SóProvas


ID
2811781
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Uma palavra sobre cultura e Constituição


      Todas as Constituições brasileiras foram lacônicas e genéricas ao tratar das relações entre cultura e Estado. Não creio que se deve propriamente lamentar esse vazio nos textos da Lei Maior. Ao Estado cumpre realizar uma tarefa social de base cujo vetor é sempre a melhor distribuição da renda nacional. Na esfera dos bens simbólicos, esse objetivo se alcança, em primeiro e principal lugar, construindo o suporte de um sistema educacional sólido conjugado com um programa de apoio à pesquisa igualmente coeso e contínuo.

      A sociedade brasileira não tem uma “cultura” já determinada. O Brasil é, ao mesmo tempo, um povo mestiço, com raízes indígenas, africanas, europeias e asiáticas, um país onde o ensino médio e universitário tem alcançado, em alguns setores, níveis internacionais de qualidade e um vasto território cruzado por uma rede de comunicações de massa portadora de uma indústria cultural cada vez mais presente.

      O que se chama, portanto, de “cultura brasileira” nada tem de homogêneo ou de uniforme. A sua forma complexa e mutante resulta de interpenetrações da cultura erudita, da cultura popular e da cultura de massas. Se algum valor deve presidir à ação do Poder Público no trato com a “cultura”, este não será outro que o da liberdade e o do respeito pelas manifestações espirituais as mais diversas que se vêm gestando no cotidiano do nosso povo. Em face dessa corrente de experiências e de significados tão díspares, a nossa Lei Maior deveria abster-se de propor normas incisivas, que soariam estranhas, porque exteriores à dialética das “culturas” brasileiras. Ao contrário, um certo grau de indeterminação no estilo de seus artigos e parágrafos é, aqui, recomendável.

(Adaptado de: BOSI, Alfredo. Entre a Literatura e a História. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 393-394) 

Um mesmo posicionamento do autor está expresso e ratificado nestes dois segmentos:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal, interpretei assim, espero poder ajudar:

     

    Não creio que se deve propriamente lamentar esse vazio (1° parágrafo) / um certo grau de indeterminação [...] é[...] recomendável (3° parágrafo). 

     

    Não se deve lamentar o vazio existente na Constituição = isso não é tão ruim

    Afinal (ratificando/confirmanado a afirmação), um certo grau de indeterminação é recomendável = é o espaço que a Constituição deixa para que tão diferentes culturas existentes no Brasil possam se manifestar à sua maneira. 

     

    A contrario sensu, lamentável seria se a Constituição fosse taxativa em suas normatizações e não desse liberdade para as diversas manifestações culturais se adptassem às legislações de acordo com suas peculiaridades 

     

    "Em face dessa corrente de experiências e de significados tão díspares, a nossa Lei Maior deveria abster-se de propor normas incisivas, que soariam estranhas, porque exteriores à dialética das “culturas” brasileiras." = esse trecho da conclusão do texto (antipenúltima e penúltima linhas) explica o que foi dito na última frase ("um certo grau de indeterminação [...] é[...] recomendável" (3° parágrafo) e o motivo pelo qual crê que "não se deve propriamente lamentar esse vazio".

     

    Transcrevendo:

    Um certo grau de indeterminação é recomendável porque, em face dessa corrente de experiências e de significados tão díspares, a nossa Lei Maior deveria abster-se de propor normas incisivas, que soariam estranhas, porque exteriores à dialética das “culturas” brasileiras e, por essa razão, não se crê que se deva propriamente lamentar esse vazio 

  • Alternativa correta B


    "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes."

    Isaac Newton

  • Que lixo, meu deus do céu! FCC apronta cada uma. Paciência pessoal. A grande maioria das questões são coerentes e bom elaboradas. São elas que irão dar resultado positivo. Avente!

  • Essa é a questão que o candidato ingênuo gasta meia hora tentando resolver e erra.

  • Letra A – ERRADA – O trecho “O que se chama, portanto, de ‘cultura brasileira’” não consiste em uma opinião, e sim em um fato.

    Letra B – CERTA – O trecho “Não creio que se deve propriamente lamentar esse vazio” consiste em uma opinião do autor, que não julga ser algo ruim a brevidade das menções à cultura. Isso é confirmado (ratificado) pelo autor, quando afirma que um grau de indeterminação das normas é até bem-vindo.

    Letra C – ERRADA – O trecho “Ao Estado cumpre realizar uma tarefa social de base” não consiste propriamente em uma opinião, mas em um fato, constante na Constituição.

    Letra D – ERRADA – A necessidade de um sistema de educação sólido é apresentada como um meio para se alcançarem os objetivos de redução de desigualdade.

    Letra E – ERRADA – O trecho “exteriores à dialética das culturas brasileiras” se refere a possíveis normas incisivas e excessivamente detalhadas relacionadas à cultura.

    Resposta: B

  • Letra B – CERTA – O trecho “Não creio que se deve propriamente lamentar esse vazio” consiste em uma opinião do autor, que não julga ser algo ruim a brevidade das menções à cultura. Isso é confirmado (ratificado) pelo autor, quando afirma que um grau de indeterminação das normas é até bem-vindo.