SóProvas


ID
2811925
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em janeiro de 2018, o pagamento no valor de R$ 950,00 foi reclamado pelo prestador do serviço de manutenção dos aparelhos de ar condicionado – pessoa física. Todavia, a inscrição da despesa com a manutenção dos aparelhos de ar condicionado como restos a pagar havia sido cancelada em dezembro de 2017. Sabendo que foi constatada a vigência do direito do prestador do serviço e de acordo com as determinações do Decreto n° 93.872/1986, o pagamento poderá ser atendido à conta de dotação destinada a

Alternativas
Comentários
  • Pagamento de restos a pagar cancelado, mas que o credor ainda possui direito vigentes e os reclama em exercício posterior entram na conta de DEA - Despesas de Exercícios Anteriores.

  • Restos a pagar com prescrição interrompida:

    correspondem à despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor. 

    O item afirma:" Todavia, a inscrição da despesa com a manutenção dos aparelhos de ar condicionado como restos a pagar havia sido cancelada em dezembro de 2017. Sabendo que foi constatada a vigência do direito do prestador do serviço.

    ( AQUI, TRATA-SE DE RESTOS A PAGAR COM PRESCRIÇÃO INTERROMPIDA!!)

    Lembrando que as Despesas de exercícios anteriores , segundo o Decreto n. 93.872/86, abrange:

    Art. 22. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida, e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, poderão ser pagos à conta de dotação destinada a atender despesas de exercícios anteriores, respeitada a categoria econômica própria. 

    gaba: D

  • Essa questão versa sobre despesas públicas.

    Trata-se de Despesas de Exercícios Anteriores - DEA, que são despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio com saldo suficiente para atendê-las. Mais especificamente, a hipótese de DEA aqui é Restos a pagar com prescrição interrompida (a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor). Vejamos todas as hipóteses de DEA:


    Fonte: Elaboração própria baseada no MCASP.

    Logo, está correta a alternativa D.

    Além disso, as demais alternativas estão erradas. As alternativas B, C e E são elementos de despesa que não vêm ao caso. E a alternativa A trata de um regime de adiantamento que é próprio para despesas de pequeno vulto, sigilosas ou que requerem pronto pagamento, o que não é o caso da questão.


    Gabarito do Professor: Letra D.