SóProvas


ID
2810863
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante uma visita da escola ao parque local para entrevistar moradores da região, a professora de história desconfiou de que algo se passava com Ana: apesar do forte calor, ela se manteve com o agasalho de mangas compridas, mesmo após o pedido para que o tirasse e ficasse mais confortável. No dia seguinte, na escola, outro dia quente, Ana estava novamente de mangas compridas. A professora deu um jeito de se aproximar dela ao final a aula e perguntou-lhe, gentilmente, se estava escondendo alguma coisa debaixo das mangas compridas. Ana começou a chorar, levantou a manga e mostrou seu antebraço com diversos cortes paralelos e superficiais. 

Em conversa com o psicólogo escolar, a professora ficou sabendo que a automutilação significa

Alternativas
Comentários
  • DSM V


    A. No último ano, o individuo se engajou, em cinco ou mais dias, em dano intencional autoinflingido à superfície do seu corpo, provavelmente induzindo sangramento, contusão ou dor (por exemplo: cortar, queimar, fincar, bater, esfregar excessivamente), com a expectativa de que a lesão levasse somente a um dano físico menor ou moderado (por exemplo, não há intensão suicida).

    Nota: A ausência de intenção suicida foi declarada pelo individuo ou pode ser inferida por seu engajamento repetido em um comportamento que ele sabe, ou aprendeu, que provavelmente não resultará em morte


    C. A autolesão intencional está associada a pelo menos um dos seguintes casos:

    1. Dificuldades interpessoais ou sentimentos ou pensamentos negativos, tais como depressão, ansiedade, tensão, raiva, angústia generalizada ou autocrítica, ocorrendo o período imediatamente anterior ao ato de autolesão.

    2. Antes do engajamento no ato, m período de preocupação com o comportamento pretendido que é difícil de controlar.

    3. Pensar na autolesão que ocorre frequentemente, mesmo quando não é praticada.

  • Esse tipo de acontecimento é comum em pessoas que apresentam o Transtorno Borderline.

    GABARITO: B

  • Autolesão ou lesão autoprovocada intencionalmente é qualquer lesão intencional e direta dos tecidos do corpo provocada pela própria pessoa, mas sem que haja intenção de cometer suicídio.  Autolesão não suicida tende a ocorrer no início da adolescência, e a prevalência é mais uniformemente distribuída entre os sexos do que a do comportamento suicida. O histórico natural não está claro, mas o comportamento parece diminuir após a idade adulta jovem.