SóProvas


ID
2809792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à distinção entre administração de pessoal, administração de recursos humanos e gestão social, julgue o seguinte item.

A administração de pessoal se orienta pelos princípios e preceitos do modelo instrumental de gestão de pessoas, ao passo que a administração de recursos humanos é guiada pelas diretrizes e recomendações do modelo estratégico.

Alternativas
Comentários
  • 1) A administração de pessoal se orienta pelos princípios e preceitos do modelo instrumental de gestão de pessoas.

     FUNÇÃO INSTRUMENTAL: trata-se da formulação e aplicação das políticas básicas de gestão de pessoas, quais sejam: agregar, aplicar, desenvolver, manter, remunerar e monitorar pessoas.

     

    2) A administração de recursos humanos é guiada pelas diretrizes e recomendações do modelo estratégico.

    FUNÇÃO ESTRATÉGICA: os vários objetivos e diretrizes das políticas de gestão de pessoas estão fortemente atrelados aos objetivos da organização, o que se obtém mediante o estudo sistemático do ambiente interno e interno, etapa necessária do planejamento estratégico em seu diagnóstico.

     

  • Lembrei desse bizu, mas achei que o erro fosse auxílio-moradia na frase (e era "alimentação" o trecho incorreto)


  • Uma forma de classificar a Gestão de Pessoas é uma tipologia que a duvide em  modelos:  instrumental, político e estratégico.
    O modelo instrumental é o mais tradicional e concebe a gestão de pessoas como uma questão técnica, sustentada na racionalidade de meios e fins. Tal modelo estabeleceu os instrumentos técnicos que conhecemos hoje, como as atividades de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e gestão da remuneração.
    O modelo busca assim ajustar o desempenho individual e do grupo às expectativas e objetivos da organização e o conflito é visto como disfuncional e deveria ser evitado. Já as decisões são tomadas nos níveis elevados da organização, na alta cúpula, que vê os empregados como recursos necessários para atingir seus objetivos e busca a conformidade no comportamento deles.
    Já o modelo político encara o conflito como fundamental na gestão  de pessoas e deixa de ser evitado. As pessoas são vistas como atores que buscam a concretização de seus interesses e nem sempre tem necessidades alinhadas com as da organização. Assim, reconhece-se a necessidade de integrar os interesses de cada um dos grupos sociais para encontrar uma solução negociada que resultará em um pacto político.
    Em resumo, existe uma visão da organização como um processo de construção social, o reconhecimento do conflito existe e a noção de participação e flexibilidade são vistas como importantes.
    Finalmente, o modelo estratégico busca o alinhamento entre as práticas e as funções da área de Gestão de Pessoas aos objetivos estratégicos da organização. A missão, a visão, os valores, os objetivos e as metas são elementos que devem nortear e basear as políticas e práticas de gestão de pessoas.
    O modelo apresenta a ideia de que os profissionais devem ter uma formação ampla e que a responsabilidade pelos processos de Gestão de Pessoas não pode estar a cargo somente dos profissionais técnicos especializados.

    Gabarito do Professor: CERTO .