SóProvas


ID
2807917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao orçamento público.


O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal confere ao plano plurianual (PPA), à lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e à lei de orçamento anual (LOA) atuações integradas: o PPA estabelece o planejamento de longo prazo; a LOA fixa o planejamento de curto prazo; a LDO estabelece a ligação entre o PPA e a LOA.

Alternativas
Comentários
  • POLEMICA!!! Não concordo, ja fiz algumas questões do cespe falando que seria o PPA médio prazo. Mas há entendimentos na doutrina.

     

    De acordo com o prof do exponencial: O processo de planejamento e orçamento vigente no Brasil é composto de um instrumento de médio/longo prazo, o qual é referência para os demais instrumentos de curto prazo: LDO e LOA.
    De acordo com o prof do IMP: A questão é absurda e deveria ser Médio prazo.
    Ou seja, "pode ser" que cespe anule ou troque de gab. Vamos esperar o gabarito oficial...
    GAB preliminar ta como CORRETO
    Atualizando: GAB OFICIAL: ERRADO 

  • CERTO?

     

    Gabarito sugerido: ERRADO

     

    PPA------------> Médio prazo

     

    LDO e LOA----> Curto prazo

     

     

    Se fosse na matéria Administração Geral, aí sim, mas em AFO não é de longo prazo não. Em um dos livros de Adm. Geral, Renato Fenili define o PPA como de lonfo prazo, no entanto no estudo de AFO o MTO consagra o PPA como de médio prazo. A abordagm de uma matéria não se confinde com outra.

  • PPA > MÉDIO PRAZO 

     

    LDO E LOA > CURTO PRAZO

     

    COMPLEMENTANDO  : 

     

    → IMAGINE ESSA SITUAÇÃO  : 

     PPA > HOMEM 

    LDO - PADRE QUE VAI REALIZAR O CASAMENTO DOS DOIS ... REALIZARÁ  UNIÃO ENTRE OS DOIS 

    LOA - MULHER  

    ----------

     

     

    QUEM FEZ O CONCURSO PODE ENTRAR COM RECURSO SEM PENA ! 

  • GABARITO: ERRADO (atualizado em 15/10/2018)

    ALTERADA CONFORME A SOLICITAÇÃO NO RECURSO --> ERRADA

    O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal compreende as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos, e de realização de estudos e pesquisas socioeconômicas. Essa questão pode nos dar dor de cabeça por causa de uma palavrinha: LONGO! Isto porque o PPA é o instrumento de planejamento de MÉDIO prazo do governo federal. Ele abrange não só o montante relativo aos dispêndios de capital, mas também objetivos, iniciativas e metas físicas que devem ser alcançados até o final do período.Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. De fato, não só a doutrina afirma como a própria banca CESPE assim o entende, vejamos:

     

    CESPE 2013 INPI (ANALISTA DE PLANEJAMENTO - GESTÃO FINANCEIRA)

    O planejamento de médio prazo do governo, 4 anos, é traduzido por meio do PPA, cuja integração com a LOA é realizada pela LDO.(CERTO).

    CESPE 2012 FNDE (ESPECIALISTA EM FINANCIAMENTO E EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS)

    O PPA é o documento em que é representado o planejamento de médio prazo do governo, e a LOA, o instrumento de execução desse planejamento, sendo a conexão entre o PPA e a LOA estabelecida pela LDO.(CERTO).

  • Loonnngo???? Pode isso Arnaldo???

     

    Com a palavra, o MTO 2018:

     

    6.2.1. PLANO PLURIANUAL O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

     

     

  • PPA é médio prazo pessoal,a questão ta errada,simples assim.

  • Questão passível de recurso, pois o PPA é médio prazo e não longo prazo como afirma a questão!!!

  • Galera, ainda não saiu o gabarito oficial.

     

    Com certeza será alterado, se não #PAZ.

     

  • Atualizando ....

     

    A questão teve o gabarito alterado de C para E, então prevalece o entendimento que o PPA É e ESTABALECE o planejamento de médio prazo. 

    ____________________________________________________________________________________________________________

    Vejamos o que afirma o MTO 2019:

     

    6.2.1 PLANO PLURIANUAL


    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

     

    __________________________________________________________________________________________

     

     

    Conclusão:

     

    PPA ---> É um instrumento de médio prazo (ok) 

     

    PPA --->  Estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal (ok)

     

    Logo ---> O PPA estabelece o planejamento de longo prazo​ ( diretrizes, os objetivos e as metas ) (ERRADO) 

  • Ao meu ver, medio e longo prazo, olhando pra lógica que são 4 anos né?

    mas que a Cespe e filha da mãe, isso sabemos que é!!

  • PPA é médio prazo, foi isso que aprendi no estratégia e gran cursos.

     

  • Q369561

    Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: Polícia Federal

    Prova: Agente Administrativo

     

    O plano plurianual — instrumento de planejamento de médio prazo do governo federal — estabelece objetivos e metas para despesas de capital, incluindo-se despesas correntes necessárias a investimentos a serem realizados durante mais de um exercício financeiro.

     

    Gabarito: Correto.

  • Segundo Sérgio Mendes, PPA é plano de médio prazo.

  • Assim como a maioria por aqui, entendo de PPA é programa de Médio Prazo e os Programas de Duração Continuada seriam os de longo prazo....

    Mas em se tratando de Cespe, aquilo que é impossível, improvável e incompleto... as vezes é certo.... Vai entender?!?

  • Que porra é essa que tá rolando com o CESPE???

  • Alguém sabe se o pessoal ganhou o recurso? Ou ainda é melhor deixar em branco caso caia uma questão dessas novamente?


  • Babi,

     

    Ainda não saiu o GABARITO definitivo.

  • O vão invalidar essa questão "PPA de longo prazo" errado é de médio prazo.

  • Estou realmente chocada com esse gabarito. 

  • E agora ? O que marcar para MPU?  Médio ou loungo prazo ? Professores do QC, HELP!!!!!

  • Gente,

     

    No livro de Paludo consta que PPA é medio/longo prazo. 

  • Segundo sergio mendes/médio prazo.ate mesmo no site do senado se fala em medio prazo,MAS... Tipica pegadinha mal elaborada.

  • ''O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal'' (MTO 2018, pg 84)

    ''O PPA é o instrumento de planejamento médio/longo prazo...'' (Augustinho Paludo, Orçamento Público, AFO e LRF.)

    ''Art. 2o O PPA 2016-2019 é instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas.'' (L. 13.249)

    Acho que cabe recurso mas também acho difícil trocarem o gabarito ou anularem porque a questão não fez qualquer tipo de restrição ou afirmação categórica. De qualquer forma, errei e acho que numa prova erraria também por não saber o que marcar.

    Só Jesus na causa.

  • Eu quero que alguém explique se é planejamento de médio ou longo prazo O.o

  • Essa eu errei com alegria!

  • Será que o erro não esta em "a LOA fixa o planejamento de curto prazo"???

     

    LOA pode ser considerado como PLANEJAMENTO???  O certo não seria algo como: A LOA que define receitas e despesas no curto prazo, ou no periodo, sei la...

    Só sei que nada sei!!!

     

  • Eu errei essa questão na prova justamente porque quando bati o olho, identifiquei que o PPA é de médio prazo. O que tornaria a questão errada. Só não entrei com recurso na questão porque minha pontuação não chegou nem perto de estar entre os aprovados.

  • Doideira essa aí... Pedi comentário de Prof. p/ essa.

  • "PPA é médio prazo. Está no MTO e no MANUAL SIAFI. " Prof. Giovanni Pacelli.
  • PPA de longo prazo?

     

    Vamos aguardar pelo gabarito final.

  • Que linda essa questão, gente! To até chorando... Perfeita de mais.


    Em tempo : GAB CERTO !


  • Concordo plenamente com o Terssando ☕️ 

    PPA em outras questões NÃO foi classificado como de longo prazo e sim de MÉDIO prazo, visto sua vigência ser de 4 anos. No aguardo do gabarito oficial.

     

    #CESPE, DECIDE AÊ!

  • alguns falando ''ah mas tem doutrina que diz que é  medio/longo prazo.''. 

    blz! mas se for pra dizer tem que dizer os dois separados por barra: ''medio/longo'' . dizendo só -longo prazo- ta errado de acordo com a doutrina e errado de acordo com a própria cespe que em outras questões já disse ser médio prazo. 

    então é certeza que será anulada ou o gabarito alterado. 

  • Material do estratégia, do professor Sérgio Mendes, fala que PPA é de médio prazo.

  • É o planejamento estratégico de médio prazo da Administração Pública. Alguns autores, como Valdecir Pascoal(Direito Financeiro e Controle Externo, 2010), consideram o PPA como um plano de longo prazo.

  • Errei. Aprendi com alguns professores que o PPA é de médio prazo.

     

  • Berily Bento , aposto 10000000 reais que essa não foi a intenção do examinador kkkkkk  Acredito que tenha sido descuido mesmo , ou ele leu em algum lugar que o PPA é um instrumento de médio/longo prazo como algumas doutrinas afirmam.

     

    Enfim , eu nunca vi uma questão do CESPE chamar PPA como instrumento de longo prazo e dar errado  - e particularmente na minha estratégia de prova marcaria como CORRETO dizer que seria de longo prazo , por um motivo bem simples: 

    - De todas as questões de AFO do CESPE que já fiz nunca vi nenhuma que afirmasse que o PPA era de longo prazo e tenha sido invalidada  (ou elas sempre afirmam que é de médio prazo , ou nem afirmam nada).

     

    É aquela velha história das provas do CESPE né , você tem de "desaprender" a matéria e "aprender a doutrina do CESPE".... Já vi tanto absurdo em questão que não foi anulado , que essas patifarias (como essa questão) nem me afetam mais kkkkk

  • Inferno de banca! Errei essa por conta do "longo prazo"!!!

  • 76  O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal confere ao plano plurianual (PPA), à lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e à lei de orçamento anual (LOA) atuações integradas: o PPA estabelece o planejamento de longo prazo; a LOA fixa o planejamento de curto prazo; a LDO estabelece a ligação entre o PPA e a LOA.

    O processo de planejamento e orçamento vigente no Brasil é composto de um instrumento de médio/longo prazo, o qual é referência para os demais instrumentos de curto prazo: LDO e LOA.

    Gabarito: Certo

    Fonte: 
    https://www.exponencialconcursos.com.br/prova-comentada-de-afo-do-mppi/

  • Na verdade, no que tange à contabilidade pública, longo prazo seria o período maior que 5 anos.

     

    Mas se considerarmos que o PPA é um programa de duração continuada poderemos deduzir que se trata de longo pz.

  • Como eu esperava, gabarito oficial dado pela banca foi Errado. Saiu hoje 15\10... 

  • Com toda certeza erraria essa questão por mil vezes, sempre estudei PPA-MÉDIO PRAZO.

  • Gabarito final da CESPE foi dado como ERRADO atualiza aí QC.

  • O gabarito foi alterado para errado

  • Acabou a palhaçada!!!        PPA-PLANO PLURIANUAL   =  (MÉDIO PRAZO)

  • A meu ver, já vi questões nos dois sentidos..

    porém, fui atrás de algo. Definição pelo MTO 2019.:

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

     

    GAB ERRADAO (qc ainda não atualizou o gabarito retificado pelo CESPE) Mas a meu ver, merecia anulação, por ser polêmica longo/médio prazo.

  • Pessoal o gabarito dessa questão foi alterado para ERRADO.

    Quando sair a justificativa eu posto aqui!

  • ufa! Achei q tava ficando maluca... PPA médio prazo!

  • PPA é médio prazo

  • A cespe já alterou o gabarito para ERRADO.

  • PPA - Médio prazo (Planejamento)

    LDO - Meio termo entre o PPA e a LOA. Serve como instrumento de integração entre os dois.

    LOA - Curto prazo (Execução)

    Gabarito: errado 

    Atenção! Cespe já efetuou a mudança do gabarito de CERTO para ERRADO. Falta atualizar a questão no site do QConcursos.

  • PPA é médio prazooo
  • TOMEI UM SUSTO KKKKKK

     

  • quase morri quando o gabarito pareceu errado

  • Cespe gab DEFINITIVO hoje :   ERRADO 

     

     

     

  • ate que enfim mudaram o gabarito... ufa..

  • Gabarito definitivo ERRADO

  • desgramado trocouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu????????????????????????

     

    MUITOOOO BEMMMMM CESPE!!!

    LEVAREMOS P O MPU

    PPA:MÉDIO PRAZO

  • Achei errado trocarem o gabarito, galera estava reclamando mas sem razão, pois o PPA pode planejar a longo prazo SIM por meio de programas continuados. Certo que em regra é médio prazo, mas há exceções...

  • Se quem ganhar ou perder, não vai ganhar nem perder, vai todo mundo perder! pqp

     

    Em 18/10/2018, às 12:23:12, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 15/10/2018, às 08:42:02, você respondeu a opção E.Errada!

    Resumindo... Dilma estava certa, vai todo mundo perder.

  • Gabarito: E.  (já com a alteração)

     

    PPA é por 4 anos, portanto é médio prazo.
    Lembrando: longo prazo é de 05 a 20 anos.


    "O processo é lento, mas destir não acelera"

  • Fuma, fuma, fuma, folha de bananeira. Fuma na boa só de brincadeira!!

    Em 19/10/2018, às 10:20:53, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 17/10/2018, às 17:22:16, você respondeu a opção C.Certa!

  • Que putaria, CESPE! DECIDA-SE!

  • DE NOVO ESSA MERDA DE QUE O PPA NÃO É DE LONGO PRAZO, PQP. 

  • O PPA é Médio prazo, amigos
  • To vendo neguinho escorregando nessa no mpu rsrs

  • CESPE nunca sabe o que quer mesmo... Aliás, sabe sim, ferrar o candidato. Não consegui encontrar no qc, mas numa prova da PF, caiu exatamente esta questao e adivinhem qual foi o gabarito oficial?!? CERTO
  • PPA não é de longo prazo e sim de MÉDIO prazo.

    Já é pacifico no entendimento da BANCA.

    Mortais, fé na missão.
    Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!

  • Acho que pode rolar uma anulação;

  • PPA - médio prazo
    LOA - curto prazo

  • Ano: 2013  Banca: CESPE  Órgão: CNJ  Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa


    A elaboração do orçamento compreende o estabelecimento de plano de médio prazo (quatro anos) ou PPA; lei orientadora ou lei de diretrizes orçamentárias (LDO); e orçamento propriamente dito ou LOA. (CORRETO)


    CEBRASPE, tenha mais respeito por quem se dedica por longos e sacrificantes meses de estudo!

  • O PPA é instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas do governo para os projetos e programas de longa duração, para um período de quatro anos.


  • Eu ja respondi questão,inclusive da cespe, que da o ppa sendo de longo prazo...afs

  • O processo de planejamento e orçamento vigente no Brasil é composto de um instrumento de médio/longo prazo, o qual é referência para os demais instrumentos de curto prazo: LDO e LOA.


    https://www.exponencialconcursos.com.br/prova-comentada-de-afo-do-mppi/

  • Apenas mostrando o histórico de entendimento da banca, que essa questão aqui de 2018 só confirma.


    Q313766. CESPE/2013/INPI: O planejamento de médio prazo do governo, 4 anos, é traduzido por meio do PPA, cuja integração com a LOA é realizada pela LDO. [CERTO]


    Q304141 CESPE/2013/CNJ: A elaboração do orçamento compreende o estabelecimento de plano de médio prazo (quatro anos) ou PPA; lei orientadora ou lei de diretrizes orçamentárias (LDO); e orçamento propriamente dito ou LOA. [CERTO]


    Q369561 CESPE/2014/PF: O plano plurianual — instrumento de planejamento de médio prazo do governo federal — estabelece objetivos e metas para despesas de capital, incluindo-se despesas correntes necessárias a investimentos a serem realizados durante mais de um exercício financeiro. [CERTO]

  • PPA - Planejamento de médio prazo

  • Justificativa de alteração do gabarito de item 76 - CARGO 6: TÉCNICO MINISTERIAL – ÁREA: ADMINISTRATIVA:

    "O PPA, com vigência de quatro anos, tem por característica o estabelecimento de objetivos e metas de médio prazo para a Administração Pública.​" (grifo meu)

    http://www.cespe.unb.br/concursos/MP_PI_18/arquivos/MP_PI_18_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAES_DE_GABARITO.PDF

    Portanto, se você achou que errou, acertou! rsrs

     

  • Tá de sacanagem que a justificativa da banca foi dizer que 04 anos é médio prazo?!

  • Pra o CESPE o PPA é médio prazo??


    PPA: planejamento de médio ou de longo prazo, para um período de quatro anos, iniciando-se no segundo ano de mandato do chefe do Poder Executivo que o elaborou e terminando sua vigência no final do primeiro ano de mandato do chefe do Poder Executivo subsequente (Art. 35, §2° do ADCT), com o intuito de que se evite uma descontinuidade dos projetos em andamento. 

  • PPA - planejamento de médio prazo


  • Em 21/12/2018, às 10:41:43, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 14/10/2018, às 11:11:58, você respondeu a opção E.Errada!


  • PPA – MÉDIO PRAZO (4 ANOS)

    LDO – CURTO PRAZO

    LOA – CURTO PRAZO

  • PPA - médio prazo

  • PPA - Plano Plurianual: Planejamento de médio prazo que dever ser realizado por meio de lei. Define diretrizes, objetivos e metas da administração federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas.

  • Questão perigosa!


    Gente, o erro da questão consiste em dizer que, o PPA estabelece o planejamento em longo prazo.


    PPA--> médio prazo.



    O planejamento de médio prazo do governo, 4 anos, é traduzido por meio do PPA, cuja integração com a LOA é realizada pela LDO.(CERTO).

    O PPA é o documento em que é representado o planejamento de médio prazo do governo, e a LOA, o instrumento de execução desse planejamento, sendo a conexão entre o PPA e a LOA estabelecida pela LDO.(CERTO).


  • Cespe..o que dizer? Sempre esqueço que ela considera o PPA de médio prazo!

  • Se vc levar em conta que quando se trata do governo tudo demora muito, vai memorizar mais facilmente porque o PPA é médio prazo. Ora, num país onde a maioria das obras demora no mínimo 10 anos, 4 anos é apenas um prazo médio.

  • FOI MODIFICADA ESSA QUESTÃO

  • PPA>>> MÉDIO PRAZO, Pegadinha das braba essa... o resto da questão está correta.

  • O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal confere ao plano plurianual (PPA), à lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e à lei de orçamento anual (LOA) atuações integradas: o PPA estabelece o planejamento de MÉDIO prazo; a LOA fixa o planejamento de curto prazo; a LDO estabelece a ligação entre o PPA e a LOA.

  • PPA-- Médio prazo

  • As divergências existem, cada banca segue uma linha, o concursado precisa lidar com isso, logo, para o Cespe o PPA é um planejamento de MÉDIO prazo, é preciso aceitar isso até que a banca mide de opinião. Há, é a segunda vez que erro a questão, espero não errar mais
  • Tinha uma casca de banana aí e eu escorreguei bonito. PPA pra CESPE: médio prazo. 

  • PPA - MÉDIO PRAZO....

  • O ppa estabelece o planejamento de médio prazo.

  • gab e

  • Questão muito boa para fixar o entendimento da banca Cespe. Explico...

    A princípio a questão parece correta:

    ·      As atuações entre os instrumentos de planejamento orçamentário (PPA, LDO e LOA) são integradas;

    ·      A LOA representa o planejamento operacional, de curto prazo;

    ·      A LDO é o elo de ligação entre o PPA e a LOA.

    Mas e o PPA? Ele estabelece o planejamento de longo prazo?

    “Estabelece, professor! Ele tem vigência de 4 anos. É o mais longo dos três instrumentos de planejamento!” – Disse o aluno que errou a questão.

    Na verdade, o PPA representa o nosso planejamento de médio prazo! Ele estabelece diretrizes, objetivos e metas (DOM) de médio prazo da administração pública. É isso que está escrito no Manual Técnico de Orçamento (MTO):

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Antigamente, havia uma discussão doutrinária sobre se o PPA era um instrumento de planejamento de longo ou de médio prazo. Alguns autores diziam que era de médio prazo. Outros dizia que era de longo prazo.

    Essa questão então é boa para você ver o entendimento da banca. É tanto que o gabarito preliminar da questão foi correto (indicando que o PPA estabeleceria o planejamento de longo prazo), mas o gabarito definitivo foi errado (confirmado o entendimento de que o PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo).

    Como se isso não fosse suficiente, o Cespe, ainda em 2013, considerou correta a seguinte questão: “O planejamento de médio prazo do governo, 4 anos, é traduzido por meio do PPA, cuja integração com a LOA é realizada pela LDO”. (Link: )

    Mas hoje não resta mais dúvida. Observe o que diz a Lei 13.971/19, a lei que institui o PPA da União para o período de 2020 a 2023 (PPA 2020-2023):

    Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se: (...)

    VIII - Plano Plurianual da União (PPA) - instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que define diretrizes, objetivos e metas, com propósito de viabilizar a implementação dos programas;

    Gabarito: Errado

  • Essas bancas de concurso são bem bizarras.

  • PPA= MÉDIO PRAZO

    LOA= CURTO PRAZO

    LDO= ESTABELEZE DIRETRIZES/ ELO DE LIGAÇÃO

    Longo prazo seria um plano que compreendesse, no mínimo, 9 anos.

  • PPA nera medio prazo e o resto curto?

  • PPA para Cespe é Médio Prazo

  • ERRADO

    O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal confere ao plano plurianual (PPA), à lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e à lei de orçamento anual (LOA) atuações integradas: o PPA estabelece o planejamento de longo prazo; a LOA fixa o planejamento de curto prazo; a LDO estabelece a ligação entre o PPA e a LOA.

    PPA - MÉDIO PRAZO

    PPA - MÉDIO PRAZO

    PPA - MÉDIO PRAZO

    PPA - MÉDIO PRAZO

    PPA - MÉDIO PRAZO

    OBS: LER COM CALMA, POR UMA PALAVRINHA, EM UM ITEM GRANDE, QUE APARENTEMENTE ESTÁ TUDO CERTO, VOCÊ CAI.

    “Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” (Salmos 31,24)

  • PPA: médio prazo

    LOA E LDO: curto prazo

  • PPA- MÉDIO PRAAAAAZO

    PPA MÉDIO PRAAAAAZO

    PPA MÉDIO PRAAAAAZO

    Deus do céu

    PPA MÉDIO PRAAAAAZO

  • Material de estudo do Estratégia diz que é longo prazo. Aí chega no dia da prova o Cespe diz que é médio prazo...

  • PPA Longo prazo???

    Não é o que diz os livros de adm financeira orçamentária.

    PPA é médio prazo

    Sem mais!!

  • ERRADO

    essa questão veio tão bonitinha que mesmo você sabendo que o PPA é de médio prazo e não de longo prazo, causa dúvidas

    mas lembre-se PPA é de médio prazo

  • Achei tudo tão certinho e tomei pelo longo prazo❌ ✅ médio prazo pra não errar mais!
  • Afff!!! Esqueci que PPA é médio prazo!!!!

  • ERRADO

  • Gab: ERRADO

    O Cespe adotou, a partir dessa questão, que o PPA é de médio prazo. Leve para a prova. Eu já tatuei!

  • AFO=MÉDIO PRAZO

    ADM. PÚBLICA=LONGO PRAZO

  • Me pegou, hein!

    Uma boa forma para NUNCA mais esquecermos: Cinco anos - longo prazo. Quatro anos - médio prazo.

    Paciência!

  • PPA= médio prazo . LDO= curto prazo . LOA= curto prazo. . G: ERRADO
  • ERRADO

    Médio prazo - PPA

    Longo prazo = LDO e LOA

  • Renilda Cruz por favor mais responsabilidade com os comentários .

    Boa sorte

  • Para AFO =>  PPA "planejamento estratégico" é Médio Prazo.

    Já para Adm. Pública (planejamento estratégico) é Longo Prazo.

  • PPA – LDO  -  LOA

  • A depender da banca, consideram o PPA um instrumento de longo prazo. Atentem-se. Cespe sempre considerou médio.

  • Acredito que o erro está em que SPOF confere o PPA... Certo seria que SPOF formula o PPA.

  • ERRADO

  • PPA --> MÉDIO PRAZO PARA CESPE;

  • PPA médio prazo.
  • COMO SE NAO BASTASSE ESTUDAR A MATÉRIA AINDA TEMOS QUE ESTUDAR O QUE A BANCA PENSA !!!! AFFF

  • Errado.

    PPA (Plano Plurianual) - instrumento estratégico - MÉDIO PRAZO - vigência de 4 anos

    LDO e LOA - CURTO PRAZO :)

  • ERRADO

    PPA: ESTRATÉGICO - PORÉM MÉDIO PRAZO- VIGÊNCIA 4 ANOS

    LDO: TÁTICO - CURTO PRAZO - VIGÊNCIA DE +/- 1,5 ANO

    LOA: OPERACIONAL - CURTO PRAZO - 1 ANO ( SEU EX. FINANCEIRO COINCIDE COM O ANO CIVIL)

  • AFF ,CAÍ IGUAL UM PATO NA LAGOA.

    ERRADO

    PPA

    LDO

    LOA

  • PPA MÉDIO PRAZO E NÃO LONGO PRAZO.

  • QUESTÃO ERRADA !

    Qdo vi longo prazo para PPA, já parei.

    Pra ele é MEDIO PRAZO!!!!!!!

  • Eu aprendi que o PPA é médio prazo!!

    Pensa na Copa do mundo...

  • Errado.

    Não existe esse ''orçamento de longo prazo''...

  • Para a Cespe o pra é médio prazo

  • ERADO.

    PPA é de médio prazo.

  • Médio prazo sempre

  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    12/12/2019 às 17:10

    Questão muito boa para fixar o entendimento da banca Cespe. Explico...

    A princípio a questão parece correta:

    ·      As atuações entre os instrumentos de planejamento orçamentário (PPA, LDO e LOA) são integradas;

    ·      A LOA representa o planejamento operacional, de curto prazo;

    ·      A LDO é o elo de ligação entre o PPA e a LOA.

    Mas e o PPA? Ele estabelece o planejamento de longo prazo?

    “Estabelece, professor! Ele tem vigência de 4 anos. É o mais longo dos três instrumentos de planejamento!” – Disse o aluno que errou a questão.

    Na verdade, o PPA representa o nosso planejamento de médio prazo! Ele estabelece diretrizes, objetivos e metas (DOM) de médio prazo da administração pública. É isso que está escrito no Manual Técnico de Orçamento (MTO):

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Antigamente, havia uma discussão doutrinária sobre se o PPA era um instrumento de planejamento de longo ou de médio prazo. Alguns autores diziam que era de médio prazo. Outros dizia que era de longo prazo.

    Essa questão então é boa para você ver o entendimento da banca. É tanto que o gabarito preliminar da questão foi correto (indicando que o PPA estabeleceria o planejamento de longo prazo), mas o gabarito definitivo foi errado (confirmado o entendimento de que o PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo).

    Como se isso não fosse suficiente, o Cespe, ainda em 2013, considerou correta a seguinte questão: “O planejamento de médio prazo do governo, 4 anos, é traduzido por meio do PPA, cuja integração com a LOA é realizada pela LDO”. (Link: )

    Mas hoje não resta mais dúvida. Observe o que diz a Lei 13.971/19, a lei que institui o PPA da União para o período de 2020 a 2023 (PPA 2020-2023):

    Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se: (...)

    VIII - Plano Plurianual da União (PPA) - instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que define diretrizes, objetivos e metas, com propósito de viabilizar a implementação dos programas;

    Gabarito: Errado

  • PPA - PLANO PLURIANUAL

    • Instrumento de planejamento de médio prazo (doutrina Cespe);
    • Deve ser realizado por meio de lei;
    • São identificados as prioridades para o período de quatro anos e os investimentos de maior porte;
    • O Projeto do PPA é encaminhado pelo Poder Executivo para o CN até 31/08 do primeiro ano de cada governo → mas só começa a valer no ano seguinte;
    • A vigência do PPA vai até o final do primeiro ano do governo seguinte;
    • Essa travessia do PPA de um governo para outro visa promover a continuidade administrativa e permite, assim, que os novos gestores possam avaliar e até aproveitar partes do plano que está sendo encerrado;

    ---

    Fonte:

    • Thiago Signoretti - TEC | https://www.tecconcursos.com.br/questoes/695030