SóProvas


ID
2810734
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um dos principais instrumentos para a gestão do desempenho é a avaliação, a qual, pode basear-se em instrumentos de medida objetivos ou subjetivos, estes últimos baseados em percepções e opiniões do avaliador, ensejando alguns riscos de desvios ou erros de avaliação. Nesse contexto, uma avaliação contaminada por recenticidade ocorre quando o avaliador

Alternativas
Comentários
  • Recenticidade vem de recente mesmo... Não confundir com ressentimento ("mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal que se recebeu; rancor."). 

     

    Erro de Recenticidade:
    Costuma-se destacar na memória do avaliador apenas os fatos mais recentes. Dificilmente consegue-se lembrar de tudo que aconteceu no determinado período em questão. Nesse caso, seria importante adotar a prática de realizar anotações frequentes. Se o avaliado sabe que na próxima semana, por exemplo, irá participar do processo de AD e se destaca nos resultados para se sair bem, o erro do avaliador é lembrar apenas dos fatos recentes.

  • RECENTICIDADE( falta de memória): O avaliador atém-se apenas aos últimos acontecimentos; a avaliação fica viciada, pois avaliações recentes de erros ou acertos interferem exageradamente na avaliação.

  • 5 Principais Falhas nas Avaliações de Desempenho


    Farias (2011) aponta as principais falhas nas avaliações de desempenho, as quais prejudicam a eficácia desse instrumento. São elas:



    Efeito Halo: Ocorre quando o avaliador sofre influência exagerada de uma característica do avaliado sobre as demais, criando um estereótipo que não condiz com a realidade.


    Efeito Preconceito Pessoal: Acontece quando a avaliação do desempenho é distorcida por causa de preconceitos em relação à pessoa avaliada (sexo, religião, forma física, cor, opção sexual, entre outros).


    Efeito Tendência Central: Ocorre quando o avaliador não quer se comprometer ou não tem uma ideia formada sobre o avaliado e tende a escolher um grau de avaliação neutro.


    Efeito Recenticidade: Acontece quando o avaliador analisa as ações mais recentes e não aquelas de todo o período correspondente a avaliação.


    Efeito Complacência ou Rigor: Efeito contrário ao da tendência central. Ocorre quando o avaliador tende a radicalizar sua percepção, enquadrando o avaliado como muito bom ou muito ruim.


    Subjetivismo: Atribuir ao avaliado qualidades e defeitos que são próprios do avaliador.


    Unilateralidade: Valorizar aspectos que apenas o avaliador julga importantes.


    Efeito Curva Forçada: Quando os empregados que apresentaram um desempenho acima do esperado são enquadrados como tendo um desempenho dentro ou até abaixo do esperado, apenas para compor um critério de bonificação.


    Falta de Técnica: Desconhecimento das principais características da avaliação, emitindo julgamentos unicamente através do bom senso.


    Força do Hábito: Ocasionada pela insensibilidade ao apontar variações no desempenho do avaliado com relação a ele mesmo no decorrer dos anos ou com relação aos seus demais colegas.


    Supervalorização da Avaliação: Acreditar que um simples instrumento de avaliação das diferenças individuais possa corrigir defeitos nas pessoas.


    Desvalorização da Avaliação: Acreditar que a avaliação seja um procedimento sem nenhum valor e que em nada possa contribuir para o melhor aproveitamento dos recursos humanos na empresa.

  • Como o próprio nome já diz, a recenticidade está voltada aos acontecimentos mais recentes do avaliador. Erro que despresa toda a tragetória desenvolvida pelo colaborador, ao longo da carreira ou serviço prestado, sendo assim a única alternativa mais próxima o exigido pela banca é a letra C. 

    Ou seja, GAB: C.

  • Efeito Recenticidade: Acontece quando o avaliador analisa as ações mais recentes e não aquelas de todo o período correspondente a avaliação


    LETRA: A

  • GABARITO A

     

    RECENTICIDADE: 

    Na prática, imagine um funcionário caixa de um supermercado que vai passar por avaliação anual e trabalhou com perfeição o ano inteiro, porém na semana anterior a avaliação, por algum motivo, faltou dinheiro no seu caixa.

    O avaliador pode se lembrar apenas da parte negativa (neste caso é negativa, mas pode ser positiva também) e avalia-lo negativamente.

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

     

  • Valeu, Sheila. Gostei do seu comentário.. Sucesso nos estudos.

  • A única que tem a ver com tempo é a A. "Recente"; por eliminação.
  • Recentidade= recente; atualidade; presente

  • B) Efeito falta de técnica.

    C) Efeito halo (positivo) e horn (negativo). Tem banca que não diferencia.

    D) Efeito preconceito pessoal.

    E) Efeito subjetividade.

  • O erro de recenticidade ocorre quando o avaliador só “se lembra” daquilo que aconteceu recentemente ao avaliar. Imagine-se avaliando alguém que acabou de cometer uma falta grave no trabalho. É difícil lembrar que durante todo o restante do período laborado ele foi um excelente trabalhador. Percebe como esse erro é fácil de acontecer na prática da avaliação?

    Gabarito: A