SóProvas


ID
2809327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a construção de um prédio, a construtora adotou os seguintes procedimentos:

   encunhamento das paredes somente 48 h após a conclusão do pano de alvenaria;
  furos para rebites foram executados na instalação de esquadrias de ferro a fim de liberar determinada folga suficiente para permitir ajuste das peças de junção;
  telhas de alumínio para uso na cobertura da edificação foram armazenadas na posição vertical;
 aplicava-se água para melhorar a trabalhabilidade da massa antes da aplicação de argamassa de revestimento, ao serem observados vestígios de endurecimento desse material.

Com referência a esses procedimentos, julgue o próximo item à luz das melhores práticas de construção.


A aplicação de água na argamassa de revestimento foi uma medida inadequada, pois esse material deve ser descartado toda vez que apresentar qualquer vestígio de endurecimento antes de sua aplicação.

Alternativas
Comentários
  • A argamassa ou o concreto que tiver atingido a pega não deve mais ser aplicado.


    Certo.

  • Muito pelo contrário do que fazem por aí

  • ERREI POR SE TRATAR DE UMA COISA QUE FUNCIONA SÓ NA TEORIA , PORQUE NA PRATICA NÃO FUINCONA ASSIM .

  • A argamassa deve ser utilizada somente durante o tempo necessário para dar início da pega, e não pode haver mais acréscimo de água para não prejudicar sua resistência.

    Mas como os colegas disseram, na prática nada disso funciona.

  • Na prática, essa é uma ação comumente executada. Porém, as recomendações técnicas são de que, ao atingirem o início da pega ,não se deve adicionar água pois a resistência será prejudicada. Antes disso, pode ser realizada adição de água e até remistura .

  • CERTO. A água confere continuidade à mistura, permitindo a ocorrência das reações entre os diversos componentes, sobretudo as do cimento. Embora seja o recurso diretamente utilizado pelo pedreiro para regular a consistência da mistura, fazendo a sua adição até a obtenção da trabalhabilidade desejada, deve ter o seu teor atendendo ao traço pré- estabelecido, seja para argamassa dosada em obra ou na indústria. Como recomendação, a argamassa que não estiver em uso deverá ter sempre uma película de água de 2 cm sobre o material.

  • Se fôssemos responder as questões pela prática, e não pela teoria, imaginem como seriam as respostas das questões da Lei 8.666?!

  • A transição entre o concreto fresco e concreto endurecido marca o início do tempo de pega. Após o início da pega, é vedada qualquer adição de água na dosagem da argamassa e a sua aplicação. Todas essas etapas devem ser necessariamente feitas no estado fresco.

    Perceba que as reações de hidratação na argamassa já começaram, o que resulta no endurecimento do material.

    Dessa forma, a adição de água, após o endurecimento, e novamente a mistura do material é muito prejudicial as reações de hidratação, tornando a argamassa inutilizável, pois confere
    menor resistência e maior porosidade ao material.

    Por isso, a ação correta seria o descarte da argamassa, pelo seu endurecimento antes da sua aplicação. Portanto, a questão está CORRETA.

    Gabarito do Professor: CERTO.