-
Não necessariamente o esforço produzirá resultado.
-
Falta feedback
-
ERRADO.
Essa explicação do texto está muito simples, estranho e unilateral. Os resultados de pesquisas de campo relevam muito mais do que esta cadeia representa.
-
A ordem correta seria: capacidade, esforço, resultado e desempenho
-
"é direta e completa a seguinte cadeia causal" (falso)
Não segue uma linearidade, estudos mostram que pode haver interação entre os fatores.
Robbins [1] afirma que o desempenho surge da interação entre capacidade e motivação.
Wagner III e Hollenbeck [3] afirmam que o desempenho surge quando é empenhado esforço dirigido para resultados adequados por quem tem aptidão para executar os comportamentos necessários.
Davis e Newstrom [4] entendem o desempenho como produto da habilidade e do esforço dentro de um contexto de probabilidade (meios adequados e objetivos apropriados) de desempenho.
Maximiano [5] afirma que "desempenho no trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço".
http://biblioteca.univap.br/dados/INIC/cd/epg/epg6/epg6-15.pdf
-
existe tb a motivação, feedbacbk, ou seja, a questão está errada por completa.
-
O que seria essa cadeia casual? Alguém poderia me explicar pf?
-
ERRADO
Quando falamos em desempenho, temos que considerar diversos fatores. Assim, devemos sempre ter em análise: o indivíduo e suas capacidades e deficiências, o ambiente e suas oportunidades e ameaças, a organização com seus pontos fortes e fracos, dentro outros fatores que podem influenciar o desempenho organizacional e individual. Portando, podemos dizer que o desempenho é multifatorial.
Nesse sentido, dizer que a cadeia apresentada é completa restringe o campo de visão e de análise dos desempenhos apresentados.
Além disso, dizer que a sequência é "causal", ou seja, uma característica produz necessariamente outra , também pode ser considerado um erro, visto que um indivíduo pode ser capaz de realizar algo, mas por diversas questões ele não consiga produzir os resultados esperado. Portando, a relação causal deve ser descartada nessa análise.
-
O desempenho humano na organização é extremamente contingencial. Varia de pessoa para pessoa e de situação para situação, pois depende de inúmeros fatores condicionantes que o influenciam poderosamente. O valor das recompensas e a percepção de que estas dependem de esforço determinam o volume de esforço individual que a pessoa estará disposta a realizar. É uma apreciação da relação de custo/benefício que cada pessoa faz para poder avaliar até quanto vale a pena fazer determinado esforço. Por sua vez, o esforço individual depende das competências individuais da pessoa e da sua percepção do papel a ser desempenhado. Assim, o desempenho é função de todas essas variáveis que o condicionam fortemente.
Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.
GABARITO: ERRADO.