SóProvas


ID
2808556
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, atentamente, os textos a seguir.


Texto I


Nos estudos linguísticos, a coesão textual consiste no uso correto das articulações gramaticais e dos conectivos, que permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto.


Texto II


Apesar de o aluno ter saído de casa com muito antecedência, chegou atrasado ao campus universitário para assistir à chamada que definiria os finalistas do exame de proficiência, porque o trânsito estava congestionado devido à paralisação dos caminhoneiros. Depois de tudo isso, não lhe restou alternativa a não ser se conformar e esperar, sem perder a paciência.”

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.


Avalie o que se informa sobre coesão textual no Texto I e o que se diz sobre as palavras ou expressões em destaque no Texto 2.


I. O elemento coesivo "apesar de" introduz uma oração que encerra uma ideia de concessão, pois, embora tenha saído de casa com muita antecedência, o aluno acabou se atrasando para assistir à chamada dos finalistas.

II. O pronome relativo "que" tem como principal propósito retomar a expressão "campus universitário", presente em uma oração anterior.

III. A conjunção subordinativa adverbial "porque" inicia uma oração que exprime ideia de conformidade em relação ao acontecimento da oração principal.

IV. A expressão "Depois de tudo isso" faz uma espécie de resumo, de síntese dos acontecimentos, como uma retomada do que foi dito anteriormente.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. O elemento coesivo "apesar de" introduz uma oração que encerra uma ideia de concessão, pois, embora tenha saído de casa com muita antecedência, o aluno acabou se atrasando para assistir à chamada dos finalistas.


    correto, pois a concessão é um fato inesperado, a consequência dele ter saído de casa coma antecedência era ter chegado no horário , mais não foi o que aconteceu


    II. O pronome relativo "que" tem como principal propósito retomar a expressão "campus universitário", presente em uma oração anterior.


    errado, retoma a expressão chamada


    III. A conjunção subordinativa adverbial "porque" inicia uma oração que exprime ideia de conformidade em relação ao acontecimento da oração principal.

    errado, não exprime ideia de conformidade e sim de causa, a causa dela ter chegado atrasada.


    IV. A expressão "Depois de tudo isso" faz uma espécie de resumo, de síntese dos acontecimentos, como uma retomada do que foi dito anteriormente.


    correto, é como se fosse diante disso, depois de tudo que foi dito


    alternativa B

  • Discordo um pouco da avaliação do item IV como correto. Entendo a avaliação do colega mas, do mesmo jeito que ele fez a substituição do "Depois de tudo isso" por "diante disso" eu a fiz por "Depois, ...."

    Em resumo, o cerne da sentença pra mim foi o "Depois", que passa uma ideia de tempo, e não o "tudo isso", que corrobora com a afirmativa. Se alguém mais quiser contribuir com a discussão eu agradeço.