SóProvas


ID
2807992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue o item que segue.


Os documentos de arquivo devem ser avaliados a partir da aplicação da tabela de temporalidade ou do plano de destinação.

Alternativas
Comentários
  •  ou do plano de destinação"?? 

    como assim OU? a tabela tem o plano de destinacao dentro dela, ele nao eh algo a parte..

  • A gestão de documentos é composta das seguintes fases: 

     

    1) Produção

    2) Utilização

    3) Avaliação e Destinação

     

    Por meio da última fase, elabora-se a tabela de temporalidade através da avaliação, para indicar o prazo de guarda e a destinação final dos documentos de arquivo.

    Dessa forma, penso que o examinador utilizou do termo plano de destinação como sinônimo.

    Estaria errado, todavia, se a questão tivesse feito menção ao plano de classificação (pois este leva em conta as características do documento).

     

     

  • Gustavo, pensei assim na prova e me dei mal :(

  •  Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: CGM de João Pessoa - PB

     O instrumento que operacionaliza a avaliação de documentos é a tabela de temporalidade. ( CERTO) 

  • Complementando:

     

    Plano de destinação se refere a um esquema no qual está indicada a destinação dos documentos; a expressão também é utilizada no sentido de conjunto dos instrumentos de destinação, podendo englobar a tabela de temporalidade, a lista de eliminação e o termo de eliminação, entre outros.

  • Gente, a tabela de temporalidade não é um instrumento resultante da avaliação de documentos?

     

    Como a avaliação terá a tabela como base se é da avaliação que surge a tabela de temporalidade.

     

    Estou errada?? 

  • Plano de destinação ≠ Tabela de temporalidade (ambos são instrumentos de avaliação de documentos)

    Decreto do GDF (DECRETO N° 11.133, DE 13 DE JUNHO DE 1988) ajuda a explicar:

    § 1 ° - Plano de Destinação de Documentos de Arquivo é o instrumento que especifica os títulos, a descrição, análise e perspectiva de uso dos documentos produzidos pelos órgãos, por funções, atividades e rotinas desenvolvidas, estabelecidos os critérios para microfilmagem, eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente.


    § 2° - Tabela de Temporalidade é o instrumento de execução que indica o tempo de permanência dos documentos nos arquivos corrente e intermediário e seu recolhimento para o arquivo de guarda permanente ou eliminação.

  • CERTO.

     

    Fases/Etapas da Gestão de Documentos (Produção, Utilização, Destinação PUD)

     

    a) Produção: elaboração de documentos (produção/criação); modelos de formulários; escolha equipamentos/pessoal.

    b) Utilização: uso, tramitação; protocolo (receber, registrar, classificar, distribuir, tramitar, expedir), organização, arquivamento; normas.

    c) Destinação: análise/avaliação; prazo de guarda; arquivamento permanente ou eliminados;

  • Os instrumentos de avaliação de documentos são a tabela de temporalidade e o plano de destinação. (cespe, 2016) gabarito CERTO

    "OU" não dá margem para modificar o gabarito ou anular?

  • Na questão a banca utiliza a tabela de temporalidade e plano de destinação como sinônimos, o que de fato pode ser, uma vez que se prestam a essa finalidade.


    @Fernanda Souza, para produção da tabela de temporalidade leva-se em conta a função dos doc's produzidos e ou recebidos pelo arquivo, processo que se dá oriundo da avaliação da massa documental, ok? dito isso quando os doc's são recebidos e ou produzidos serão avaliados para que com o auxilio da tabela de temporalidade possa se classificar o doc' de arquivo. Ok?


    Essa é a minha opinião, se estiver errado avisem por gentileza.

  • Indicada para comentário do professor..questão me confundiu em alguns aspectos.

  • Ele pode ser algo a parte sim, Gustavo. Tem vários comentários do prof do QC dizendo isso.

  • A destinação dos documentos é efetivada após a atividade de seleção, que consiste na separa-
    ção dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação, mediante critérios
    e técnicas estabelecidos na tabela de temporalidade e destinação
     

    Gab: C

  • Meeeee... Onde a banca busca questões:

    http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/coletanea/dez_2017/CONARQ_legarquivos_dezembro_2017_PDF2.pdf

    PG 155

    a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados, incluindo os documentos não digitais que façam parte do conjunto a ser transferido ou recolhido, conforme o previsto em tabela de temporalidade e destinação de documentos, ou plano de destinação aprovados pelas instituições arquivísticas na sua esfera de competência e de acordo com a legislação vigente;

  • Gabarito Correto.

     

     Tabela da Temporalidade

     

     A Tabela da Temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária (período em que o mesmo será guardado nestas fases), bem como sua destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).

  • Questão correta, outras semelhantes ajudam, vejam:

     

    Prova: Analista - Conhecimentos Básicos - Cargo 1; Ano: 2016; Banca: CESPE; Órgão: DPU - Arquivologia  Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário,  Documentos Digitais / Eletrônicos,  Avaliação de Documentos (+ provas)

    Os documentos eletrônicos devem ser avaliados de acordo com a tabela de temporalidade e classificados a partir do plano de classificação.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e PesquisaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Avaliação de documentos; 

    A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

    Prova: Analista - Conhecimentos Básicos - Cargo 1; V Ano: 2016; Banca: CESPE; Órgão: DPU - Arquivologia  Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário,  Avaliação de Documentos

    Os instrumentos de avaliação de documentos são a tabela de temporalidade e o plano de destinação.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

    Prova: Analista Judiciário - Arquivologia; Ano: 2013; Banca: CESPE; Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Arquivologia  Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário,  Avaliação de Documentos

    A tabela de temporalidade e o plano de destinação são resultantes do processo de avaliação.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

    Prova: Arquivologista; Ano: 2010; Banca: CESPE; Órgão: MS - Arquivologia  Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário,  Avaliação de Documentos,  Classificação de Documentos 

    Plano de destinação se refere a um esquema no qual está indicada a destinação dos documentos; a expressão também é utilizada no sentido de conjunto dos instrumentos de destinação, podendo englobar a tabela de temporalidade, a lista de eliminação e o termo de eliminação, entre outros.

    GABARITO: CERTA.

  • ÀS VEZES, A BANCA DIZ QUE A TTD É FRUTO DA AVALIAÇÃO, AGORA DEU A ENTENDER QUE PRIMEIRO USA A TTD E DEPOIS AVALIA...

    ¬¬"

  • Se para fazer a Tab de temp eu preciso avaliar... agora faz a tabela primeiro e depois avalia??? afff.... qto mais estudo essa matéria e respondo questões, mais raiva sinto...

  • Dec. 4.073/02.

     Art. 18. § 3o  Os documentos relativos às atividades-fim serão avaliados e selecionados pelos órgãos ou entidades geradores dos arquivos, em conformidade com as tabelas de temporalidade e destinação, elaboradas pelas Comissões mencionadas no caput, aprovadas pelo Arquivo Nacional.

  • Acredito que essa expressão "a partir" não está no sentido de ser depois da tabela, mas sim no sentido de 'de acordo com", "conforme", 'em consonância com" a tabela ou plano de destinação.
    Esse "ou" parece que é na ideia de que a avaliação seguirá conforme a tabela OU o plano que está nela inserido, não tendo sentido excludente. 

  • Eu que não entendo bulhufas de arquivologia (comecei a estudar isso mês passado) ainda vou pela análise linguística. Errei.

    Quando se avalia alguma coisa, se avaliam os aspectos objetivos daquela coisa. A questão fala em temporalidade e destinação, o que, analizando objetivamente, estaria ERRADO, pois definir o destino ou a preservação de alguma coisa somente deveria ocorrer depois do efetivo armazenamento da dita coisa.

    Pelo visto, na arquivologia, quando se avalia alguma coisa, se avalia como ela deve ser guardada e/ou para onde vai. Só manjando mesmo da matéria...

  • Não faz sentido. Eu sempre entendi/aprendi que: Tabela de Temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação do valor dos documentos e que determina o seu prazo de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final. Esse item deve ser alterado. Pq não faz sentido.

  • Eu acho que é o contrário, porque o resultado prático da avaliação é a tabela de temporalidade (VIDE questão da própria banca). Primeiro se avalia, depois monta a tabela para facilitar o arquivamento/destinação.

    Acredito que a questão faria mais sentido caso estivesse escrita da seguinte forma: Os documentos de arquivo devem ser ANALISADOS a partir da aplicação da tabela de temporalidade ou do plano de destinação.


  • Certo.

    PLANO DE DESTINAÇÃO: é parte integrante da tabela de temporalidade, que tem a função de determinar os prazos de guarda e destinação dos documentos. Uma vez na fase permanente, os documentos já foram destinados, então esta ferramenta não pode ser utilizada para os documentos desta fase. Esse plano determina se os documentos serão eliminados ou encaminhados ao arquivo permanente.

    É importante ressaltar que mediante a AVALIAÇÃO, há dois destinos para os documentos: a sua eliminação ou o seu recolhimento ao arquivo permanente. A AVALIAÇÃO é realizada para que se possa eliminar documentos e, assim, a empresa poder economizar em sua guarda, tanto no que se refere à pessoal como ao recurso materiais.

    TABELA DE TEMPORALIDADE>>fase de Destinação da Gestão de Documentos>>PUD

    É o instrumento/meio arquivístico resultante da fase (processo) de avaliação com a qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo nas fases correntes e intermediária, e sua destinação final que pode ser a eliminação ou o recolhimento ao arquivo permanente, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Essa tabela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, deve obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público. A existência da tabela de temporalidade também é justificada pela necessidade de se manter (preservar) os documentos de arquivo na instituição.

  • Pensei que o plano de destinação só era utilizado para as massa documentais..

  • CERTO

    Tanto a tabela de temporalidade como o plano de destinação avaliam os documentos.

     

    Tabela de temporalidade= determina os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente intermediária bem como sua destinação final.

    Plano de destinação= encaminha os documentos à guarda temporária ou permanente, à eliminação e/ou à reprodução. 

     

    http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf

    terminologiaarquivistica.blogspot.com/2011/04/plano-de-emergencia_25.html

     

  • Não resolve, mas discordo da banca.

    Se avalia pra, a partir daí, gerar a tabela e, não o contrário.

  • PLANO DE GESTAO DE DOCUMENTOS 
    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS
    PUADA

    PRODUCAO 
    UTILIZAÇÃO (ENVOLVE FASES PROTOCOLO)
    AVALIAÇÃO E DESTINACAO = ENVOLVE AVALIAR COM O PLANO DE TEMPORALIDADE E DESTINAR O MESMO PARA GUARDA OU ELIMINACAO (GUARDA PERMANENTE)

     

    TEMOS ISSO  = PRIMEIRO AVALIA E DEPOIS USA A TABELA DE TEMPORALIDADE PARA PRAZOS.. OU DESTINA.. 

     MAS PAR AS BANCAS NAO TEM   ESSA.. SE DISSE AVALIA NAO IMPORATA A ORDEM.. AVALIA E TABELA DE TEMP E DESTIINACAO FOIIII

    ALO VOCE

  • Os documentos de arquivo devem ser avaliados a partir da aplicação da tabela de temporalidade ou do plano de destinação. Resposta: Certo.

    Comentário: as fases da gestão documental (PUD - Produção, Utilização e Destinação) e a tabela de temporalidade prestam suporte à avaliação documental.

  • A tabela de temporalidade e o plano de classificação são instrumentos de gestão elaborados a partir da avaliação de documentos.

    Enquanto o plano de classificação revela as relações entre os documentos de arquivo, ou entre eles e as atividades que os geraram, a tabela de temporalidade determina os prazos de guarda em cada fase do arquivo, bem como a sua destinação final, que é baseada nos valores que cada documento possui.

    Sendo assim, a avaliação dos documentos deverá ser realizada com a aplicação destas duas ferramentas.

    Gabarito do professor: Certo
  • Certo, gente, não precisa complicar... procurando chifre em cabeça de cavalo... Meu raciocínio, que foi CORRETO, foi o seguinte: partindo-se do conceito de fases da gestão documental, vemos que avaliação e destinação são verdadeiros termos equivalentes: Olha aí:

    1ª FASEPRODUÇÃO

    2ª FASEUTILIZAÇÃO

    3ª FASEAVALIAÇÃO E/OU DESTINAÇÃO

    Fonte: https://www.udemy.com/arquivologia-teoria-e-questoes-para-concursos-publicos/

  • questao "Q942029

    Ano: 2018 Banca: CESPE 

    A respeito da gestão de documentos, julgue o item seguinte.

    A tabela de temporalidade é o resultado prático do processo de avaliação dos documentos de arquivo. " ( gabarito: certo)

    Se a tabela é RESULTADO do processo de avaliação, como podem os documentos de arquivo serem avaliados A PARTIR da tabela de temporalidade?

  • Questão mal formulada!!!!

    Se a tabela e o plano de destinação são resultados do processo de avaliação, como os documentos de arquivo podem serem avaliados A PARTIR da tabela de temporalidade? Não entendi.

  • Questão simples assim.Galera falando eu discordo da banca rs.Gente a banca está se fu....pra isso.

    GABARITO:CERTOOOOOOOOOOOOO

  • Esse "ou" me deixou na dúvida. Pensei que poderia ser uma pegadinha do CESPE por está com sentido de exclusão.

  • A avaliação é um processo que visa definir a destinação dos documentos (se serão transferidos para o arquivo temporário, recolhidos diretamente para o arquivo permanente ou serão eliminados).

    De fato a Tabela de Temporalidade é o resultado do processo de avaliação, mas depois que a tabela estiver pronta é pra deixar ela lá de enfeite? Não, enquanto a instituição estiver em funcionamento os documentos são continuamente criados, assim, quando a tabela de temporalidade estiver aprovada pela autoridade competente ela será aplicada na avaliação dos documentos, para que nenhum documento seja indevidamente eliminado ou arquivado desnecessariamente.

    Essa foi minha interpretação, espero ter ajudado, bons estudos ;)

  • Plano de Classificação:

    Classificação de documentos é uma atividade que atribui ao documento um código representativo de sua função. A união desses códigos aliados às funções do documento gera o Plano de Classificação de Documentos que é o instrumento de trabalho utilizado para classificar quaisquer documentos produzidos ou recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades e funções. O Plano de Classificação de Documentos quase sempre vem acompanhado da Tabela de Temporalidade dos Documentos de Arquivo.

    prof: Serena Alves

  • Atropelaram a ordem... assim fica difícil né!!
  • Decora que despenca:

    clasifficação de documentos :plano de classificação ou código de classificação

    avaliação de documentos : tabela temporalidade e plano de destinação

  • CERTO

  • Não é o contrário????

    A partir da Avaliação que se estabelece a Tabela de Temporalidade e o Plano de Destinação?????

  • A tabela de temporalidade é um instrumento resultante do processo de avaliação.

    CERTO.

  • essa questão tá errada!

    sem condições!!!!

    até o professor comentou algo que da pra entender que ta errada!