SóProvas


ID
2808250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Pouco a pouco, o Brasil começou a se recuperar dos efeitos causados pela greve dos caminhoneiros, que durou dez dias e paralisou serviços como fornecimento de combustíveis e distribuição de alimentos e insumos médicos, o que deixou o país à beira de um colapso.

Greve dos caminhoneiros: a cronologia dos 10 dias que pararam o Brasil. Internet: (com adaptações).

Considerando o assunto do texto apresentado e aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


A alta nos preços do óleo dísel foi o principal motivo da greve dos caminhoneiros.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o documento oficial do chamamento de greve, postado no site da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), o principal propósito da paralisação é tornar o óleo diesel (combustível de veículos pesados) isento de impostos.

    Isso significa o fim das alíquotas do PIS (Programa de Intervenção Social) e do Cofins (Contribuição para o Orçamento da Seguridade Social).

  • Isso mesmo! Tá certa!

     

    1) A greve começou como um movimento puxado pela CNTA, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos. A convocação da paralisação se deu após encaminhamento de ofício ao governo federal em 15 de maio, solicitando atendimento de demandas urgentes antes da instalação de uma mesa de negociação.

    As urgências eram: o congelamento do preço do Diesel, pelo prazo necessário para a discussão sobre benefício fiscal que reduzisse o custo do combustível para os transportadores (empresas e caminhoneiros); e fim da cobrança dos pedágios sobre eixos suspensos, que ainda está acontecendo em rodovias de caráter estadual, conforme compromisso assumido pela lei 13.103/2015, conhecida também como Lei do Motorista.

     

    https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2018/05/entenda-por-que-a-paralisacao-dos-caminhoneiros-e-legitima

  • Luan, aqui não pode propagranda !!

  • E a pergunta que não quer calar.... Por que motivo razão ou circunstância as questões para analista são mais tranquilas em comparação com outros cargos?

  • A redução de 10% do preço do diesel durante 15 dias anunciada pela Petrobras, e a extinção das alíquotas do PIS/Cofins nos combustíveis não serão suficientes para que os caminhoneiros encerrem a greve que paralisa a produção industrial e o abastecimento de inúmeros produtos e insumos em todo o país há cinco dias.



    Pouco a pouco, o Brasil começou nesta quarta-feira a se recuperar dos efeitos causados pela greve dos caminhoneiros, que durou dez dias e paralisou serviços como fornecimento de combustíveis e distribuição de alimentos e insumos médicos, levando o país à beira do colapso

  • Jeferson, é porque a concorrência para analista é menor que para técnico. Simples assim. Já peguei provas de juiz ou promotor mais fáceis que provas de técnico. As bancas são covardes e não querem nem saber.

  • A principal reivindicação dos caminhoneiros, na oportunidade, era o congelamento do preço do Diesel, pelo prazo necessário para a discussão sobre benefício fiscal que reduzisse o custo do combustível para os transportadores (empresas e caminhoneiros).

    Além disso, pedia-se também o fim da cobrança dos pedágios sobre eixos suspensos.

    Resposta: Certo

  • Segundo o documento oficial do chamamento de greve, postado no site da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), o principal propósito da paralisação é tornar o óleo diesel (combustível de veículos pesados) isento de impostos.

    Correto