A avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem. (Teste de sondagem, por exemplo) [...] Esta forma de avaliação pode ser utilizada antes e durante o processo ensino-aprendizagem, tendo diferentes finalidades.
A avaliação formativa (controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente. Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.
A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. [...] Atualmente a classificação dos estudantes se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por base os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso".
Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/?pagina=2
"Na avaliação da aprendizagem, três modalidades são conhecidas: diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação formativa depende, necessariamente, de feedbacks constantes."
Avaliação diagnóstica (analítica)
--> adequada para o inicio do o período letivo
--> permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.
--> tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno,
Avaliação formativa (controladora)
--> deve ser realizada durante todo o período letivo,
--> verifica se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente
--> avalia se o aluno domina cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente
--> depende de feedbacks constantes
Avaliação somativa (classificatória)
--> classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino.
--> Classifica os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos