SóProvas


ID
2811877
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as teorias desenvolvidas ao longo do tempo acerca das estruturas organizacionais, insere-se a Abordagem Sistêmica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

     

     

    "A Perspectiva Sociotécnica foi proposta por Eric Trist, do Instituto de Relações Humanas de Tavistok, com base na teoria dos sistemas. Para ela, a organização é um sistema sociotécnico composto de dois subsistemas:

     

    Subsistema técnico: È a tecnologia utilizada, o território e o tempo, sendo responsável pela eficiência potencial da organização. Envolve aspectos como tarefas, instalações, equipamentos, operações, arranjo físico, etc.

     

    Subsistema social: são as pessoas e seus relacionamentos formais e informais no trabalho (inclusive por meio das exigências e demandas da organização). É ele que transforma a eficiência potencial em real."

     

     

    Fonte: Noções de Administração p/ MP-PE (Técnico - Área Administrativa). aula 00. Professor: Carlos Xavier. Estratégia Concursos.

  • Conceito de Abordagem Sistêmica da Gestão

     

    Abordagem Sistêmica da Gestão (ou Teoria de Sistemas) surgiu, juntamente com a Abordagem Contingencial, na sequência da detecção de diversas limitações das escolas de gestão anteriores, nomeadamente as Escola Clássica e a Escola Comportamental.

    O pressuposto que serviu de base à Abordagem Sistêmica da Gestão foi o de que, numa organização, as pessoas, as tarefas e a gestão são interdependentes e são componentes de um sistema que é a própria organização; tal como num sistema orgânico, qualquer mudança numa das partes afecta obrigatoriamente as restantes. Este sistema pode ser entendido como um conjunto de elementos, dinamicamente relacionados afim de atingir um objectivo específico através da actuação sobre dados, informação, energia, trabalho, matéria-prima e capital financeiro (inputs) de forma a fornecer informação, energia e produtos ou serviços (outputs).

    Além de identificar a organização como um sistema, a Abordagem Sistêmica foi ainda mais longe ao considerá-la como um sistema aberto a influências de e para o exterior. Daqui surge uma nova forma de pensamento para identificação dos problemas e suas causas e avaliação do impacto das diversas alternativas de solução.

    Dois dos principais nomes da Abordagem Sistêmica são Daniel Katz e Robert Kahn que dedicaram grande parte da sua obra ao estudo das organizações como um sistema social.

    http://knoow.net/cienceconempr/gestao/abordagem-sistemica-da-gestao/

     

    Apresentação do Modelo Sociotécnico de Tavistock

    O Modelo Sociotécnico de Tavistock, desenvolvido por diversos sociólogos e psicólogos do Instituto de Relações Humanas de Tavistock apresenta-se como um importantíssimo contributo importante para a Abordagem Sistémica da gestão. Neste modelo a organização é caracterizada como um sistema sociotécnico composto por dois subsistemas: o subsistema técnico e o subsistema social, constituindo assim uma alternativa aos subsistemas de Katz e Kahn.

    Subsistema Técnico: inclui as tarefas a desempenhar, as instalações, equipamentos e tecnologias e as técnicas operacionais, sendo responsável pela eficiência potencial.

    Subsistema Social: inclui as pessoas, suas características e capacidades e as relações sociais entre elas e é responsável pela transformação da eficiência potencial em eficiência real.

     

    http://knoow.net/cienceconempr/gestao/modelo-sociotecnico-tavistock/

     

  • Nunca ouvi falar desse tal Eric Trist....

  • NUNCA NEM OUVI FALAR DESSE SUJEITO

  • Gabarito A

     

    Lembrem-se de que é uma questão para Administrador, logo vai aparecer umas coisas mais bizarras do que o normal. Uns teóricos que "nunca nem vi".

     

    Mesmo sem saber que era esse cidadão, podemos responder por eliminação:

     

    a) que, de acordo com o modelo predicado por Eric Trist, identifica dois subsistemas na organização: o técnico, compreendendo as demandas da tarefa, e o social, compreendendo as relações sociais dos encarregados da tarefa. 

     

    b) desenvolvida a partir dos estudos do sociólogo George Homans em seu livro The human group, predicando a independência entre os sistemas interno e externo à organização, a qual se traduz em um ambiente fechado e impermeável a mutações

     

    c) inspirada na Teoria dos Sistemas desenvolvida pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, predicando a autonomia das unidades de uma organização, como sistemas autônomos, denominados centros de resultado.  

     

    d) baseada nos estudos de Mary Parker Follet, que propõe um enfoque holístico das relações entre os integrantes da organização de molde a fomentar a motivação e a produtividade. 

     

    e) desenvolvida por Henri Fayol, sustentada pelo princípio da cadeia escalar e unidade de comando como pilares para a manutenção do sistema organizacional.

     

    B) O cara citado é um beravorista (comportamental)/// Que mané ambiente fechado!

    C) O cara é esse ai mesmo, mas os sistemas são interdependentes e não autônomos.

    D) Essa cidadã foi da teoria das relações humanas e tal... motivação e essas paradas, próxima!

    E) Parei de ler em Henry Fayol.

     

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Errei por causa do nome do tal Ludwig tro ló ló

  • Até hj ñ sei quantos autores a administração tem!

  • Administração é uma piada.
  • Gab. A

     

    A questão faz referência à perspectiva sociotécnica da administração sistêmica, composta de dois subsistemas:

     

      TÉCNICO ---> A atenção é voltada para as tarefas, fluxo de trabalho, ambiente, tecnologia usada.

     

      SOCIAL/ HUMANO ---> Voltada para pessoas, habilidades, clima e cultura da organização.

  • Errei essa por saber demais. Tinha aprendido que são 3 subsistemas: social, técnico e estrutural.

  • Quando lemos na alternativa C "biólogo Ludwig von Bertalanffy" marcamos sem medo, mas aí erramos. Eita, eita, eita! Administração é @#$%

  • Marquei C. Esse tal de "Eric Trist"...  nunca vi + gordo!

    Questões desse tipo me dão o "feedback" que o caminho (meu) será longo...

    Letra A, para quem não assina.

    Eric Trist, Que tristEZA!

  • Fiquei "Trist" com essa questão...

  • Fui seco na letra C

  • TRIST .... errei ...

  • Eita, eita, mulesta, errei. Mas não pode, vou ver de novo. errei mesmo.

  • Nossa, to bem Trist...

  • O erro da alternativa "C" está em afirmar que são "sistemas autônomos". Sendo que a TGS traz a ideia de "Sistemas interligados e interdependentes".

  • Esse é um Triste mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fui em cheio na C e acabei errando !

  • Eu chamo ele de Butterfly, borboleta, animal, natureza, biólogo, sistemas, células, errei.

  • Rapá mesmo com a apostila aberta diante de mim... Sentindo que ia errar porque bertalanffy em nenhum momento diz que são sistemas autônomos e sim interdependentes eu arrisquei em lasquei. Olhei pra "a" e não quis arriscar.

    GABA a

  • GABARITO: A

    A gente estranha e não consegue assimilar de primeira que a letra A tá correta, porque não vemos o nome "Tavistock" associado, pois acabamos achando que este nome se trata do cara que fez a teoria, na verdade era o nome do Instituto de Relações Humanas e lá que estava o Eric Trist que formulou o conceito. Até no livro do Chiavenatto a gente não acha imediatamente. 

  • Ja nos obrigam a estudar essas teorias q pra mim ja estão ultrapassadas, e ainda querem q decoremos esses nomes estranhos desses milhares de teóricos q só embaralham o q os outros teoricos mais velhos ja tinham criado e falam q criaram uma teoria nova e na verdade só serve pra confundir nossa cabeça kk

  • poxa, que chatice vir aqui nas respostas e encontrar um monte de desabafos, brincadeirinhas e respostas sem sentido. Esse deveria ser um espaço para compartilhar conhecimentos e não frustrações ou piadinhas sem graça. Menos, por favor

  • A questão em análise nos apresenta um assunto relacionado à Abordagem Sistêmica. Antes de iniciarmos à análise das alternativas, cabe um breve resumo desse assunto. A Teoria dos Sistemas é uma escola explicativa da Administração que descreve o homem enquanto “Homem Funcional". As organizações são autorreferentes, possuem um raciocínio expansionista, teleológico e um pensamento sintético. Para essa abordagem, os sistemas existem dentro de outros sistemas, os quais são abertos e as funções de um sistema depende de sua estrutura. Seu principal autor é o biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy.

    Caso você não conheça o modelo descrito por Eric Trist, a forma mais rápida de resolver essa questão é por eliminação e raciocínio logico. Vamos às alternativas:

    Letra “B" – O sociólogo e professor da Universidade de Harvard, George Caspar Homans, procurou explicar a sociedade como uma relação sistêmica entre grupos, e não como um ambiente fechado e impenetrável.

    Letra “C" – Para a Teoria dos Sistemas, as organizações são sistemas existem dentro de outros sistemas, os quais são aberto e interagem com o ambiente.

    Letra “D" – A professora Mary Parker Follet é uma pesquisadora da Escola das Relações Humanas, e não da Abordagem Sistêmica.

    Letra “E" – A abordagem Sistêmica não foi desenvolvida por Henri Fayol. Fayol é protagonista da Teoria Clássica da Administração.  

    Em face do exposto, a única alternativa correta é a letra “A". Quanto a essa alternativa, cabe alguns comentários: segundo Chiavenato (2020), Eric Trist e Fred Emery desenvolveram um modelo, chamado de Modelo Sociotécnico de Tavistock. Para eles, a organização “é um sistema aberto em interação constante com seu ambiente. É um sistema sociotécnico estruturado sobre dois subsistemas: subsistema técnico e subsistema social".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • Pessoal , adm geral não é matéria pra fechar , se tentar , vou morrer e não vai conseguir . O conteúdo é ilimitado , os velhos são inúmeros , tente aprender o máximo que pode , mas acertar todas questões da prova não é possível . Um abraço ( errei a questão , marquei E) kk
  • Dois subsistemas do Eric TriST :

    Social: pessoas

    Técnico: tarefas

  • MODELO SOCIOTÉCNICO DE TAVISTOCK

    A organização é estruturada sob dois aspectos

    > Sistemas técnicos: tecnologia, território e tempo

    > Sistema Social: relações sociais entre indivíduos. O subsistema social transforma a eficiência potencial em eficiência real.