SóProvas


ID
2808568
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O emprego do sinal de pontuação não foi explicado corretamente, contrariando a norma culta em

Alternativas
Comentários
  • * GABARITO: "d";

    ---

    * COMENTÁRIO: para estar correto o emprego da pontuação, era necessária uma vírgula antes de "naquele verão", aí se teria a justificativa desta no sentido de estar isolando uma locução adverbial de tempo. Ou, então, bastava retirar a única vírgula da alternativa para não haver a separação do predicado.

    ---

    Bons estudos.

  • Letra E incorreta porque sujeito e predicado nunca devem ser separados.

  • Dica: Sujeito + Verbo + Complemento

    (Sujeito+Verbo/Verbo+Complemento) - Nunca serão separados por vírgula

  • Não gosto muito dos enunciados das questões da Aeronáutica; são muito confusos e mal elaborados. Neste caso, por exemplo, o enunciado nos pede para verificar qual explicação não está de acordo com o emprego da pontuação nas frases, e não para verificar em qual das frases a pontuação foi empregada de maneira errada...

  • Concordo, Karina. Como foi esse o comando da questão, a letra D estaria correta, pois está explicando o emprego errado da frase.

  • Karina, na verdade a questão não quer a alternativa que está pontuada incorretamente, mas sim a assertiva em que a justificativa está incorreta.

    De qualquer forma, a letra D está duplamente errada, pois o correto seria: "A longa jornada, empreendida pelo aventureiro naquele verão, trouxe reflexões indagadoras. " (faltou uma vírgula após a palavra jornada).

    E mesmo que a vírgula estivesse empregada corretamente, a explicação estaria errada, porque não se separa o sujeito e o predicado de forma direta, sendo que neste caso acima, eles estariam separados por uma intercalação que possui valor de esclarecimento ou explicação.

    Fonte para embasamento do meu comentário, de acordo com William Cereja e Tereza Cochar, em Gramática Reflexiva:

    "Quando não empregar a vírgula: não se recomenda empregar a vírgula entre o sujeito e o predicado e entre o verbo e seus complementos, a não ser que haja termo ou oração intercalados."

  • Nunca deve separar o sujeito do predicado. Então o uso da vírgula não é utilizado para este fim.