SóProvas


ID
2810905
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os jovens estão iniciando o uso de bebidas alcoólicas cada vez mais cedo. Portanto, é preciso desenvolver estratégias realistas para lidar com esse problema, pois é ilusório imaginar que eles deixarão de beber. É necessário ainda informar as consequências da bebida, a fim de aumentar a consciência e facilitar a adoção de atitudes que promovam a saúde e reduzam riscos. São atitudes coerentes com a perspectiva das políticas de redução de danos:


I. Aumentar o intervalo entre uma dose e outra e alternar bebida alcoólica com bebidas sem álcool.

II. Realizar campanhas como: “se beber, não dirija!”.

III. Ser intolerante em qualquer situação com o consumo de bebida alcoólica.

IV. Não aprovar o consumo de bebida alcoólica para menores de idade.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • As políticas de redução de danos (RD) relacionados ao uso de drogas têm sido discutidas no Brasil como conjunto de estratégias voltadas para temas diversos como violência, prevenção e atenção em HIV/Aids e outras doenças transmissíveis, e suporte social a populações marginalizadas. As estratégias de RD visam à minimização de riscos e danos associados ao uso de drogas, ainda que os usuários não pretendam ou não consigam interromper o consumo, em um dado marco temporal.


    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000100147&lng=en&nrm=iso&tlng=pt


    É fundamento da RD não aprovar o uso de drogas, contudo, tolerando o uso.

  • Redução de danos é um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas.

  • Redução de danos, se por um lado não significa conivência, também não combina com intolerância. Ela é a intervenção que se realiza sem negar a realidade, visando atuar dentro do possível.

  • A única alternativa incorreta é a III. A redução de danos é uma estratégia que visa a reduzir os danos causados pelo abuso de drogas lícitas e ilícitas, resgatando o usuário em seu papel auto regulador sem a preconização imediata da abstinência e incentivando-o à mobilização social.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D