades de "junções entre entes" que confundem nossa cabeça:

    1) Estados que instituem Regiões Metropolitanas/aglomerações ou microregiões;

         2) Estados que se incorporam, se subdividem ou se desmembram;

            3) Municípios que são criados, incorporados, fundidos ou desmembrados.

     

     

    E a característica entre os 3 é que TODOS NECESSITAM DE UMA LEI COMPLEMENTAR!

    1) LC Estadual

        2) LC do Congresso + PLEBISCITO

           3) LC Federal definindo o período + LO formalizando a criação+ PLEBISCITO + Estudos de viabilidade

  • CERTO

     

    Medidas necessárias para a criação,incorporação, fusão e desmembramento de municípios:

     

    a) lei complementar federal (fixando prazos)

    b) estudos de viabilidade (devem ser divulgados)

    c) plebiscito (toda a população deve ser consultada)

    d) lei ordinária estadual (para formalizar)

     

     

    FONTE: Direito constitucional descomplicado, 15ª ed. 

  • Do jeito que falou parece que precisa só da lei estadual, quando na verdade também precisa da Lei complementar Federal.

    Questão ridícula. Eles pôem a resposta que querem. Aff

  • Coloquei errado porque a questão fala em "autorizada" e no texto constitucional fala que "far-se-á". Sei lá, achei que tivesse diferença...

  • Essa questão deve ser anulada, pois é a lei federal que autoriza e fixa o prazo. A lei estadual apenas formaliza a criação após o estudo prévio de viabilidade e o plebiscito com a população interessada.

  • Lei complementar federal (AUTORIZA)

    Lei ordinaria estadual (CRIA)

    Cespe sendo cespe, a questão deveria ser anulada!

  • questão deveria ser anulada... não está mais adiantando nem decorar a cf...

    cespe sendo cespe

  • Existe um detalhado trâmite a ser respeitado: 

    1. Publicação de lei complementar federal autorizando e estabelecendo prazo/período para materialização do ato.

    2. Divulgação de estudos de viabilidade municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    3. Prévia consulta, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos.

    4. Publicação de lei estadual, dentro do prazo/período estabelecido na lei complementar federal, criando, incorporando, fundindo ou desmembrando Município.

     

    Paulo Lépore

  • Não concordo , pois quem auoriza é lei complementar federal , a lei estadual é quem cria.

  • Questão incompleta para o cespe não é errada. Em nenhum momento, a questão restringeu com afirmações tais como: Somente ou apenas.

    De fato, faltou a parte "no período determinado por lei complementar federal", porém os municípios corretamente são autorizados por lei estadual. A supressão daquela parte não deixa a questão errada,porque prevalece o pensamento "cespiano" de que questão incompleta NÃO é errada. 

    Art. 18 § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei
    estadual
    , dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de
    consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação
    dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • Gabarito: certo

     

    Alteração na estrutura da federação

     

    1) Envolvendo estados: art 18, § 3°, CF

    - Aprovação da pop. interessada (plebiscito);

    - Aprovação do CN mediante lei complementar.

    * A edição da lei complementar é ato discricionário do CN.

    * População diretamente interessada abrange toda a pop. dos Estados envolvidos.

     

    2) Envolvendo municípios: art 18, § 4°, CF

    - Por lei estadual (dentro do período determinado por lei complementar);

    -Consulta prévia da população dos municícpios (plebiscito);

    - Após divulgação dos estudos de viabilidade.

  • A questão não é "incompleto não é errado", a questão é errada mesmo.

     

  • O "desde que" no enunciado impõe colocar todos os requisitos para a fusão de municípios. Está faltando a Lei complementar federal estabelecendo o prazo, portanto, incorreta. 

  • percebi que não dá pra encanar nessas questões, pq grande maioria que se prepara realmente erra essas palhaçadas do cespe... rsrs

  • Pessoal, na banca Cespe questão incompleta não é errada. Gab: Certo
  • É a típica questão de sorte.. Você estudou, sabe a matéria e ai se depara com isso.. Quem sabe a matéria fica em dúvida. A banca pode entender da maneira que ela quiser.. Tanto o gabarito certo quanto o errado cabem no caso, e a gente pode forçar a barra pra justificar qualquer um dos dois.

  • Ao meu ver a questão está correta. A lei Estadual é quem autoriza a criação, fusão, incorporação e desmembramento do município, no caso a lei federal apenas estabelece um prazo no qual podem ser criado, fundido, etc o município.

     

    CORRETA.

  • ah cara!, que banca chata!

  • CF/88 - art 18, § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 15, de 1996)

    Aí veja o que o cespe faz:

    a) Se ele marcar verdadeira eu digo que ele esqueceu do período da lei complementar federal;

    b) Se ele marcar falso eu digo que a questão está verdadeira e que faltando um requisito não torna alternativa falsa;

    -> É a típifica questão safada/injusta que serve tão somente para lascar o candidato sem qualquer objetivo de avaiação.

  • Art. 18, § 4º, CF: A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

    O fato de a questão não ter trazido todos os requisitos não a torna incorreta.  

    Gabarito: Certo. 

  • Gab: certo

    Gente, a questao tá incompleta..mas questao incompleta nao é errada...A nao ser q fosse de multipla escolha e tivesse uma mais completa

  • Só sei que  criei o municipio e  FU DI com PELLE

    FU são

    D esmembramento

    I ncorporação

     

    com PELLE

    P lesbecito

    E studo

    L ei complementar

    L ei Estadual

    #agora eu gravo!! ufa!!

  • Marquei errado por achar esta incompleta c cespe sempre faz!!!! mas dessa vez esta certakkk

  • Lembre-se que para o cespe questão incompleta não é errada

  • cespe = questão incompleta nao é errada!

    CF

     

    Art 18  § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei COMPLEMENTAR FEDERAL, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscitoàs populações dos Municípios ENVOLVIDOS, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

     

     

    Município = 04 REQUISITOS para criação/incorporação/fusão/desmembramento:

    → Plebiscito

    → Lei Complementar Federal (dentro do período)

    → Lei Estadual

    → Estudo de Viabilidade

     

  • O gabarito preliminar foi mantido? Absurdo!

  • não entendi pq o pessoal diz que a lei complementar autoriza. onde tá escrito isso na constituição???????  a única coisa q vi foi q está incompleta.;

  • Um Pouquinho de raciocínio logico, meus irmãos!

    Se é no periodo de determinado por lei federal, ou seja, a lei federal autorizando, aí depois do Estudo de viabilidade, Plebiscito é que vem a lei estadual criando

     

    Nunca nessa terra de meu Deus que lei Estadual Cria.

  • Vai rezar no monte, Daciolo!

  • CRIACAO DE MUNICIPIOS: 5 REQUISITOS 

     

    1.EDICAO DE LEI COMPLEMENTAR FEDERAL; 

    2.LEI ORDINARIA FEDERAL; 

    3.ESTUDOS DE VIABILIDADE MUNICIPAL;  

    4.PLEBISCITO;  

    5.LEI ORDINARIA ESTADUAL; 

     

    AVANTE!!!! NAO DESISTAM... 

  • Questão passível de anulação. 

     

    O texto da CF diz que "a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Município FAR-SE-ÃO por lei estadual", e não que lei estadual AUTORIZARÁ referidos procedimentos.

  • CERTO!

     

    CF88 - Art 18

     

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. 

  • Como os colegas falaram na questão q935918, no CESPE questão incompleta está correta. É rir pra não chorar!

  • Tomar que lei etadual autoriza fusao de município  por certo é tão ABSURDO quanto afirmar que lei autoriza autarquia e que lei cria sociedade de economia mista!!
     

    -----
    Antes que alguem diga q eu to ensinando errado, o certo é:
    Autarquia a lei cria.
    Socideade de economia mista a lei autoriza.
     

  • "tá loco!" essa lei estadual vai rolar dentro do prazo estipulado por lei complementar federal. Se não "tiver" essa lei complementar federal , lei estadual para essa finalidade nem deve ser cogitada. 

  • Na questão, fica o candidato se perguntando se a ausência da menção à lei complementar federal estipulando prazo torna a questão errônea. Concluí que sim, já que é condição de validade do ato. Resultado: Errado! hahaha


    Questão com selo CESPE de confusão.

    Daqui a 5 anos vejo o examinador questionando:

    "Em que eu estou pensando agora?"

  • FIQUEI CONFUSA AGORA

  • Concordo com Daciolo Concurseiro. A lei federal é pra estipular período, a criação que é por lei estadual.

  • Certo. 

     

    CF/88 

    Art. 18 § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • Como sempre...questão incompleta não é errada para a CESPE.

  • Essa questão, caso fosse objeto de impugnação, estaria errada, visto que omitiu o prazo da Lei Complementar Federal.

  • CORRETA

    Apesar de omitir o prazo da lei complementar federal, a questão deve ser vista como certa, uma vez que questão incompleta

    não é errada para o CESPE.

    ---------------------------------------------------------

    Art. 18 § 4º - A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

  • Essa questão foi anulada pelo cespe!

    QC...altera aqui!

  • Putz. Só dúbias interpretações nessa prova. De 4 questões errei 3. Tá lasca.

  • dentro do período determinado por Lei Complementar Federal

     

     

    Nao citou esta parte

  • Ela esta incompleta e caso nao fosse anulada, seria errada. Precisava informar sobre a Lei Complementar que dar esse espaço.
  • Ver Municípios putativos.

  • JANAINA S,

    Excelente mnemônico!!!!!

  • CRIAÇÃO, INCORPORAÇÃO, FUSÃO E DESMEMBRAMENTO DE MUNCÍPIOS:

    >>> far-se-ão por LEI ESTADUAL;

    >>> dentro do período determinado por LEI COMPLEMENTAR FEDERAL;

    >>> consulta prévia mediante PLEBISCITO;

    >>> ESTUDOS DE VIABILIDADE MUNICIPAL devidamente publicados.

    (Parágrafo 4º, Art. 18, CF/88)

  • PQ foi anulada?

     

  • falei q seria anulada...hahah

     

  • Essa questão não deveria ser anulada, e sim considerada incorreta, pois omite algo fundamental para tal: a lei estadual deve ser feita dentro do período determinado por lei complementar federal.

  • Já resolvi questões incompletas piores do que essa, aí o Cespe vem e anula. Te decide kct!

     

     

  • pra eu está incompleta, mas não está errada.

  • Justificativa CESPE:

    A fusão de municípios deve ser feita por lei estadual, dentro do prazo definido por lei complementar federal. 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MP_PI_18/arquivos/MP_PI_18_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAES_DE_GABARITO.PDF

  • Por que anularam, Jesus? Por mim está ok ok

  • Da forma que foi colocada a questão, da-se-á a entender que só o povo envolvido querendo já se podem fazer um novo município, porém, necessita ainda de uma lei complementar estatal. Questão está incompleta, sendo assim numa alternativa de C ou E, considero ela errada.

  • Até o CESPE RECONHECEU QUE A QUESTÃO TA ERRADA, E UM MONTE DE REPROVANDO DIZENDO QUE A QUESTÃO TA CERTA. AAHHH ME POUPE... SE POUPE... NOS POUPE.

  • cade o prazo da lei complementar federal ?
  • A fusão de municípios deve ser feita por lei estadual, dentro do prazo definido por lei complementar federal, mediante consulta prévia por plebiscito e estudos de viabilidade municipal devidamente publicados.

  • § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.         

    Justificativa da anulação:

    A fusão de municípios deve ser feita por lei estadual, dentro do prazo definido por lei complementar federal. 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MP_PI_18/arquivos/MP_PI_18_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAES_DE_GABARITO.PDF

  • A fusão de municípios deve ser feita por lei estadual, dentro do prazo definido por lei complementar federal. 

  • Tá certa mesmo, a omissão nesse caso de "dentro do prazo da Lei Complementar" mantém a assertiva correta, ao meu ver nem precisaria anular, quem tá a muito tempo estudando sabe que a omissão na cespe não implica em erro.