SóProvas


ID
2807905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao orçamento público.


O orçamento-programa, que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O orçamento TRADICIONAL, que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

  • ERRADA.

     

    Resumo de orçamento programa

     

    1. O orçamento é o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização.

    2. A alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas.


    3. As decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas das alternativas possíveis.


    4. Na elaboração do orçamento são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.


    5. A estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento.


    6. Principal critério de classificação: functonal-programático.


    7. Utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.


    8. O controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.

     

    Fonte: (Orçamento Público, Giacomoni) 

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  •  

    Orçamento tradicional (ou clássico): voltado para o perfil contábil, negligenciando objetivos e metas sociais. 

     

    No orçamento tradicional/clássico as projeções de gastos são estabelecidas considerando-se os orçamentos dos anos anteriores, isto é,  baseia-se em dados históricos. Esse procedimento normalmente gera resultados com as mesmas falhas e erros cometidos no passado.
    No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.

     

    B- Orçamento de base zero: questiona todas as despesas, inclusive as que não ultrapassam o limite de gastos, não se associando à ideia de direito adquirido; busca maior eficiência nos gastos, mas se demonstra bastante oneroso e lento. A metodologia do Orçamento Base Zero não é adotada no Brasil

     

    C- Orçamento-programa: voltado para as demandas da sociedade; apresenta um perfil gerencial, considerando o cidadão como cliente.

     

    E- Orçamento participativo: aquele que conta com maior participação da sociedade. Destaca-se que isso não exime a responsabilidade do Poder Legislativo na aprovação orçamento.

    • Orçamento de desempenho: o enfoque é nos resultados, e não se observa vinculação a um instrumento de planejamento.

     

    • Orçamento incremental: apresenta a mesma estrutura, realizando apenas acréscimos ou decréscimos quantitativos; não acompanha a dinâmica do mercado em termos qualitativos, mas, sim, quantitativos.
     

  • GABARITO: ERRADO

    Negativo! Questão batida e vocês já estão cansados de saber que o enunciado tratou sobre o ORÇAMENTO - TRADICIONAL. O Orçamento Programa é o atual e mais moderno Orçamento Público. Está intimamente ligado ao planejamento, e representa o maior nível de classificação das ações governamentais: ele expressa o compromisso e as ações do governo para a sociedade, pois indica com clareza os objetivos da nação. O Orçamento Programa é um plano de trabalho que integra – numa concepção gerencial - planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. A ênfase do orçamento-programa é nas realizações, e a avaliação de resultados abrange a eficácia (alcance das metas) e a efetividade (análise do impacto final das ações). É a única técnica que integra planejamento e orçamento e, como o planejamento começa pela definição de objetivos, não há Orçamento Programa sem definição clara de objetivos. Essa integração é feita através dos "programas", que são os ''elos de união" entre planejamento e orçamento. Levem para a prova que, atualmente diz-se que o Orçamento Programa é o elo entre planejamento, orçamento e gestão, portanto, no Orçamento Programa a ênfase é no que se realiza e não no que se gasta.

     

  • Orçamento programa:  Esse orçamento foi determinado pela Lei n" 4.320/1964, [...] mas foi apenas com a edição do Decreto no 2.829/1998 e com o primeiro PPA 2000-2003 que se tornou realidade. O Orçamento Programa é o atual e mais moderno Orçamento Público. O Orçamento Programa é um plano de trabalho que integra - numa concepção gerencial - planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. A ênfase do orçamento-programa é nas realizações e a avaliação de resultados abrange a eficácia (alcance das metas) e a efetividade (análise do impacto final das ações).

  • Errada

    Orçamento programa: Estratégico, foco no planejamento,  e resultados

    Orçamento tradicional: ( do que fala a questão): Um mero instrumento contábil

  • Errada! Essa é a descrição do Orçamento Tradicional ou Clássico.

     

  • O orçamento programa consiste em instrumento de integração entre um planejamento de médio/longo prazo e a execução desse planejamento. Essa técnica orçamentária busca compatibilizar as ações governamentais segundo um planejamento previamente definido, tornando-se mais do que uma peça contábil, mas um instrumento de efetivação de políticas públicas, com metas e objetivos bem definidos, podendo ser avaliado segundo indicadores.

     

    Gabarito: Errado
    exponencial

  • A questao está errada, é só tirar o nome orçamento programa e colocar orçamento tradicional que fica certa.

    Bons estudos!

     

     

  • O orçamento tradicional, que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

  • Orçamento programa: elaborado em cada ano, programa plurianual. Estabelece objetivos e quantifica metas do Governo, proporciona racionalidade e eficiência da Administração Pública.

  • ERRADO 

    Orçamento tradicional  é uma peça meramente contábil – financeira –, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do governo, baseando-se no orçamento anterior. Portanto, somente um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.

     

    Orçamento-Programa: instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados. Privilegia aspectos gerenciais e o alcance de resultados.

     

    Integração entre planejamento e orçamento;

    Visa a objetivos e metas

    Consideram-se as análises das alternativas disponíveis e todos os custos

    Ênfase nos aspectos administrativos e de planejamento

    Classificações principais: funcional e programática

    Utilização sistemática de indicadores para acompanhamento e aferição de resultados

    Controle--> eficiência, eficácia e efetividade;

    Integração entre planejamento e orçamento.

     

  • ORÇAMENTO- PROGRAMA  -  O orçamento-programa está intimamente ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar. A ênfase é nos objetivos a realizar. Esta é a técnica orçamentária utilizada no Brasil atualmente e é obrigatória para todas as unidades da Federação. Foi legalmente implementada no Brasil mediante sua inclusão na Lei no 4.320/1964.

     

    ORÇAMENTO CLÁSSICO/TRADICIONAL - No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.

    MACETE: CLÁ$$ICO --> ÊNFASE NO GA$TO

     

    ORÇAMENTO DE DESEMPENHO - Orçamento com base no desempenho organizacional significa que as Unidades Gestoras seriam contempladas com recursos orçamentários conforme o desempenho no exercício anterior. Se caracteriza por apresentar o orçamento sob duas perspectivas: o objeto do gasto e um programa de trabalho.

     

    ORÇAMENTO BASE ZERO - A metodologia do Orçamento Base Zero não é adotada no Brasil. Sua ideia básica é a de que cada unidade da Administração Pública, a cada ano, ao elaborar sua proposta orçamentária, deve justificar o quanto e para que deve gastar os recursos que estão sendo pleiteados. A maior preocupação do Orçamento Base zero é justificar o porquê da despesa, se deve ou não gastar esse ou aquele recurso e em qual programa ou projeto.

     

    ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente quanto ao orçamento de investimentos, como exemplo a construção de unidades hospitalares e aquisição de bens. 

     

    ORÇAMENTO INCREMENTAL - Nesse tipo de orçamento, a definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programas, ações, órgãos ou despesas é feita mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item de despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior, ou com pequenos ajustes. Assim, as ações e os programas estabelecidos no passado tendem a permanecer inalterados ao longo do tempo e o orçamento acaba não refletindo as novas necessidades e prioridades da sociedade.

  • O orçamento tradicional, que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

    Q756223:

    O orçamento-programa detalha as despesas e as atividades programáticas de um ente estatal, incluindo minimamente os objetivos e propósitos da instituição em questão, os programas necessários para o atingimento desses objetivos, os custos programáticos e as medidas de desempenho.

    Gab: Certo.

    OBS:

    Orçamento base zero: processo de elaboração de orçamento que exige dos gestores, a cada novo exercício, a justificativa detalhada dos recursos solicitados.

  • gab.: E

     

    O orçamento da questão é o tradicional.

     

    O orçamento programa:  detalha as despesas e as atividades programáticas de um ente estatal, incluindo minimamente os objetivos e propósitos da instituição em questão, os programas necessários para o atingimento desses objetivos, os custos programáticos e as medidas de desempenho.

  • Gabarito Errado.

     

    Ele misturou algumas coisas do orçamento programa com o orçamento tradicional.

     

    ORÇAMENTO TRADICIONAL X ORÇAMENTO-PROGRAMA

                                               

    TRADICIONAL               

    ---- >Dissociação entre planejamento e orçamento

    ---- >Visa à aquisição de meios

    ---- >Consideram-se as necessidades financeiras das unidades

    ---- >Ênfase nos aspectos contábeis

    ---- >Classificação principal por unidades administrativas e elementos

    ---- >Acompanhamento e aferição de resultados praticamente inexistentes

    ---- >Controle da legalidade e honestidade do gestor público

     

    Orçamento programa

    ---- >Integração entre planejamento e orçamento

    ---- >Visa a objetivos e metas

    ---- >Consideram-se as análises das alternativas disponíveis e todos os custos

    ---- >Ênfase nos aspectos administrativos e de planejamento

    ---- >Classificações principais: funcional e programática

    ---- >Acompanhamento e aferição de resultados praticamente inexistentes

    ---- >Utilização sistemática de indicadores para acompanhamento e aferição dos resultados

    ---- >Controle visa à eficiência, eficácia e efetividade

  • O orçamento-CLASSÍCO OU TRADICIONAL , que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos. ERRADA A QUESTÃO 

  • Tal conceito trata-se do orçamento  tradicional/clássico. 

  • Orçamento programa: instrumento de gestão.

     

    Gabarito: errado

  • 1) Orçamento Tradicional / Clássico / Inglês - Peça meramente contábil, sem nenhuma espécie de planejamento. Somente documento de previsão de receitas e despesas;


    2) Orçamento Base Zero - Detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item fosse nova iniciativa do governo (Ex: LOA);


    3) Orçamento Desempenho por Realizações - Ênfase reside no desempenho organizacional, porém, há desvinculação entre planejamento e orçamento;


    4) Orçamento-Programa - Instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades. Estabelecimento de objetivos e metas (= alcance de resultados)


    5) Orçamento Participativo - Participação real da população e alocação dos recursos de forma eficiente. Isso ocorreu principalmente nos Municípios.

  • ERRADO

     

     

    Quando falar em necessidade contábil-financeira, será então o Orçamento Tradicional ou Clássico.

     

     

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Economista

    O orçamento tradicional ou clássico adotava linguagem contábil-financeira e se caracterizava como um documento de previsão de receita e de autorização de despesas, sem a preocupação de planejamento das ações do governo.(C)

     

    ---------             ------------------

     

     

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TCE-RN Prova: Auditor

    As necessidades financeiras das unidades organizacionais são consideradas na elaboração do orçamento denominado clássico ou tradicional.(c)

     

     

    '' Fé em Deus ''

  • Essa prova do MPE PI o Cespe estava até bonzinho!!! Risos!!!

  • GABARITO: ERRADO

     

    A QUESTÃO FAZ REFERÊNCIA AO ORÇAMENTO TRADICIONAL / CLÁSSICO.

     

    *ORÇAMENTO TRADICIONAL ou CLÁSSICO: Preocupava-se com os meios (EFICIÊNCIA) previsão de receita e fixação de despesa.

    *ORÇAMENTO DESEMPENHO: Preocupava-se com que o governo faz (EFICÁCIA), com os resultados.

    *ORÇAMENTO-PROGRAMA: Preocupa-se com a (EFETIVIDADE), com os objetivos a serem alcançados e com a satisfação do cidadão.

       

    ORÇAMENTO TRADICIONAL OU CLÁSSICO:

       

    . Foco nos gastos, no controle contábil dos valores que serão gastos.

    . Mera peça contábil, voltado aos aspectos contábeis, numéricos e quantitativos.

    . Dissociado de um planejamento (orçamento desvinculado do plano de governo).

    . É um instrumento de controle político do Legislativo sobre o Executivo.

    . É contrário ao crescimento das despesas públicas e a favor do equilíbrio financeiro.

    . Orçamento Tradicional foi rotulado de “Lei de Meios”, não preocupava-se com os fins (resultados).

    . Era um documento de previsão de receitas e autorização de despesas com ênfase no gasto, no que se comprava. . Esse orçamento refletia apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas.

    . Não havia preocupação com o planejamento ou com as necessidades da população.

    . O aspecto jurídico do orçamento era mais valorizado que o aspecto econômico.

    . Consideravam-se os orçamentos dos anos anteriores, pois se baseavam em dados históricos.

    . Esse procedimento normalmente gerava resultados com as mesmas falhas e erros do passado.

    . O aspecto econômico tinha posição secundária.

    . Voltado para o perfil contábil, negligenciando objetivos e metas sociais do governo.

     

     

    LCRapostilas@gmail.com

    https://www.facebook.com/groups/1798217603800875/?ref=bookmarks

  • Orçamento TRADICIONAL:
    *Dissociação entre planejamento e orçamento;
    *visa à aquisição de meios;
    *consideram-se as necessidades financeiras das entidades;
    *ênfase nos aspectos contábeis;
    *classificação principal por unidades administrativas e elementos;
    *acompanhamento e aferição de resultados praticamente inexiste; e
    *controle de legalidade e honestidade do gestor

     

    Orçamento PROGRAMA:
    *Integração entre planejamento e orçamento;
    *visa a objetivos e metas;
    *consideram-se as análises das alternativas disponíveis e todos os custos;
    *ênfase nos aspectos administrativos e de planejamento;
    *classificações principais: funcional e progmática;
    *utilização sistemática de indicadores para acompanhamento e aferição dos resultados; e
    *controle visa à eficiência, eficácia e efetividade.

  • Orçamento Tradicional ou Clássico: é uma peça meramente contábil – financeira –, sem
    nenhuma espécie de planejamento das ações do governo, baseando-se no orçamento
    anterior. Portanto, somente um documento de previsão de receita e de autorização de
    despesas.

    • Orçamento-Programa: instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da
    identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento
    de objetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados. Privilegia
    aspectos gerenciais e o alcance de resultados.

     

    Prof. Sérgio Mendes 

  • ORÇAMENTO TRADICIONAL:

    Nesse tipo de orçamento não havia nenhuma preocupação com as reais necessidades da administração ou da população, e não se consideravam objetivos econômicos e sociais. É um planejamento dissociado do planejamento.Além disso, era corrigido monetariamente de acordo com o que se gastava no exercício anterior. Sua principal característica: dar ênfase aos objetos de gasto.

  • ORÇAMENTO PROGRAMA = ESTRATEGICO FOCA NOS RESULTADOS EFICIENCIA ETC
    O ELO SERIA O PROGRAMA QUE UNE O PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO!

    ORÇAMENTO TRADICIONAL =MERO INSTRUMENTO CONTABIL. SO PREVISOES DE RECEITAS E GASTOS

    ORÇAMENTO DESEMPENHO POR REALIZACOES=ENFASE NO DESEMPENHO DA ORGANIZAO POREM
    NAO TEM VINCULO ENTRE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

    ORÇAMENTO PARTICIPATIVO=PARTICIPACAO E REMANEJAMENTO DE RECURSOS
    ORÇAMENTO BASE ZERO = EXPLICAR O PQ DE GASTAR E PRA QUE GASTAR
    ORÇAMENTO INCREMENTAL =MANTÉM O ORÇAMENTO E SÓ FAZ REAJUSTES


     

  • É mentiraaaa...

    orçamento-programa é um instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados.

    Gab. ERRADO

  • Gabarito: Errado

     

    O orçamento programa constitui modalidade de orçamento em que a previsão dos recursos financeiros e sua destinação decorrem da elaboração de um plano completo.

    O orçamento programa foi introduzido no Brasil através da Lei 4320/64 e do Decreto-Lei 200/67.

    A CF/88 implantou definitivamente o orçamento programa no país, ao estabelecer a normatização da matéria orçamentária através do PPA, da LDO e da LOA, ficando evidente o extremo zelo do constituinte para com o planejamento das ações de governo.

  • Essa questão foi tranquila porque o examinador recebeu cosme e damião na rua...

  • errada esse conceito se refere ao orçamento tradicional ou clássico...

  • Orçamento-Programa - Instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades. Estabelecimento de objetivos e metas (= alcance de resultados)

  • ESTE É O CLASSICO OU TRADICIONAL

    GAB E

  • ORÇAMENTO PROGRAMA: ELO ENTRE O PLANEJAMENTO E AS AÇÕES EXECUTIVAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; ÊNFASE NA CONSECUÇÃO DE OBJETIVOS E METAS ONDE SÃO CONSIDERADOS OS CUSTOS DOS PROGRAMAS DE AÇÃO E CLASSIFICADOS A PARTIR DO PONTO DE VISTA FUNCIONAL-PROGRAMÁTICO.


    VISA MAIOR RACIONALIDADE E EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A AMPLIAR A VISIBILIDADE DOS RESULTADOS E BENEFÍCIOS GERADOS PARA A SOCIEDADE, BEM COMO ELEVAR A TRANSPARÊNCIA NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS.


    FERREIRA, Marcelo Adriano. Administração financeira e orçamentária: para os concursos de técnico e analista. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 84-85.


  • GAB Errado.

    Se liga no trecho: sem nenhum planejamento de ação do governo, logo, não pode ser orçamento programa.

  • Orçamento tradicional.

  • ERRADA

     

    O ORÇAMENTO PROGRAMA NÃO É UMA PEÇA CONTÁBIL.

     

    PEÇA CONTÁBIL = ORÇAMENTO TRADICIONAL/ CLÁSSICO /INGLÊS

     

    CARACTERÍSTICAS DO ORÇAMENTO PROGRAMA:

    - INTRODUZIDO PELA LEI 4.320/64

    - EFETIVADO EM 1998 PELO DECRETO 2.829

    - CRIADO NOS EUA, DÉCADA DE 50.

    - VINCULADO AO PLANEJAMENTO.

    - FOCO NA QUALIDADE, DESEMPENHO, AVALIZAÇÃO, EFETIVIDADE...

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA 


    A técnica orçamentária na qual a estrutura do orçamento dá ênfase aos aspectos contábeis de gestão é a do orçamento tradicional.

    CERTO

  • O orçamento TRADICIONAL, que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

  • Errado!

    O orçamento programa que estabelece metas e objetivos governamentais, estruturados em planos e programas a serem realizados em determinado período, em conjugação com o sistema de planejamento das finanças.

  • ERRADO!

    O orçamento-programa é aquele elaborado com base nos programas de trabalho

    de governo que serão executados durante o exercício financeiro. O orçamentoprograma

    é o chamado orçamento moderno. A LOA atualmente é chamada de

    orçamento-programa.

  • GABARITO ERRADO.

    O orçamento tradicional é o que não possui nenhuma preocupação com o planejamento. É uma mera peça contábil-financeira.

  • Meramente não.

    Importante peça contábil

  • O orçamento tradicional é que constitui uma mera peça contábil.

  • ORÇAMENTO PROGRAMA

    ● Finalidade: Controle político, Instrumento da Administração e Intervenção na economia.

    ● Ênfase: Realizações e resultados (Eficácia e Eficiência).

    ● Eixo de união entre planejamento e orçamento.

    ● Identificação clara de objetivos.

    ● Utilização sistemática de indicadores.

    ● Indicação do curso total dos programas.

    ● Avaliação e análise técnica das alternativas.

  • está se referindo ao orçamento TRADICIONAL

  • Orçamento Programa

    Orçamento que estabelece metas e objetivos governamentais, estruturados em planos e programas a serem realizados em determinado período, em conjugação com o sistema de planejamento das finanças.

  • GABARITO: ERRADO

    TIPOS DE ORÇAMENTO:

    Orçamento Clássico/Tradicional: Apenas se preocupa com aspecto jurídico para controle político, prevendo receitas e fixando despesas. Sua principal preocupação era mostrar como e com o que está sendo gasto os recursos públicos.

    Orçamento de Desempenho (Realização): Enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si.

    Orçamento Base Zero (Estratégia): Ênfase na eficiência, considerando que as despesas são novas a cada ano, tendo todas elas que ser justificadas e exigindo, assim, maior comprometimento e chances em atingir objetivos e metas. Parte-se do zero a cada ano.

    Orçamento-Programa (Moderno): Instrumento de planejamento do governo. Ênfase nas realizações, portanto na efetividade. Elo entre planejamento, orçamento e gestão. Objetiva o planejamento e por mais que sirva para prestar contas, este não é o seu objetivo.

    Orçamento Participativo: Participação real da população nos processos, democratizando a relação Estado e Sociedade. Ocorre perda de flexibilidade. Maior rigidez na programação de investimentos. A legalidade e o Legislativo não deixam de ter sua participação

    FONTE: QC

  • GABARITO ERRADO

  • O CORRETO é:

    O orçamento-tradicional, que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O orçamento programa é um plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução. O orçamento-programa representa o plano de trabalho do governo no qual são especificadas as ações concretas que se pretende realizar durante um exercício financeiro.

    O orçamento programa é a única técnica orçamentária que promove uma integração entre PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO, logo está intimamente ligado aos objetivos que o governo pretende alcançar.

    A ênfase é nos resultados, ou seja, nos objetivos a serem realizados

    Fonte: Professor José Wesley. AFO. Introdução ao Orçamento Público. grancursosonline.com.br

  • ERRADO

  • Gabarito: Errado

    O conceito da questão retrata sobre o orçamento tradicional/clássico.

  • ERRADO SERIA O TRADICIONAL;

  • O orçamento programa é a única técnica orçamentária que promove uma integração entre PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO, logo está intimamente ligado aos objetivos que o governo pretende alcançar. A ênfase é nos resultados, ou seja, nos objetivos a serem realizados.

  • A questão pede o conhecimento do assunto ESPÉCIES DE ORÇAMENTO, especificamente sobre Orçamento Tradicional ou Clássico.

    De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Orçamento Tradicional é o processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.

    Havia a dissociação entre Plano e Orçamento, faltando assim o planejamento das ações de governo. Além disso, os administradores só se preocupavam com as necessidades financeiras das unidades organizacionais ou administrativas. Não havia acompanhamento dos resultados.

    Características do Orçamento Tradicional ou Clássico que podem ser cobradas em prova:

    - pedido de autorização de gastos;

    - despreocupação em atender às necessidades da população;

    - despesas com manutenção da estrutura estatal – visa aquisição de meios;

    - ênfase nos aspectos contábeis;

    - controle de legalidade e de honestidade do gestor – Controle Político;

    - só previsão de receitas e autorização de despesas;

    - predomina incrementar o orçamento; e

    - prevalece o aspecto jurídico ao aspecto econômico.


    Conforme a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Orçamento Programa é originalmente, sistema de planejamento, programação e orçamentação, introduzido nos Estados Unidos da América, no final da década de 50, sob a denominação de PPBS (Planning Programning Budgeting System). Principais características: integração, planejamento, orçamento; quantificação de objetivos e fixação de metas; relações insumo-produto; alternativas programáticas; acompanhamento físico-financeiro; avaliação de resultados; e gerência por objetivos.

    Seguem as principais características do Orçamento-Programa:

    . classificação Funcional-Programática (Portaria 42/1999);

    . integração planejamento e orçamento;

    . identificação dos programas de trabalho, projetos e atividades;

    . maior precisão na elaboração dos orçamentos;

    . estabelecimento de objetivos e metas;

    . previsão de custos;

    . aspectos gerenciais;

    . foco no resultado;

    . ênfase aspectos administração e de planejamento;

    . utilização de indicadores para acompanhar os resultados e padrões de medição;

    . controle eficiência, eficácia e efetividade - necessidades da população;

    . análise técnica do orçamento;

    . gasto deve estar vinculado a uma finalidade pública; e

    . pode ser utilizada para algumas despesas a técnica incremental.


    Portanto, o item trata de forma incorreta o modelo do Orçamento-Programa. A banca apresenta características que encontram-se dentro do contexto do Orçamento Tradicional.

    Gabarito do professor: ERRADO.

  • ERRADO

    ESTÉ É O TRADICIONAL CLASSICO

    O PROGRAMA É A UNICA TÉCNICA ORÇAMENTARIA QUE PROMOVE UMA INTEGRAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO .COM ENFASE NOS RESULTADOS

  • ERRADÍSSIMO

  • Errado

    Conceito do Orçamento Tradicional ou Clássico.

    Que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

  • O orçamento-programa é instrumento de planejamento, controle e gestão caracterizado por múltiplos aspectos, sendo eles: político, econômico, jurídico, financeiro e contábil.

    Portanto, assertiva ERRADA.

  • ERRADO

    CLÁSSICO OU TRADICIONAL

  • A questão está falando do Orçamento Tradicional.

  • continuo não entendendo nada...

  • continuo não entendendo nada...

  • vou nem tentar kkkkkkkkkk

  • vou nem tentar kkkkkkkkkk

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Gab: Errado.

    Retificando: O orçamento TRADICIONAL, que é o orçamento público no qual constam apenas a previsão da receita e a fixação da despesa, constitui uma peça meramente contábil-financeira, sem nenhum planejamento de ação do governo, voltada preferencialmente às necessidades dos órgãos públicos.

  • ORCAMENTO TRADICIONAL

    • Técnica orçamentária de previsão de receita e autorização de despesas cuja ênfase é no gasto;

    • É explicitada apenas UMA dimensão do orçamento: o objeto de gasto;

    • Nessa técnica, o orçamento reflete apenas os meios que o Estado dispõe para executar suas tarefas;

    • Finalidade: controle político do Legislativo sobre o Executivo;

    Não há preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população;

  • ORÇAMENTO PROGRAMA

    • Tem uma concepção mais gerencial;

    • Está mais intimamente relacionado ao planejamento;

    • Trata-se de um plano de trabalho que faz a integração entre planejamento e orçamento e possui objetivos e metas a alcançar;

    • Ênfase dessa técnica orçamentária: nas realizações e a avaliação de resultados possui abrangência tanto na eficácia (alcance das metas) quanto na efetividade (análise do impacto final das ações);

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkk