4.3 Grafia dos numerais em textos técnicos . .A mesma regra é válida para as percentagens, utilizando-se a expressão “por cento” ou o símbolo “%” conforme o numeral seja veiculado por uma ou mais palavras: quinze por cento, cem por cento, 42%, 57%. O símbolo, entretanto, deve vir grafado imediatamente depois do algarismo, sem qualquer espaço em branco. Especificamente para a transcrição de numerais acima do milhar, pode-se recorrer tanto à aproximação do número fracionário quanto ao desdobramento dos termos numéricos: 23,6 milhões ou 23 milhões e 635 mil. Fonte: MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TEXTOS (SF)
Pois é, o que o colega disse acima vale apenas para textos técnicos redigidos no Senado Federal. Não há, no Manual de Redação da Presidência da República, trecho que fala que a escrita de numerais precisa seguir a regra acima ao se redigir uma comunicação oficial. E acrescento:Lei Complementar 95 de 1998 Art. 11. As disposições normativas serão redigidas com clareza, precisão e ordem lógica, observadas, para esse propósito, as seguintes normas: II - para obtenção de precisão: f) grafar por extenso quaisquer referências a números e percentuais, exceto data, número de lei e nos casos em que houver prejuízo para a compreensão do texto;
O comentário acima esta incorreto. Há sim este dipositivo na redação oficial. Item Certo.
Acho que dizer que existe sim o dispositivo no Manual de Redação da Presidência, mas não apontar exatamente o capítulo ou subcapítulo, e nem se quer colocar uma citação do trecho que trata do assunto, não ajuda muita coisa... Eu também não achei o dispositivo que o colega afirma existir. Se alguém puder indicar o capítulo ou página, eu agradeço!
Eu tinha marcado errado por conta de "latino- americanos" estar grafado com este espaço depois da vírgula.
pra mim essa questão está ERRADA de acordo com o Manual de Red Oficial o texto : No Brasil, o número de moradores de favelas diminuiu 16% - deveria ser escrito dezesseis porcento
"(...) diminuiu 16%, passando de 31,5% da população para 26,4% (...)." Não entendi o cálculo. Desde quando passar de 31,5% para 26,4% é diminuir 16%??? Se alguém entendeu por favor me explique.
Realmente, compartilho da frustração dos colegas. Mas eu marquei errada por não aceitar a primeira vírgula do texto. O lugar natural do adjunto adverbial é no final da frase, razão pela qual, quando nessa posição, ele prescinde de vírgula. Caso deslocado, ele pode ou não vir separado por vírgulas, dependendo de seu tamanho.
OBS.: Há gramáticos que exigem que o adjunto adverbial, quando deslocado, seja sempre separado por vírgula independentemente do tamanho. Essa a orientação do concurso para diplomata organizado pela CESPE.
Logo, a frase correta, a meu ver, deveria ser: "Embora 227 milhões de pessoas tenham conseguido sair das favelas desde 2000,..." (sem vírgula antes do "desde").
Certo
Vamos analisar as seguintes orações: "Embora 227 milhões de pessoas tenham conseguido sair das favelas, desde 2000, elas abrigam ainda 827,6 milhões de habitantes em todo o mundo. No Brasil, o número de moradores de favelas diminuiu 16%, passando de 31,5% da população para 26,4%, enquanto a média, nos países latino-americanos, é de 19,5%."
Houve muita discussão sobre o uso dos numerais no texto acima, mas não há no Manual de Redação Oficial uma reflexão sobre o uso desta classe gramatical. Ao analisar as orações, percebemos que não há problemas sintáticos. A vírgula presente antes de "desde 2000" serve para reforçar a pausa presente na oração.
A resposta está correta.
Pessoal,
No trecho: "desde 2000" O correto nao seria:Desde o ano 2000 ?
Abraco a todos!
MARCOS, O NÚMERO CORRIDO (sem ponto) JÁ POSSUI PRESUNÇÃO DE ANO, NÃO PRECISARIA DO SEU DETERMINANTE.
GABARITO CERTO
Eu acho errado, pois fala sair da favela, o que é sair da favela. acho que a palavra pode dar duplo sentido...