A identificação das competências
As competências identificadas podem ser classificadas dentro de uma das três classes relacionadas a seguir, quais sejam:
a) Competências individuais: relacionadas ao comportamento das pessoas, como, por exemplo, o apresentado na Tabela 2. Podendo ser traduzidas de forma simplificada na forma abaixo:
Liderança, Inter-relacionamento pessoal, Orientação para resultados, Iniciativa, Foco no cliente, Criatividade, Visão sistêmica, Negociação, Atuação estratégica, Capacidade de decisão.
b) Competências específicas: relacionadas às áreas de conhecimento dos empregados, portanto, são adquiridas a partir da interação entre pessoas ou pela aquisição por parte dos empregados da informação explícita disponível, como livros, relatórios, e-mails, entre outras. São voltadas para as áreas da ciência e filosofia, podem ser exemplificadas como:
Inovação e tecnologia de negócios, Orientação para o mercado, Gestão da cadeia de suprimentos, Gestão do relacionamento com os clientes, Gestão de processos, Gestão de pessoas, ou até as mais específicas como: Contabilidade Societária; Fluxo de caixa; Programação Java, etc.
Assim, as competências específicas estão diretamente relacionadas ao conhecimento e habilidades que as pessoas possuem.
c) Competências organizacionais: relacionadas às competências que a empresa reconhecidamente possui e, portanto, depende não somente das pessoas, mas também da gestão que utiliza e da tecnologia que a suporta. Significa que a empresa só irá possuir determinada competência quando houver uma sintonia das dimensões processos, tecnologia e pessoas, no sentido de formar e manter uma determinada competência organizacional reconhecida pelos seus pares, quais sejam: clientes, fornecedores, acionistas, sociedade, concorrentes e empregados.
Competências organizacionais são processos, funções, tecnologias e pessoas que tornam possíveis a uma empresa entregar produtos e serviços com alta qualidade, com velocidade, eficiência e um serviço ao cliente de elevado nível.
.
As competências individuais, coletivas e organizacionais articulam-se entre si, de forma que é da interação entre as competências individuais que emerge uma competência coletiva que, por sua vez, através de sua interação com outras, emerge a competência organizacional:
Assim a questão erra ao afirmar que as competências organizacionais se desdobram em competências de grupo e essas competências, quando o caminho é inverso.
Importante ressaltar que, apesar da interação entre elas ocorrerem do nível individual para o organizacional, a verificação das competências, através do processo de mapeamento, ocorre inversamente, ou seja, depois da identificação das competências organizacionais, verifica-se as coletivas e, por fim , como indivíduos.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.